T úlio E spanca e o I nventário do F undo H istórico da C âmara M unicipal de É vora Conferência do Arquivo III 14 de Fevereiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
Advertisements

Comissão Municipal de Elaboração
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Que EJA temos e queremos?
TEORIA DO ESTADO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
29 DE MARÇO: PARABÉNS SALVADOR
Victor Brecheret.
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
BIBLIOTECAS ESCOLARES: UMA JANELA ABERTA AO CONHECIMENTO
Utilização de Publicações em sua Totalidade
Serviços Eletrônicos Sistema de Bibliotecas
GEOMETRIA ESPACIAL Nomes: Ana Carolina, Pedro, Guilherme e Lucas
SEJAM BEM VINDOS !.
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
Referências Bibliográficas.
FRISO CRONOLÓGICO ANOS DE CRIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OFICIAIS DO ME
Luís Vaz de Camões.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
R EPRESENTAÇÃO DA A RQUITETURA NOS DOCUMENTOS DO A RQUIVO M UNICIPAL Carlos Baioneta de Almeida DCHPC III CME.
Condições de sucesso nas intervenções no Património. Exemplos.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Eduardo Afonso Viana.
Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Cândido Portinari.
PIB Municipal 2009 Porto Alegre, 14 de Dezembro de 2011http:// FEE / Centro de Informações Estatísticas / Núcleo de Contabilidade Social.
VLT Parangaba - Mucuripe
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
O N OVO M APA J UDICIÁRIO M ARÇO DE 2014 D ISTRITO J UDICIAL DE F ARO R EORGANIZAÇÃO J UDICIÁRIA N ACIONAL CONSELHO GERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS.
CÂMARA MUNICIPAL DE ABRANTES 01.FEV.10. mais espaço ao urbanismo Criado com o objectivo de criar maior e melhor acesso entre o munícipe e a Divisão de.
Piet Mondrian.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS OBRAS, PROJETOS E SERVIÇOS REALIZADOS 2006.
REGIME JURÍDICO DOS REPESSE DE RECURSO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Conselheiro Substituto Alisson Araujo.
… um caminho para o sucesso! BIBLIOTECA ESCOLAR Águeda, setembro de 2012.
1905: Annus Mirablis de Einstein
1 Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) Departamento de Operações de Comércio Exterior (DECEX) 27/04/2010.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Apresentação do Inep ABRUEM – 12/05/2011 Malvina Tuttman.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE REFERÊNCIAS
Um Projeto Para o Semiárido AS MAIORES SECAS ANOQUANT. EM MILIMETROS * 1915* 208 mm * 1919* 262 mm * 1983* 281 mm * 1993* 190 mm.
COMONIAN Clique.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Biografia de Wassili Kandinsky
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Cadastro de Contas a Pagar
Manuel Bandeira Manuel bandeira foi um grande escritor, poeta e um crítico. Nasceu no dia 19 de abril de 1886, em Recife, Pernambuco. Participou indiretamente.
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
LINK DISPONÍVEL NO SITE
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
Um projecto de: Carlos Sequeira; Miguel Correia; Naliana Oliveira; Rita Correia. Área de projecto 2010/11 | 12ºE Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Seminário de Pesquisa Aula 3.
História da Cultura e das Artes
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA QUANDO O BRASIL FOI À GUERRA: OS BASTIDORES DA GUERRA.
Matrícula 2016.
FICHAMENTO.
Fundamentos Arquivísticos Aula 4. índice 1. Transformações ocorridas na Idade Contemporânea 2. Arquivos na Idade Contemporânea 3. Princípio de Proveniência.
Comunicação – IX Encontro Nacional de Arquivos Municipais de Évora “Gestão de Informação e a Tomada de Decisão” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Évora, 2008.
Transcrição da apresentação:

T úlio E spanca e o I nventário do F undo H istórico da C âmara M unicipal de É vora Conferência do Arquivo III 14 de Fevereiro

T ÚLIO A LBERTO DA R OCHA E SPANCA ( ) 1913: Nasce em Vila Viçosa 1919: Muda-se com a família para Évora, tendo ficado instalado na Praça de Sertório 1925: conclui a instrução primária na Escola de São Mamede 1931: O serviço militar O oficial de barbeiro

D E B ARBEIRO M EDÍOCRE A C AMINHEIRO DA H ISTÓRIA 1936: Casamento com Engrácia de Oliveira 1939: I Curso de Cicerones do Grupo Pró-Évora 1942: Editor do 1º número do Boletim a Cidade de Évora Amar Évora e defendê-la sempre. Celestino David (1944)

U MA O BRA M ONUMENTAL J ORNAIS : Diário do Sul, A Defesa, O Notícias de Évora, O Arraiolense, A Democracia do Sul, O Montemorense, e os Brados do Alentejo; R EVISTAS E B OLETINS : Anais da Academia da História, A Cidade de Évora, Almansor e Colóquio; D ICIONÁRIO DE H ISTÓRIA DE P ORTUGAL : entrada sobre Évora T ESOUROS A RTÍSTICOS DE P ORTUGAL : Todas as entradas sobre o Alentejo 36 Cadernos de História e Arte Eborense Editor de 62 números do Boletim A cidade de Évora Organizador de mais de uma dezena de Exposições Temáticas D ESENHO H ISTÓRIA H ISTÓRIA DE A RTE A RQUEOLOGIA P ALEOGRAFIA P ATRIMÓNIO T URISMO A RQUIVÍSTICA

O I NVENTÁRIO DOS A NTIGOS A RQUIVOS DA C ÂMARA I NVENTÁRIO DO C ARTÓRIO C OMARCÃO, ESCRITO PELO ESCRIVÃO J OÃO A FONSO ; REINADO DE D. J OÃO III - I NVENTÁRIO DO C ARTÓRIO DA C ÂMARA DE É VORA, PREVISIVELMENTE REALIZADO POR T RISTÃO DE S OUTO M AIOR ; SÉCULO XVIII - O PADRE J OSÉ L OPES M IRA REÚNE UM INVENTÁRIO INFORMAL DE ALGUMA DOCUMENTAÇÃO MUNICIPAL, CATALOGADO CONJUNTAMENTE COM DOCUMENTOS DOS C ARTULÁRIOS DA C ATEDRAL E DA T ORRE DO T OMBO ; O A RQUIVO M UNICIPAL É CRIADO POR DECRETO GOVERNAMENTAL E FICA EM DEPÓSITO NA B IBLIOTECA P ÚBLICA E A RQUIVO D ISTRITAL DE É VORA A PARTIR DE 1917; A RMANDO N OBRE DE G USMÃO, D IRETOR DA B IBLIOTECA P ÚBLICA E A RQUIVO D ISTRITAL TRANSFERE O ESPÓLIO DOCUMENTAL DO M UNICÍPIO É TRANSFERIDO PARA A C ASA F ORTE DA B IBLIOTECA P ÚBLICA ; «I NVENTÁRIO DOS A NTIGOS A RQUIVOS DA C ÂMARA E DO R EAL C ELEIRO C OMUM DE É VORA », REALIZADO POR T ÚLIO E SPANCA ;

O P LANO DE C LASSIFICAÇÃO 2 P ARTES : C ÂMARA M UNICIPAL III C ELEIRO C OMUM 5 SECÇÕES: -C ONSTITUIÇÃO E E VOLUÇÃO DO CONCELHO - R ELIGIÃO, C ULTURA E A SSUNTOS M ILITARES - A DMINISTRAÇÃO - A RTES E O FÍCIOS - L IVROS DA R ECEITA E D ESPESA

O A CERVO 879 ENTRADAS (1366 – 1953): C UNIDADES DE INSTALAÇÃO (U.I.) DESTAQUES: 6 L IVROS COM 19 FOLHAS DE P ERGAMINHO Entre os anos de 1366 e L IVROS DE A TAS Entre os anos de 1568 e L IVROS DE O RIGINAIS Entre os anos de

O N OVO P LANO DE C LASSIFICAÇÃO

U M B ALANÇO o 378 UNIDADES DE INSTALAÇÃO INVENTARIADAS (29% DO TRABALHO DE INVENTARIAÇÃO CONCLUÍDO ); o R EGISTO DA INVENTARIAÇÃO NUMA PLATAFORMA DIGITAL DE PESQUISA (D IGITARQ ); o R EVISÃO TOTAL E C ORREÇÃO DO I NVENTÁRIO DE 1949; o I NÍCIO DA INFORMATIZAÇÃO DO A RQUIVO M UNICIPAL.

A R EALIZAR o A SSEGURAR A CONTINUIDADE DA INVENTARIAÇÃO ; o A DISPONIBILIZAÇÃO DA D OCUMENTAÇÃO JÁ INVENTARIADA ONLINE ; o D IGITALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS MAIS RELEVANTES PARA A HISTÓRIA DE É VORA, BEM COMO DOS MAIS DEGRADADOS ; o R ESTAURO DAS UNIDADES MAIS ARRUINADAS ; o I NTEGRAÇÃO DE NOVOS ESPÓLIOS, AINDA EXISTENTES NA C ÂMARA M UNICIPAL DE É VORA.

FUNDO CME PT/CME/AMEVR/C-A/001/0037 L IVRO 38 DOS O RIGINAES - G OVERNO C IVIL F L. 8 3 DE F EVEREIRO DE 1844 CARTA DO C ONSELHEIRO DO G OVERNO C IVIL, A NTÓNIO M ARIA C OUCEIRO, À C ÂMARA DE É VORA RESPEITANTE AO DESAFRONTAMENTO DO T EMPLO DE D IANA.

FUNDO CME PT/CME/AMEVR/C-A/001/0052 L IVRO 51 DOS O RIGINAES - C ORRESPONDÊNCIA DA C ÂMARA M UNICIPAL DE É VORA F L DE O UTUBRO DE 1859 CONJUNTO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE A C ÂMARA M UNICIPAL E A C ASA C ADAVAL, RELATIVA À AVALIAÇÃO DE TRÊS FOROS DA C ÂMARA M UNICIPAL E DE UNS CASARÕES DA C ASA C ADAVAL, NO TERREIRO DE D. ª M ARIA J OSÉ, PARA EFEITOS DE DEMOLIÇÃO E POSTERIOR CONSTRUÇÃO DE UMA P RAÇA ( FUTURO J ARDIM DE D IANA ).

FUNDO CME PT/CME/AMEVR/C-A/001/0087 C ONCELHO D 'E VORA F L C ARTA DA D IRECÇÃO DAS O BRAS P ÚBLICAS DATADA DE 26 DE M ARÇO, REFERENTE ÀS DESPESAS COM OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA ESTRUTURA ENTRE 1892 A 1894; N OTA DOS SUBSIDIOS CONCEDIDOS PELA C AMARA M UNICIPAL D ´E VORA PARA A OBRA DE RECONSTRUCÇÃO DO A QUEDUTO S ERTORIANO, COM PRINCIPIO EM 19 DE N OVEMBRO DE 1873 A 1895; P LANTA CHOROGRAPHICA DA ZONA ATRAVESSADA PELO A QUEDUTO S ERTORIANO D ´E VORA, E O ESTADO DAS OBRAS EM EXECUÇÃO À ESCALA 1/2000.

FUNDO CME PT/CME/AMEVR/D/001/ 0001 T OMBO DAS D EMARCAÇÕES DE É VORA T OMBO DAS D EMARCAÇÕES DO TERMO DESTA C IDADE D ´E VORA E DAS PROPRIEDADES, RENDAS E DIREITOS QUE AO C ONCELHO D ´ ELLA PERTENCEM. 1536