Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Prostática Anual
Advertisements

SAÚDE PROSTÁTICA.
Distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes estimados para 2012 em homens, exceto pele não melanoma* Fonte: INCA, 2011.
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
EZIO NOVAIS DIAS Por que o câncer de mama tornou-se um problema tão sério de saúde pública?
P2PSA Câncer de próstata. 27 milhões DE NOVOS CASOS AUMENTOU 20% Dados OMS para todo o mundo SOBRE O CÂNCER NO MUNDO P2PSA ESTIMATIVA PARA 2016 EXPECTATIVA.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu Embriologia Câncer de Próstata Discentes: Amália Beims, Denise Rodrigues, Deuvanir Sousa, Fabiana Soares,
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil Estimativas da Incidência e Mortalidade por Câncer no Brasil
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Vigilância Epidemiológica em Câncer
Câncer de Próstata Rastreamento do câncer de próstata – Quando e como fazer? Como reduzir o diagnóstico desnecessário?
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
Universidade Federal de Pelotas
Informação sobre o Câncer em Homens: Pulmões
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Informação sobre o Câncer em Homens: Pele
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
História Natural da Doença
Informação sobre o Câncer em Homens: Colo-retal
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
1 EM 1 MILHÃO
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
“PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER NO MUNICÍPIO DE FORMIGA/MG: INCIDÊNCIA E SUAS RAZÕES NA VISÃO DOS MÉDICOS E NAS INFORMAÇÕES DO DATASUS” Ana Paula Guimarães.
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
- Belo Horizonte, abril de 2012
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
OUTUBRO ROSA Ame-se, cuide-se e previna!.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aplicada à Biomedicina
História Natural da Doença
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
AULA 20.
Temas Integrados em Biomedicina II Provas de Funções Hepáticas.
Reunião COSEMS – 19/06/2018 Programa de Triagem Neonatal na Bahia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
CÂNCER DE PRÓSTATA Prof. Dr. Eduardo Lopes
Rastreamento do Câncer de Próstata no SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
Transcrição da apresentação:

Informação sobre o Câncer em Homens: Próstata Sindipetro-RJ Secretaria de Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente Serie Educação em Saúde – SIPAT-EDISE 99 Alberto José de Araújo, MD Assessor em Saúde Ocupacional

Câncer em Homens Os tipos de câncer que afetam os homens com maior freqüência, são os que atingem: A próstata, os pulmões, a área colo-retal do intestino grosso e a pele.

Câncer de Próstata: Dados reais O câncer de próstata é o que mais afeta aos homens. Nos EUA, em 1997, cerca de 209 mil homens tiveram este diagnóstico e 41,8 mil morreram desta doença. Quando é detectado precocemente, é possível trata-lo de modo eficaz. Todavia, é importante lembrar que no início de seu desenvolvimento, o câncer de próstata não apresenta sintomatologia.

Quem corre risco? A maioria dos homens que contraem o câncer de próstata são maiores de 50 anos e, mais de 80% deles acima dos 65 anos. Por alguma razão ainda desconhecida, os homens afroamericanos são aqueles que apresentam a taxa mais elevada de câncer de próstata, a nível mundial. Entre eles, a taxa de mortalidade é o dobro daquela observada em homens brancos.

A melhor defesa: A detecção precoce! É possível detectar o câncer de próstata em suas fases iniciais. Seu médico pode realizar provas sensíveis para detectar o câncer de próstata: Uma análise de sangue para o antígeno específico para a próstata (PSA) e Um simples exame de toque digital do reto.

Detecção precoce: recomendações da American Cancer Society! Para pessoas com 50 ou mais anos, aconselha-se: Fale com seu médico para começar a efetuar a análise do PSA no sangue e para realizar o exame de toque digital no reto para avaliar a glândula prostática. Entre os fatores que devem ser considerados incluem-se o seu estado geral de saúde e a suas expectativas de vida.

Detecção precoce: recomendações da American Cancer Society! Os homens que se encontram em grupos considerados de alto risco, como: os afroamericanos, ou aqueles que tem história familiar de casos de câncer de próstata, deveriam procurar seu médico para realizar os exames em idade mais precoce.

Prevenção ou detecção precoce: A melhor defesa contra o câncer! A detecção precoce - isto é, encontrar o câncer antes que se propague - é a melhor possibilidade de curá-lo. Muitos homens morrem de câncer próstata a cada ano. Você pode proteger-se e proteger a sua família, lendo a informação destes slides. Lembre-se, um diagnóstico precoce pode salvar a vida!

Para saber mais... Para outras informações sobre o câncer de próstata, você pode procurar as organizações abaixo: Conprev - Ministério da Saúde  www.inca.org.br  conprev@inca.org.br American Cancer Society www.cancer.org