DIFUSÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – MDA INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA DIRETORIA DE ORDENAMENTO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA.
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Projeto de Extensão Unisul
Extensão Universitária
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
Metodologia de investigação
TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULAS E CENTRALIZADO)
TÍTULO DO BANNER Conclusão: Referências:
Identidade Institucional no IFCE
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Resultados e discussão Referências
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Informações importantes
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PRÉ-PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Resultados e Discussão Referências Bibliográficas
TÍTULO DO TRABALHO Resultados Introdução Objetivos Conclusão
TÍTULO DO TRABALHO Resultados Introdução Objetivos Conclusão
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 60,
Jovens Empreendedores
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL Apresentador: MARIANA GLEICY DE OLIVEIRA SILVA
PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS LABORAIS NA UFC
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
TÍTULO EM CAIXA ALTA, LETRA ARIAL, TAMANHO 60,
das Pessoas com deficiência
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Logo do Campus II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO - SIMPEX
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- Ford - Elektro - Projeto Meliponicultura na Região Insular de Belém; Além do incremento de renda, após 3 anos, a UFRA publicou.
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
em Educação em Direitos Humanos
Campus Coari Avaliação de dezembro.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Universidade Federal de Pelotas
CNPq e o Currículo Lattes
CAMPUS AVANÇADO DE MANACAPURU Item % Classificação Tratativa 1.1 Como você avalia a possibilidade de crescimento profissional – Capacitação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
TÍTULO DO TRABALHO (tamanho da letra 54) autores e coautores (tamanho da letra 40) ¹Informações sobre o trabalho – Por ex: Parte de Trabalho de conclusão.
Autor 1, Autor 2 e Autor 3. (Grifar o autor apresentador do trabalho)
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
Referências Bibliográficas
VIII Fórum Institucional de Ensino
AUTORES DO TRABALHO INSTITUIÇÃO
2º ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Seminário Final Programa Gira Mundo Israel
Transcrição da apresentação:

DIFUSÃO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: relato do uso do audiovisual no CRPNM/IFPB/CABEDELO Bráulio Roberto Rangel da Silva, Ana Celecina Lucena da Costa Rangel, Maria Margareth Rolim Martins Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. braulio.silva@ifpb.edu.br Rio Branco/AC, 01 de dezembro de 2015.

1. INTRODUÇÃO Na tríade ensino, pesquisa e extensão, esta assumiu relevância nos Institutos Federais, pois envolve atividades não voltados só para membros internos (alunos, professores e técnicos), como também para a comunidade externa. Diante disso, releva o papel do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM), a partir de 2008.

1. INTRODUÇÃO Voltou-se à inclusão social de centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como pescadores, artesãos, trabalhadores portuários e comunidades ribeirinhas. Visando potencializar essas ações, assim como pela necessidade do registro, difusão e memória institucionais das atividades de extensão do CRPNM…

1. INTRODUÇÃO Nasceu o projeto de extensão intitulado “Difusão (WebTV, YouTube e DVD) das atividades extensionistas do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima – CRPNM/IFPB/CABEDELO: Cursos, Projetos e Ensino Profissional Marítimo – EPM da Marinha do Brasil”, aprovado e classificado na seleção do Edital PROEXT/IFPB n.º 032/2013.

2. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Relatar o registro e a divulgação das diversas atividades extensionistas do CRPNM, através da produção de vídeo documentário, para o acervo de vídeos da Instituição e a publicização nos seguintes veículos de comunicação midiático: WebTV (TV IFPB), DVDs e YouTube.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: a) Delinear programas e projetos da PROEX/IFPB/CRPNM; b) Construir roteiros das gravações; c) Filmar as ações extensionistas em comunidades e colônias de pescadores, no porto de Cabedelo, assim como as atividades realizadas em Parceria com a Marinha do Brasil;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: d) Decupar o material captado; e) Editar o material captado; e f) Difundir os resultados nos veículos midiáticos (WebTV, YouTube e DVD).

3. MATERIAL E MÉTODOS ÁREA DE ESTUDO: CRPNM/IFPB, beneficiando diretamente a comunidade interna (alunos do IFPB/CRPNM), e indiretamente a comunidade externa (demais alunos do IFPB, colônias de pescadores, Capitania dos Portos, Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil e comunidade em geral).

3. MATERIAL E MÉTODOS Levantamento dos programas e projetos, através de reuniões para roteirização. Após, realizou-se filmagem, decupagem, edição, pós-produção e finalização dos vídeos para a gravação do DVD, veiculação na WebTV e no canal do YouTube da TVIFPB. Câmeras Sony, modelo NX5, alta definição, e 4 ilhas de edição da Apple.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Vídeo documentário, noticiado no website do IFPB (http://www.ifpb.edu.br/reitoria/noticias/2014/08/crpnm-realiza-divulgacao-de-suas-atividades-desenvolvidas-atraves-de-video/), e no canal do YouTube da TVIFPB (https://www.youtube.com/watch?v=uqdHfS5WRVw).

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Pontos positivos: integração dos professores, técnicos, alunos e comunidade favorecida; considerável disseminação dos conhecimentos nas áreas marítima, pesqueira, portuária e aquaviária; registro, catalogação e veiculação em material audiovisual dos projetos de extensão desenvolvidos pelos servidores e professores do CRPNM.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Pontos negativos: programas e projetos de extensão do CRPNM encontravam-se em diferentes fases, dificultando uma maior captação de imagens; entraves burocráticos da Instituição; e desencontros nos agendamentos das captações, devido às demandas do CPAV e/ou à impossibilidade dos entrevistados.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO Por fim, sugere-se, tanto no âmbito das unidades do IFPB, como em outros Institutos Federais, que em trabalhos futuros os projetos de extensão sejam anuais, contribuindo para a perenidade do planejamento, execução e avaliação de projetos desenvolvidos, tornando ilimitados e permanentes os conhecimentos adquiridos.

5. CONCLUSÃO O projeto possibilitou a criação de um vídeo documentário que, entre outros fins, proporcionou maior visibilidade dos serviços prestados pelo CRPNM à comunidade local, na área marítima, pesqueira e portuária, bem como contribuiu para a construção e consolidação da memória institucional do IFPB.

5. CONCLUSÃO Implementou um legítimo processo de humanização e capacitação de personagens da vida real, expostos à vulnerabilidade social. Assim, pode ser usado como um modelo básico para a implementação de projetos de extensão no âmbito de outras Instituições de Ensino, resguardando e divulgando suas ações extensionistas.

5. CONCLUSÃO Por fim, cabe enfatizar que o projeto teve a duração de seis meses, e embora seus frutos estejam presentes até hoje, seria apropriado a continuidade da produção e difusão das atividades de extensão, não só junto ao CRPNM, como também nos demais campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

AGRADECIMENTOS IFPB, Campus Cabedelo e Campus Avançado, pelo apoio técnico, logístico e financeiro dado para a consecução deste e dos demais projetos de extensão apresentados no documentário. TVIFPB, que generosamente nos cedeu seus técnicos em audiovisual, Márcio da Silva Araújo e Petrônio Cunha, além dos seus equipamentos e instalações.