ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar FIL - Alimentária, 10 Abril 2005
Agenda Cash&Carry Retalho Principais tendências
Área III N - Litoral Norte Área IV - Interior Norte É o Litoral Norte que concentra a maior parte da facturação dos Cash, o que é normal atendendo a que também é aí que existe o maior numero de Mercearias e de lojas da Restauração POPULAÇÃO INE 9 854 256 hab. 28.4% 12.5% 22% 13.2% 12.9% Área I Área III N Área III S Área IV Área V 11% Área II UNIVERSO CASH&CARRY 162 lojas 2 448 milhões de euros Área I - Grande Lisboa Área II - Grande Porto Área III N - Litoral Norte Área III S - Litoral Sul Área IV - Interior Norte Área V - Sul 6,2% 11% 10,5% 32,1% 6,3% 31,3% 15,4% 14,3% 17,9% 17,9% 21,5% 15,6% % N.º LOJAS % VOL. VENDAS Recenseamento 2004
Área III N - Litoral Norte Área IV - Interior Norte 50% da facturação tanto do Retalho Alimentar como da Restauração, é feita em Lisboa+Litoral Norte, sendo o peso do Algarve importante na Restauração UNIVERSO RESTAURAÇÂO (inclui Fast Food)) 84 840 lojas 11 305 milhões de euros 11,8% 10,5% 16,3% 20,2% 12,3% 19,1% 21,9% 8,3% 7,5% 9% 33,1% 30,2% 36% 22,8% 7,9% 12% 12,1% 14,2% 9,7% 27% 18,9% 9,5% 15,4% 14,6% UNIVERSO ALIMENTAR 23 140 lojas 10 442 milhões Euros Área I - Grande Lisboa Área II - Grande Porto Área III N - Litoral Norte Área III S - Litoral Sul Área IV - Interior Norte Área V - Sul % N.º LOJAS % VOL. VENDAS Recenseamento 2004
Cash&Carry é um Mercado maduro em Portugal Facturação Nº Lojas - 1%
Recheio atinge a liderança nos últimos 2 anos Ranking de Insígnias – Cash & Carry 1 2 3 4
Categorias de Bebidas lideram o ranking em Facturação Peso das Vendas em Valor - 15 Categorias - Ranking Variação Vendas Valor - 15 Categorias - Ano 2004 Ano 2003 vs 2004 Nota : Inclui apenas os mercados estudados pela ACNielsen nos Cash&Carry
Bebidas são a única área a crescer Cervejas tem um crescimento significativo em 2004 nos Cash&Carry. Terá sido o Euro? 20% crescimento Jun/Jul Bebidas Var. Vendas Valor - 2003 vs 2004 - Classes de Produtos - 2004 - Nota : Inclui apenas os mercados estudados pela ACNielsen nos Cash&Carry
Principais Categorias Alimentares decrescem significativamente Produtos Alimentares Var. Vendas Valor - 2003 vs 2004 - Classes de Produtos - 2004 - -6,3 -7,7 -4,5 -5,1 -7,2 TOTAL PROD ALIMENTARES ZONA NORTE ZONA SUL C&C PEQUENOS C&C GRANDES Nota : Inclui apenas os mercados estudados pela ACNielsen nos Cash&Carry
Agenda Cash&Carry Retalho
Os vossos clientes: Quem tem aumentado mais a facturação Os vossos clientes: Quem tem aumentado mais a facturação? Os empresários da Restauração ou os do Retalho Tradicional? Facturação Anual por Loja (1000 euros) Recenseamento 2002
Restauração contínua a crescer em nº Lojas e Facturação 1 000 000 Euros Nº Lojas 1 000 Caracterização da Restauração (INCIM) +3,7% * Alteração nos Tipos de Loja (saiem as Tabernas e entra a Restauração Moderna incluindo o Fast Food) Índice Nielsen Consumo Imediato - 2001
Mercado atomizado dominado pelos Snacks e Cafés (85% facturação) 1000 000 Euros Caracterização da Restauração (INCIM) * Alteração da definição
Contínua Concentração do Retalho Alimentar Português Facturação Nº Lojas +3,7% Índice Nielsen Alimentar
6% das lojas valem 84% da facturação Evolução Volume Vendas Global Facturação Total Loja 1000 000 Euros Índice Nielsen Alimentar
Quota dos Discounts em Portugal aproxima-se rápidamente da média europeia
Devido ao comportamento hibrido Discounts já não tem problemas de imagem “Comprar em Discounts é socialmente tão aceitável, como comprar noutro lado qualquer“. 91% “Os discounts oferecem a mesma qualidade que os Hipermercados e Supermercados“ 84% “ Não me importo com o ambiente dentro do Discount – desde que o preço seja ok." 78% “No passado nunca entrava num Discount, agora compro regularmente em Discounts.“ 58% Nordics Source: Shopperstudy
Balanço de Poder em Rápida Evolução Retalhistas estão a aumentar a sua força face ás Marcas 400 Vendas Mundiais (Bn €) 300 Top 5 Retalhistas 200 Top 5 Marcas 100 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000
Agenda Cash&Carry Retalho Tendências futuras
Mais 3 biliões de habitantes nos proximos 50 anos… Fonte: CIA World Fact Book
…mas não na Europa Dados para 2000 e 2050 Fonte: United Nations World Population Prospects (Revisão 2000)
A sociedade Europeia está a envelhecer significativamente População por Idades em 2050: 14% 0-14, 49% 15-59, 37% 60+ Fonte: United Nations World Population Prospects (Revisão 2000) A sociedade Europeia está a envelhecer significativamente Europa 2000 Europa 2050
Principais tendências Na Europa Menos População e mais idosa Maior fragmentação da unidade familiar Ambiente competitivo da Distribuição está definido Principais Organizações Tendência para a Concentração Acesso ao Consumidor Internet está a tornar-se uma fonte reconhecida para a educação do consumidor e para a publicidade dos produtos Consumidores a mudar Mais conhecedores e exigentes (face ao marketing utilizado) Cash Restauração é cada vez mais o Mercado Alvo, face à diminuição do pequeno retalho alimentar Comércio integrado como factor de competitividade (Preço), para o pequeno retalho alimentar
Consumidor + Informado Tendências Concentração Comodismo Distribuição/ Disponibilidade Simplificação População a Envelhecer Consumidor + Informado Preço Confiança Globalização Rapidez