Entrelaçando a web pessoal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Engenharia de Software
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Aula 11: Social Bookmarks. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Vivendo em um mundo centrado em redes
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
ANTÓNIO ALBANO B MOREIRA
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Learning Networks in Practice Stephen Downes Aprender em comunidades […] aprender é imergir-se na rede. É expor-se às instâncias atuais da disciplina que.
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
INTERFACE HOMEM COMPUTADOR - IHC
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Rethinking Literacy Education in New Times:
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Hugo Fuks Laboratório de Engenharia de Software Depto. Informática PUC-Rio/Fundação Pe. Leonel Franca Ambiente AulaNet.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Redes Sociais na Educação Aberta
Softwares Educacionais – Cód
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
Agregadores, social bookmarking services e tags (Apresentação 14) Raquel Bambirra 13/12/2013.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar Profº Dr. Lino Oliveira Apresentação de aplicação Joaquim Jorge Sousa Susana Mª Lopes.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN Safer Internet PT - Mid-term review Grant agreement SIP–2008-CN QUALIFICA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
Agregadores, social bookmarking services e tags Raquel Bambirra 21/09/2011.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Componentes do Jornalismo Online
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho.
Transcrição da apresentação:

Entrelaçando a web pessoal Weaving a Personal Web: Using online technologies to create customized, connected, and dynamic learning environments Jessica McElvaney Zane Berge Canadian Journal of Learning and Technology / La revue canadienne de l’apprentissage et de la technologie, V35(2) Spring / printemps, 2009

Objetivo Explorar como as tecnologias pessoais da web (PWTs) podem ser usadas pelos aprendizes e a relação entre as PWTs e os princípios da aprendizagem conectivista.

Justificativa Tecnologias livres e de fácil uso oferecem novas maneiras de encontrar, organizar, criar e interagir com a informação; Estes aplicativos personalizados da internet, que já são usados por muitos para socialização e entretenimento, também mostram grande potencialidade para educação e formação.

Ambientes Pessoais (Personal webs) “ ambientes customizados, pessoais, baseados na rede… que explicitamente suportam atividades social, profissional e de aprendizagem … atividades via janelas altamente personalizadas para a rede mundial" (Johnson, Levine & Smith, 2009, p. 19),

Questão Como as PWTs podem fortalecer as conexões entre a aprendizagem acadêmica e de trabalho criando um ambiente de aprendizagem contínuo, dinâmico aos indivíduos que mudam de um papel para outro? (Cohn & Hibbitts, 2004)

As mudanças constantes das demandas PLN - Utecht (2008) – utilidade dos PLN …uma comunidade de colegas, pares, professores, e outros indivíduos a qual o aprendiz se juntou e pode se conectar usando as PWTs “você pode não saber tudo… [mas] você pode apoiar-se na rede para aprender e armazenar conhecimento” (Stage 5 section, para. 1, line 2).

Conectivismo O uso das PWTs para a aprendizagem sustenta diretamente vários princípios do conectivismo, teoria delineada por Siemens (2006): (i) conhecimento repousa em redes; (ii) conhecimento pode residir em dispositivos não-humanos e aprendizagem é habilitada/facilitada pela tecnologia; (iii) moeda (conhecimento atual) é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas (p. 31).

As tecnologias pessoais da web PWTs permitem que os aprendizes expandam seu conhecimento conectando-se aos recursos externos (outras pessoas, base de dados online, sites de referência, etc.). Se os indivíduos podem desevolver suficientemente a abilidade para encontrar, organizar e gerenciar estas conexões, seu conhecimento disponível não tem que estar limitado aos limites do seu próprio crânio.

PLE na web

PWTs (personal web technologies)- marcadores sociais e ferramentas de busca Social bookmarks - resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) (online) de livre acesso, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários da Internet Research tools – ferramentas de busca Delicious, Diigo, Twine, Zotero, etc.

Personal Publishing Tools Ferramentas que possibilitam fazer publicações próprias na internet. Iskold (2007) enxerga a variedade das opções de publicação pessoal como um contínuo, deslocando-se do foco no conteúdo, de posts formais em blog para o foco no social, mensagens informais em redes sociais, com uma queda dos micro blogs. Twitter, blogger, wordpress.

Aggregators - agregadores um site web ou software que agrega um tipo específico de informações de múltiplas fontes online. Há filtros que coletam artigos, mídias, conversas customizadas às necessidades do usuário, economizando tempo e esforço (King, 2009). Google Reader, Friendfeed

Widget (aplicativo) –portabilidade, dinamicidade, interação (mobile phones) Um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc.. Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio, ...)

Possibilidades e desafios Mais opções em relação à quando e onde aprender (Gravações de seus contextos de aprendizagem, fotos, vídeos, etc); Choque com a instrução linear, tradicional, centrada no professor; Professores e Aprendizes - Aprender a questionar fontes, verificar informações, comparar e contrastar perspectivas e tornar-se independente; Desenvolver habilidades de letramento crítico e relação às mídias e à informação, evitando ser enganado pela informação.

Aprendizagem linear, o professor seleciona e apresenta o conteúdo aos alunos

Aprendizagem não-linear; o estudante recebe a informação de uma grande variedade de fontes, podendo escolher, filtrar, criticar e gerenciar a informação externa

5 desvantagens Grande quantidade de tempo tentando digerir e responder contatos; desconectado aos presentes fisicamente (Utecht, 2008) – cuidado entre interesses online e offline; Um dreno que pode interromper a atenção e a produtividade (Grossman, 2009); Concursos de popularidades –domínio e imposição de discussões, ideias, seguidores; Câmara de eco – lutar para criar diversas vozes, provocativas, críticas e criativas; Privacidade e segurança – vulnerável a assédios e críticas;

Conclusões PWT - Descartar o papel passivo de consumidores; Tornar-se editor, questionador crítico, criador com voz nas discussões, colaborador e contribuidor com ideias; Escolher como receber a informação e também como interagir com ela; A qualidade de uso dos PLE ou PLN depende do aprendiz.