Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Atenção à Saúde da Criança na UBS Armour em Santana do Livramento-RS: implantação de um Serviço de Puericultura Autor: Evelise Pazetto Holzschuh Orientador:
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
Curso de Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Especializando: Carlos Alberto Granadillo Fiol
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Luciane Silveira Miranda de Lima
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da Atenção às Crianças.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das crianças na Unidade Básica de Saúde Pedro Benvindo de Albuquerque, em Santa Luz - PI Autora: Renata Lima e Silva Orientador: Douglas Schneider Filho Pelotas, 2014

INTRODUÇÃO O reconhecimento da importância dos primeiros anos de vida e as limitações observadas na prestação dos cuidados para a saúde das crianças da comunidade levaram ao planejamento e implantação desse projeto, voltado para a saúde das crianças da Unidade Básica de Saúde Pedro Benvindo de Albuquerque, em Santa Luz - PI

INTRODUÇÃO O município de Santa Luz possui 5.513 habitantes. Tem mais de 10 bairros, sendo alguns deles de difícil acesso. Dispõe de duas Equipes de Saúde da Família, uma para a região central da cidade e outra para o interior, compostas cada uma delas por 1 Médico, 1 Enfermeira, 2 Técnicos de Enfermagem e 7 Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O trabalho foi desenvolvido pela Equipe 1, responsável pela região central da cidade

INTRODUÇÃO A Unidade Básica de Saúde não oferecia atendimento rotineiro de puericultura. As crianças eram atendidas em função da procura pela UBS, em geral motivada por queixas específicas. Não havia registros que permitissem a avaliação e o planejamento das atividades com as crianças e suas mães.

OBJETIVO Melhorar a atenção à saúde das crianças de 0 a 72 meses da área de abrangência da UBS Pedro Benvindo de Albuquerque, em Santa Luz-PI

METODOLOGIA O Projeto foi desenvolvido nos meses de maio a agosto de 2013 na UBS Pedro Benvindo de Albuquerque, com as crianças de 0 a 72 meses residentes na área de abrangência da Equipe I. O Protocolo utilizado foi o Caderno de Atenção Básica 33, do Ministério da Saúde (2012)

METODOLOGIA Participaram das atividades todas as 248 crianças da área, que foram cadastradas pelas ACS em suas microáreas de atuação. Os profissionais foram capacitados para atuarem no Projeto; Foram realizadas atividades educativas com grupos na comunidade e na UBS; Foram reorganizados os processos de trabalho e a agenda da UBS, de modo a propiciar às crianças e famílias os atendimentos e procedimentos previstos; Foram efetuados registros em ficha espelho, posteriormente digitados em Planilha de Coleta de Dados.

METODOLOGIA

Objetivo 1. Ampliar a cobertura da puericultura Meta 1. Ampliar a cobertura da puericultura de crianças de 0 a 72 meses residentes na área de abrangência da UBS para 70%. Meta 2. Captar 100% das crianças de 0 a 72 meses da área que não faziam puericultura nem na UBS nem em outro serviço

Objetivo 2. Melhorar a adesão à puericultura Meta 3. Realizar a primeira consulta nos primeiros 15 dias de vida para 100% das crianças nascidas no período do Projeto residentes na área de abrangência da UBS. Objetivo 2. Melhorar a adesão à puericultura Meta 4. Fazer busca ativa de 100% das crianças de 0 a 72 meses cadastradas no Programa com faltas às consultas.

Meta 5. Manter 70% das crianças entre 0 e 72 meses cadastradas no Programa com atendimento em dia de acordo com o Protocolo Objetivo 3. Melhorar a qualidade do atendimento a crianças de 0 a 72 meses Meta 6. Capacitar 100% dos profissionais de acordo com os protocolos do MS. 100% Meta 7. Monitorar o crescimento de 100% das crianças de 0 a 72 meses cadastradas no Programa.

Meta 8. Monitorar o desenvolvimento em 100% das crianças entre 0 e 72 meses cadastradas no Programa.

Meta 9. Manter com esquema vacinal em dia 100% das crianças entre 0 e 72 meses cadastradas no Programa; Meta 10. Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 18 meses cadastradas no Programa 100% Meta 11. Realizar triagem auditiva em 100% das crianças de 0 a 72 meses cadastradas no Programa

Objetivo 4. Melhorar os registros de informações Meta 12. Realizar teste do pezinho em 100% das crianças até o 7º dia de vida. Objetivo 4. Melhorar os registros de informações Meta 13. Manter registro na ficha espelho de puericultura/vacinação de 100% das crianças de 0 a 72 meses cadastradas no Programa. 100%

Objetivo 6. Promover a saúde das crianças Objetivo 5. Mapear as crianças de risco residentes na Área de Abrangência Meta 14. Avaliar 100% das crianças de 0 a 72 meses quanto ao risco para morbidade/mortalidade 100% Objetivo 6. Promover a saúde das crianças Meta 15. Prestar orientações para prevenir acidentes na infância em 100% das consultas de puericultura das crianças cadastradas no Programa 100%

Meta 16. Promover aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida para 100% das crianças cadastradas no programa. Meta 17. Orientar a alimentação complementar a 100% das crianças entre 6 e 72 meses de idade. 100% Meta 18. Orientar 100% das crianças de 12 a 72 meses cadastradas no Programa quanto à higiene bucal e prevenção da cárie dentaria.

Meta 19. Garantir avaliação de risco em saúde bucal para 100% das crianças cadastradas no Programa Objetivo 7. Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias das crianças Meta 20. Avaliar a situação de risco e vulnerabilidade das famílias das crianças entre 0 e 72 meses cadastradas no Programa. 100% Meta 21. Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças com 70% das famílias das crianças entre 0 e 72 meses cadastradas no Programa

DISCUSSÃO A intervenção permitiu cadastrar e iniciar o acompanhamento organizado de 121 das 248 crianças de 0 a 72 meses residentes na nossa comunidade. Esse trabalho foi de grande importância para a comunidade, já que este trabalho não era realizado rotineiramente, para as equipe de saúde para um acompanhamento completo e organizados de puericultura. Para a continuidade deste trabalho, e para maior adesão das mães as reuniões, será trabalhado no período gestacional, para consigamos captar o maior numero de mãe para orientação sobre os cuidado da criança.

REFLEXÃO CRITICA Fiz minha intervenção voltado a este puericultura, pois ao chegar nesta unidade de saúde percebi a desorganização dos serviços dessa área; Todos os profissionais foram envolvidos e mostraram- se empolgados com a possibilidade de realizar um projeto para a melhoria do trabalho da Unidade; No decorrer deste Curso de Especialização em Saúde da Família aprendi bastante sobre o trabalho na Atenção Básica, aprendizado que contribuirá muito para o desenvolvimento da minha carreira profissional.

REFLEXÃO CRITICA O desenvolvimento do Projeto foi de suma importância para a organização do trabalho na Unidade, já que todos os aspectos do atendimento infantil foram reorganizados, assim como para a comunidade, pois os serviços prestados pela Unidade foram qualificados e seus benefícios foram garantidos para as crianças e suas famílias.

MEUS AGRADECIMENTOS A TODOS QUE CONTRIBUIRAM COM A ELABORAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO