Gestão de Custos – Unidade 3

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Custos – Unidade 3

Educação a Distância – EaD Gestão de Custos Professor: Flávio Brustoloni

Unidade 3 INTER-RELACIONAMENTO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO COM A PRECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS

Objetivos da Unidade: Obter uma visão geral sobre diversos componentes envolvidos na precificação dos produtos; Compreender e analisar métodos de custeio de produtos; Compreender o inter-relacionamento do método de custeio por absorção na precificação dos produtos; Compreender o inter-relacionamento do método de custeio variável na precificação dos produtos; Distinguir as diferenças entre o método de custeio variável versus método de custeio direto; Entender os componentes na elaboração de um mark-up divisor e um mark-up multiplicador; Compreender o impacto do método de custeio na formação do preço de venda de um produto; Observar os aspectos tributários das empresas;

Gestão de Custos Cronograma: Turma ADG0096 Data Atividade 14/03 21/03 1º Encontro 21/03 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 04/04 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 11/04 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

TUTORIAL Indicação do Tópico Numeração do slide Página da apostila 03 Unidade 1 TUTORIAL Numeração do slide Página da apostila 03 2/45

TÓPICO 1 Análise Comparativa entre os Métodos de Custeio e Precificação de Produtos 1/17

1 Introdução 218 Tópico 1 Unidade 3 SITUAÇÃO RESULTADO APURADO A quantidade de vendas num período for maior que o volume produzido no mesmo período. O resultado apresentado na DRE pelo método variável será maior do que o resultado apresentado no DRE por absorção. A quantidade de vendas num período for menor que o volume produzido no mesmo período. O resultado apresentado na DRE pelo método variável será menor do que o resultado apresentado no DRE por absorção. A quantidade de vendas num período for igual ao volume produzido no mesmo período. O resultado apresentado na DRE pelo método variável será igual ao resultado apresentado no DRE por absorção. 218 2/17

1 Introdução 218 Tópico 1 18.000 20.000 31.000 30.000 Unidade 3 PERÍODO Quantidade Vendida Quantidade Produzida Resultado 31/12/11 18.000 20.000 Resultado maior no método por absorção 31/12/12 31.000 30.000 Resultado maior no método variável 218 3/17

Custo Total de Produção Tópico 1 Unidade 3 Custos de Produção Custo Total de Produção Volume de Produção Custo Unitário Custos Variáveis $ 115.000,00 20.000 $ 5,75 Custos Fixos $ 3.000,00 $ 0,15 Custo Total $ 118.000,00 $ 5,90 219 4/17

220 Tópico 1 Unidade 3 Vendas (18.000 x $ 9,50) $ 171.000,00 $ 171.000,00 (-) Custo Prod. Vendido Estoque Inicial 0,00 (+) Custo Produção Fabricada no período $ 118.000,00 (-) Estoque Final $ 11.800,00 (=) Custo do Produto Vendido $ (106.200,00) (=) Lucro Bruto $ 64.800,00 (-) Desp. Operacionais Administ. Fixas $ (5.000,00) (-) Desp. Operacionais Administ. Variáveis $ (9.000,00) = Resultado do Exercício - Lucro $ 50.800,00 Estoque Final (Conta BP – Ativo) 2.000 x $ 5,90 $ 11.800,00 220 5/17

220 Tópico 1 DRE – Método de Custeio Variável – 31/12/11 Unidade 3 Vendas (18.000 x $ 9,50) $ 171.000,00 (-) Custo Prod. Vendido Variável (+) Estoque Inicial 0,00 (+) Custo Produção Fabricada no período variável $ 115.000,00 (-) Estoque Final $ 11.500,00 (=) Custo do Produto Vendido $ (103.500,00) (-) Despesas Oper. Adm. Variáveis (18.000 x $ 0,50) $ 9.000,00 (=) Margem de Contribuição $ 58.500,00 (-) Custos Indiretos Fabricação Fixos $ (3.000,00) (-) Desp. Operacionais Administ. Fixas $ (5.000,00) = Resultado do Exercício - Lucro $ 50.500,00 Estoque Final (Conta BP – Ativo) 2.000 x $ 5,75 $ 11.500,00 220 6/17

221 Tópico 1 Conciliação dos Custos em 31/12/11 Unidade 3 $ 106.200,00 DRE Absorção DRE Método Variável Diferença CPV – 18.000 x 5,75 = 103.500,00 – CV - 18.000 x 0,15 = 2.700,00 - CF Custo Fixo Período = 3.000,00 - CF $ 106.200,00 $ 106.500,00 300,00 221 7/17

242 Tópico 1 Cálculo por Dentro e por Fora $ 100,00 $ 110,00 $ 111,11 Unidade 3 Cálculo por Dentro e por Fora Cálculo por Dentro Cálculo por Fora Valor do produto sem imposto $ 100,00 Cálculo tributo 10% 100 x 0,10 = $ 10,00 100 / (1-0,10) = $ 111,11 Valor produto + tributo 100 + 10 100 + 11,11 TOTAL $ 110,00 $ 111,11 242 8/17

Imposto CUMULATIVO Alíquota de Imposto: 18% Indústria Cacareco Tópico 1 Unidade 3 Imposto: $ 18,00 Preço: $ 100,00 /unid. Imposto: $ 36,00 Varejista Distribuidor Nacional Preço: $ 200,00 /unid. Imposto: $ 72,00 Preço: $ 400,00 /unid. Alíquota de Imposto: 18% Consumidor Final TOTAL de Imposto: $ 126,00 243 9/17

Alíquota de Imposto: 18% 244 Imposto NÃO-CUMULATIVO Indústria Cacareco Tópico 1 Imposto Débito: $ 18,00 Imposto Crédito: $ 0,00 Imposto Pagar: $ 18,00 Unidade 3 Preço: $ 100,00 /unid. Varejista Distribuidor Nacional Preço: $ 200,00 /unid. Imposto Débito: $ 36,00 Imposto Crédito: $ 18,00 Imposto Pagar: $ 18,00 Preço: $ 400,00 /unid. Alíquota de Imposto: 18% Consumidor Final Imposto Débito: $ 72,00 Imposto Crédito: $ 36,00 Imposto Pagar: $ 36,00 TOTAL de Imposto: $ 72,00 244 10/17

Substituição TRIBUTÁRIA Alíquota de Imposto: 18% Indústria Cacareco Tópico 1 Imposto Débito: $ 72,00 Imposto Crédito: $ 0,00 Imposto Pagar: $ 72,00 Unidade 3 Preço: $ 154,00 /unid. Varejista Distribuidor Nacional Preço: $ 200,00 /unid. Preço: $ 400,00 /unid. Alíquota de Imposto: 18% Consumidor Final TOTAL de Imposto: $ 72,00 245 11/17

247 Tópico 1 Principais Tributos na Precificação dos Produtos Unidade 3 Principais Tributos na Precificação dos Produtos Tributo Esfera Base Cálculo Alíquota COFINS (Cumul.) Federal Receita Bruta (– IPI) 3% COFINS (Não-Cum.) 7,6% PIS (Cumul.) 0,65% PIS (Não-Cumul.) 1,65% IRPJ Lucro das empresas 15%* CSSL Receita bruta ou Lucro Líquido 9% ISS Municipal Preço de Venda Total dos Serviços 5% 247 12/17

TÓPICO 2 Atividade de Precificar Produtos com a utilização da Estrutura de Custos 13/17

260 Tópico 2 Unidade 3 Gasto % Percentual Mark-up Div. Mark-up Mul. Comissões 10% 0,10 PIS/COFINS 3,65% 0,0365 ICMS 17% 0,17 Lucro 20% 0,20 TOTAL 50,65% 0,5065 0,49350000 2,026342452 260 14/17

FÓRMULA MARK-UP DIVISOR Tópico 2 Unidade 3 FÓRMULA MARK-UP DIVISOR PREÇO VENDA = CUSTO MERCADORIA / MARK-UP DIVISOR PREÇO VENDA = $ 50,00 / 0,493500 = 101,32 Preço de Venda $ 101,32 100% ( - ) Comissões (10%) $ 10,32 10% ( - ) ICMS (17%) $ 17,22 17% ( - ) PIS/COFINS (3,65%) $ 3,70 3,65% ( - ) Custo aquisição da mercadoria $ 50,00 ( = ) Resultado da Mercadoria (20%) $ 20,27 20% 261 15/17

FÓRMULA MARK-UP MULTIPLICADOR Tópico 2 Unidade 3 FÓRMULA MARK-UP MULTIPLICADOR = 1 / MARK-UP DIVISOR 1 / 0,493500 = 2,02634452 Preço de Venda $ 101,32 100% ( - ) Comissões (10%) $ 10,32 10% ( - ) ICMS (17%) $ 17,22 17% ( - ) PIS/COFINS (3,65%) $ 3,70 3,65% ( - ) Custo aquisição da mercadoria $ 50,00 ( = ) Resultado da Mercadoria (20%) $ 20,27 20% 261 16/17

PREÇO DE VENDA = CUSTO DA MERCADORIA / MARK-UP DIVISOR Tópico 2 Unidade 3 FÓRMULA PREÇO DE VENDA PREÇO DE VENDA = CUSTO DA MERCADORIA / MARK-UP DIVISOR PREÇO DE VENDA = 5,85 / 0,493500 = 11,85 Preço de Venda $ 11,85 100% ( - ) Comissões (10%) $ 1,19 10% ( - ) ICMS (17%) $ 2,01 17% ( - ) PIS/COFINS (3,65%) $ 0,43 3,65% ( - ) Custo aquisição da mercadoria $ 5,85 ( = ) Resultado da Mercadoria (20%) $ 2,37 20% 263 17/17

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (AVALIAÇÃO FINAL) Gestão de Custos PRÓXIMA AULA: 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (AVALIAÇÃO FINAL)