IÊDA SANTANA Olá amigos do 4º ano!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Literatura de Cordel.
1 - INTRODUÇÃO 2 -TAREFAS 3 - PROCESSO 4 - AVALIAÇÃO 5 - CONCLUSÃO
DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER
Literatura de Cordel Projeto interdisciplinar – II Média Professora Daniela Mendes e Sara Porcu.
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Identidade profissional do docente universitário
Publico Alvo: Fundamental I – segundo ciclo
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
WEBQUEST LIXO ELETRÔNICO.
LIXO QUE É UM LUXO Grasiela Johann - Para alunos 6° ano
DIA DA POESIA.
CRÔNICAS.
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO SITES PARA PESQUISA AVALIAÇÃO.
Carta Argumentativa PRP- Karla Faria.
Introdução A Terra é o único planeta que se conhece com vida.
LITERATURA DE CORDEL
Os Astros.
MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert. Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso.
FEIRA DE VERSOS – POESIA DE CORDEL
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
Cantigas e Animais Título Processos Introdução Recursos Tarefas
Baixe as outras Versões
CRÉDITOS E REFERÊNCIAS
SE... Cícero Lins de Moura Inês Vieira Automático.
A descoberta dos Animais
Resenha Produção de texto.
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
CONTOS DE MACHADO DE ASSIS
O Amor.
PERIGO: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA SALIVA
Olá, amiguinhos do 3º ano! Fui uma importante artista brasileira. Participei de um grande movimento cultural que mudou a história da arte brasileira. Que.
A FERROVIA E SUA ORIGEM.
BULLYING Silvio Cesar “AMAR É ACEITAR O PRÓXIMO COM SEUS DEFEITOS E FALHAS” ( autor desconhecido)
A lua de Joana.
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
As Serras Carla Rosa Um Tesouro a Descobrir. As Serras Introdução Queres saber mais sobre as serras? A uma elevação de terreno com mais de 400 metros.
Alimentação Saudável Corpo São
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
HISTÓRIA DA GEOMETRIA TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
TOUR PELO RIO DE JANEIRO. A Copa do Mundo está chegando!!! Você conhece alguém que virá ao Rio de Janeiro assistir aos jogos no Maracanã?
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
Aspectos físicos de Portugal
À descoberta do ambiente natural
Literatura de cordel.
BEM VINDOS A ESSA WEBQUEST SOBRE O CONTO DE MONTEIRO LOBATO :NEGRINHA.
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
A Arte na Literatura de Cordel
Brincadeiras Indígenas
VITÓRIA CIDADE SOL TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO
VIAGEM PELO REINO UNIDO. A maioria de vocês já ouviu ou leu sobre Londres e outras cidades famosas do Reino Unido. No entanto, os lugares mencionados.
Vamos descobrir a história da Língua Portuguesa?
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
SIMBOLOS ?.
Antes de verem este trabalho tenham consideração que foi feito por uma criança de 11 anos e sem uma única ajuda. Se tiver alguns erros, desculpem.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Educação Financeira para crianças e Jovens
1 -INTRODUÇÃO 3 - PROCESSO 2 -TAREFAS 4 - AVALIAÇÃO5 - CONCLUSÃO6 - CRÉDITOS.
COORDENADORA: Ana Maria de Oliveira Paz SUPERVISORAS: Genúbia Cristiane Barbosa da Silva; Maria Aparecida Tiago de Melo; Maria Lúcia Pereira de Almeida.
Como Vender Através do Conteúdo. Você sabe como vender através do conteúdo? Se não sabe eu recomendo que você não desgrude os olhos desse Slide, pois.
Transcrição da apresentação:

IÊDA SANTANA Olá amigos do 4º ano! Queremos convidá-los para conhecer a nossa cultura através da Literatura de Cordel. IÊDA SANTANA

Introdução O nome Literatura de Cordel está ligado à forma de comercialização desses folhetos em Portugal, onde eram pendurados em cordões, chamados de cordéis. Foram os portugueses que trouxeram o cordel para o Brasil desde o início da colonização. Os cordéis podem apresentar fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre muitos outros. As aventuras do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, aparecem em vários livretos. Que tal conhecer a riqueza dessas produções? Acesse ao vídeo aqui!

A turma deverá realizar as seguintes tarefas: O cordel sempre esteve Nas feiras lá do sertão. Mas anda ganhando asas Voando lá do torrão Tá no Rio de Janeiro, Causando uma sensação (Rosário Pinto) A turma deverá realizar as seguintes tarefas: Criar uma apresentação eletrônica com as informações sobre a literatura de cordel. Divulgar o trabalho de alguns poetas cordelistas. Elaborar uma exposição de xilogravura. Criar cordéis com temas diversos a ser apresentado na escola.

Processo Crianças, atenção ao que faremos para dar início a nossa viagem às raízes da cultura popular. Inicialmente faremos uma pesquisa nos sites indicados para conhecermos melhor o tema. Em seguida, a turma deverá ser dividida em quatro equipes, para desenvolver as seguintes tarefas: Equipe A: Criar uma apresentação eletrônica no Power point ou Impress com as principais informações sobre a literatura de cordel. Equipe B: Criar um mural com algumas poesias, destacando os poetas cordelistas que as criaram. Equipe C: Elaborar uma exposição de xilogravura a ser realizada na escola. Equipe D: Criar cordéis com temas diversos a ser apresentado para a turma.

Academia Brasileira de Literatura de Cordel Recurso Literatura de cordel na Internet Academia Brasileira de Literatura de Cordel Jornal de Poesia: Cordel e cordelistas Câmara Brasileira de Jovens Escritores: Literatura de cordel Cordel: Joias da cultura popular Casa de Rui Barbosa

Avaliação Critérios de avaliação: Uso da linguagem no texto e Conteúdo. NOVIÇO : Foram cometidos mais de dez erros ortográficos e faltam detalhes sobre as informações solicitadas. APRENDIZ: Foram cometidos de 5 a 10 erros e contendo poucos detalhes, pesquisa superficial. PROFISSIONAL: Foram cometidos 1 a 5 erros, contendo bom detalhamento no que se refere ao conteúdo pesquisado. MESTRE: Não houve erros, contendo riqueza de detalhes.

Conclusão Olá turma! Esperamos que vocês tenham gostado de mergulhar no universo da Literatura de cordel e tenham se encantado com o tema. Com certeza, alguma vez na vida você já tentou escrever alguns versos ou fazer algumas rimas. Por que não ser um cordelista? Um abraço a todos!

Créditos http://2.bp.blogspot.com/_b0R4nc4Mfwg/Skk82bI5rHI/AAAAAAAAAXM/YR5ZcsNTtQY/s400/PIC_1786.JPG http://www.onordeste.com/administrador/blogs/fotonoticias/51185d1810ba80b52370e3b30d0f7f01325.jpg http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/cordel/cordel.htm http://mundocordel.blogspot.com.br/2007/10/tcnica-de-fazer-cordel.html http://www.estadao.com.br/