Auguste Rodin 1840-1917 Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
Neoclassicismo.
Conceito e Arte Pré-Histórica
Victor Brecheret.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Mario Raul de Moraes Andrade
Alunos; Paola e Matheus
Características Gerais
Romantismo.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
A arte renascentista História.
“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche
Auguste Rodin auto retrato.
A casa, uma parte de mim no mundo
A Arte do Renascimento.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
AFÁVEL E TÍMIDO, A SUA HONESTIDADE É MINUCIOSA E ÀS VEZES EXCESSIVA, COMPORTARIA UM ANEDOTÁRIO. De Bona.
Prof. Geordano Valente Raad
Prof. Everton da Silva Correa
Filha de Louis-Prosper Claudel, hipotecário, e Louise-Athanaïse Claudel, Camille Claudel nasceu em Aisne, em 8 de dezembro de Primeira filha do.
Creta - primeira civilização que surgiu na Europa (3000 – 1100 a.C.)
MICHELANGELO “Gênio da Escultura” CLICAR.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Prof. Everton da Silva Correa
1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
David, Galeria da academia de Florença
PARIS Musée Rodin O Museu Rodin de Paris está localizado no Hotel Biron (Rue de Varenne, 79), uma grande casa senhorial construída entre 1728 e 1730.
III Dimensões da ação humana e dos valores
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Realismo A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Pequena Antologia de Oitavas
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Um dos locais mais atraentes da Noruega é o Parque de Esculturas de Oslo, que contém
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Formação de Professores do Ensino Médio LINGUAGENS
Filosofia da Arte.
ROMANTISMO.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
História da Cultura e das Artes
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
UFTM — Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras
REALISMO.
Isabella Marinho dos Santos
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Neoclassicismo e Romantismo
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
ESCULTURA.
RENASCIMENTO CULTURAL
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Auguste Rodin 1840-1917 Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.

Formado nos cânones e regras do academismo romântico, admirou Miguel Ângelo cuja obra o influenciou no gosto pela figura humana. Rodin era sobretudo um excepcional modelador, já que esta técnica lhe permitia maior liberdade criativa. “Andromeda”

Como escultor, contrapôs as formas lisas, polidas e aveludadas dos corpos, ao bloco de pedra rugoso, inacabado e em bruto de onde saíam. “O Beijo, 1882-98”

Tal facto é bem visível nesta obra, em que as figuras entrelaçadas parecem presas à matéria que simboliza a paixão.

Camille Claudel foi uma das suas colaboradoras, que posou para a Danaide, e para o busto em gesso em que Rodin a representou com o barrete frígio, símbolo da liberdade para a Revolução Francesa . Danaide, 1885

“A Valsa”, Camille Claudel

“Os Burgueses de Calais” , As suas peças estão cheias de superfícies reentrantes e salientes, côncavas e convexas, que absorvem e reflectem a luminosidade, criando uma ilusão de força, dinamismo e vitalidade. Preocupava-se em captar a essência dos seus modelos, registando a emoção que as suas peças transpiram, de dentro para fora. O monumento “Os Burgueses de Calais” , 1884-89, bronze

Esta obra resultou de uma das primeiras encomendas públicas feitas a Rodin. Nela o autor evocou a história dos seis notáveis de Calais que se entregaram ao inimigo para salvar a cidade, quando esta estava cercada pelos ingleses. As figuras de tamanho natural, colocadas ao nível do espectador, reforçam a monumentalidade e o dramatismo da cena.

“Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentado numa rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar desenvolve-se no seu cérebro. Ele não é só um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin “O Pensador”, 1880-1904, bronze

Rodin fez a primeira versão da estátua Esta obra foi concebida para o centro do tímpano da Porta do Inferno. Representa Dante, reflectindo sobre a sua criação poética e simboliza o homem criador, em geral. Rodin fez a primeira versão da estátua “O Pensador” em 1880 . “O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho.”

“A Porta do Inferno”, 1880-1917, bronze Encomendada para o Museu de Artes Decorativas de Paris, foi fundida mas nunca chegou a ser aplicada. Baseou-se talvez, nas portas renascentistas do baptispério de Florença. Teve como inspiração temática a Divina Comédia de Dante. “A Porta do Inferno”, 1880-1917, bronze

Rodin foi considerado um realista, um simbolista, um expressionista e mesmo um impressionista, se se aplica o termo em escultura. O vulto incomparável da sua obra impuseram-no no panorama escultórico, influenciado os outros escultores do seu tempo. “Portas do Inferno”, pormenor