COTAS E AÇÕES AFIRMATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

EXERCÍCIOS RESULTADO.
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
COTAS PARA NEGROS NA UnB
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
DST/AIDS e População Negra
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Preconceito e Inclusão Social
Inclusão na Educação Superior
Conscientização é o melhor remédio
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Quem é o jovem brasileiro?
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Renda até 2 SM.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
O vestibular com cotas na UnB
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Projeto Medindo minha escola.
Igualdade e Autonomia Audiência Pública sobre a Constitucionalidade de Políticas de Ação Afirmativa de Acesso ao Ensino Superior  
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Ação afirmativa sem cotas: O PAAIS da Unicamp
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo
Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo
REDE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DO EMPRESARIADO
Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Curso de formação e Cidadania Educafro/Unicastelo
Desigualdades Raciais no Brasil e Políticas de Ações Afirmativas na Universidade.
AFRODESCENDENTES.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Ações Afirmativas e Iniciação Científica: diálogos (im)pertinentes?
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Discriminação Racial (cotas)
PÓS-AÇÕES AFIRMATIVAS: o caso da Universidade Federal da Bahia
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
P REPARAÇÃO R UMO À U NIVERSIDADE ENEMENEM. A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior.
Transcrição da apresentação:

COTAS E AÇÕES AFIRMATIVAS II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES NEGROS E COTISTAS UNE 05, 06 e 07 de Junho Faculdade de Arquitetura UFBA Salvador – BA 2009. Frei David Santos Ofm

COTAS e AA: uma luta persistente! 1988 primeiros debates entre militantes AFROS = rejeição! 93 = primeiras conversas jurídicas. 97 = primeira Ação Civil pública em São Paulo 98 = audiência com a vice Governadora do Rj.

PASSOS SUADOS: 98 = Representação no MP – Rio 99 = Reitora da UERJ e Governador foram inquiridos 2000 = respostas vergonhosas! 2001 = UNE e PCdoB entram defendendo Rede Pública Gov Garotinho volta atrás e aceita adotar cotas.

Solidários plurais: Dep Amorim, de direita, contratou um assessor negro, ex PT e tudo avançou = aprovou! Mudança da Lei para inibir fraudes = todos os partidos. Medicina = 25 vagas desviadas!

EDUCAÇÃO Desperta-nos para construirmos um País Pluriétnico! O DIREITO À EDUCAÇÃO Desperta-nos para construirmos um País Pluriétnico!

AÇÕES AFIRMATIVAS: INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Luta dos jovens negros da Educafro por Ações Afirmativa no Brasil

Um censo étnico, realizado DENTRO da USP, em 2001, revelou que: A) 79,54% dos seus alunos são brancos; B) 8,34% são pardos e apenas 1,30% são pretos. C) O total de Afrodescendentes é de apenas 9,64%! Nota: Os afrodescendentes somam 49,7% da população brasileira, segundo o IBGE... Isto é justo? A USP precisa se abrir para a DIVERSIDADE!

42 cursos da USP têm 0% (ZERO por cento!) 3 cursos têm 0% Denunciamos que no vest. 2006: 42 cursos da USP têm 0% (ZERO por cento!) de aprovados da cor preta! 3 cursos têm 0% (ZERO por cento!) de aprovados da cor parda! (Fonte: site da Fuvest/2006).

COM A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: Aumenta a esperança dos pobres pela inclusão. Diminui o domínio injusto dos alunos da rede particular (ricos) nos vestibulares públicos. (Eles são só 11,2% dos concluintes do ensino médio, mas ocupam quase 80% das vagas na USP e nas demais universidades de publicas!) O CERTO SERIA UM PROJETO DE COTAS DE 11,2% PARA ALUNOS DA REDE PARTICULAR!

GRITO DA SOCIEDADE: Queremos inclusão já! COTAS: garantia de que 50% das vagas sejam destinadas ao público excluído. É um aceno à coexistência. COTAS: Profundo questionamento da meritocracia. COMO? Pelo bom desempenho deste público cotista. COTAS: Instrumento de reparação histórica aos/às negros/as.

A ONU AFIRMA: UNIVERSIDADES E EMPRESAS QUE INVESTEM EM DIVERSIDADE, OBTEM MAIS QUALIDADE!

COTAS: UMA LUTA DO POVO POR INCLUSÃO!

COTAS NA UERJ: exemplo de sucesso! 48,9% dos cotistas, após um ano, foram aprovados em todas as disciplinas, contra 47% dos que ingressaram pelo método tradicional!

UERJ: ÍNDICES DE COEFICIENTE DE RENDIMENTO   MÉDIA NÃO COTISTAS COTISTAS N° % 0 < CR < 5 333 21,05 508 22,42 5 < CR < 7 288 18,20 495 21,84 CR > 7 745 47,09 1.107 48,85 TOTAL 1.582 100,0 2.266 100,00 UM ANO APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS COTAS NA UERJ, OS COTISTAS APRESENTAM MELHOR DESEMPENHO QUE OS NÃO-COTISTAS!

UERJ: AVALIAÇÃO AMPLA 2003 A 2007 RESULTADOS CONFIRMAM NOSSAS CONVICÇÕES!

CR Médio ACADÊMICO GERAL de todos os cursos, entre 2003 a 2007: Não-cotista 6,37 Negros 6,41 Rede Pública 6,56 Def. e Ind. 5,73

EVASÃO: 2003 a 2007 Não-cotista 16.97%  Negros 12.99%  Rede Pública 9.66% 

VISITA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO RJ: MAIS DE 60% DOS ALUNOS NÃO SABEM QUE AS UNIVERSIDADES TÊM UM PLANO DE INCLUSÃO COM BOLSAS PARA PERMANÊNCIA, PASSAGEM E ALIMENTAÇÃO!

Contudo, o que foi que aconteceu? COTAS NA UNIFESP NOTA NO VESTIBULAR X DESEMPENHO ACADÊMICO Os cotistas tiveram desempenho no vestibular 30% menor que os candidatos do sistema tradicional; A expectativa dos professores era que os cotistas, após um ano, iriam tirar notas inferiores, mantendo suas notas em torno de 30% abaixo dos outros. Contudo, o que foi que aconteceu?

Cotistas têm ÓTIMO desempenho na Unifesp Os gráficos indicam que, após um ano, mais de 90% dos estudantes cotistas tiraram média final entre 8 e 8,5 em provas e trabalhos. Não há diferença entre cotistas e não cotistas! Sistema universal Cotistas

AA NA UNICAMP SUCESSO DOS INCLUIDOS! BOM DESEMPENHO ACADÊMICO! No biênio 2005-2006, os INCLUIDOS obtiveram melhor média em 31 dos 55 cursos!!!

COTAS NA UFBA: coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior aos de não-cotistas em 11 dos 16 cursos (UFBa).

COTAS NA UnB: COTISTAS = 3,9 PONTOS! SUCESSO ABSOLUTO! Cotistas ingressantes em 2003: Em 19 cursos da UnB : Desempenho Acadêmico (zero a cinco) Não cotistas = 2,3 pontos COTISTAS = 3,9 PONTOS! SUCESSO ABSOLUTO!

MAIS DE 90 UNIVERSIDADES PÚBLICAS JÁ ADOTARAM COTAS !!! MAIS DE 1.400 IES PARTICULARES JÁ ADOTARAM COTAS ATRAVÉS DO ProUni !

IMPASSE JURIDICO NA UERJ COM A AÇÃO DOS “CONTRA”? SUSPENSÃO DA LIMINAR/2009; EMBARGO DE DECLARAÇÃO; VOTO NÃO PUBLICADO; ESTRATÉGIAS? LEVAR A BRIGA PARA O STF; “RECURSO EXTRAORDINÁRIO” LEI ANTERIOR?

BRIGA NO SENADO 4/6/2009: LIDO O VOTO A FAVOR, PELA SENADORA SERYS; EMBATE EXLICITO DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES; PEDIU VISTAS DO PROJETO E VAI APRESENTAR VOTO CONTRA; EMBATE: DIA 24/6 ÀS 10 HORAS.

O BRASIL QUER DIVERSIDADE!!! A política de cotas para negros conta com o apoio de 65% da população, segundo o Datafolha – Julho/2006.

JUSTIÇA: SERÁ FRUTO DE UMA “COEXISTÊNCIA” SADIA, ONDE TODOS TEM OPORTUNIDADE! PRECISAMOS IMPLANTAR AS REPARAÇÕES QUE O BRASIL NECESSITA!

QUEREMOS REPARAÇÃO PELOS Na Alemanha, o Povo Judeu lutou e conseguiu reparações... Pelos 7 anos de trabalhos forçados a que foram submetidos sob o poder de HITLER. NÓS, AFROBRASILEIROS, QUEREMOS CONTAR COM A SOLIDARIEDADE DE TODOS: QUEREMOS REPARAÇÃO PELOS 388 ANOS DE ESCRAVIÃO DO POVO AFRO NO BRASIL!

ENQUANTO A CONSCIÊNCIA POR REPAÇÃO NÃO PREVALECE, ESTAMOS CRIANDO SENSIBILIZAÇÃO: NOS BANCOS; NAS EMPRESAS; NO COMÉRCIO... VEJAMOS O “CASO ITAÚ”:

DISCRIMINAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO:

CONTRATAÇÃO DE NEGROS NO ITAÚ: COMPARATIVO DE 2003 A 2005

ACREDITAMOS NUM BRASIL ONDE TODOS ENTENDAM... QUE A JUSTIÇA E A PAZ SE ABRAÇARÃO, QUANDO RECONHECERMOS QUE PRECISAMOS INTEGRAR O DIFERENTE! TEMOS QUE AGIR JÁ, PARA NÃO DEIXARMOS A EXCLUSÃO GERAR CONFLITOS. SÃO FRANCISCO DE ASSIS E ZUMBI DOS PALMARES SÃO OS GRANDES MOTIVADORES DESTA NOVA ETAPA DE LUTA DOS AFROS.

Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes Rede de 255 Pré-Vestibulares Comunitários Para Afro-brasileiros freidavid@franciscanos.org.br