Um dia, um jovem se aproximou dele e perguntou:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO TUTOR E CURSISTA
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
“Feliz aquele que transfere o
Semana Pedagógica - Julho/2011
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Escola de Pais Tema: “Respeito ao Próximo”
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Um dia, um jovem se aproximou dele e perguntou:
2006.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Funções e Atribuições do Diretor
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Para Receber Mensagens de Motivação gratuitamente, escreva para nós.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
/2006 expansão para cerca de 7000 cursistas a cada etapa. Serão também incorporados ao Projeto cursistas de escolas de Educação Especial, acrescentando-lhe,
SUPLEMENTO MANUAL PROGESTÃO
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Fórum de Secretários Executivos
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Havia uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado. Ria Slides.
UMA PARCERIA.
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Havia uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado. Ria Slides.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
AONDE VOCÊ CHEGAR.
Tutores Proinfo Integrado (Bolsistas) 61 Tutores – Proinfo Integrado
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
Transcrição da apresentação:

Era uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado.

Um dia, um jovem se aproximou dele e perguntou: - “Nunca estive por aqui... Como são os habitantes desta cidade?”

O ancião respondeu-lhe com outra pergunta: - “Como eram os habitantes da cidade de onde vens?”

- “Egoístas e maus, por isso fiquei feliz de ter saído de lá.”

- “Assim são os habitantes desta cidade”, respondeu-lhe o ancião.

Pouco depois, outro jovem se aproximou e fez a mesma pergunta: - “Estou chegando a este lugar. Como são os habitantes desta cidade?”

Como da vez anterior, o ancião devolveu a pergunta: - “Como eram os habitantes da cidade de onde vens?”

“Eram bons, generosos, hospitaleiros, honestos e trabalhadores “Eram bons, generosos, hospitaleiros, honestos e trabalhadores. Tinha tão bons amigos que me custou muito separar-me deles.”

- “Os habitantes desta cidade também são assim”, respondeu o ancião.

- “Por que respondeste assim para estas duas pessoas?” Quando o jovem se afastou, um homem que levara seus animais para beber da água do poço e acabara por escutar a conversa, disse ao ancião: - “Por que respondeste assim para estas duas pessoas?”

“Quem nada encontrou de bom em seu passado, tampouco encontrará aqui.” - “Veja” - respondeu ele – “cada pessoa carrega o universo em seu coração”. “Quem nada encontrou de bom em seu passado, tampouco encontrará aqui.”

“Ao contrário, aquele que tinha amigos em sua cidade, aqui também encontrará bons amigos.”

“As pessoas refletem o que existe em si mesmas. Encontram, sempre, o que esperam encontrar.” Texto: Reflexo da Vida, Conto Sufi Música: Shakhira - Arabic Belly Dance Adaptação:ZM

PROGESTÃO/Travessia

PROGESTÃO INICIATIVA: Secretarias Estaduais de Educação COORDENAÇÃO: Conselho Nacional de Secretários de Educação PARCERIAS:

INÍCIO PESQUISA NACIONAL Dificuldades - Gestores Escolares: Processos participativos Coordenação pedagógica Gestão financeira Articulação técnico - administrativa

PROGESTÃO Curso de formação continuada e em serviço que tem por finalidade o desenvolvimento das competências necessárias aos gestores das escolas públicas, para a promoção da melhoria dos resultados educacionais.

ESTRUTURA Estadual SRE Cursistas SEE SRE Coordenação Tutoria Implementação Tutoria Municipal SME Cursistas

CARGA HORÁRIA 270 horas 146 horas 124 horas A Distância Presenciais Estudos autônomos Encontros presenciais

PÚBLICO ALVO EDITAL SEE Nº 05/2011 “MG” 17/12/2011 Secretário Municipal de Educação (Rede Municipal) Diretor de Escola Coordenador de Escola Vice-diretor Especialista em Educação Básica Escolas Estaduais Escolas Municipais

MATERIAL DIDÁTICO Guia Didático Guia do Tutor Módulos Cadernos de Atividades Intermódulos DVD

FOCO

Resolução de Problemas METODOLOGIA Resolução de Problemas

MÓDULOS TEMAS I - Função Social da Escola II - Envolvimento da equipe na gestão escolar III - Projeto Pedagógico IV - Sucesso e permanência do aluno na escola V - Gestão Democrática VI - Gestão de Recursos Financeiros VII - Gestão do Espaço e Patrimônio Escolares VIII - Gestão dos Servidores IX - Avaliação Institucional X - Políticas Públicas

IMPACTOS Lideranças comprometidas com a função social da escola Conscientização Lideranças comprometidas com a função social da escola Contribuição para a transformação da realidade

SISTEMA DE AVALIAÇÃO Atividade Obrigatória Atividade Socializada Projeto 1ª Prova 2ª Prova Memorial Total : 100 pontos APROVAÇÃO DO CURSISTA: 80 pontos nas atividades e provas 80% de presença nos encontros

RESULTADOS PERÍODO: 2004 A 2011

Resultados - Aprovação 15.009 Gestores Aprovados * Não houve participação da rede estadual na 7ª Edição

Resultados – Aprovação 1.083 Gestores Municipais Aprovados

Resultados – Atendimento 2.051 Municípios Beneficiados

Resultados – Atendimento

Resultados – Atendimento

Resultados – Impactos 6.015 Cursistas 84% de Aprovação

PROGRAMA TRAVESSIA

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social PROGRAMA TRAVESSIA Objetivo Promover a inclusão social e produtiva da população, bem como minimizar as privações sociais em que esta população se encontra. Como Articular e integrar o planejamento, execução e acompanhamento das políticas públicas, principalmente estaduais, com base no território, visando maior efetividade das mesmas. Onde Em municípios com menor IDH e localidades determinadas, nas quais se concentram famílias em situação de pobreza e privação social. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social PROGRAMA TRAVESSIA Porta a Porta Travessia Social Travessia Saúde SITUAÇÃO FUTURA: Melhoria na qualidade de vida e redução das privações sociais SITUAÇÃO INICIAL: Localidades com alto índice de privações nas dimensões saúde, educação e padrão de vida Banco Travessia Travessia Renda Travessia Educação Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

PROGESTÃO NO PROGRAMA TRAVESSIA A partir de 2008, com a implantação do Programa Travessia, o PROGESTÃO capacita também a rede municipal pertinente aos municípios selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento - SEDESE. OBJETIVO Dotar a rede municipal de ensino de gestores competentes, comprometidos com a efetiva aprendizagem de seus alunos e com a elevação da qualidade do ensino público municipal. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

ANO/EDIÇÃO RESULTADOS DA ARTICULAÇÃO TRAVESSIA - PROGESTÃO MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELO TRAVESSIA SERVIDORES MUNICIPAIS APROVADOS NO PROGESTÃO 2008/5ª 05 77 2009/6ª 35 341 2010/7ª 70 295 2011/8ª 44 Em execução TOTAL 154 713 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social

IMPLEMENTAÇÃO 8ª EDIÇÃO - 2012

PREFEITURA – SME- SEDESE 8ª Edição – 2012 Responsabilidade Institucional AÇÃO RESPONSÁVEL Implantação / implementação do PROGESTÃO SEE/SRE/MG - SEDESE PREFEITURA – SME Inscrições de cursistas SEE/SRE/MG PREFEITURA - SME Acompanhamento sistematizado do Projeto SEE/SRE-MG PREFEITURA – SME- SEDESE Indicação do tutor (1 turma/SRE)* SRE/MG Capacitação de tutores SEE/MG Tutoria dos cursistas Realização de Encontros Presenciais Despesas de deslocamento para Encontros Presenciais na sede da SRE - 10 Encontros PREFEITURA-SME

8ª Edição – 2012 Responsabilidade Institucional AÇÃO RESPONSÁVEL Monitoramento de Encontros Presenciais SEE/MG Monitoramento do ambiente virtual Inserção de dados no ambiente virtual do PROGESTÃO SRE/MG Elaboração, impressão do material instrucional CONSED/MEC Elaboração e impressão de Intermódulos Distribuição do material instrucional SEE-SRE/MG Avaliação dos cursistas SEE/SRE/MG Certificação dos cursistas

8ª Edição – 2012 CRONOGRAMA CRONOGRAMA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS ANEXO 8ª Edição – 2012 CRONOGRAMA CRONOGRAMA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS PROGESTÃO – 8ª EDIÇÃO – REDE ESTADUAL E PROGRAMA TRAVESSIA ENCONTROS PRESENCIAIS PERÍODO CARGA HORÁRIA ATIVIDADES 1º 20 de Março de 2012 8 horas Apresentar o Projeto PROGESTÃO Apresentar Módulo I e Intermódulo I 2º 11 e 12 de Abril de 2012 12 horas Sistematizar Módulo I e Intermódulo I Apresentar Módulos II, V e Intermódulos II, V 3º 15 e 16 de Maio de 2012 16 horas Sistematizar Módulos II,V e Apresentar Módulo IV e Intermódulo IV

ENCONTROS PRESENCIAIS ANEXO 8ª Edição – 2012 ENCONTROS PRESENCIAIS PERÍODO CARGA HORÁRIA ATIVIDADES 4º 12 e 13 de Junho de 2012 12 horas Sistematizar Módulo IV e Intermódulo IV Apresentar Módulo III e Intermódulo III 5º 04 e 05 de Julho de 2012 16 horas: 12h Encontro 4h Prova Sistematizar Módulo III e Intermódulo III Apresentar Módulo VI e Intermódulo VI Prova – Módulos I, II, III, IV, V e Intermódulos Correspondentes. 6º 07 e 08 de Agosto de Sistematizar Módulo VI e Intermódulo VI 2012 Apresentar Módulo VII e Intermódulo VII

ENCONTROS PRESENCIAIS ANEXO 8ª Edição – 2012 ENCONTROS PRESENCIAIS PERÍODO CARGA HORÁRIA ATIVIDADES 7º 04 e 05 de Setembro de 12 horas Sistematizar Módulo VII e Intermódulo VII 2012 Apresentar Módulo VIII e Intermódulo VIII 8º 02 e 03 de Outubro de 2012 Sistematizar Módulo VIII e Intermódulo VIII Apresentar Módulo IX e Intermódulo IX 9º 06 e 07 de Novembro de 2012 Sistematizar Módulo IX e Intermódulo IX Apresentar Módulo X e Intermódulo X 10º 04 e 05 de Dezembro de 2012 12 horas: 8h Encontro 4h Prova Sistematizar Módulo X e Intermódulo X Prova – Módulos VI, VII, VIII, IX, X e Intermódulos correspondentes. Carga Horária Total: 270 horas Presencial: 124 horas A Distância: 146 horas

Inscrições dos cursistas da Rede Estadual e Municipal Edital 05/2011 “7.4 A inscrição será realizada no período de 06 a 17/02/2012, em Formulário de Inscrição, Anexo VI deste Edital, devidamente preenchido pelas escolas estaduais ou secretarias municipais de educação, conforme o caso.” “7.6 Compete às SREs: 7.6.1- receber os formulários de inscrição dos candidatos ao PROGESTÃO EAD, conferir os dados informados e inseri-los no sítio eletrônico www.educacao.mg.gov.br/webprog , até o dia 29/02/2012;”

Para efetuar a inscrição: 1. Clicar em cadastramento de usuários

2. Preencha a ficha de inscrição do cursista e cadastre a senha aluno para todos.

3. Designar a função de cursista e formar os grupos/turmas Na próxima capacitação de tutores

Comunicação SEE/SRE – E-mail pessoal/institucional SRE/SEE – Responsável DGDC/SRH para cada grupo de SRE SRE/SRE – Ambiente Virtual do PROGESTÃO: “Espaço do Tutor” Observação: SRE que possuem mais de um tutor: Definir um coordenador do grupo de tutores para o contato com o responsável da DGDC/SRH

INSTRUMENTOS UTILIZADOS

CURSISTA 1 – AUTOAVALIAÇÃO 2 – AVALIAÇÃO DO ENCONTRO PRESENCIAL

1 - AUTOAVALIAÇÃO DO CURSISTA PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO - 2012 1 - AUTOAVALIAÇÃO DO CURSISTA Nome do/a Cursista:__________________________________________ Módulo I Município:__________________________ Indique SIM ou NÃO para cada uma das afirmativas, a seguir, relacionadas: Analisando meu desempenho, reconheço que: SIM NÃO estabeleci horário para estudo e criei condições para realizá-lo cumpri as tarefas com dedicação e compromisso demonstrei autonomia para buscar informações novas mantive contatos com o tutor desenvolvi minha criatividade e propus soluções participei dos trabalhos em equipe realizei os estudos individuais Recursos que utilizei para atingir os objetivos do Módulo I : SIM NÃO leitura de todos os textos do Caderno de Estudo realização de todas as atividades do Caderno de Estudo leituras complementares indicadas no Caderno de Estudo consultas ao tutor consultas aos colegas estudo independente participação no encontro presencial realização de todas as atividades do Caderno de Atividades Outros: especificar

AUTOAVALIAÇÃO DO CURSISTA PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO - 2012 AUTOAVALIAÇÃO DO CURSISTA Nome do/a Cursista:__________________________________________ Módulo I Município:__________________________ Indique SIM ou NÃO para cada uma das afirmativas, a seguir, relacionadas: Ao final do Módulo I, as aprendizagens mais significativas relacionadas ao cotidiano escolar foram: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Os conteúdos que encontrei maiores dificuldades foram: O encontro presencial facilitou (ou não) a aprendizagem desse módulo porque: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Outros comentários que julgo pertinentes: ____________________________________________________________________________ Data:___/___/___

PROJETO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES – PROGESTÃO 1º ENCONTRO PRESENCIAL 2 - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Tutor: Horário: Cursista: Período: COMO VOCÊ AVALIA: 1 - COMUNICAÇÃO A NA EP 1.1 – Quanto à divulgação do encontro 1.2 – Quanto às informações necessárias sobre a realização do encontro (local, data, tempo hábil, facilidade de obtenção de informações adicionais...). 2 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2.1 – Apresentação do PROGESTÃO: a – Estrutura b – Material Didático c – Sistema de Avaliação 2.2– Apresentação do Módulo Novo: a – Problematização do título b – Uso do Vídeo c – Apresentação do Mapa de Unidades d – Informação sobre as atividades obrigatórias e de socializaçao 2.2 – Apresentação do Intermódulo Novo: a – Contextualização do Intermódulo b – Interação entre os conteúdos dos Módulos e Intermódulos 2.3 – Utilização de dinâmicas 2.4 – Utilização de textos complementares

PROJETO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES – PROGESTÃO 1º ENCONTRO PRESENCIAL - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Tutor: Horário: Cursista: Período: 3 - MATERIAL DIDÁTICO 3.1 – Qualidade técnica e gráfica 3.2 – Adequação do material às atividades desenvolvidas 4 - CARGA HORÁRIA DO ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO 4.1 – Carga horária total do encontro 4.2 – Distribuição da carga horária em relação às atividades desenvolvidas 5 – TUTORES 5.1 – Domínio do conteúdo 5.2 – Clareza e objetividade 5.3 – Metodologia utilizada 5.4 – Relacionamento interpessoal 5.5 – Atendimento às dificuldades e dúvidas apresentadas pelos cursistas e disponibilidade em resolvê-las 5.6 – Pontualidade e cumprimento da pauta

Conceitos: A = Atendeu as suas expectativas PROJETO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES – PROGESTÃO 1º ENCONTRO PRESENCIAL - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Tutor: Horário: Cursista: Período: 6 – INFRA-ESTRUTURA 6.1 – Estrutura física adequada às atividades desenvolvidas 6.2 – Disponibilidade de recursos 6.3 – Acessibilidade ao local 7 – OUTRAS OBSERVAÇÕES E OU SUGESTÕES Conceitos: A = Atendeu as suas expectativas NA = Não atendeu as suas expectativas EP = Atendeu, em parte, as suas expectativas

TUTOR 1 – PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS 2 – RELATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ENCONTRO PRESENCIAL

1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS SRE :_________________________________________ MUNICÍPIO :______________________________________________________________ PERÍODO: _____/_____/_____ a _____/_____/_____ CARGA HORÁRIA: ____________ FECHAMENTO: ( ) MÓDULO APRESENTAÇÃO: ( ) MÓDULO ( ) INTERMÓDULO ( ) INTERMÓDULO I- OBJETIVO DO ENCONTRO: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ II- ABERTURA DO ENCONTRO: Socialização da pauta. Mensagem (qual / a que tema se refere) . Feedback aos cursistas da avaliação que fizeram do Encontro Presencial anterior. Dinâmica (qual? / qual o objetivo?): ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS III - FECHAMENTO DO MÓDULO e INTERMÓDULO : ( a partir do 2º Encontro Presencial ) 01- Uso do vídeo para fechamento do Módulo. Proposta: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 02- Atividade de socialização (Caderno de Atividades) Proposta: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 03 - Recolhimento da atividade obrigatória (Caderno de Atividades ). Comentar sua realização, dificuldades, contribuição com o trabalho na escola, correlação com o cotidiano da escola...) Proposta: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 04- Sistematização dos conteúdos do Módulo e Intermódulo. Proposta: ________________________________________________________________________________

1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS IV- INTRODUÇÃO DO MÓDULO Nº ____ E INTERMÓDULO 01- Uso do vídeo para apresentação do Módulo. Proposta: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 02- Problematização do título do Módulo. Proposta: _________________________________________________________________________________ 03- Apresentação do Mapa de Unidades do Módulo. Proposta: _______________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 04- Apresentação do Intermódulo contextualizado com o Módulo Proposta: _________________________________________________________________________________ 05- Orientações sobre as atividades obrigatória e de socialização que deverão ser realizadas para o próximo encontro (Caderno de Atividades ).

1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS V - ENCERRAMENTO DO ENCONTRO: 01- Orientações e informações referentes ao próximo encontro. 02- Avaliação do Encontro - inclui preenchimento do formulário padrão. Proposta: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 03- Auto-avaliação do cursista durante o Encontro. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 04- Mensagem de encerramento .

PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO-2012 2 - RELATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ENCONTRO PRESENCIAL   SRE ________________________ ________ ENCONTRO PRESENCIAL LOCAL DE REALIZAÇÃO ________________________________ DATA _____/_____/______ TUTOR(ES) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   COORDENADOR / DGDC ________________________________________________________________________ Responsabilidades dos tutores: Planejamento do encontro presencial. Envio da pauta à DGDC para análise e orientações até dias antes do encontro. Preencher e retornar à DGDC resumo do Encontro Presencial. Inserção dos dados no ambiente virtual. Responsabilidades da DGDC: Encaminhar material instrucional Analisar pautas dos encontros presenciais Monitorar ambiente virtual. Receber resumos dos encontros presenciais.

Cursistas presentes Número Municípios Cursistas faltosos PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO-2012 RELATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ENCONTRO PRESENCIAL SRE ________________________ ________ ENCONTRO PRESENCIAL LOCAL DE REALIZAÇÃO ________________________________ DATA _____/_____/______ TUTOR(ES) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   COORDENADOR / DGDC ________________________________________________________________________ Cursistas presentes Número Municípios Cursistas faltosos RESUMO DO ENCONTRO :

ENCONTRO PRESENCIAL ETAPAS

ENCONTRO PRESENCIAL OBJETIVOS DO ENCONTRO ABERTURA APRESENTAÇÃO DO PROGESTÃO/PROGRAMA TRAVESSIA APRESENTAÇÃO DO MÓDULO E INTERMÓDULO FECHAMENTO/ SISTEMATIZAÇÃO DO MÓDULO E INTERMÓDULO LEITURA DAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIA E SOCIALIZADA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS AVALIAÇÃO DO ENCONTRO ENCERRAMENTO

PROGESTÃO – TRAVESSIA 8ª Edição - 2012 ATENÇÃO 1 – Seleção dos cursistas – Edital 06 a 10/02/12 – indicação pela SME 2 – Inscrições – 13 a 17/02/12 – encaminhamento à SRE, para validação, conforme a demanda (critérios)

O PAPEL DA TUTORIA

FUNÇÕES DO TUTOR: O QUE É NECESSÁRIO PARA DESEMPENHAR ESSAS FUNÇÕES? facilitar a aprendizagem motivar orientar avaliar O QUE É NECESSÁRIO PARA DESEMPENHAR ESSAS FUNÇÕES? - É imprescindível conhecer os módulos - Possuir capacidade de conduzir equipes - Ter iniciativa e criatividade - Possuir capacidade de acompanhar e avaliar o desempenho dos cursistas - Ter visão sistêmica

TUTORIA NO PROGESTÃO O TUTOR DEVE INCENTIVAR O CURSISTA DURANTE TODO O CURSO: Nas práticas vinculadas ao aprender a aprender; Na autocapacitação; No aprender a fazer coletivamente.

TUTORIA NO PROGESTÃO O TUTOR DEVE INCENTIVAR O CURSISTA DURANTE TODO O CURSO: Na troca de experiências entre os gestores; No cumprimento de todas as atividades previstas no Caderno de Estudo e de Atividades, as Atividades Obrigatórias e Socializadas e no desenvolvimento do Projeto e do Memorial.

TUTORIA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS Planejar a infraestrutura: local, equipamentos, materiais Socializar informações: local e horário do Encontro Zelar pelo cumprimento dos horários Estar atento à frequência dos cursistas (no mínimo 80%)

TUTORIA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS Estabelecer, coletivamente, as regras de convivência Cumprir com o que foi programado na Pauta Envolver todos os participantes nas discussõecia Consolidar a avaliação do Encontro Presencial

PROGESTÃO – TRAVESSIA 8ª Edição - 2012 PERGUNTAS...

“ A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo” Peter Druker PROGESTÃO