AULA 2 – Teoria política de Platão (Cap 23, pág 287)

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Transcrição da apresentação:

AULA 2 – Teoria política de Platão (Cap 23, pág 287)

Aula 02 – Teoria Política de Platão Objetivos: Entender as políticas da Antiguidade e as preocupações com um “bom governo”. Conhecer as diferenças das concepções normativas de Platão (que defende a Sofocracia – o poder dos sábios, dos filósofos) e de Aristóteles (prefere a politeia, governo constitucional da maioria dos cidadãos). Sumário: Origem das preocupações políticas de Platão. Razões para a busca de um governo organizado. A visão da democracia grega por Platão. O que era a república platônica. Síntese do livro A República . As formas de governo. Conclusão.

A Grécia antiga O aparecimento da Razão Política Organização social e política evolui várias vezes 2 inovações : a pólis e a Filosofia. Religião grega  não tem livros sagrados, Igreja, nem verdade revelada. Razão política  ideia de que a vida comum pode ser guiada pelo pensamento e não pelos pensamentos religiosos.

Platão e a Política Elaborou a 1ª tentativa de reflexão sistemática do poder político. A política foi o tema central de 3 de seus livros : A República, O Político e As Leis.

Origem das preocupações políticas de Platão Convive com a Democracia ateniense até a sua quase extinção ao final da 2ª Guerra do Peloponeso (404) ; a sua restauração (após a queda da breve tirania dos Trinta Tiranos), depois a sua lenta degradação ao longo do século IV. Morre 10 anos antes do desaparecimento definitivo do modelo democrático grego, quando Alexandre , o Grande submete a cidade de Atenas em 336.

Origem das preocupações políticas de Platão - Desiludiu-se com a política após a morte de seu mestre Sócrates e optou pela Filosofia. Tinha esperança na influência da Filosofia sobre o governo de uma cidade (a pólis grega), apesar de sua experiência negativa em Siracusa. - Foi influenciado pela ordem e a estabilidade política do Egito.

A República de Platão A política Moral A justiça , o conhecimento e a virtude em política A política Moral

Conjunto de valores adequados à realização do bem e do justo. A política Moral Conjunto de valores adequados à realização do bem e do justo. Defende, para isso, uma concepção elitista da cidade (pólis), ou seja, o governo deve ser exercido pelos melhores e em uma ordem social muito hierarquizada.

A República de Platão 4 características dominam a filosofia política de Platão: A busca da justiça. O conhecimento. A convivência da política e da moral. Da ética individual ao projeto da pólis.

A República de Platão A busca da justiça Justiça em Platão difere da justiça da democracia atual Hoje  Busca de direitos que garantam a igualdade perante a lei Platão  “Postos na sociedade são distribuídos em função da virtude e do mérito A justiça para Platão não pode tratar todos igualmente, mas leva em conta suas aptidões, gostos etc

A política justa fundamenta-se no saber dominado pela razão. A República de Platão 2. O conhecimento A política justa fundamenta-se no saber dominado pela razão. Só a filosofia pode aproximar os homens da “ideia” (mundo das ideias) , ou seja , da ordem do mundo tal qual os deuses quiseram inicialmente e os homens contribuíram para degradar.

A República de Platão 3. A convivência da política e da moral Conhecimento  fundamento da sociedade virtuosa; estabelece uma ligação entre o indivíduo e a cidade, entre a “excelência da alma” e “arte política”. As qualidade humanas e a moralidade dos atos constituem o assunto central da sua política. A boa política  a que põe a justiça em ação, reside nas qualidades morais do cidadão, na sua “alma virtuosa” e em seu desprezo pelas coisas pessoais. Um governo é bom quando cada cidadão é capaz de agir conforme o Bem. GOVERNO  competência, qualidades morais e “arte” de governar

A República de Platão 4. Da ética individual ao projeto da pólis Platão elabora um projeto de sociedade ideal, que valoriza as qualidades morais dos cidadãos, luta contra as divisões e conduz, na sua visão, a uma justiça maior entre os homens

Por que um governo deve ser organizado? ACRASIA Fraqueza de vontade humanas  entrega aos desejos egoístas ao invés de fazer o que é correto. ARETÉ Integridade e força de caráter para se comportarem de acordo com o bem ideal. Se todos fossem iguais e virtuosos, não seria preciso um governo Organizado, nem soldados etc.

PROMOVER O MÁXIMO DE ESTABILIDADE AO GOVERNO. rEPÚBLICA PROMOVER O MÁXIMO DE ESTABILIDADE AO GOVERNO. PLATÃO SE OPUNHA A DEMOCRACIA E A TIRANIA GREGAS POR CONSIDERAR QUE OS EGOÍSTAS ADQUIRIAM BENS DEMAIS (DESIGUALDADE).

A Atlântida a nova Atenas de Platão ATLÂNTIDA (metáfora de Atenas) Cidade do erro, da injustiça, originária de um Deus agitado – Poseidon. Rica, mas irracional, impostos pesados e indiscutíveis, castigos e penas sem preexistência de leis justas e aceitas pelo povo, e os governantes uma espécie de casta divina. NOVA ATENAS = CALÍPOLIS Oposta à Atlântida . (Utopia / nenhum lugar - a cidade ideal) . Detentora de uma Democracia peculiar: abolição da propriedade privada, igualdade e educação para todos.

Solução de Platão SOFOCRACIA = ESTADO ARISTOCRÁTICO ARISTOCRACIA DA RIQUEZA ESTADO ARISTOCRÁTICO = ARISTOCRACIA DOS MAIS SÁBIOS (SOFOCRACIA). Estado para ser bem governado => Os filósofos se tornem reis ou os reis se tornem filósofos.

Teoria política de Platão Desigualdade natural Acrasia Areté Características das pessoas Sabedoria Coragem Desejo Classes Filósofos Soldados Artíficies

As formas de governo A República Sustenta a hipótese de degenerescência contínua do modelo da pólis grega. Nos tempos antigos  pólis  baseada em valores nobres que permitiam a busca do bem comum e estabilidade social. Mas, o gosto dos governantes pela riqueza e pelo prazer  fez desaparecer o sentido de comunidade, levando o governo a uma era de corrupção e decadência. Realiza, por isso, a classificação dos regimes políticos, conforma a história grega.

As formas de governo Timocracia Oligarquia Democracia Tirania

As formas de governo Timocracia  timos = honra; cracia = governo / regime baseado na honra; Oligarquia oligos = poucos ; governo de poucos. Tirania  tirano = líder ilegítimo

A classificação das constituições Não-respeito pelas leis na República de Platão Governo de um só homem Governo de uma minoria Governo da massa Respeito pelas leis Monarquia (mais desejável) Aristocracia Democracia Não-respeito pelas leis Tirania (menos desejável Oligarquia Democracia (mais desejável

A classificação das constituições Degradação das formas de governo na República de Platão Degradação das formas de governo A cidade ideal Timocracia Oligarquia Democracia Tirania Natureza do regime Elitista e comunitá-ria Aristocráti-ca Oiligár-quica Popular Despótica Os governan-tes O rei filósofo, os guardiões Os homens mais dignos Os ricos O maior número o déspota Acesso ao poder O saber, a ciência do governo A honra A riqueza O sorteio A força

A classificação das constituições na República de Platão Degradação das formas de governo A cidade ideal Timocracia Oligarquia Democracia Tirania Camadas sociais Os guardiões (dirigentes e guerreiros) Sacerdotes Guerreiros Produtores Os ricos e os pobres O tirano e o povo Principais males da cidade - O gosto crescente das elites pelas riquezas Corrupção, crescimen-to das desigual-dades, tensões sociais Instabilidade das leis, Incompetên-cia dos dirigentes, manipulação das massas, a desordem O arbítrio e a violência do poder

conclusão

Bibliografia Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins . Editora Moderna. - História das ideias políticas – de Olivier Nay. Editora Vozes

Orientações para estudo O estudo para as provas não podem abranger apenas este esquema de Aula. O aluno deve associar as presentes informações ao seu próprio resumo do capítulo e, quando for o caso, frequentar as aulas do plantão de dúvidas do Colégio.