PROFA. DRA. MONICA CHRISTINA RIPAMONTI GOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Escalas de Distribuição de Pessoal
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
AVISO PRÉVIO Lei nº12.506, 11/10/11 Art. 1o  O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada.
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
FÉRIAS.
Rescisão do contrato de trabalho – Modalidades
Transferência de Empregados do Exterior e para o Exterior
Prof. Dirceu Rodrigues Jr.
Férias Coletivas Conceitos Iniciais Requisitos para concessão
Dúvidas mais Frequentes dos Associados Sinduscon
AVISO PRÉVIO Nas relações de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá,
Cálculos Financeiros AULA 4 Profª Karine R. de Souza .
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
FÉRIAS DIREITO A FÉRIAS.
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Legislação Trabalhista
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
ESCOLA EB23 JOÃO GARCIA BACELAR
Organização e Gerência. Prof.: Luciene
BOLETIM DE FREQUÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
Cálculos Financeiros AULA 2 Profª Karine R. de Souza .
UNIDADE 11: DIREITO DO TRABALHO
Unidade 5- Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
FÉRIAS.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
1) Levando em consideração que determinado trabalhador recebe salário fixo de R$ 1.500,00, mais uma gratificação bimestral de R$ 200,00, nos meses de janeiro,
FGTS E ESTABILIDADES.
A) Determinado trabalhador, no período 2012/2013, vencido em 03 de julho de 2013, teve 10 faltas não justificadas. O empregador comunicou que tais férias.
Módulo V (A) – Remuneração (Férias, Aviso Prévio, Justa Causa e FGTS)
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
Módulo IV – Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo.
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
Extinção do Contrato de Trabalho
DIREITO DO TRABALHO II Aula 2 – Aviso prévio.
Prorrogação e Compensação de Jornada
AVISO PRÉVIO Prof. Msc Carlos Kley Sobral.
Atendimento e Documentação
O aviso prévio Direito do Trabalho.
Férias Período Aquisitivo: são os 12 meses que o empregado tem que trabalhar para ter direito às férias. Este período inicia-se na admissão; Período Concessivo:
PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Estágio IV
CARTEIRA DE TRABALHO - REGISTRO
Plano de Benefícios da Previdência Social Lei n. 8213/91
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Perícia Trabalhista.
Prof. Airton Cezar de Menezes
4º Gestão – FATEC GT Anderson Gheysa Félix Juliana Dias
Anderson Gheysa Félix Juliana Dias Luciana Carneiro Marjorie Valezzi Susana Souza Thales Santos 4º Gestão – FATEC GT.
Daniela Filipa 1ºC Nº4. Contrato de Trabalho:  Retribuição.  Que tipo de retribuições podem existir?  Falta e o Respetivo Artigo.  Dois exemplos de.
CÁLCULOS TRABALHISTAS Férias + 1/3: Conceito jurídico – arts. 142 e ss/CLT; 1 mês de remuneração, acrescido de 1/3; Período aquisitivo/período concessivo;
CÁLCULOS TRABALHISTAS
Legislação Trabalhista
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Arts. 457 a 467 da CLT
Férias. A cada 12 meses o trabalhador tem direito à férias,mas o empregador tem mais 11 meses para conceder o benefício. Deve ser avisado com no mínimo.
Férias Conceito, período aquisitivo e concessivo, perda e suspensão do direito, férias no regime de tempo parcial, em dobro, coletivas, vencidas, do empregado.
Rescisão Contratual Legislação.
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Técnicas de Administração de Pessoal
29/6/2016Anselmo Domingos da Paz Junior 1 Férias –conceito e requisitos legais.
RENATO SARAIVA.  PERÍODO AQUISITIVO - art. 130/130-A CLT;  PERÍODO CONCESSIVO – art. 134 da CLT;
PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista
Transcrição da apresentação:

PROFA. DRA. MONICA CHRISTINA RIPAMONTI GOLA FÉRIAS PROFA. DRA. MONICA CHRISTINA RIPAMONTI GOLA

FÉRIAS É o período de descanso remunerado do trabalhador, garantido por nossa CF, art° 7°, inciso XVII e pela CLT artigo 129. O período de férias anuais deve ser de 30 dias corridos, se o trabalhador não tiver faltado injustificadamente, mais de 5 vezes ao serviço.

FÉRIAS Admitido na empresa, o empregado precisa cumprir um período para adquirir o direito de férias; é denominado período aquisitivo; é de 12 meses (CLT, art. 130), chamamos de período aquisitivo. A remuneração será a mesma, como se estivesse em serviço, coincidindo com a do dia da concessão, acrescida de 1/3 (CF, art. 7º, XVII).  

FÉRIAS Férias vencidas: são as que se referem a período aquisitivo já completado e que não foram ainda concedidas ao empregado; “na cessação do contrato de trabalho, qualquer que seja a causa, será devida ao empregado a remuneração simples ou em dobro, conforme o caso, correspondente ao período de férias cujo direito tenha adquirido” (art. 146 da CLT).  

FÉRIAS Férias proporcionais: se refere ao pagamento em dinheiro na cessação do contrato de trabalho, pelo período aquisitivo não completado, em decorrência da rescisão.   Em se tratando de empregados com mais de 1 ano de casa, aplica-se o disposto no art. 146, § único da CLT:-

“na cessação do contrato de trabalho após 12 meses de serviço, o empregado, desde que não haja sido demitido por justa causa, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de acordo com o art. 130, na proporção de 1/12 por mês de serviço ou fração superior a 14 dias.”

FÉRIAS Para empregados com menos de 1 ano de casa, a norma aplicável é o art. 147 da CLT: “o empregado que for despedido sem justa causa ou cujo contrato se extinguiu em prazo predeterminado, antes de completar 12 meses, terá direito à remuneração relativa ao período incompleto de férias, de conformidade com o artigo anterior”.

FÉRIAS Prescrição: extinto o contrato é de 2 anos o prazo para ingressar com o processo judicial, e durante a relação de emprego é de 5 anos. A prescrição, durante o vínculo empregatício, é contada a partir do fim do período concessivo e não do período aquisitivo.

FÉRIAS O prazo de 12 meses, quando se adquire as férias é denominado período aquisitivo. Findo o período aquisitivo, inicia-se outro, também de 12 meses, dentro do qual o empregador deverá conceder as férias, conforme as suas conveniências, este é o período concessivo.

FÉRIAS Se não forem concedidas as férias no período concessivo, o empregado terá direito ao pagamento de férias em dobro. O período de férias é de 30 dias corridos, mas haverá diminuição, conforme o número de faltas injustificadas, verificadas no período aquisitivo.

FÉRIAS Embora permitida a redução do período de férias, conforme a tabela do artigo 130 da CLT, é proibido o desconto direto das faltas nos dias das férias. - 30 dias corridos – 05 faltas - 24 dias corridos - 06 a 14 faltas - 18 dias corridos - 15 a 23 faltas - 12 dias corridos – 24 a 32 faltas

FÉRIAS Férias Coletivas - de acordo com o art. 139 da CLT, as férias coletivas poderão ser concedidas a todos os empregados de uma empresa, ou de apenas um setor, permitindo-se o fracionamento em dois períodos anuais, desde que nenhum deles seja inferior a 10 dias.

FÉRIAS A lei proíbe a conversão total das férias em pagamento em dinheiro, mas permite a conversão de um terço, ou seja, o empregado goza 20 dias de férias e recebe abono de 10 dias em dinheiro, com isso, reduz-se o número de dias de férias e aumenta-se o ganho do empregado.