Relatório de auto-avaliação

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Transcrição da apresentação:

Relatório de auto-avaliação Seminário nacional de disseminação de ferramentas de avaliação e garantia de qualidade Irene Mendes, Ph. D Rafael Chadreque, Ph.D Maputo, Beira e Nampula Maio de 2016 CNAQ

Informação preliminar A estrutura do relatório encontra-se na plataforma do CNAQ

Elementos que fazem parte do relatório de auto-avaliação Fazem parte do relatório de auto-avaliação os seguintes elementos: Capa Índice Enquadramento/contextualização/introdução Metodologia utilizada Resultados da auto-avaliação/análise SWOT Análise global Conclusões e recomendações (plano de melhoria) Anexos

Capa A capa deve conter: O nome da IES Nome da unidade orgânica Nome do curso e/ou programa. Período a que diz respeito a auto-avaliação Data Membros da Comissão de Auto-avaliação

Índice O índice deve apresentar: Enquadramento/contextualização/introdução Metodologia utilizada Resultados da auto-avaliação/Análise SWOT Análise global Conclusões e recomendações (plano de melhoria) Anexos

Enquadramento/contextualização/introdução O enquadramento integra: o contexto em que é realizada a auto-avaliação e o seu objectivo. Apresentação da Instituição/Unidade Orgânica (UO) que oferece o curso e/ou programa, qual a sua missão e objectivos, como se organiza e quas as suas principais actividades de ensino, investigação e extensão. Apresentação do curso e/ou programa a ser avaliado, incluindo os seus objectivos e enquadramento na missão da UO.

Metodologia utilizada Incluir uma breve descrição de: várias fases no processo de auto-avaliação do curso e/ou programa, actividades realizadas no processo de auto-avaliação do curso e/ou programa métodos utilizados no processo de auto-avaliação do curso e/ou programa.

Metodologia utilizada Aconselha-se que se recorra a: Inquéritos aos estudantes, docentes e CTA Actas e relatórios de reuniões do curso/programa Planos de actividades da UO e/ou do departamento Documentos normativos da instituição Entrevistas a empregadores

Resultado do auto-avaliação (análise SWOT) Para cada indicador incluir: a apresentação dos principais dados relativos ao mesmo, a análise SWOT, resultante da classificação do desempenho em cada padrão e respectivos critérios de verificação, principais recomendações (forças e fraquezas).

Exemplo de forças e fraquezas do Corpo Docente (Exemplo) Número de docentes a tempo inteiro de acordo com a legislação Fraqueza Nível académico não está de acordo com o número exigido pela legislação

Análise global Incluir a análise SWOT global do curso, oportunidades e ameaças, considerando o ambiente externo, isto é, o que ocorre fora da UO.

Oportunidades e ameaças do Corpo Docente (Exemplo) Fuga de docentes devido à atracção salarial de instituições concorrentes Oportunidade Parcerias com outras instituições

Recomendações e conclusões Incluir as principais conclusões da análise SWOT e as principais recomendações que devem conter: A classificação qualitativa atribuída em relação à avaliação global do curso, expressas nas menções de não satisfatório, satisfatório, boa e excelente Recomendações para o plano de melhorias.

Muito obrigada/o pela atenção dispensada Seminário nacional de disseminação de ferramentas de avaliação e garantia de qualidade Irene Mendes, Ph.D Rafael Chadreque, Ph.D CNAQ