Aula 3 CURSO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS PÚBLICOS Brasilia, Brasil CEPAL/ILPES CURSO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS PÚBLICOS Aula 3 7 al 16 de Julho de 2008 Brasilia, Brasil Julio Ismodes jismodes@uni.edu.pe jismodesalegria@gmail.com Carlos Castillo carlos.castilloe@gmail.com
Estrutura do curso Dia 9:00 - 10:45 11:00 - 13:00 14:00 - 15:45 16:00 - 18:00 Segunda-feira Apresentação dos objetivos do curso e dos participantes - Noções gerais da avaliação de projetos Formulação de projetos de programas socias Formação dos grupos de trabalho, e distribuição dos projetos Terça-feira Análise da demanda em programas socias Análise da oferta em programas socias Laboratório: Análise da oferta, da demanda e estimação do déficit Quarta-feira Identificação e valoração dos custos Identificação e valoração dos benefícios Laboratório: Identificação e valoração dos custos e benefícios Quinta-feira Cálculo dos indicadores do projeto e Análise de sensibilidade Tópicos especiais em projetos de programas socias Laboratório: Indicadores do projeto e análise de sensibilidade Sexta-feira Laboratório: Preparação dos trabalhos dos grupos e entrega ao professor Laboratório: Trabalho do grupo 1 com o professor Laboratório: Trabalho do grupo 2 com o professor Laboratório: Trabalho do grupo 3 com o professor Laboratório: Trabalho do grupo 4 com o professor Laboratório: Trabalho do grupo 5 com o professor Laboratório: Trabalho do grupo 6 com o professor Laboratório: Preparação das exposições dos grupos Exposições dos grupos e debate geral sob os projetos avaliados nos laboratórios Avaliação do curso - Cerimônia de encerramento
¿O qué e um projeto viable? . Um projeto e viable cuando o estudo de pre viabilidade ten demostrado ser: Socialmente rentable Sostenible custos beneficios Recursos para operacao y mantenimento, aceptacao pela comunidade, no vulnerable aos perigos, etc. .
Para quem avaliamos? Avaliação Privada Avaliação social Pessoa ou empresa: Avaliação Privada Avaliação financeira Avaliação econômica Todos os habitantes do país por igual : Avaliação social Avaliação econômica
Determinação de Benefícios e Custos Passos a seguir: Identificação: quais? Quantificação: quanto? Valoração: quanto vale?
Tipos de avaliação Avaliação Acción Custos Beneficios Identificar Ö Quantificar Valorizar Custo - eficiência Ö ? X
Tipos de custos Investimento Operação Manutenção
Custos de investimento Estudos e desenhos Gastos administrativos Terrenos Construção Permissões, patentes e impostos Supervisão e assessoria Equipamento Reposições Capital de trabalho Capacitação Abandono (Valor residual)
Custos de operação Salários Serviços básicos Aluguéis Materiais e insumos Combustíveis Publicidade Permissões Impostos
Custos de manutenção Manutenção maior de equipes Reposições de peças Reposição de equipamento menor Reparações periódicas
Estimaçao dos custos Custo do proyetos similares Custos unitarios conhecidos Cotar
Tipos de Custos Monetarios e de Oportunidade Fixos e Variaveis Reais vs. Contabeis Evitables vs. Afundados Costo Quantidade Costo fixo Custo variave
Tipos de Beneficios Privados Socias Rendimentos monetários Diminuição de custos Outros: Revalorização de bens Redução de riscos Melhor imagem Socias Excedente do consumidor e do produtor Diminuição de custos Externalidades
Por quê requeremos a avaliação social? Os preços mentem! Não refletem o verdadeiro custo para a sociedade Não refletem o benefício para a sociedade Há bens que não têm preço Existem externalidades
Os preços mentem! Não refletem os verdadeiros benefícios e custos para a sociedade. Estão distorcidos devido à existência de: Impostos Subsídios Cotas Monopólios Monopsonios
O benefício privado subestima fortemente o benefício social Os preços não refletem os verdadeiros benefícios e custos para a sociedade Um caso particular… Na situação inicial não há um provedor do serviço (água potável, eletricidade). Com o projeto baixa significativamente o custo e o consumo aumenta muito. Q D Q0 P0 P Q1 P1 A B Beneficio privado: P1*Q1 Beneficio social por libertação de recursos : Area 0-P0-A-Q0 Beneficio social por maior consumo: Area Q0-A-B-Q1 O benefício privado subestima fortemente o benefício social
Preços distorcidos: Impostos y Subsídios Q Pe Qe P S Ptd Pts Qt B C A D Q Pe Qe D S P A Psus Psud Qsu B C
Preços sociais (Preços Sombra - Preços de Conta) Taxa de desconto social Preço social do trabalho Não qualificada Semi qualificada Qualificada Preço social da divisa Valor social do tempo
Preços Socias na America Latina Preço social do trabalho Taxa de desconto social 1,00 0,43 Calificada Semi calificada Bolivia 0,60 No calificada Colombia 0,85 Chile Factor de ajuste Categoría País Argentina 12 % Bolivia 12,07 % Chile 8 % Colombia 12 % México 12 % Perú 11 % FOCEM 7% Preço social da divisa 1,08 Perú 1,01 Chile 1,24 Bolivia Factor de ajuste País
Valor social do tempo Corresponde al costo de oportunidad del tiempo de los involucrados. Es particular para cada persona e instante. Para su estimación es posible recurrir a: Estimarlo a partir del salario Valoración contingente Métodos matemáticos
Valor social do tempo Chile Propósito Tipo Valor en ($/hora/pasajero) y en ($/hora/vehículo) Usuarios de transporte urbano Todo vehículo 746 Usuarios de transporte inter-urbano Automóviles Camionetas Camiones de dos ejes Camiones de más de dos ejes Buses 6,445 8,778 4,283 35,615 Fuente: http://consultas.mideplan.cl/SEBI/2003/html/X_PRE_SO.htm
Valor social do tempo Perú Propósito Tipo Valor (S/hora) General Laboral urbana Laboral rural No laboral 4,96 3,32 0,3 del anterior para adultos y 0,15 para niños Usuarios de transporte Aéreo nacional Interurbano auto Interurbano tte. Público Urbano auto Urbano tte. público 4,25 3,21 1,67 2,8 1,08 Fuente: http://ofi.mef.gob.pe/docs/dir_comp/d001_2001.pdf
Fluxo de beneficios e custos Ano 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Investimento -10.000 -8.000 2.000 Operação -100 -110 -120 Manutenção -1000 -1.000 Beneficios 1.000 3.000 Fluxo neto 900 890 2.880 1.880 -5.120 4.880 Ordena a informação Facilita detectar erros ou omissões Simplifica os cálculos
Em projetos “pequenos”: Como valorizamos? Em projetos “pequenos”: Valorizamos a produção do projeto com imposto Valorizamos os recursos utilizados pelo projeto sem impostos. Valorizamos a produção do projeto sem o subsídio. Valorizamos os recursos utilizados pelo projeto com o subsídio. Utilizamos preços sociais quando existem.
Portanto não conhecemos o preço Não há mercado do bem Portanto não conhecemos o preço Avaliamos com critério de Mínimo custo Custo - eficiência Estimamos um preço utilizando: Preços hedónicos Valoração contingente
Existem importantes efeitos indiretos Sobre o meio ambiente Sobre outros usuários Em mercados relacionados
El riesgo en los proyectos Al preparar y evaluar un proyecto se recurre a supuestos, por ejemplo: respecto al crecimiento poblacional, respecto a la demanda, respecto a la oferta, relacionados con la tecnología, relacionados con usos y costumbres, acerca de la disponibilidad de insumos, acerca del impacto ambiental en la estimación de los costos, en la estimación de los beneficios, sobre el plazo de construcción, etc, etc, etc. Mais ….. Cuando hay supuestos hay riesgos.
Se as suposições existirem, são os riscos Probabilidade de ocorrências de Entradas Probabilidade de ocorrências de Custos MEDICION DE RIESGOS Variabilidade de Fluxos Variabilidade preços de aciones MEDIDAS DE CORRECCION Sensibilidade de preços relevantes Critério conservador
Fuente: Megaprojects and Risk, Bent Flybjerg Megaprojetos e custos Projeto Sobrecusto Canal do Suez 1900 % Opera da Sydney 1400 % Concorde 1100 % Canal do Panamá 200 % Puente do Brooklyn 100 % Fuente: Megaprojects and Risk, Bent Flybjerg
Sobrecustos em grandes projetos Ferrovias +45% Pontes, túneles + 34 % Rodovias +20 % Em 9 de cada 10 projetos de tranporte se subestimaron los custos (muestra de 258). Fenomeno foi observado em 20 paises do 5 continentes. A diferencia e maior em paises em desenvolvimento (em ferrovías). Os erroes da estimacçao nao se han reducido con el paso dos anos. Nao existe justificação técnica. Parece deberse a una estrategia. Fuente: Megaprojects and Risk, Bent Flybjerg con base en el estudio”Economic Appraisal of Large-ScaleTransport Infrastructure Investments” de Mette K. Skamris.