Durante a Idade Média (séculos V a XIV, aproximadamente), os livros de matemática eram praticamente desprovidos de símbolos. As ideias eram expressas por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Advertisements

ASSUNTO 6: Operãções com números racionais

Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9

Equações de primeiro grau com uma variável.
I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resolução de problemas usando sistemas de equações
Trabalho de Educação Matemática- Análise e Álgebra
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Álgebra Linear e Geometria Analítica
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Introdução à Matemática Financeira
PORCENTAGEM.
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
UNIDADE III – Após o estudo de Álgebra você poderá resolver esse exercício tranquilamente.
A Teoria dos Determinantes
Polinômios Prof. Marlon.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Propriedade dos NÚMEROS Naturais
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
Provas de Concursos Anteriores
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
Amintas engenharia.
LINGUAGEM MATEMÁTICA E EQUAÇÕES
Professor: Rosivaldo C. Silva
Entendo os números inteiros
STORYBOARD: ZERO GORDURA
Prof° Antonio Ferreira
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Aula de Recuperação: Matemática
Números inteiros e números decimais 2008/2009 Prof. Sílvia Pacheco
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
EXERCÍCIOS 30 a) o 20º termo da PA (2,7,...) O 20º termo desta PA é 97.
O QUE FOI ESTUDADO NESTA AULA:
TEMA 4: Adição de Números Inteiros e Decimais
Operações com frações (semana 9).
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Razões e Proporções Raquel FernandesAno Lectivo 2007/08.
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
Centro Educacional Canguru
TEMA 5: Subtracção de Números Inteiros e Decimais
Matemática Básica – Aula 1
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Escola Secundária Inês de Castro
Algarismos Significativos
Educação para o Consumo
Clica para continuar.
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO
FARMACOLOGIA E CÁLCULOS DE MEDICAMENTOS
As explicações vão aparecendo juntamente com a resolução da expressão.
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
 Foi usada com a idéia de juntar quantidades. 125parcela + 43parcela 168soma ou total.
O algoritmo Profa Roberta Schnorr Buehring. Situações problema: RESOLVA MENTALMENTE: Tenho R$400,00 e vou gastar R$48,00. Com quantos reais vou ficar?
CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
Resolução de problemas: concepções
Discutindo o Fascículo 2
Professor: Franklin Silva Disciplina: Matemática Conteúdo: Equações do 1° Grau com uma incógnita.
Equações de primeiro grau com uma variável.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
Um pouco da história dos números
Transcrição da apresentação:

Durante a Idade Média (séculos V a XIV, aproximadamente), os livros de matemática eram praticamente desprovidos de símbolos. As ideias eram expressas por extenso, usando-se principalmente o latim. + - O sinal que usamos hoje para indicar a adição tem uma história parecida. A palavra latina et corresponde ao nosso e; ela indica adição: dezoito é dez e oito (dez mais oito). O sinal de adição (+) é uma derivação da letra t da palavra et. Naquela época, a subtracção era indicada pela palavra latina minus. Com o tempo os copistas passaram a abreviar as palavras e minus foi substituída pela sua inicial com um traço em cima. Mais tarde passou-se a usar apenas o traço para indicar a subtracção.

O João foi com o pai esperar a madrinha ao aeroporto, que veio passar férias Quanto pesarão as malas da madrinha? Sabendo que cada passageiro só pode transportar gratuitamente 20 Kg. Que carga trazia a madrinha do João em excesso ? Este problema resolve-se evidente-mente fazendo uma adição Para se resolver este problema teremos de efectuar uma subtracção D U d 1 2, 7 parcela + 2 0, 5 3 3, soma D U d 3 3, aditivo - 2 subtractivo 1 Resto,excesso ou diferença

A adição está associada às ideias de juntar, reunir, acrescentar. Em geral, é mais difícil identificar a presença da subtracção nos problemas. Qual será a razão dessa dificuldade? A razão está no facto de que, geralmente, associamos a subtracção apenas ao acto de retirar , mas há outras duas situações que também estão relacionadas com a subtracção: os actos de comparar e de completar . Vamos exemplificar cada uma das três situações:

No final havia 43 cadernos na prateleira Problema que envolve o acto de retirar "Quando Osvaldo abriu a papelaria, pela manhã, havia 56 cadernos na prateleira. Durante o dia vendeu 13. Ao fechar a loja, quantos cadernos havia na prateleira?" Ao resolver este problema pensamos assim: dos 56 cadernos tiramos 13. Para saber quantos ficaram fazemos uma subtracção: 56 - 13 = 43. No final havia 43 cadernos na prateleira

Problema que envolve comparação João pesa 36 quilos e Luís, 70 quilos. Quantos quilos o Luís tem a mais que o João? Esta pergunta envolve uma comparação: ao constatar que o Luís é mais pesado que o João, queremos saber quantos quilos tem ele a mais. Respondemos à pergunta efectuando uma subtracção: 70 - 36 = 34 O Luís tem 34 quilos a mais que o João.

Problema que envolve a ideia de completar "O álbum completo terá 60 cromos. Já possuo 43. Quantos faltam?" Para descobrir quantos cromos faltam para completar o álbum, pensamos numa subtracção: 60 - 43 = 17 Faltam 17cromos.

Observa estes três problemas Observa estes três problemas. Responde e associa cada um dos problemas com as três ideias que se relacionam com a subtracção: (retirar, completar ou comparar) a) A Anita pesava 63 kg. Fez uma dieta e emagreceu 7 kg. Quantos quilos pesa a Anita depois da dieta ? A Anita pesa kg; ideia de 56 retirar b) A Anita pesava 63 kg e a Joana, 58 kg. Quantos quilos deverá a Joana engordar para pesar o mesmo que Anita? Joana deverá engordar kg; ideia de 5 comparar c) Joana gostaria de pesar 65 kg. Quantos quilos deverá a Joana engordar? Joana deverá engordar kg; ideia de 7 completar

Observa o seguinte quadro: 16 + 20 = 36 36 – 20 = 16 36 – 16 = 20 9,5 + 1,5 = 11 11 - 1,5 = 9,5 11 - 9,5 = 1,5 34 + 16 = 50 50 – 16 = 34 50 – 34 = 16 20,1 + 0,9 = 21 21 - 0,9 = 20,1 21 - 20,1 = 0,9 A subtracção é a operação inversa da adição Numa subtracção o aditivo é igual ao subtractivo mais o resto IDENTIDADE FUNDAMENTAL DA SUBTRACÇÃO