Apresentação aos Novos Professores Michal Gartenkraut Reitor do ITA Abril, 2005
Principais Atividades Destaques do Planejamento Estratégico AGENDA Histórico Missão e Organização Quadro Atual Principais Atividades Destaques do Planejamento Estratégico Desafios Futuros Conclusão
Mais de Meio Século Formando Recursos Humanos para o Setor Aeroespacial
Quem é o Reitor Nascido na Polônia, Brasileiro Naturalizado Paulista de São Paulo, Capital (Paulistano) Formação Eng Mecânico – Produção, ITA 1969 Mestre em Ciências, Pesquisa Operacional, ITA 1971 PhD, Engineering-Economic Systems, Stanford 1978 Experiência Professor, Departamento de Organização, ITA Cargos no Governo Federal Superintendente e Presidente, IPEA Adjunto da Assessoria do Presidente da República Secretário Geral (Vice Ministro), Min Planejamento Secretário de Assuntos Econômicos, Min Fazenda Coordenador Geral de Planejamento, Min Infra-estrutura Membro de Conselhos: CAPES, FINEP, Eletrobrás, Nuclebrás, Embraer Publicações, Premios e Condecorções Sócio, Rosenberg Associados, Consultoria em Economia e Finanças Gerente Geral, Estudo dos Eixos Nacionais, Consórcio Brasiliana Reitor do ITA, desde Novembro de 2001
1941 Criação do Ministério da Aeronáutica Marcos da História 1941 Criação do Ministério da Aeronáutica 1945 Criação da COCTA – Plano Smith 1947 Início de Atividades na ETEx (atual IME), RJ 1950 Transferência para São José dos Campos 1951 Curso de Enga. Eletrônica 1953 Criação do IPD 1954 Lei 2.165 1961 Início Cursos de Pós-graduação 1969 Criação da Embraer 1975 Criação do QOEng 1995 Ingresso Feminino 2000 Criação do Ministério da Defesa; Com Aer 2001 Mestrado Profissionalizante e PPGAO 2002 Novo Plano Estratégico
Importância do ITA para a Aeronáutica Uma Visão Extraordinária Importância do ITA para a Aeronáutica Uma Visão Extraordinária ... e Ambiciosa Domínio do Ciclo Tecnológico Completo = Fator de Soberania Nacional Alcançá-lo, começando com uma Escola Formar massa crítica de RH Em 1945, o Ten. Cel. Casimiro Montenegro Filho obteve autorização para criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) O primeiro instituto do CTA foi o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, uma escola dedicada a formação de uma massa crítica de cientistas e engenheiros dedicados ao desenvolvimento e absorção da tecnologia aeronáutica
Destaques do Plano Smith Visão de Longo Prazo Tripé: Escola – P&D - Indústria ITA: Laboratório de Inovações - Revolução Educacional Conceito de Campus Universitário Professores e Alunos em Tempo Integral Forte Interação Professor/Aluno, Professor-conselheiro Educação e Ensino; Disciplina Consciente Organização Moderna Estrutura Departamental Flexibilidade e Autonomia Curricular Aperfeiçoamento Continuado do Corpo Docente Ênfase no Ensino Empírico, Empreendedorismo Ensino e Pesquisa Indissociáveis Escopo Ampliado (Humanidades, Ativ. Extra-curriculares) Novo Modelo de Pós-graduação
MISSÃO LEI 2.165, de 05.01.1954 “... Ministrar a educação e o ensino necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral e a Força Aérea Brasileira, em particular Manter os cursos de extensão universitária, de pós- graduação e de doutorado Promover, através da educação e da pesquisa, o progresso das ciências e das técnicas relacionadas com a aeronáutica ...” LEI 6.165, de 09.11.1974 “A formação de engenheiros destinados ao Quadro de Oficiais Engenheiros do Corpo de Oficiais da Aeronáutica (QOEng) será feita através do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)...”
MISSÃO “Formar Técnicos Competentes e Cidadãos Conscientes” Casimiro Montenegro Filho Paraninfo, Turma ITA 1954
O ITA NA ESTRUTURA DO COMANDO DA AERONÁUTICA COMANDANTE EMAER SEFA COMGAR COMGAP COMGEP DEPED DEPENS DAC CLA CLBI CTA CPBV
INFRA-ESTRUTURA E APOIO CTA IFI IEAv IAE ITA VDR GIA GAB PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INFRA-ESTRUTURA E APOIO E N S I N O PESQUISA E I N D Ú S T R I A
ORGANOGRAMA DO REGULAMENTO DE 1975
ORGANOGRAMA PROPOSTO 2002 Vigora em Caráter Experimental
CURSOS DE GRADUAÇÃO Engenharia Aeronáutica Engenharia Eletrônica Mecânica- Aeronáutica Engenharia de Infra- Estrutura Aeronáutica Engenharia de Computação Aerodinâmica Estruturas Propulsão Mecânica de Vôo Projetos Eletrônica Aplicada Circuitos e Microondas Sistemas de Controle Telecomunica- ções Energia Projetos Organização Tecnologia Edificações Geotecnia Hidráulica Transportes Computação Científica Engenharia de Software Teoria da
ÚNICA ESCOLA A OBTER SEMPRE CONCEITO A EM TODOS OS PROVÕES Resultados Provão ÚNICA ESCOLA A OBTER SEMPRE CONCEITO A EM TODOS OS PROVÕES Resultados normalizados – média de 19 participações nos Provões Metade dos graduados do ITA nos 5% superiores do Brasil
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA AERONÁUTICA E MECÂNICA 6 ENGENHARIA ELETRÔNICA E COMPUTAÇÃO 5 ENGa. de INFRA- ESTRUTURA AERONÁUTICA 3 FÍSICA 4 Aerodinâmica, Pro- pulsão e Energia Mecânica dos Só- lidos e Estruturas Física e Química dos Materiais Aeroespaciais Produção Sistemas Aeroespa- ciais e Mecatrônica MP – EMBRAER MP – PILKINGTON MP – IAE Dispositivos e Sis- temas Eletrônicos Informática Microondas e Optoeletrônica Sistemas e Controle Telecomunicações Infra-Estrutura de Transportes Transporte Aéreo e Aeroportos Física Atômica e Nuclear Física Nuclear Física de Plasmas PIGM
Quadro Discente Total MATRÍCULAS números aproximados GRADUAÇÃO 600 PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 900 MESTRADO PROFISSIONALIZANTE MESTRADO DOUTORADO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) 100 CEANSIS CEAAE CEEAA MBA MATÉRIA ISOLADA 800 TOTAL 2.400
Mecânica-Aeronáutica 20 Graduação FORMANDOS 2004 Aeronáutica 27 Eletrônica 31 Mecânica-Aeronáutica 20 Infra-estrutura Aeronáutica 12 Computação 22 TOTAL 113
Pós-Graduação DEFESAS DE TESE (+ Dissertação MP) 2004 MESTRADO DOUTORADO PG-EAM 54 (+ 48MP) 18 PG-EEC 41 9 PG-EIA 19 PG-FIS 13 TOTAL 127 (+ 48MP) 27
Graduados até 2004 Engenheiros 4.748 Aeronáutica (desde 1950) 1.262 Eletrônica (desde 1953) 1.802 Mecânica-Aeronáutica (desde 1965) 1.142 Infra-estrutura Aer (desde 1976) 334 Computação (desde 1991) 207
PG stricto sensu 1.481 PG lato sensu 363 Pós Graduados até 2004 Mestres (1963-2003) 1.222 Doutores (1970-2003) 211 PG lato sensu 363
QUADRO ATUAL Servidores Total 318 Docente* 157 Professores 136 (sendo concursados recentes 22) Pesquisadores 14 Instrutores 7 Não Docente 162 *maioria em TIDE; 107 Doutores
Evolução do Quadro Docente 1984-2003
Produção Técnico-Científica 2004 Projetos de Pesquisa 39 - Pedidos de Patente 03 Trabalhos Publicados 359 Livros 04 Artigos 355 em Revistas 38 Anais de Congressos 317 Eventos Organizados 20 Missões no Exterior 44
Programas de Apoio ao ComAer Comissão de Aeroportos da Região Amazônica COMARA Pesquisas em técnicas construtivas de aeroportos, controle de qualidade de aterros Comando Geral do Ar COMGAR Pesquisa e formação de recursos humanos, em nível de especialização; Mestrado e Doutorado em Aplicações Operacionais (guerra eletrônica, comando e controle, análise operacional e armamento aéreo) PPGAO Departamento de Controle do Espaço Aéreo DECEA Pesquisas e formação de recursos humanos, em áreas como comunicação, navegação e vigilância por satélites para o controle do espaço aéreo, GPS, simulador de vôo e processamento de sinais de radar Diretoria de Engenharia da Aeronáutica DIRENG Instalações laboratoriais do Setor de Geotecnia do ITA Sistema de Vigilância da Amazônia SIVAM Processamento de imagens ópticas e de radar de abertura sintética, redes de comunicações, comunicações seguras e criptografadas, otimização e inteligência artificial, estimação, redes neurais e outras tecnologias de interesse
Programas de Apoio ao Com Aer SGB Satélite Geoestacionário Brasileiro FUNTTEL – CTA – ATECH - CPqD Segurança das comunicações Ionosfera SITDL Sistema Integrado de Tratamento de Dados de Localização FINEP – CLA – CLBI Tratamento de dados de trajetografia durante todas as fases de uma operação de lançamento. As operações de lançamento desenvolvem-se em três fases, conforme descritas abaixo: Fase de Pré-Lançamento: preparação do veículo lançador da carga-útil, do satélite e dos meios de solo. No que tange aos meios de solo, são executadas nesta fase as atividades de preparação, configuração, ajustes e testes de validação de configuração; Fase de Lançamento: cronologia de lançamento, o lançamento propriamente dito, o rastreio do veículo em vôo e a coleta de dados. Esta fase, onde predominam as operações em tempo real, é considerada a mais crítica, tanto do ponto de vista da missão quanto da segurança operacional; Fase de Pós-Lançamento: análise da missão, sobretudo a análise do desempenho do veículo e dos meios de solo
Mestrado Profissionalizante em Engenharia Aeronáutica Uma Parceria ITA – EMBRAER Apoio FCMF
Imagem obtida pelo SAR do SIVAM e geo-codificada no ITA (IEE) PROJETOS E PESQUISAS Cooperação CTA-CCSIVAM Parceria: Fundação ATECH Formação de RH e aprimoramento de base científica e tecnológica do SIVAM Termo Aditivo 1 Montante de recursos: ATECH R$ 488.000,00 CCSIVAM US$ 400.000,00 Termo Aditivo 3 ATECH R$ 488.000,00 CCSIVAM US$ 400.000,00 Imagem obtida pelo SAR do SIVAM e geo-codificada no ITA (IEE)
CRIPTO SISTEMA DE CHAVES PÚBLICAS PROJETOS E PESQUISAS Comunicações Seguras CRIPTO SISTEMA DE CHAVES PÚBLICAS Cooperação CTA – CCSIVAM: Termo Aditivo 02 Geração de Sistema Seguro para Transmissão Digital de Dados Sensíveis - pesquisas das Divisões de Ciência da Computação, de Engenharia Eletrônica e do Departamento de Matemática (c/PUC-RJ)
PROJETOS E PESQUISAS Estudo da Anomalia Equatorial Convênio CTA/DECEA A figura mostra a evolução do conteúdo eletrônico total com tempo
SEAxM – SIMULADOR DE EMBATE AERONAVE VERSUS SISTEMA DE DEFESA PROJETOS E PESQUISAS SEAxM – SIMULADOR DE EMBATE AERONAVE VERSUS SISTEMA DE DEFESA Modelagem e simulação com aplicações em Defesa, principalmente em treinamento e situações reais, para avaliar, com bom nível de precisão, a probabilidade de sucesso de determinada operação aérea
Novo Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa Laboratório de Aerodinâmica Prof. Kwei Lien Feng Ensaios Aerodinâmicos bi/tri-dimensionais para Projeto de Aeronaves de Alto Desempenho Financiadores: EMBRAER e FAPESP Parceiros: IAE-ASA-L, USP-SC e EMBRAER Total de recursos: US$ 3.200.000,00 Dimensões Gerais Comprimento total = 40m Largura máxima = 4m Altura máxima = 4,6m Escoamento na Seção de Testes Velocidade máxima = 80m/s (280km/h) Número de Mach = 0,23 Número de Reynolds/metro = 4,7 x 106 Nível de turbulência = 0,05% Dimensões da Seção de Testes Comprimento = 4m Altura = 1m Largura média = 1,28m Ventilador Potência = 200hp Rotação = 890 rpm Controle de velocidade contínuo
Parceiros: CVV-CTA e outros PROJETOS E PESQUISAS Desenvolvimento do Planador Biplace P1 Parceiros: CVV-CTA e outros Total de recursos: US$ 320.000,00
Centro de Referência em Turbinas a Gás Apoio: El Paso/Petrobrás
Máquina de Usinagem de Alta Velocidade com Cinco Eixos Única no País Centro de Competência em Manufatura Máquina de Usinagem de Alta Velocidade com Cinco Eixos Única no País
LAB DE SIMULAÇÃO DE RADAR Divisão de Engenharia Eletrônica
Mestrado Profissional em Enga Aeronáutica PROJETOS E PESQUISAS Estudo Experimental da Emissão de Poluentes em Queimadores de Gás Natural Financiador:CNPq- Edital Universal – Processo 476934/01-0 Parceiros: UNESP e INPE. Mestrado Profissional em Enga Aeronáutica Financiadores: Fundo Setorial Era, EMBRAER Parceiro: EMBRAER Mestrado Profissional em Enga de Produção Financiador: Pilkington Parceiros: Pilkington, ITA/IEI,IEM Mestrado Profissional em Enga. Espacial Financiador: AEB Parceiro: IAE
PROJETOS E PESQUISAS Ensaios Aerodinâmicos bi/tri-dimensionais para Projeto de Aeronaves de Alto Desempenho Órgão Financiador: EMBRAER e FAPESP (Proc. n. 00/13769-0) Parceiros: IAE-ASA-L, USP-SC e EMBRAER Identificação de Derivadas de Estabilidade e Controle de Aeronaves via Filtragem Não-Linear e Otimização Estocástíca: Algoritmos e Aplicações a Dados de Ensaio-em-Vôo Órgão Financiador: EMBRAER e FAPESP (Proc. n. 01/08573-0) Parceiro: EMBRAER Câmara de Combustão RQL para Turbinas a Gás Estacionárias que Utilizam Gás Natural como Combustível Órgão Financiador: CNPq – Edital CT-Energ 2003 Parceiros: INPE e UNESP
PROJETOS E PESQUISAS Patrocínio: FAPESP Análise e projeto de antenas de microfita multicamadas Patrocínio: FAPESP Desenvolvimento de capacitação técnica para simulação e análise dos parâmetros de desempenho de antenas planares para telefone celular Patrocínio: Siemens Laboratório de Medidas Laboratório de Projetos
Projeto FVA CMI-17 (ITA/FCMF-COMPSIS-FINEP) PROJETOS E PESQUISAS Soluções Tecnológicas de Apoio à Gestão de Tráfego e Mobilidade Rodoviária Projeto FVA CMI-17 (ITA/FCMF-COMPSIS-FINEP) SUB-PROJETOS Detecção de Tráfego por Sensoriamento Detecção de Tráfego por Vídeo Simulação de Tráfego em Rodovias Rastreamento e Telemetria de Veículos Banco de Dados Georeferenciado Apoio à Logística de Carga Rodoviária Detecção de Incidentes por Vídeo Apoio à Decisão no Gerenciamento de Rodovias Aplicação de BI no Gerenciamento de Rodovias Roteirização Otimizada de Veículos Apoio à Logística de Serviços
Capacitação de RH/Setor Aero Turbinas a Gás Detecção de Trincas NOVOS PROJETOS Pseudo-Satélite Capacitação de RH/Setor Aero Turbinas a Gás Detecção de Trincas Cooperação com MA ....
Atividades Discentes Extra Curriculares CASD Culturais Sociais Esportivas Orientação/Ordem Iniciação Científica Projetos de Pesquisa ITA Jr CasdVest Competições SAE Aerodesign SAE Mini-Baja Guerra de Robôs Olimpíadas
Representações do ITA CREA-SP MEC/CAPES, Comitês de Áreas MCT/CNPq, Comitês de Consultores MCT/FINEP, Consultores FAPESP, Consultores Ad Hoc Forum de Pró-Reitores de Graduação Forum de Pró-Reitores de Pós-graduação
Participação do Reitor Comitê Gestor do Fundo Setorial Espacial/Aer (MCT, repr. Comunidade Científica) Conselho de Tecnologia, FIESP Presidente do Conselho, CECOMPI (OS, promoção da produtividade e competitividade industrial do Cone Leste Paulista) Vice Presidente, UNIEMP (Integração Universidade – Empresa) ANDIFES (afiliação em processamento)
Instituição Sui Generis Conclusão Instituição Sui Generis Marca de Excelência Extraordinária Visão dos Pioneiros Modelo Dual: Formação de Recursos Humanos de Alto Nível para o Setor Aeroespacial, a FAB em particular Núcleo Originador do CTA e Setor Aeroespacial Pioneirismo no Universo Educacional Brasileiro Contribuições para Desenvolvimento do País
RAZÕES DO SUCESSO Solidez do Modelo Educacional Busca da Excelência Conceito de Campus Universitário: Contato Intenso Professor/Aluno Educação e Ensino Modelo Dual Disciplina Consciente Busca da Excelência Seleção Primorosa de Alunos Ensino e Pesquisa Indissociáveis Aperfeiçoamento Continuado do Corpo Docente Cooperação Externa Autonomia em relação ao MEC Laboratório de Inovações Educacionais: impactos na LDB Estrutura Departamental Foco Tecnológico Flexibilidade e Agilidade Curricular
DESAFIOS Antigos e Novos Marca de Excelência - Busca Permanente Instituição Sui Generis: Alavancar Dualidade Preservar Valores Originais Disciplina Consciente Novos Paradigmas e Evolução Tecnológica Novo Perfil do Profissional Bônus e Ônus de ser Setor Público Planejamento de Longo Prazo Novo Modelo de Financiamento Autonomia Universitária
Fundação Casimiro Montenegro Filho NOVOS INSTRUMENTOS PARCERIAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP TOKYO INSTITUTE OF TECHNOLOGY TIT TECHNICAL UNIVERSITY BERLIN TUB INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA IME MASSACHUSSETTS INSTITUTE OF TECHNOLOGY MIT PMSJC CECOMPI: promoção da produtividade industrial e da competitividade econômica do Cone Leste Paulista por meio de inovação tecnológica e do empreendedorismo da região Secretaria de C&T ESP Parque Tecnológico de São José dos Campos Fundação Casimiro Montenegro Filho LABTEC INCUBAERO: Incubadora voltada para o Setor Aeroespacial UNIEMP
Principais Lições Visão Ambiciosa Solidez do Modelo Perseverança Futuro: Cenário de Mudanças e Enormes Desafios Ritmo de Mudanças Empreendedorismo Novos Instrumentos para Enfrentá-los Reforma Administrativa: Organização Ágil Novo Modelo de Financiamento Parcerias Incubadora Papel da Fundação Casimiro Montenegro Filho Fundamental Restaurar e Preservar os Valores Originais Vínculo Renovado com FAB, Autonomia Papel do CASD “Formar Técnicos Competentes e Cidadãos Conscientes” Casimiro Montenegro Filho Paraninfo, Turma ITA 1954
ITA Michal Gartenkraut reitor@ita ITA Michal Gartenkraut reitor@ita.br (12) 3947 5730 reitoria (12) 3947 3691 residência (12) 9713 0551 celular
ITA Apresentação aos Novos Professores Abril, 2005