Breve análise e recomendação para a acção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I ENCONTRO COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES APÍCOLAS DOS AÇORES
Advertisements

El Salvador Nome Oficial: República de El Salvador
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
As conseqüências do avanço da cana
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.
Negócios Internacionais Capítulo 2.3 O Meio Económico International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc4-1.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
A união Europeia 4º ano.
Características Gerais
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Europa – Aspectos Gerais
Painel Planejamento e Operação do Sistema Elétrico Brasileiro Tópico Mudanças Estruturais no Mercado de Energia Elétrica Brasileiro Amilcar Guerreiro.
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
II seminário internacional do agronegócio
FINANÇAS CORPORATIVAS
Sumário I. Medindo a Competitividade Competitividade nos Negócios
O mercado de orgânicos no Brasil e no mundo.
Quem é o jovem brasileiro?
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
Incertezas em um novo cenário Roberto Padovani Setembro 2008.
Seminário ''Flutuações dos Preços nos Mercados dos Cereais - Razões e Consequências‘’ Apresentação da ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Cereais,
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Terminologia de Capital de Giro.
ADIPA 30º Aniversário Perspectivas de evolução no sector Alimentar
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Oficialmente República da Índia é um país da Ásia Meridional.
MACROECONOMIA DO EMPREGO E DA RENDA
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Salas de Matemática.
CMPC – CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2008.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Conferência de Joanesburgo
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
HOLANDA.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
Missão, a responsabilidade é minha !. População : (Estimat. 2012) hab. Área Total: km² Oficialmente chamada: Comunidade da.
Vitor Mallmann Presidente. Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007 Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007.
1 Brasil 2013 e Argentina 13 de novembro de 2012
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
Perspectivas globais para o setor moveleiro
PIB Problemas de um Indicador Básico 1. Dificuldades de contabilização 2 Valorizar os serviços públicos (sem valor de mercado) Economia não contabilizada:
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Professor Luiz Felipe Geografia
Portugal Trabalho de Geografia.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
INDIA भारत गणराज्य.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Transcrição da apresentação:

Breve análise e recomendação para a acção O mercado da Índia Breve análise e recomendação para a acção Lisboa, 11 de Dezembro de 2008 Paulo Amorim – ViniPortugal

A Índia ou República da Índia é um país federal asiático, que ocupa a maior parte do subcontinente indiano e ainda as ilhas Laquedivas, Andamão e Nicobar. É o segundo país mais populoso do mundo (depois da China), com mais de um bilião de habitantes e o sétimo maior por área. A capital do país é New Delhi. A Índia reconhece 23 línguas oficiais, entre elas o híndi (falada no norte, é a língua da administração central), o tâmil (no sul) e o inglês. A civilização indiana é uma das mais antigas do mundo. Quatro grandes religiões surgiram no sub continente: o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o siquismo.

Após décadas de estagnação económica, o país tem-se vindo a desenvolver nos últimos quinze anos, em especial depois das reformas de 1991, embora ainda enfrente altos níveis de pobreza, analfabetismo, desnutrição e problemas ambientais. Já é uma potência regional e é apontada como uma das futuras grandes potências do século XXI, sendo já a quarta maior economia do Planeta (critério PPC). Nos últimos anos, a Índia tornou-se um importante centro de serviços relacionados com tecnologias de informação. Na Índia, surge um milionário por cada hora que passa.

A Tata, a Infosys e a Wipro recrutam cada uma mais de 1,000 pessoas por mês. A Índia costuma ser apontada como a maior democracia do mundo. O presidente, na qualidade de Chefe de Estado, exerce um papel principalmente protocolar. A chefia do governo é exercida por um primeiro-ministro, que concentra a maior parte dos poderes executivos. Nos últimos 10 anos, a economia indiana cresceu a uma taxa média superior a 7%.

Capital: New Delhi (20 milhões de habitantes) Outras cidades importantes: Mumbai (Bombay - 19 milhões, 6ª maior metrópole do Mundo); Kolkata (Calcutta - 15 milhões); Chennai (Madras - 7,3 milhões); Bangalore (6,6 milhões); Hyderabad (6,3 milhões) Unidade monetária: Rupia indiana (INR) 1 EUR = 57,143 INR

ÍNDIA: PRINCIPAIS FACTOS Civilização com 5.000 anos População de 1,1 Biliões de habitantes Maior democracia mundial 10ª Maior economia mundial (PIB $800 Biliões) 4ª considerando a PPP 2ª economia mundial com crescimento mais rápido (8% de crescimento anual do PIB) 336 tribos, 325 línguas, 1.652 dialectos 18 línguas oficiais 7 tipos clássicos de dança, >45 tipos de danças populares 5.600 diários, 15.000 semanários, 20.000 periódicos em 21 línguas com uma circulação total de ~142 Milhões Governo parlamentar 29 Estados, 5 territórios unificados Maior nação do mundo utilizadora da língua inglesa 2ª Maior comunidade de cientistas e engenheiros 3º Maior exército com mais de 1,5 Milhões de soldados

A DIVERSIDADE REGIONAL INDIANA COLOCA DESAFIOS ÚNICOS… ESTE Línguas principais : Hindi, Bengali Religião : Hindu Hub de Recursos Naturais PIB/Cap: $415 18% do PIB Indiano NORTE Língua principal: Hindi Religiões: Hindu, Sikh, Islâmica Hub Agrícola PIB/Cap: $580 22,4% do PIB Indiano Jammu & Kashmir Himachal Pradesh 4 Punjab 18 Haryana 16.4 Delhi 18.6 OESTE Línguas principais : Hindi, Gujarati, Marathi Religiões : Hindu, Parsi, Islâmica Hub Financeiro PIB/Cap: $790 26,8% do PIB Indiano Rajasthan 23.2 Uttar Pradesh 47.8 Bihar 12.5 Seven Sisters 2.5 Gujarat 37.2 Jarkhand 8.8 Madhya Pradesh 22.5 West Bengal 42.2 Chattisgarh 8.6 Orissa 12 CENTRO Língua principal : Hindi Religião: Hindu PIB/Cap: $430 5,8% do PIB Indiano Maharashtra 74 SUL Línguas principais : Tamil, Malyalam, Kanada Religiões : Hindu, Cristianismo Hub Tecnológico PIB/Cap: $717 26,6% do PIB Indiano Andhra Pradesh 41 PIB do Estado Per Capita (US$) Goa 2.1 Karnataka 29.4 Inferior a 400 400-700 Kerala 19.9 Tamilnadu 37.4 700-900 Superior a 900 Nota: Números sob o nome dos estados indicam o PIB (US$Bn) do mesmo em 2004 Fonte: Statistical Outline of India, Central Statistical Organisation

...E A DISPARIDADE DE RENDIMENTOS AUMENTA

VARIAÇÕES EXTREMAS NA QUALIDADE DAS INFRA-ESTRUTURAS Alguns sucessos espectaculares... ... mas ainda há muito a fazer Metro de Deli ($ 2 biliões) Golden Quadrangle ($ 15 biliões)

VÁRIAS EMPRESAS FIZERAM O OUTSOURCE DAS SUAS OPERAÇÕES PARA A ÍNDIA - Alguns exemplos Bens de Consumo/ Serviços/Hi-Tech Serviços Financeiros Bens Industriais

UM DIA NORMAL NA ÍNDIA...

Exemplo de loja de bebidas em New Delhi

DADOS SOBRE O MERCADO Consumo total de vinho: 800.000 caixas. Importação: 25% desse valor – 200.000 caixas (França, Itália, Austrália (30.000 caixas/ano, das quais 12.000 de Jacob´s Creek), EUA, Chile, Nova Zelândia, Espanha, África do Sul). Existe um mercado paralelo significativo. Classe média com algum poder de compra (350 milhões de pessoas, embora apenas 60/80 milhões comparáveis à classe média dos EUA). PVP médio vinho indiano: R$ 390, R$ 650 e R$ 1.200, conforme os segmentos.

DADOS SOBRE O MERCADO PVP médio whisky: R$ 150. A maior parte das lojas de retalho são controladas pelo governo, embora em Goa não exista controlo governamental. Há Estados onde o consumo de vinho não é permitido. No Gujarat a venda é proibida, embora em Damão e Diu, devido à antiga influência portuguesa, seja livre. A maior parte da indústria do vinho está localizada perto de Mumbai, (em Nashik, a 300 kms) e de Bangalore, utilizando muitas vezes granel importado da Austrália para produzir os lotes. Existem cerca de 60 vinícolas, das quais 40 são mais activas, apenas 3 produzindo vinho com uma qualidade que consideraríamos aceitável (por exemplo, Grover em Bangalore).

DADOS SOBRE O MERCADO As import basic customs duties passaram de 100% para 150%. O additional customs duty de 100% foi abolido em Julho de 2007 por pressão da União Europeia e dos EUA, no âmbito do WTO, mas os Estados têm agora latitude fiscal para imporem novos excise duties, que rondam os 150%. Por exemplo, o Maharashtra (que “curiosamente” produz vinho) impôs em Novembro de 2007 impostos discriminatórios de 200% em vez de 150%. O VAT é de 20%. Vinhos Verdes e Rosés estão à partida bem adaptados ao clima e à comida locais. É necessária uma licença de álcool e os supermercados ainda não a têm. Excepção : Goa + Damão e Diu (enclaves de Gujarat). Portugal apenas exporta, a nível global, para a Índia, 29 milhões de euros.

EVENTOS VINIPORTUGAL DE NOVEMBRO DE 2008 Seminários e Provas de Vinhos na Residência do Embaixador de Portugal em New Delhi e no Grand Hyatt Mumbai

EVENTOS VINIPORTUGAL DE NOVEMBRO DE 2008 Prova de Vinhos na Residência do Cônsul-Geral de Portugal em Goa (Nota: Goa tem 1,35 milhões de habitantes, 2 milhões de turistas domésticos e 400 mil turistas estrangeiros – Reino Unido, Alemanha, Israel e Rússia. A melhor “sales season” é de Novembro a Março)

Jornalistas, importadores, sommeliers, PÚBLICO-ALVO Jornalistas, importadores, sommeliers, F&B managers, líderes de opinião

EVENTOS RECOMENDADOS PARA 2009 Presença na IFOWS - India International Food & Wine Show (Janeiro – New Delhi) Seminários e Provas de Vinhos em Mumbai, New Delhi e Goa Seminário e Prova de Vinhos em Bangalore (“Sylicon Valley” indiano, público-alvo jovem, viajado e com poder de compra acima da média) ou em Chennai (ex-Madras)

Cuidado com os pagamentos. Exigir carta de crédito. CONSELHOS DE NEGÓCIO PARA ACTUAÇÃO NO MERCADO Cuidado com os pagamentos. Exigir carta de crédito. Pedir o registo local das marcas. Existe muito proteccionismo. Não se devem criar expectativas muito optimistas. Na Índia, nada do que parece é…

FIM Obrigado! Deu borém Corun!