24 a 26 de abril de 2012 Redenção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O novo website da Sulzer Equipe Internet | Julho 2012.
Advertisements

Grupo de Cafeicultores de Córrego da Prata Anchieta - ES
A língua portuguesa – origens e geografia
Informática na Educação
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
PROJETO URBAL REDE 9 MÓDULO BELO HORIZONTE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DE IMPACTOS PROF. MARIA DE LOURDES DOLABELA CEURB/UFMG.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
como viviam os indios em
Redes.
3.(ESPM) Num cofrinho há somente moedas de 25 e 10 centavos que perfazem exatamente R$ 2,35. A probabilidade de haver mais moedas de 25 do que de.
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
PROPOSTA DE INDICADORES DA SES-GO A SEREM PACTUADOS PELOS MUNICÍPIOS E ESTADO NO PACTO PELA VIDA.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Prefeitura de Jundiaí - Secretaria de Educação
Tele-Processamento e Redes (Redes de Computadores) Prof. Fábio Moreira Costa Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Curso de Ciência da.
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 21/03/2011.
Pré-História brasileira
Panorama Educacional Brasileiro
O estado de tempo e o clima Elementos e factores de clima
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
SOMOS CULTURA. SOMOS CULTURA NEGÓCIOS SOMOS NOTÍCIA SOMOS.
Provas de Concursos Anteriores
EMPRESA. EMPRESA EMPRESA Desenvolvida a partir do projeto CJM GLOBAL BUSINESS de 20 de dezembro de 2011, a ONE THOR nasce com uma experiência somada.
AS REDES IMATERIAS: AS COMUNICAÇÕES são assim chamadas porque por elas não trafegam mercadorias concretas.
UEPB (2009 – 2012) NÚMEROS E GRÁFICOS. EVOLUÇÃO DAS DESPESAS POR FONTE DE RECURSO * Crescimento de aproximadamente 27,01%.
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
Tecnologia da Informação
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
REVISÃO PROF. NETO CEARÁ.
Licenciatura Plena em Computação Redes de Computadores Aula 1 Professor Ivan Pires.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
SEMINÁRIO DE INFORMÁTICA
REDES DE COMPUTADORES II
Muito além do registro de imagens
O BLOG O Resumo da net é um blog de variedades atualizado diariamente que traz muitas informações, curiosidades e entretenimento. QUEM FAZ Filipe Silva.
CURSO DE CERTIFICAÇÃO. CURSO DE CERTIFICAÇÃO Para Distribuidores comprometidos! Para quem é o Curso de Certificação? Para Distribuidores comprometidos!
gestão em inteligência competitiva
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
André Oliveira.
Divisão Sul-Americana Departamento de Comunicação.
Divisão Sul-Americana Departamento de Comunicação.
Porcentagem e juros.
“De consultora a Diretora em 5 meses”
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
2 mols de gás hidrogênio contém: ( )4 moléculas ( ) 4 átomos ( ) 1,2 x 1024 moléculas ( ) 1,2 x 1024 átomos ( ) 6 x 1023 átomos ( ) 6 x 1023 moléculas.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO II – Nº 06.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.
Quem quer ser um génio das línguas?
A PROVA DO CREMESP E A CRIAÇÃO DE UM EXAME DE ORDEM CAOC – FMUSP – 17/08/2012 Mauricio Braz Zanolli FAMEMA – Internato ABEM
Curso de Redes de Computadores Aula 02 FATEC SBC ISMAEL MOURA PAREDE.
Pesquisas na Internet Índice
A empresa - Missão Temos como missão oferecer aos nossos anunciantes um banco de dados altamente relevante e segmentado para que eles possam ofertar seus.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Perspectivas da Indústria Brasileira
1 Simpósio Internacional: Crise de Representatividade. 12 e 13 de novembro de Antonio Arias - Antonio Arias Rodríguez Síndico.
Datas da Páscoa 1980 à 2024.
XIIa Marcha a Brasília em defesa dos Municípios “Cooperação Descentralizada e Federativa franco-brasileira” Apresentação: Charles JOSSELIN Cités Unies.
Laboratório de Informática Blenda Guedes Cynthia Gomes Eloisa Amorim Polliana Luna.
Cobrança – Política de Rematrícula 1S_2015
A Oportunidade de Negócio vitaici
Transcrição da apresentação:

24 a 26 de abril de 2012 Redenção

Conferência magistral O Espaço das línguas na Internet: panorama y tendências (com foco especial sobre o português)

Fundação Redes e Desenvolvimento http://funredes.org Daniel Pimienta pimienta@funredes.org Fundação Redes e Desenvolvimento http://funredes.org Observatório das línguas y culturas na Internet http://funredes.org/lc Conselho Executivo de http://maaya.org  Graças a Denise Fonseca para auxiliar versão em Português 

1993 “Na internet ninguém sabe que és um cachorro.”

2011 Se falas inglês e és usuário da Web 2.0 não somente todo o mundo sabe que és um cachorro, mas também conhece o teu pedigree e que tipo de alimentos para cães comes. Provavelmente se falas uma língua indígena, sigues incógnito e ninguém sabe que és um ser humano

A INTERNET NÃO TEM FRONTEIRAS 1993 A INTERNET NÃO TEM FRONTEIRAS 2011 A INTERNET TEM AS LÍNGUAS COMO FRONTEIRAS…. E há mais línguas do que territórios! 200 vs. 6000

COMPANHIAS INFORMATICAS A língua da informática RESEÑA HISTÓRICA CIBERESPAÇO E LÍNGUAS 1/2 PERÍODO EVENTOS LÍNGUAS TAMANHO 1970-1980 PRE-HISTÓRIA INDÚSTRIA ARPANET COMPANHIAS INFORMATICAS Computadoras grandes INGLÊS A língua da informática CYCLADES - 50K 1980-1990 GENESIS INVESTIGAÇÃO BITNET/EARN UUCP OSI PC Cultura de rede MINITEL (90) = 9 M 2M 1990-1995 NASCE A WEB PROFESSIONAL CONVERGÊNCIA INTERNET (TCP-IP) ASCII MIME UNICODE INGLÉS = 80% 15M 1995-2005 WEB 1.0 GRANDE PÚBLICO ALTAVISTA MULTIPLICAÇÃO MOTORES & APLICAÇÕES DECLIVE RELATIVO INGLÊS  50% LÍNGUAS OCIDENTAIS 1G

TRANSFORMAÇÃO EM CURSO LÍNGUAS INDÍGENAS IMPORTANTES[1] RESENHA HISTÓRICA CIBERESPAÇO E LÍNGUAS 2/2 PERÍODO EVENTOS LÍNGUAS TAMANHO 2005- 2010 WEB 2.0 MASS MEDIA MONOPÓLIOS GOOGLE MOBILE VIDEO INGLÊS  30% LÍNGUAS ASIÁTICAS INÍCIO ÁRABE LOCALIZAÇÃO 100’s 1G - 2G 2010-2015 TRANSFORMAÇÃO EM CURSO DESCOBRIMENTO LÍNGUA=FRONTERA BIBLIO DIGITAL CONTEÚDOS NÃO TEXTUAIS INGLÊS ASYMPTOT. 25% REDUÇÃO INDEX MOTORES IDN’s LÍNGUAS INDÍGENAS IMPORTANTES[1] TRADUÇÃO AUTO 3G 2015-2030 FUTURO INTERNET DE OBJETOS TELAS ONDE QUERES VOZ SUBSTITUI TECLADO AUTO TRADUÇÃO MOTORES 2.0 BIBLIO 2.0 LOCALIZAÇÃO 1000’s MULTILINGUISMO 75% população conetada [1] Exemplos : Quechua, aymara ou guarani na América Latina; crioulo e no Caribe; swahili, berbero ou hausa em África.

a diversidade linguística ENTÃO É importante medir a diversidade linguística no mundo digital… …porque é impossível desenvolver políticas públicas eficientes sem indicadores dos resultados e uma visão da evolução.

Porque haveria de se desenvolver MAS Porque haveria de se desenvolver políticas públicas no ciberespaço para as línguas? Por várias razões… diretas e indiretas

RAZÕES DIRETAS Porque a língua é um recurso essencial e há que o gerir com cuidado. Porque o futuro de uma língua bem poderia brincar-se no ciberespaço. Porque a força de uma língua no mundo digital tem implicações econômicas e culturais.

RAZÕES INDIRETAS Porque o espaço das línguas faladas num dado país é um factor chave da brecha digital nesse país.  Como aliás...

A BRECHA DIGITAL DE CONTEÚDOS É MUITO MAIS PROFUNDA QUE A DE ACESSO!

EM ÁFRICA TEMOS… 4,8 % dos conetados - (fonte: Internetworldstat 2010) 0,6% das páginas web em inglês (fonte: Funredes/UL 2007) 0,6% das páginas web em francês (fonte: Funredes/UL 2007) Entre 0,06 y 0,006% de páginas em línguas locais …das poucas que estão localizadas (fonte: LOP 2007)

Há uma diferença entre políticas linguísticas não virtuais e virtuais? Claro que sim! Não obstante, podem ser parte de un contínuo coerente…

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA INTERNET Um tema bastante complexo e holístico mas o “pragmatismo” é de enfrentá-lo IDN INDICADORES

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA INTERNET : COLOCAMO-NOS! Google trabalha em 45 línguas Wikipedia existe em 264 línguas Umas 500 estão localizadas Permanecem entre 6,000 e 9,000 com vida (desaparece uma a cada dois meses) Existiram 40,000 línguas 45 2 6 4 5 0 0

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA INTERNET : COLOCAMO-NOS!

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA INTERNET : COLOCAMO-NOS! #5

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA INTERNET : COLOCAMO-NOS! O INGLÊS NA INTERNET Fuente: FUNREDES/UL FONTE: FUNREDES/UL

E o que é do português na Internet? Uma aproximação da evolução e das particularidades do portugués na Internet… Com a limitação que desde 2007 já não se dispõe de indicadores fiáveis de línguas na Internet e se usam dados dispersos.

O PORTUGUÊS/FALANTES PRIMEIRA LÌNGUA LÌNGUA (M. LOCUTORES, NÚMERO PAISES) CHINÊS (1213, 31) ESPANHOL (329, 44) INGLÊS (328,112) ÁRABE (221, 57) HINDU (182, 20) BENGALÊS (181, 10) PORTUGUÊS (178, 37) Fonte: Ethnologue 4/2012

O PORTUGUÊS/FALANTES PRIMEIRA + SEGUNDA LÍNGUA CHINÊS INGLÊS HINDU <================== 500 milhões 4) ESPANHOL 5) RUSSO 6) ÁRABE(S) <================== 200 milhões 7) BENGALÊS 8) PORTUGUÊS Fonte : União Latina 2008

O PORTUGUÊS/INTERNAUTAS Fonte : InternetWorldStats 31/5/2011  LÍNGUAS  Usuar./Lang. Penetr./ Lang. Crec. 2000 - 2011   % total 2011 Locutor. Inglês 565 M 43.4 % 301.4 % 26.8 % 1,302 M Chinês 510 M 37.2 % 1,478.7 % 24.2 % 1,372 M Espanhol 165 M 39.0 % 807.4 % 7.8 % 423 M Japonês 99M 78.4 % 110.7 % 4.7 % 126 M Português 83M 32.5 % 990.1 % 3.9 % 254M Alemão 75M 79.5 % 174.1 % 3.6 % 95M Árabe 65M 18.8 % 2,501.2 % 3.3 % 347M Francês 60M 17.2 % 398.2 % 3.0 % 348M Russo 42.8 % 1,825.8 % 139 M Coreano 40M 55.2 % 107.1 % 2.0 % 71 M TOP 10 1,615 M 36.4 % 421.2 % 82.2 % 4,442 M TOTAL 2,100 M 30.3 % 481.7 % 100.0 % 6,930 M

EL PORTUGUES/INTERNAUTAS Fuente : http://www.internetworldstats.com/stats20.htm

O PORTUGUÊS/CONTEÚDOS Fonte: FUNREDES/União Latina

QUE PAÍSES PRODUZEM CONTEÚDOS EM PORTUGUÊS? 2007 2005 BRASIL 71% - 0.90 71 % - 0.95 PORTUGAL 15 % - 0.98 17 % - 1.0 EEUU 4 % - 5.0 8 % - 5.4 ESPANHA 3.8 % - 3.7 2.3 % - 1.2 Em novembro de 2007, a França produz mais páginas em Português (0,21%) do que a soma de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor (0,16%)! FONTE: FUNREDES/UNIÃO LATINA

INDICADORES 2005 FALANTES (milhões) FALANTES% INGL ESP. FRA. ITA. POR. RUM.. ALEM. RES. TOT. FALANTES (milhões) 630 375 130 60 190 30 120 5370 6000 FALANTES% 10,5% 6,3% 2,2% 1% 3,2% 0,5% 2% 89,5% 100% INTERNAUTAS (MILLONES) 300 80 49 42 38 4 71 516 1100 INTERNAUTAS % FALANTES 47,6 21,3% 37,7% 70,0% 20,0% 14,7% 59,2% 9,6% 18.3% INTERNAUTAS % POP. 5.0% 1,3% 0,8% 0.7% 0,6% 0,1% 1,2% 8,6% % INTERNAUTAS POR LÌNGUA 27% 7% 4% 3% 0,4% 25% PÁGINAS WEB % 45% 4,6% 5% 3,0% 1,9% 0,2% 6,9% 33,4% PRODUTIVIDADE PRODUÇÃO WEB 1.57 0,66 1,14 0,81 0,55 0,70 1,06 1,32 1 PAG. WEB PONDERADAS POR FALANTES 4.29 0,74 2,28 3,05 0,59 0,33 3,47 0.37   Fontes: Global Reach y Funredes/União Latina

INDICADORES 2008 Fonte: Global Reach y Funredes/União Latina   INGLES ESP. FR. IT. POR. RUM. AL. CAT. TOT. Falantes (milhões) 670 400 130 60 205 30 120 9 6600 Falantes (% pop. Mundial) 10.1% 6.1% 2.0% 0.9% 3.1% 0.5% 1.8% 0.1% 130% Internautas (milhões) 366 102 58 31 47 5 59 2 1154 (%) 54.6% 25.4% 44.9% 52.3% 23.1% 16.5% 49.1% 17.5% Internautas en % da pop. mundial 5.5% 1.5% 0.7% 0.0% % de Internautas por língua 32% 9% 5% 3% 4% 0% 0.2% % de paginas web por língua 45.0% 3.8% 4.4% 2.7% 1.4% 0.3% 5.9% 100% Produtividade por língua 1.42 0.43 0.87 0.98 0.34 0.66 1.16 0.74 1 Pagina web por internauta 4.44 0.63 2.24 2.93 0.45 0.62 3.25 0.96 Fonte: Global Reach y Funredes/União Latina A MELHORAR!!!

O PORTUGUÊS NA WEB 2.0 WIKIPÉDIA

FONTE

O PORTUGUÉS NA WEB 2.0 FACEBOOK

EL PORTUGUÉS EN EL WEB 2.0 FACEBOOK

O PORTUGUÉS NA WEB 2.0 TWEETER Twitter.com Top5 Global Markets by Reach (%) Percent Indonesia Jun 2010    20.8% Dec 2010 19.0% Brazil 20.5% 21.8% Venezuela 21.1% Netherlands 17.7% 22.3% Japan 16.8% 20.0% Fonte : http://www.billhartzer.com/pages/comscore-twitter-latin-america-usage/

VÁRIOS SÍTIOS DADOS POR TRÁFICO 1/5   LiveJournal WordPress Facebook Tweeter Technorati Inglês 54,7% 66% 34,7% 50% 25% Alemão 1% 1,8% 1,5% Espanhol 6,3% 8,7% 9,9% 4% Indi 0,7% 3,5% Francês 3% 1,4% 9,6% 2% Português 6,5% 6% 9% Italiano 0,4% 3,3% Japonês 0,8% 14% 31% Fuente : União Latina/Funredes 2010

VÁRIOS SÍTIOS DADOS POR TRÁFICO 2/5   LinkedIn Second Life Inglês 49,8% 39,5% Alemão 2,7% 10,5% Espanhol 5,9% 7 % Indi 14,6% Francês 16,5% Português 3,8% Italiano 2,1% 1,9% Fonte : União Latina/Funredes /Funredes 2010

VÁRIOS SÍTIOS DADOS POR TRÁFICO 3/5   YAHOO GOOGLE MSN BING MEDIAS Inglés 35,7% 38,3% 24,6% 39,7% 29,6% Aleman 2,4% 1,9% 2,1% 1,8% 2,2% Español 7,3% 6,1% 17,6% 10,1% 8,8% Indi 8,7% 3% 4,9% 5,38% Frances 6% 5,5% 3,5% Portugues 3,2% 7,1% Italiano 1,7% Fuente : União Latina/Funredes /Funredes 2010

VÁRIOS SÍTIOS DADOS POR TRÁFICO 4/5   Skype Telefonia IP P2P ESA study Inglês 9,2% 14,5% Alemão 5% 4% 6,9% Espanhol 3% 12% 15,1% Francês 5,3% 9% 7,9% Português 9,8% 6% Italiano 2,4% 17,1% Japonês 4,3% Fonte: União Latina/Funredes /Funredes 2010

VÁRIOS SÍTIOS DADOS POR TRÁFICO 5/5   Mega upload Rapid share Deposit files HotFile Filefactory Inglês 12,8% 11,5 9,5% 13% 10,8% Alemão 1,5% 4,5% 3,1% 2,4% 3,3% Espanhol 22,3% 14,3% 16,1% 7,7% 11,4% Indi 8,4% 4,3% 7,2% 6,8% Francês 1,8% 2,9% 3,6% 1,7% Português 11,2% 5,3% 5,6% 3,7% 7,6% Italiano 4,9% 2% 2,3% 1,9% Fonte : União Latina/Funredes /Funredes 2010

E O QUE É DAS CULTURAS? VER COMPARAÇÃO DA FAMA VIRTUAL DE PERSONAJES REPRESENTATIVOS EM CULTURA.XLS Dados 2001, 2005, 2008 Mesma mensagem de fraqueza representando o conteúdo em Português (ao contrário do espanhol e francês). Fonte: Funredes 2001/2005/2008

CONCLUSÕES? Se necessita de indicadores fíáveis ( DILINET/MAAYA) Há progressos mas o portugués contudo não tem aun la representação virtual à altura do seu peso mundial. É mais um assunto de conteúdos que de acessos. ( francês vs. espanhol vs. português desde 1998) Requerem-se políticas públicas para fortalecer la presênca do português no mundo digital e as instituições têm que carregá-los.

REFERÊNCIAS Making The Web More Effective For Supporting Economic And Social Development, Chapter 4, Linguistic Content, D. Pimienta, à paraître, Word Wide Web Foundation, 2011 Diversité linguistique et cyberespace : état de l'art, enjeux et opportunités, D. Prado, D. Pimienta, A. Lemoulinier. Cosmopolis, 2010 http://agora.qc.ca/cosmopolis.nsf/Articles/no2010_1_Diversite_linguistique_et_cyberespace___etat_de_l?OpenDocument World Telecommunication/ICT Development Report 2010 – Monitoring the WSIS Targets. A mid-term review, Target 9 (content), pp175-192, ITU -2010 - http://www.itu.int/pub/D-IND-WTDR-2010 Douze ans de mesure de la diversité linguistique dans l’Internet: bilan et perspectives, D. Pimienta, D. Prado, A. Blanco, UNESCO, 2009 http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001870/187016f.pdf

REFÊRENCIAS Language and the Internet, D. Crystal, 2nd Edition, Cambridge University Press, (ISBN-13: 9780521868594 | ISBN-10: 0521868599) - 2006 English Next, British Council, D. Graddol - 2006 http://www.britishcouncil.org/learning-research-english-next.pdf Mesurer la diversité linguistique dans l’Internet, une collection d’articles de J. Paolillo, D. Pimienta, D. Prado, et al. UNESCO, 2005 http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001421/142186f.pdf Quel espace reste-t-il dans l’Internet, hors la langue anglaise et la culture "made in USA" ?”, D. Pimienta, « Nord et Sud numériques », Les Cahiers du Numériques, Vol 2 No 3/4 Hermès, Numéro spécial sur la fracture numérique - 2001

Literatura português na Internet Measuring the Web in Portuguese, Rachel Aires, Diana Santos, 2002 http://www.linguateca.pt/Diana/download/AiresSantosEuroWeb2002.html "Diversidade cultural e direito à comunicação", Tadao Takahashi, 2004: http://www.campus-oei.org/pensariberoamerica/ric06a05.htm "Characterizing a National Community Web", Daniel Gomes, Mario J. Silva, 2005: http://xldb.fc.ul.pt/daniel/gomesCharacterizing.pdf “El valor económico del portugués: lengua de conocimiento con influencia global”, Alexandra Albuquerque y José Paulo Esperança, 2010: http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari127-2010 “O Google quer um mundo em que todos se entendam”, João Pedro Pereira, 2011: http://publico.pt/Tecnologia/o-google-quer-um-mundo-em-que-todos-se-entendam_1489868?all=1

Com permissão 

NET.LANG Avant-propos Irina Bokova Directrice générale de l’UNESCO Abdou Diouf Secrétaire général de la Francophonie José Luis Dicenta Secrétaire général de l’Union Latine Dwayne Bailey Directeur de recherche de ANLoc Daniel Prado Secrétaire exécutif du Réseau Maaya Partie 1 Quand les technologies rencontrent le multilinguisme Daniel Prado Présence des langues dans le monde réel et le cyberespace Michaël Oustinoff L’anglais ne sera pas la lingua franca de l’Internet Éric Poncet Innovation technologique et maintien des langues Maik Gibson Préserver l’héritage des langues éteintes ou en danger Marcel Diki-Kidiri Le cyberespace dans l’éducation en langue maternelle

NET.LANG Partie 2 Espaces numériques Stéphane Bortzmeyer Le multilinguisme dans la normalisation de l’internet Mikami Yoshiki & Shigeaki Kodama Mesurer la diversité linguistique sur le Web Joseph Mariani Les technologies de la langue en soutien au multilinguisme Vassili Rivron L’usage de Facebook chez les Éton du Cameroun Pann Yu Mon & Madhukara Phatak Moteurs de recherche et langues asiatiques Hervé Le Crosnier Bibliothèques numériques Dwayne Bailey Localisation des logiciels: open source et multilinguisme numérique Mélanie Dulong De Rosnay Traduction et localisation des licences Creative Commons

NET.LANG Partie 3 Le multilinguisme numérique pour construire des sociétés inclusives Viola Krebs & Vicent Climent-Ferrando Langues, cyberespace et migrations Annelies Braffort & Patrice Dalle Accessibilité du cyberespace : langues des signes Tjeerd de Graaf Intérêt des archives orales pour les langues menacées Evgeny Kuzmin Politiques linguistiques pour contrer la marginalisation des langues Tunde Adegbola Multimédia, langues des signes,langues écrites et orales Adel El Zaim Cyberactivisme et langues régionales dans les printemps arabes de 2011 Adama Samassékou Multilinguisme, Objectifs du Millénaire pour le développement et le cyberespace

NET.LANG Partie 4 Le multilinguisme sur internet, une question multilatérale Isabella Pierangeli Borletti Décrire le monde : Multilinguisme, Internet et Droits de l’Homme Stéphane Bortzmeyer La gouvernance de l’internet à l’heure du multilinguisme Marcel Diki-Kidiri Principes éthiques requis pour une présence équitable des langues dans la société de l’information Stéphane Grumbach L’Internet en Chine Michaël Oustinoff L’économie des langues Daniel Prado & Daniel Pimienta Quelles politiques publiques pour les langues dans le cyberespace ? Conclusion Adama Samassékou président de Maaya L’avenir se parle, s’écrit et se lit dans toutes les langues

VERSÃO EM PORTUGUÊS MAAYA pediu votos para a versão em português do NET.LANG O produto estará acessível gratuitamente na Web e uma opção pode ser impresso. NET.LANG é um livro de referência neste campo.

Muito Obrigado Gracias Thank you Dhonnyobaad Orkun Toda raba MERCI Abhar Amesegnalhu Shukran  Dhonnyobaad Dekuji  Adjarama Doh jeh N’gue penù