Economia e Gestão Prof. Dr. Guilherme de Farias Shiraishi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos de Economia Aplicada
Advertisements

Tópicos de Economia Empresarial
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
DIREITO ECONÔMICO Rodrigo Francco.   MSN:  Professor de Constitucional,
31/07/2012. PROF.ª MARCIA CRISTINA DOS REIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
UNIDADE 1 A ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Lidiane Farias Costa.
de Federal de GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
II Curso de Extensão em Histologia
Administração Financeira
CURSO: DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Execução Penal em geral
LES Matemática Aplicada a Finanças
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
Analise e desenvolvimento de sistemas
FACULDADES INTA Curso de Graduação em Enfermagem
Introdução a Engenharia de Alimentos
Apresentação da Matéria:
FENÔMENOS DE TRANSPORTES I
Apresentação da Disciplina
Elementos de Informática
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
Métodos Quantitativos I
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Organização e arquitetura de computadores
Tecnologias e Sistemas de Informação
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Professor Dani Prestini
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Professor Douglas Pereira da Silva
Informática Básica Raphael de Melo Galvão
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
Professor Dani Prestini
Professor Douglas Pereira da Silva
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
Introdução à Administração
Professor Douglas Pereira da Silva
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
Prof. Dagoberto e Profa. Sandra
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
Introdução à Administração
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Gestão Estratégia de Custos
Plano curricular de turma
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Comunicação e Trabalho em Grupo TARDE
Apresentação da Matéria:
Métodos Computacionais(IF264) Apresentação do curso
TEMAS DOS SEMINÁRIOS Sistemas de Informações Hospitalares
Administração amintas paiva afonso.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Professor: Marcelo H. P. Padilha
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Aula 01 – Apresentação do Curso e Formas de Avaliação Eng. Melkzedekue Moraes de Alcântara Calabrese Moreira
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
Empreendedorismo Apresentação da Disciplina
Matemática V Prof. Paulo Amaro.
Matemática I Prof. Paulo Amaro.
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Matemática III Prof. Paulo Amaro.
Discussão geral da disciplina O Plano de Ensino da Disciplina
SENAC Francisco Matarazzo. Professor Alexandre de Assis 45 anos Mestrando em Administração – Mackenzie Master em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais.
FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA PATRICIA AGUIAR DE OLIVEIRA, PhD.
Prof. Msc. Kaíque Osório Sala 4.13 DEMEC.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS PRODUTO FINAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPOTTIVA COORDENADOR ACADEMICO PROF. Me.
Transcrição da apresentação:

Economia e Gestão Prof. Dr. Guilherme de Farias Shiraishi E-mail: guilherme.shiraishi@usp.br Sala E-207 – Terças e Sextas (18:30 – 19:30).

Objetivo: A disciplina tem por objetivo fazer com que os alunos compreendam e discutam os processos e conceitos de gestão de economia voltados para profissionais não-economista e não- administradores.

Conteúdo Programático: Escolas de pensamento e sistemas e ciclos econômicos, Oferta e demanda Inflação, impostos, custo de vida, moeda e bancos Comércio, câmbio, globalização Organizações e administração História e moderna administração Desempenho das organizações Estratégias organizacionais Estruturas organizacionais Planejamento Value proposition design Empreendedorismo e administração de pessoas

Currículo Resumido Professor de Marketing da FEA-USP (Atual) Administrador de empresas (FEA-USP) MBA – Marketing de Serviços (FIA) Mestre em Marketing (USP) Doutor em Marketing (USP) Consultor da Fundace (anos 2002-2005) Consultor e coordenador da FIA (anos 2002-2009) Coordenador do curso de Gestão de Negócios em Serviços/ Pós- graduação Lato do Mackenzie (anos 2005-2008) Coordenador da área de Recursos e Negócios Empresariais/Pós- graduação Lato do Mackenzie (anos 2009-2012) Professor de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005-2013) Diretor de marketing – Grupo Universo (Varejo e Distribuição B2B de Materiais Elétricos (até 2013)

Avaliação Prova 1 – 30% Trabalho do semestre – 30% Assiduidade – 10%

Regras ligações, teclar, escutar musica, jogar videogame, conversar com colegas durante as aulas expositivas, somente fora da sala de aula. Computadores e Tablets são permitidos apenas para anotações de aula e resolução de exercícios. Proibido uso de computadores, tablets, celulares, relógios inteligentes ou calculadoras com memória na provas. É proibido praticar bullying. Evite a ordem para sair da sala. Controle de presença por lista, chamada ou atividade em sala. Portadores de afecções – portaria FEA nº 38, de 9 de agosto de 2007 Plágio – Nota zero. (Trabalhos Entregues para outros professores incluso) Grupo fixo para todas as atividades da disciplina e trabalho do semestre – 6 a 8 pessoas (escolher o líder do grupo).

Cronograma inicial Tópico Leitura sugerida 1 Apresentação do curso 2 Princípios de economia ManKiw, cap. 1 3 Escolas de pensamento e ciclos econômicos, Marron, pags. 8-65 4 Oferta e demanda Matesco e Schenini, cap.2 5 Inflação, impostos, custo de vida, moeda e bancos Matesco e Schenini, caps. 4 e 5 6 Comércio, câmbio, globalização Matesco e Schenini, caps. 6 e 7 7 Prova 1 ManKiw, Debate pag. 775 e Debate pag. 784 8 Organizações e administração Maximiano, cap. 1 9 História e moderna administração Maximiano, caps. 2 e 3 10 Desempenho das organizações Maximiano, cap. 5 11 Estratégias e planejamento organizacionais Maximano, cap. 9 12 Estruturas organizacionais Maximiano, caps. 11 e 12 13 Value proposition design Osterwalder et. Al (livro) 14 Comportamento organizacional Griffin e Moorhead, cap. 1 15 Prova 2 Aulas 1 a 14

Bibliografia Mankiw, N. G., & Monteiro, M. J. C. (2016). Introdução à economia. São Paulo. Cengage. Matesco, V. R., & Schenini, Paulo Henrique. (2012) Economia para não-economistas. 5 ed. Rio de Janeiro. Senac.   Marrom, D. (2016). Economia: 50 conceitos e teorias fundamentais explicados de forma clara e rápida. São Paulo. Publifolha. Maximiano, A. C. A. (2012). Fundamentos de administração: manual compacto para as disciplinas tga e introdução à administração. Atlas. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value proposition design: how to create products and services customers want. John Wiley & Sons.