REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REFORMAS PROTESTANTES
Advertisements

REFORMA PROTESTANTE. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. A reforma religiosa ocorreu no século XVI. Foi um movimento de ruptura da Igreja Católica,
REFORMA PROTESTANTE.
A reforma & a contra reforma religiosa
Reforma e Contrarreforma
Reforma Prostestante.
História em quadrinhos
HISTORIA EM QUADRINHO SOBRE CONTRA-REFORMA
História em Quadrinhos Reforma e Contra-Reforma
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Reformas Religiosas.
REFORMA PROTESTANTE (sec. XVI)
REFORMA RELIGIOSA - SÉCULO XVI - CRISE BAIXA IDADE MÉDIA CAUSAS
UM ENSAIO PELA REFORMA RELIGIOSA
Renascimento Cultural
REFORMA PROTESTANTE.
A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras da Europa; Terras doadas por fiéis ao longo da vida,
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Renascimento e Reforma.
Fatores que originaram a Reforma:
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Reforma Protestante Quebra da unidade cristã na Europa
Contrarreforma Católica
REFORMA PROTESTANTE rOSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
A REFORMA PROTESTANTE No inicio da Idade Moderna, porém, certos religiosos passaram a protestar contra o que consideravam abusos da autoridade papal. Alguns.
REFORMA E CONTRA-REFORMA
Cristianismo, unidade e diversidade
A Reforma Religiosa do século XVI
REFORMAS RELIGIOSAS, ANTIGO REGIME e ABSOLUTISMO
A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA CATÓLICA
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante e Contra-Reforma
PERÍODO BARROCO
REFORMA PROTESTANTE.
Reforma Religiosa.
O homem no centro do mundo
O papel da Igreja na Idade Média As Igrejas Reformadas.
A Reforma Religiosa.
Reforma protestante e contrarreforma católica
Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; O fim do Império Romano e as invasões bárbaras,
REFORMA PROTESTANTE As rupturas da cristandade que ocorreram no século XVI são genericamente chamadas de “Reforma protestante”. Eram denominados “protestantes”
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
H1 – Aula 16 Prof. Fernando Gondim
REFORMA RELIGIOSA O CRISTIANISMO, DIVIDIDO EM 3 GRANDES RAMOS – CATÓLICOS,ORTODOXOS E PROSTESTANTES-, É A RELIGIÃO QUE REÚNE , ATUALMENTE, O MAIOR NÚMERO.
Reforma Protestante e Contrarreforma
Algumas considerações
LUTERANISMO CALVINISMO ANGLICANISMO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do século XVI;
REFORMA RELIGIOSA.
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana,
Reformas religiosas Prof. Delzymar Dias.
REFORMA E CONTRARREFORMA
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
A Reforma e a Contrarreforma
movimento religioso de divisão do cristianismo ocorrido no século XVI
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
REFORMA PROTESTANTE. O QUE FOI A REFORMA? A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja.
Professor Romildo Tavares
Divisão da cristandade
 Condições Gerais Políticas:  Crise do Feudalismo  Crescimento da Burguesia  Rei não aceita interferência da Igreja  Supranacionalismo Papal Econômicas:
REFORMA e CONTRARREFORMA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
REFORMA RELIGIOSA – Definição: Movimento de fiéis insatisfeitos com a Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs e a mudanças significativas.
Reforma e Contrarreforma E estados Absolutos. Reforma e Contrarreforma Difusão das ideias na Idade Moderna:  Humanismo  Racionalismo  Renascimento.
Reforma Protestante Movimento revolucionário, político e religioso, que quebrou a hegemonia da Igreja Católica na Europa Ocidental. Causas Abusos da Igreja:
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA Resumo por tópicos. Clique para prosseguir! 

REFORMA PROTESTANTE MOMENTO HISTÓRICO: ECONOMIA X IGREJA CATÓLICA A Igreja Católica barrava o desenvolvimento econômico pois condenava o lucro, a usura (lucro exagerado), os juros, etc. Isso provocava a oposição da burguesia que, aliado ao descontentamento dos camponeses em relação a nobreza e ao interesse monárquico de diminuição do poder da Igreja no Estado, provocaria a chamada REFORMA PROSTESTANTE. HUMANISTAS CRISTÃOS X IGREJA CATÓLICA Os humanistas cristãos achavam inconcebíveis os abusos papais, como a promoção de guerras, a quebra da castidade e o desfruto do dinheiro doado à Igreja.

A REFORMA PROTESTANTE Século XVI: Para a construção da Basílica de São Pedro, o Papa Leão X estabelece a venda de indulgências (perdão). 1517: O monge e teólogo Martinho Lutero, influenciado por textos de São Paulo e Santo Agostinho, expõe sua idéia de que a salvação só depende da graça de Deus, que o indivíduo a recebe por sua fé, e não por suas ações. Além disso, prega um documento na porta da Catedral de Wittenberg, condenando os abusos da Igreja Católica  95 TESES. Excomungado por não se retratar, e condenado pela DIETA DE WORMS (Reunião de vários príncipes do Sacro Império), Lutero se refugia e traduz a Bíblia para a língua germânica. Aproveitando-se da situação, alguns príncipes germânicos que queriam se libertar da interferência império-papal, tomaram as terras da Igreja. 1530: CONFISSÃO DE AUGSBURGO  Exposição dos fundamentos do luteranismo. Martinho Lutero

DIETA Reunião de príncipes; CONCÍLIO Reunião de conclave. 1555: DIETA DE AUGSBURGO  Define a liberdade dos príncipes germânicos em relação a religião a ser adotada em seus domínios. Tome Nota! DIETA Reunião de príncipes; CONCÍLIO Reunião de conclave.

CALVINISMO: LUTERANISMO: Moral mais rígida e culto mais simples que o Luteranismo; Salvação depende só de Deus, que escolhe previamente quem será salvo: DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO. LUTERANISMO: Salvação pela fé em Jesus Cristo e não por ações ou intermédio de Santos e da Virgem Maria; Relação DEUS X FIEL sem intermediação; Bíblia: Única fonte da palavra de Deus (No catolicismo, também se leva em conta a tradição da Igreja); Dos sacramentos, apenas batismo e eucaristia; Submissão da Igreja ao Estado. Lutero inaugurou no plano religioso o que o renascimento vinha promovendo no plano cultural: O INDIVIDUALISMO DO SER HUMANO MODERNO!

INGLATERRA E O ANGLICANISMO O rei da Inglaterra, Henrique VIII, pediu ao papa autorização para se divorciar. O papa negou pois o casamento católico é insolúvel. Após este fato, Henrique rompe seus laços com a Igreja (também por motivos políticos e econômicos). 1534: ATO DE SUPREMACIA  Henrique cria a Igreja Anglicana, no qual passou a ser chefe, adotando todos os princípios do culto católico. Mais tarde, Eduardo (filho de Henrique VIII) suprime a missa e autoriza o casamento aos padres; Elizabeth I, também filha de Henrique VIII, adota a doutrina calvinista associada a parte da hierarquia e cerimonial católico como base da religião anglicana  LEI DOS 39 ARTIGOS.

CONTRA-REFORMA 1534: Formação da COMPANHIA DE JESUS (jesuítas); CONGREGAÇÃO DO ÍNDEX: Publicava listas de livros proibidos aos católicos; 1545-1563: CONCÍLIO DE TRENTO  Conclave toma decisões para a Igreja combater o protestantismo (como o fim da venda de indulgências, a venda de cargos, ...). Aqui se iniciava o movimento chamado CONTRA-REFORMA que teve como características: Fortalecimento do poder papal; Criação de SEMINÁRIOS (Escolas para a formação de padres); Criação do CATECISMO; Implantação de colégios primários sob influência católica;

Campanhas da Companhia de Jesus na América luso-espanhola e no Extremo Oriente; Reativação do TRIBUNAL DA INQUISIÇÃO / TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO; Obs.: A Inquisição atuava apenas em territórios sob a jurisdição católica. A principal “salvação” da Igreja Católica foi a COMPANHIA DE JESUS. Dê sua opinião ou sugestão: Envie um email para nós!  resumosemtopicos@ymail.com RESUMOS EM TÓPICOS® FIM!