O Cluster do Mar e o Contributo do

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O Cluster do Mar e o Contributo do Registo Internacional de Navios da Madeira - MAR

Objectivos da criação do Registo Inserido no âmbito e na estratégia do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM); Pôr fim ao processo de “flagging out” dos navios nacionais, tornando possível o seu regresso à bandeira portuguesa; Recuperação e reconstrução de uma marinha mercante para Portugal; Criar uma nova fonte de receitas e de emprego por via das actividades ligadas ao transporte marítimo; Captar investimento e “know-how” estrangeiro. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

O exemplo de Malta Pequeno país (400.000 habitantes), economia insular; Detém a oitava maior marinha mercante do mundo e a maior de toda a U.E.; O registo de Malta e as actividades conexas geraram uma receita de mais de 130 milhões de euros em 2012 e são responsáveis por mais de 3 mil empregos; O sucesso do registo gerou a criação de serviços de apoio em terra, a construção de estaleiros navais para a construção e reparação de navios e a uma melhoria significativa das infraestruturas portuárias; Malta transformou-se num verdadeiro “hub” marítimo no Mediterrâneo, onde o cluster do mar representa cerca de 12% do P.I.B.. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

Principais características do Registo Internacional de Navios da Madeira Registo comunitário, credível e parte da “lista branca” do Memorandum de Paris; Qualidade do Registo assegurada por uma Comissão Técnica; Não é bandeira de conveniência; Oferece um conjunto de benefícios fiscais e operacionais associados ao CINM; Em suma, um Registo seguro e atractivo para os armadores internacionais. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

Embarcações de recreio Origem dos navios de comércio: Resultados 35 Iates comerciais 51 Embarcações de recreio 2.082 Tripulantes (dados a 31/12/2011) TAL: 688.606 TAB: 1.474.312 147 Navios de comércio Origem dos navios de comércio: Itália 42 Espanha 25 Alemanha 23 Portugal 15 Noruega 10 Outros 32 Nota: dados a 31/12/2012 Tipo de Navios: Carga geral Passageiros Ro-Ro/Ferries Graneleiros Químicos Rebocadores Petroleiros Cimenteiros Barcaças Dragas Plataforma móvel Transportadores de gás liquefeito MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

Alguns dos armadores com navios e empresas na Madeira MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

Contributo do Registo Concretizou o regresso de Portugal ao mundo do transporte marítimo internacional; Reforçou a presença e o prestígio de Portugal em diversas organizações internacionais, designadamente na I.M.O., Veículo de promoção global da Madeira e de Portugal no mundo; Fonte de receitas fiscais, através dos navios e das sociedades constituídas para a gestão dos mesmos; Gerador de emprego tanto no mar (tripulações) como em terra (apoio jurídico e administrativo); Permitiu não só atrair armadores e navios de qualidade como também empresas de “shipmanagement” e de “manning”, contribuindo para a criação de um cluster marítimo na Região. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

Como potenciar este contributo? Maior agilidade e proactividade das autoridades marítimas nacionais na defesa do Registo; Maior delegação de competências na Comissão Técnica do Registo; Alterar os actuais requisitos de nacionalidade das tripulações; Em suma, adoptar as melhores prácticas internacionais do sector. MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira

S.D.M. – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira MUITO OBRIGADO! Roy Garibaldi Comissão Executiva S.D.M. – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira roy@sdm.pt Tel. (351) 291 201 333 MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira