Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos CTNPM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Novos Rumos da Auditoria
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A AGENDA REGULATÓRIA DA ANS ADMINISTRADORAS DE BENEFÍCIOS
A Gestão Social pode ser vista como...
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
2º Seminário do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
ÓRGÃOS CELEBRANTES: CONTROLES INTERNOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL – ATRAVÉS DO CONACI ÓRGÃO REPASSADOR: BANCO MUNDIAL. GRUPO DE TRABALHO: AL, DF,
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Gerenciamento de aquisições do projeto
Relação entre Prestadores de Serviços e Operadoras de Planos de Saúde
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
Internacionalização de PMEs
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Unimed Tubarão.
Parceria entre Hospitais Filantrópicos: Desafios e Possibilidades
Projeto para implantação de um novo subprograma denominado:
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
COMITÊS 2011 / 2012
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Otimização na Administração de Materiais
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Promovendo Sucesso!.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
O que a operadora deve evitar para não entrar em Direção Fiscal
Conhecer para mudar Dr. Antônio Cesar Azevedo Neves
Construtora Andrade Gutierrez
PLANO DE NEGÓCIO.
1º Fórum Estadual de Regulação NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO DE CONTRATOS
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Projeto Especial Fortalecimento da Internacionalização da Embrapa Workshop Atuação Internacional da Embrapa – Articulação nas Unidades Sistematização das.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Projeto de planejamento. A n á l i s e I n t e r n a.
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Normatização / Regulamentação Em OPME
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Brasília – junho Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Política Geral de Emprego (no âmbito da Agenda Nacional de Trabalho Decente): Proposta para discussão de necessidades, opções e prioridades Armand F. Pereira.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Gestão Estratégica de Informações. A empresa Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Apresentação “ATACADO INFO” Grupo de Distribuidores Regionais de Informática do Brasil.
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Programa Soluções Tecnológicas
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Diretoria Administrativa e Financeira Maio Edifício Alameda Santos 16º - conjunto 162 – 350 m² 5º - conjunto 52 – 350m² 2º - conjunto 22 – 350 m².
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Dr. Eudes Freitas de Aquino Presidente da Unimed do Brasil Confederação Nacional das Unimeds Abril/2009.
COMPRAS 0122.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
O Sistema Unimed Maior cooperativa médica do mundo Presente em 84% do território brasileiro Está entre as marcas mais valiosas do Brasil 20 milhões de.
Evolução dos Números Sinistralidade. O déficit da balança comercial, na parte da saúde, teve crescimento de 155% de 2000 a 2009.
Atualidades e Projetos Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Marcelo Mesquita 05/11/2008. A Bahia 417municípios 14 – mais de 100 mil/hab. 19 – 100 > e > 50 mil/hab > e > 20 mil/hab menos de 20 mil/hab.
Transcrição da apresentação:

Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos CTNPM Dr. Valdmário Rodrigues Diretor de Integração Cooperativista – U. Brasil Dr. Marcolino Cargnin Cabral Diretor Administrativo-Financeiro – U. Mercosul

Órteses, Próteses, Materiais Especiais e Medicamentos GASTOS COM OPME - 2011 Órteses, Próteses, Materiais Especiais e Medicamentos Sistema Unimed Brasil R$ 2,5 bilhões/ano

Cenário Anterior PREÇOS ABUSIVOS NEGOCIAÇÕES ISOLADAS

DIFERENTES FORMAS OPERACIONAIS Cenário Anterior FALTA DE PADRONIZAÇÃO DIFERENTES FORMAS OPERACIONAIS

SEGREGAÇÃO DO SISTEMA – BENEFÍCIO DOS FORNECEDORES Cenário Anterior SEGREGAÇÃO DO SISTEMA – BENEFÍCIO DOS FORNECEDORES

DISPARIDADES DE VALORES ENTRE OS ESTADOS E DENTRO DOS ESTADOS Cenário Anterior DISPARIDADES DE VALORES ENTRE OS ESTADOS E DENTRO DOS ESTADOS

PRESA FÁCIL AO MERCADO DE OPME Cenário Anterior UNIMED PRESA FÁCIL AO MERCADO DE OPME

Modelo Ideal e Proposto Objetivos Combater o crescimento dos custos assistenciais; Conter a prática de preços abusivos pelos Fornecedores; Uniformizar os preços dentro e entre os Estados; Reduzir a diferença de preços do mesmo material ou similares;

Modelo Ideal e Proposto Objetivos Resgatar o direito de comprador e pagador da conta; Profissionalizar o Sistema – sinergias estratégicas e operacionais únicas (Negociações); Colaborar para a justa remuneração do ato médico aos Cooperados; Padronizar a incorporação de novas tecnologias.

Modelo Ideal e Proposto Responsabilidade Civil e Solidária “Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.” “Art. 942. Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação.”

Modelo Ideal e Proposto Organizar um processo de negociação de materiais de alto custo; Criar referenciais de preços e condutas para nortear a política de intercâmbio; Criar uma estrutura técnica operacional do processo de contratação de fornecedores (RDC 59); Desenvolver negociações e compras conjuntas para a rede própria do sistema; Estabelecer políticas de relacionamento entre todas as partes envolvidas no processo.

O que é o CTNPM? É um fórum de negociação de OPME, com o propósito de viabilizar junto aos seus principais fornecedores, condições comerciais justas e compatíveis com o potencial de negócio oferecido pelo Sistema da Unimed do Brasil. Definição de CTNPM...

Trabalhos realizados em 2010 e 2011

Visitas Técnicas Realizadas Realizações em 2010 e 2011 Reuniões Realizadas 15 Empresas 19 Empresas 15 reuniões 28 Visitas Empresas Atendidas Empresas Negociadas Visitas Técnicas Realizadas

Linha Eletrofisiologia Linha Cardioarritmia Itens negociados – Kits e itens individuais 540 Linha Cardiovascular Linhas de materiais 09 Linha Cirurgia Geral Linha Ortopedia – Coluna e Trauma Linha Bariátrica Linha Endoscopia Linha Neuroendovascular

Visitas Técnicas 28 empresas visitadas Constatações: - Quebra de paradigmas; Receptivas as mudanças; Movimento no mercado; Credibilidade no Sistema Unimed; Resgate como Comprador

Planejamento Estratégico 2011 - 2012

Evoluir para uma Tabela Nacional com preços únicos – meta 2012 Realizar negociações para a rede própria do Sistema Unimed Desenvolver alinhamento estratégico com o Colégio Nacional de Auditores, Comitê de Intercâmbio e Medicina Baseada em Evidências Capacitar o grupo para o aprimoramento das negociações (treinamento para fortalecer o processo de negociação) Integrar e definir papéis de atuação dos núcleos estaduais/regionais com o CTNPM Criar mecanismos de monitoramento das ações nas Singulares definidas pelo CTNPM

Capacitação do Comitê 2011

Treinamento de Negociação Avançada

Intercâmbio

Planejamento no Intercâmbio Os preços dos materiais devem obedecer os valores máximos negociados pelo Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos Unimed (CTNPM) para os atendimentos nos Hospitais próprios do Sistema Unimed e aqueles em que a Unimed Executora possua negociação de pagamento direto ao fornecedor.

Delimitação dos Fóruns de negociação

Delimitação dos Fóruns de Negociação In Loco FORNECEDORES LOCAIS; ESPECIALIDADES NAO NEGOCIADAS NOS FÓRUNS MAIORES; PROIBIDO RENEGOCIAR TABELAS DEFINIDAS PELOS GRUPOS MAIORES Estadual FORNECEDORES ESTADUAIS ou REGIÃO DENTRO DO ESTADO; ESPECIALIDADES NAO NEGOCIADAS NOS FÓRUNS MAIORES; PROIBIDO RENEGOCIAR TABELAS DEFINIDAS PELOS GRUPOS MAIORES CTM - Mercosul FORNECEDORES/FABRICANTES QUE ATENDEM PELO MENOS 2, DOS 3 ESTADOS; PERMITIDO RENEGOCIAR/APRIMORAR QUANDO A NEGOCIAÇÃO DO CTNPM FOR DE PREÇO MÁXIMO, DESDE QUE SEJA COM FORNECEDOR JÁ PARCEIRO DO CTM. CTNPM - Brasil FABRICANTES OU IMPORTADORES QUE ATENDAM ALÉM DOS 3 ESTADOS DO SUL; FOCO EM PREÇO ÚNICO, MENOR DO QUE O PRATICADO EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL; SEGUNDA ALTERNATIVA, PREÇO MAXIMO PRATICADO NO BRASIL; O CTNPM INFORMARÁ O FORNECEDOR QUE POSSÍVELMENTE SERÁ CHAMADO NOS COMITES ESTADUAIS E/OU MERCOSUL, PARA MELHORAR NEGOCIAÇÃO, SE ALI ELE ACORDAR UM TETO E NÃO TABELA ÚNICA. Delimitação dos Fóruns de Negociação

6ª Reunião CTNPM – São Paulo Maio/2010

12ª Reunião CTNPM – São Paulo Fevereiro/2011

15ª Reunião CTNPM – São Paulo Maio/2011

Grandes Desafios Adesão total das Federações/ Singulares ao CTNPM (Sintonia Política e Operacional) Ações junto ao cooperado Cumprimento dos acordos Busca do faturamento direto pelas Unimeds Levantamento e integração das informações Atuação de todas as áreas envolvidas: auditoria, autorização e comitês de especialidades.

Estratégias de Negociação Preço único nacional, valor abaixo do menor praticado sistema Unimed Preço máximo nacional (teto), respeitando: - o valor menor já praticado por algumas Singulares. - Fornecedores com dificuldade de composição de preço único – práticas de mercado.

Estratégias de Negociação Negociações conquistando preços únicos nacionais: ganhos nas singulares e no intercâmbio. Preço acordado referencial – possibilidade de compra por volume ou pagamento antecipado – Rede Própria.

Algumas considerações Reconhecimento do Comitê Nacional pelas Empresas Fornecedoras (Reuniões com os Diretores Mundiais): Covidien Boston Abbott US Endoscopy CTNPM

Resultados Econômicos

Tabela única de Preços 2009 2010 Bariátrica Endoscopia

Teto Máximo 2009 2010 Hemodinâmicaaa

ECONOMIA ESTIMADA - 2010 90 MILHÕES

+70% 153 MILHÕES

Obrigado!