NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÉVORA 15 Propostas de acção para a Freguesia S. MAMEDE 18.
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Reciclagem e reutilização
Jogo do Ambiente.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Os Ecopontos na vila e freguesias vizinhas
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Meio Ambiente e Desenvolvimento
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
ANÁLISE DOS RESULTADOS DA PROVA DE AFERIÇÃO DE MATEMÁTICA 2012
Inventário de ciclo de vida do Diesel
20 Perguntas
Provas de Concursos Anteriores
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
Educação Ambiental - GPEEA
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
30 de junho de 2009.
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Prefeitura Municipal de Bombinhas
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
NEPSO – Escola Opinião 100 ideias, 1000 opiniões.
O problema do lixo termina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
BENCHMARKING.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
A Relação dos Portugueses com o Dinheiro e o Crédito 2 de Abril de 2008.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Estudo - Gestores de PMEs em Portugal
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Segurança geral e pessoal
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
Agenda 21 nas Universidades
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Educação Ambiental.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
Para que se consiga viver de um modo sustentável é necessário tomar algumas medidas. Vamos enumerar medidas que permitem uma redução no consumo de bens.
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE No dia 5 de Junho -Dia Internacional do Ambiente, a Escola EB1 Serra das Minas nº 1, sita na Av. João de Deus, realizou um desfile.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
QUAL O TAMANHO DA SUA PEGADA?
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SERRA DAS MINAS Projecto Ambiental
Desenvolvimento sustentável
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
Transcrição da apresentação:

NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões” ESTUDO DA PEGADA ECOLÓGICA NA COMUNIDADE EDUCATIVA JOÃO DE MEIRA 2012

A expressão "pegada ecológica" Usada pela primeira vez em 1996, por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel. Pretende ser uma medida para calcular o impacto anual (devido aos recursos naturais que, direta ou indiretamente, consomem) dos seres humanos no ambiente, quando vivem de acordo com o seu estilo de vida habitual.

Pegada Ecológica A pegada ecológica tem sido usada como indicador de sustentabilidade ambiental. Cada habitante de Portugal necessita de 4,47 hectares para obter os alimentos que consome, a água que bebe, para abrigar as construções que utiliza e para absorver o dióxido de carbono que lança para a atmosfera. Fonte: O site do Público a 14.10.2010

Estilo de vida em Portugal requer 2,5 planetas A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares (WWF). Quercus

Porquê estudar a pegada ecológica? Uma das metas do Projeto Educativo da escola é “Saúde e sustentabilidade”. Só um estudo de opinião permite aferir o que os alunos, pais e professores sabem sobre o tema e qual a perceção e intenções que têm relativamente à aquisição de hábitos ecológicos. Melhorar a qualidade de vida das gerações futuras.

Metodologia Cálculo da Pegada ecológica: entrevista por auto- preenchimento feita pela internet, através de uma hiperligação no email criado para o efeito (utilizador: NEPSOJDM, palavra passe: alunosjdm) [Alunos, professores e pais]. O questionário do estudo de opinião: Professores: auto-preenchimento, pela internet, através da plataforma da Fundação Vox Populi. Alunos: auto-preenchimento, pela internet, através da plataforma da Fundação Vox Populi. Pais: auto-preenchimento presencial, em papel.

Método de Recolha de informação Tipo de entrevista: com pergunta geral; tipo aberta; perguntas fechadas; dicotómicas e semi-fechadas. Tratamento da informação: O questionário foi construído no GoogleDocs. As respostas fornecidas pelos três grupos foram tratadas isoladamente. Cada resposta recolhida foi convertida numa pontuação (valor standardizado), permitindo assim a quantificação da pegada de cada indivíduo. Apuraram-se valores totais e valores médios por indivíduo.

Universo Universo de alunos: O universo de alunos é constituído por 817 alunos do 5º ao 9ºano de escolaridade. Universo dos professores: o universo é constituído por 142 professores. Universo dos pais e encarregados de educação: é constituído por 277 pais. Amostra: Alunos: não aleatória por quotas. Professores: não aleatória por conveniência. Pais: não aleatória por conveniência.

Análise de resultados A nossa pegada média é de 422, no entanto a pegada dos alunos é a mais alta. Realce-se que a média obtida situa-se acima da média nacional, pois dá-nos um valor de 6 a 8 ha. Professores: 30 Alunos: 38 Pais: 22

Principais conclusões Objetivo 1 - A relação da comunidade educativa com a sua Pegada Ecológica Feito o cálculo da pegada ecológica, constatamos que a maior pegada é a dos alunos (427), seguindo-se a dos pais (421) e, por último, a dos professores (418). Perante estes resultados, pretendemos desenvolver estratégias para diminuir a pegada ecológica, pois a nossa média situa-se entre os 6 a 8 ha (acima da média nacional). Estes resultados traduzir-se-iam na necessidade de mais de “três planetas para sustentar” o modo de vida da nossa comunidade. Pais – 47 Alunos – 111 Professores 34

Principais conclusões Verificamos, ainda, que muitos alunos (57%) não sabem o que é pegada ecológica; 20% referem que é o nosso impacto no ambiente e 9% consideram ser a redução da intervenção humana na natureza. Por sua vez, 38% dos professores dizem ser o nosso impacto no ambiente; 9%, a redução da intervenção humana na natureza e 24% dizem não saber. 30% dos pais referem ser a nossa marca no ambiente; 19% referem que é a ação humana em prol do meio ambiente e a quantidade de recursos naturais para sustentar as gerações e 15% dos pais não respondem.

Principais conclusões Com vista à redução da sua pegada, 18% dos alunos dizem que se deviam promover campanhas de sensibilização; 14% afirmam que se deveria “dar o exemplo, tendo hábitos ecológicos”; 43% não sabem; 18% não responderam e 9% dizem que deviam existir painéis solares. 32% dos professores dizem que se deviam promover campanhas de sensibilização; 29% professores afirmam que se deveria “dar o exemplo, tendo hábitos ecológicos”; 21% dizem que deviam existir painéis solares; 12% não sabem e 18% não responderam. 38% dos pais referem a necessidade de existirem programas de sensibilização; 17% apontam para a necessidade de mais reciclagem; 13% consideram que deviam existir mais painéis solares e 13%, mais limpeza na escola.

Principais conclusões: Objetivo 2 - A relação da comunidade educativa com a sustentabilidade ambiental Verificamos que os inquiridos apresentam alguns hábitos ecológicos quanto à poupança da água; à reciclagem; à reutilização; à poupança de energia; à preferência por produtos reciclados e à partilha de material escolar; a maioria faz um saco de lixo por dia e dá o que já não usa. No entanto, a preferência dos inquiridos para as suas compras recai nas grandes superfícies, seguindo-se o comércio local. As compras feitas noutros locais são residuais.

Principais conclusões: Uma pequena percentagem de alunos sabe que na escola se faz a recolha de vários materiais para reciclagem, a separação de lixo e que existem projetos e programas que promovem a sustentabilidade. Contudo, uma percentagem significativa (26%) não sabe o que se faz na escola. Metade da amostra dos professores refere que é feita a reciclagem de vários materiais, a separação de lixo e uma menor percentagem refere a existência de projetos que desenvolvem a sustentabilidade.

Principais conclusões: Os pais, por sua vez, sabem que na escola se faz a recolha de óleos, tampinhas e pilhas; a reciclagem de lixo; 6% referem a existência da horta pedagógica; 6%, a recolha de papel e 4%, a recolha de rolhas de cortiça.

Principais conclusões: Objetivo 3 - Determinar a opinião da comunidade educativa relativamente a ações a desenvolver, tendo como preocupação de fundo a redução da pegada ecológica e a sustentabilidade ambiental Relativamente ao conhecimento do que se faz na zona para promover a sustentabilidade, cerca de metade dos alunos não sabe o que se faz e 27% dos alunos referem existir pontos de recolha de vários materiais. A maior parte dos professores referem existir pontos de recolha de vários materiais. Os pais identificam as iniciativas da zona para a sustentabilidade como a reciclagem do lixo, existência de ecopontos, incentivo à horta pedagógica e limpeza de espaços verdes.

Principais conclusões: Quase metade da amostra dos alunos não sabe o que se pode fazer na escola para promover mais sustentabilidade; uma menor percentagem refere, contudo, a adoção de hábitos ecológicos; a promoção de campanhas de sensibilização e a colocação de mais ecopontos. A maioria dos professores considera ser importante promover mais campanhas de sensibilização e a adoção de hábitos ecológicos. A maioria dos pais aponta para a necessidade de se implementarem mais programas de sensibilização e a colocação de mais ecopontos, mais separadores de lixo e uma maior preservação dos espaços verdes.

Dar vida aos resultados… Vão ser desenvolvidas várias ações com vista à concretização dos seguintes objetivos:  Dar a conhecer o estudo ao município de Guimarães; Divulgar o estudo efetuado junto da comunidade educativa; - Reduzir a Pegada Ecológica; - Articular com o Programa Eco-Escolas/projetos da escola; Aumentar a sustentabilidade ambiental;  Promover uma maior divulgação das atividades no âmbito dos projetos sustentáveis. Plano de Ação:

Para vivermos melhor…. Fim da apresentação!