“Perspectiva da APaisMafra sobre a Segurança no meio Escolar”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE, HIGIENE, PREVENÇÃO E SEGURANÇA NA ESCOLA
Advertisements

O Projeto.
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Como melhorar a segurança da sua família na Internet
Inclusão Digital x Educação Digital
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Plano de Acção - BECRE- Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha- Fundão.
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
A Higiene e Segurança no Trabalho
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
"Acidentes... onde ...quando. Como Prevenir.
"Tudo pode esperar excepto a Educação"
Sínteses Críticas do Forum
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Colégio Senhor dos Milagres
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
ApaisMafra Actividades 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS CURSO DE PEDAGOGIA
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Biblioteca Escolar André Soares
Trabalho proativo com os pais/encarregados de educação
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Análise de Plano de Emergência Escola Dom Afonso Henrique
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
REGISTO FOTOGRÁFICO DO EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Gabinete de Intervenção ao Aluno
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
DIÁLOGO ABERTO Um espaço para formação, informação e reflexão
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…. AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE NÍVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: EXPERIENCIA DA ETSUS PARIQUERA-AÇU/ VALE DO RIBEIRA /SÃOPAULO Autores:
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Internet Segura Docente: João Antunes TICE Educa ç ão B á sica, turma /2011 Discente: Carla Sofia Nabais.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (A)
PROF. PATRICIA PEREIRA e OLGA FRANCISCO 2009/2010
Tecnologias da Informação e Comunicação Castelo Branco, 17 de Maio de 2011 A Discente: Daniela Sofia Santo nº ºAno / 2ºSemestre - Turma:1A/EB.
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PERNES Coordenadora do Projecto: Vanessa Pereira ANO LECTIVO
Co-financiamento PARCEIROS. Com este projeto pretende-se criar um circuito, associado a um programa de treinos de competências pessoais e sociais, no.
Directiva 89/391/CEE de 12 de Junho. Esta Directiva é considerada a “Directiva Mãe” é relativa à aplicação de medidas destinadas a promover a melhoria.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
COMANDO TERRITORIAL DE LEIRIA DESTACAMENTO TERRITORIAL DE CALDAS DA RAINHA SECÇÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS MISSÃO: Policiamento de proximidade e social,
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO TEMA 3 Directiva SEVESO Nuno Cunha Lopes Recurso desenvolvido no âmbito da medida do.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
PROGRAMA ESCOLA SEGURA O que é? O Programa Escola Segura é uma iniciativa conjunta do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Educação que.
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

“Perspectiva da APaisMafra sobre a Segurança no meio Escolar” www.apaismafra.org

Actividades que temos vindo a promover sobre a temática “Segurança”: Realização de Workshop sobre “Segurança no Espaço Escola” em 2007; Participação no simulacro realizado na EB1 Hélia Correia em Junho de 2007; Participação nas visitas pelas várias escolas do agrupamento afim de se analisar os Planos de segurança;

Actividades que temos vindo a promover sobre a temática “Segurança”: Realização de um documento dirigido aos pais sobre “Actuação em caso de emergência”; Criação de espaço no site www.apaismafra.org da internet sobre legislação de segurança escolar; Demonstração de meios envolvidos na “Escola Segura” com a participação da GNR;

Preocupações dos Pais e Encarregados de Educação no âmbito da segurança Meio Escolar: Plano de Segurança adequado e treinado que seja do conhecimento dos Pais e Educadores; Realização de exercícios e simulacros; Meios de socorro adequados e com pessoal auxiliar treinado; Vigilância adequada nos períodos de intervalo; Controlo de acessos; Divulgação aos Pais e Educadores de informação sobre segurança em meio escolar.

Preocupações dos Pais e Encarregados de Educação no âmbito da segurança Meio extra-escolar: Segurança Rodoviária nos acessos (sinalização, regras) e nas visitas de estudo; Proibição de instalações com gaz, bombas de gasolina, etc., na área de intervenção da Escola; Reforço da vigilância por parte das autoridades policiais (Escola Segura); Reeducar os Pais no acesso à escola;

Preocupações dos Pais e Encarregados de Educação no âmbito da segurança Aluno: Que conheça as regras básicas da boa segurança; Evitar comportamentos de risco na Escola; Seja exercitado sobre as medidas de segurança a adoptar em situações de emergência;

Preocupações dos Pais e Encarregados de Educação no âmbito da segurança Em casa: Adopção de medidas ensinadas no meio escolar têm aplicação, também, em casa…; Os Pais e Educadores devem de contribuir para um ambiente mais seguro; Conhecer as leis, regulamentos e boas práticas de forma a contribuir activamente para a adopção de uma cultura de segurança na Escola;

“Plano de Segurança” Papel dos Pais “Assimilação da cultura de segurança” Tome conhecimento do Plano de Segurança; Mantenha-se informado sobre os exercícios realizados; Converse com o seu filho sobre esta temática; Tire as dúvidas com a professora do seu filho/educando; Participe nas acções de informação da Associação de Pais; Voluntarie-se para participar nos exercícios/simulacros na escola;

“Plano de Segurança” Papel dos Pais Durante uma Ocorrência: Mantenha a calma; Mantenha-se contactável; Evite contactar com a escola; Confie nos professores e forças de segurança; Evite dirigir-se directamente à escola; A escola só deve entrar em contacto com os Pais das crianças que eventualmente sofram algum acidente.

“Plano de Segurança” Papel dos Pais Após a ocorrência: Dirija-se à escola apenas caso seja contactado; Na 1ª oportunidade converse com o seu educando sobre o assunto; Retire todas as dúvidas com a professora; Solicite a participação da Associação de Pais no “rescaldo” da ocorrência.

FIM