Treinamento SAP R/3 PM – Manutenção da Planta

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Treinamento SAP R/3 PM – Manutenção da Planta Este documento contém material que é propriedade da SOFTTEK. A divulgação ou distribuição deste documento, fica estritamente proibido sem autorização por escrito da SOFTTEK Copyright 1998,1999, 2000, 2001 SOFTTEK All Rights Reserved

Programa 1. Introdução 2. Objetos Técnicos Locais de Instalação Equipamentos Centro de Trabalho Lista de Tarefas Listas Técnicas Ponto de Medição Documento de Medição

Programa 3. Manutenção Corretiva Notas de manutenção Ordens de Manutenção 4. Manutenção Preventiva Estratégias e Pacotes Itens de Manutenção Plano de Manutenção 5. Relatórios 6. Históricos

Introdução SAP R/3 - MANUTENÇÃO

Introdução - Navegação

Introdução – Navegação

Introdução - Navegação

Introdução PM - Manutenção : módulo disponível no SAP, onde são planejados , executados e controlados, todos os serviços efetuados durante uma intervenção de manutenção, po- dendo ser de produção, predial ou de frotas. O PM se integra dentro do sistema com outros módulos, dentre eles: CO – FI – MM – PS - IM.

Interdependência entre módulos PP Carga de capacidade para produção MM Movimento de mercaderia compras contratos CO centros de custo tipos de atividades PM Organizar Objetos Tecnicos Planejar + processar tarefas Historico e analises QM testes em equipamentos Tarefas de Calibração SD Dados de clientes Gerenciamento Manutenção de serviços HR Qualificações Planejamento de pessoas

Estrutura Organizacional 001 Mandante 0001 0002 Empresa Centro de Planej. Centro Manut. Centro de Planej. Centro Manut Centro 0001 0001 0002 0002 001 002 001 002 001 002 Depósitos

Estrutura Organizacional Estrutura : Mandante ( Company Code) Empresa Centro de Planejamento Objetos : Grupo Planejamento PM Capacidade Centro de Trabalho

Objetos Técnicos SAP R/3 - MANUTENÇÃO

Objetos Técnicos Objetos Técnicos - São estruturas que tem por objetivo armazenar todas as informações das unidades do sistema Técnico : Locais de Instalação e Equipamentos.Estas uni- dades são organizadas de maneira formal,onde encontram- se cadastrados dados que seguem uma estrutura lógica e hierárquica. Local de Instalação e Equipamento = locais individuais em uma estrutura técnica. estruturas hierárquicas multi-nível

Objetos Técnicos

Locais de Instalação O local de instalação do business object é uma unidade organizacional dentro de Logística, que estrutura os objetos de manutenção de uma empresa de acordo com critérios funcionais , relacionados ao processo ou espaciais. Representa o lugar em que a intervenção de manutenção é realizada.

Funções de Locais de Instalação Montagem e desmontagem de equipamentos Planejamento e execução de tarefas de manutenção Armazenar dados Históricos

Codificação de Locais de Instalação Representa os níveis hierárquicos da estrutura do Local de Instalação. Especifica e monitora a estrutura genérica da etiqueta do Local de Instalação. Utiliza as funções automáticas do sistema para gerar a estrutura ao criar Locais de Instalação. Estrutura: XXX-AA-AAN-XX Níveis: 1 2 3 4

Equipamentos Objeto individual do sistema cuja manutenção é executada individualmente. Ex : equipamento de produção máquina de produção ferramentas, meios de transporte

Funções de Equipamentos Montagem e desmontagem de equipamentos em Locais de Instalação Planejamento e execução de tarefas de manutenção Gerenciamento de Localização de equipamento Manutenção e historico independente

Montagem/Desmontagem de Equipamento Sendo o aparelho um objeto individual , é possível realizar montagem e desmontagem deste, em uma estrutura de Local de Instalação ou de Equipamento. Montagem –ao montar um aparelho, o sistema cria uma no- va entrada na lista de utilização do equipamento. Desmontagem –ao desmontar um aparelho, o sistema fecha automaticamente a entrada atual na lista de utilizações do Equipamento e entra a data e hora da desmontagem.

Listas Técnicas Lista Completa e estruturada de maneira formal,que contém os componentes de um objeto técnico. Utilização em PM : Listas Técnicas para Locais de Instalação. Listas Técnicas de Equipamentos. Listas técnicas de Materiais

Listas Técnicas Equipamento Conjunto Peças

Categorias da BOM Material BOM Equipamento BOM Documento BOM Material

Data de Validade das BOM Válido a partir de SAP AG 1993 Valido até SAP AG 1993 2

Centro de Trabalho São cadastros que especificam onde uma operação deve ser executada , e , quem irá realizá-la. Cada centro de trabalho tem capacidades específicas disponíveis. Tipos de Centro de Trabalho: Máquinas Pessoas Grupos de Manutenção

Funções de Centro de Trabalho Visões centro de trabalho Dados de Custos Valores Defaults Dados de Progr. e Dispon.de Capac. 10 11 Custos 2724.00 1200.00 124.00 4048.00 Listas de Tarefas Programação e Plan.de Capacidade

Lista de Tarefas As listas de tarefas ou roteiros descrevem uma sequência de operações de manutenção individuais, que irão se realizar repetidamente dentro de uma empresa. Equipamento Grupo de Roteiros Operação 20 Operação 10 Centro de Trab. Textos Dados de Contr. Tempos Componentes MAPs

Relação entre C.Trabalho e Listas de Tarefas Valores defaults Operação 10 Custo para atividades Valores standard Ver.de val.padrões

Pontos de Medição Local físico em um equipamento onde ocorrem as medições para a manutenção. Exemplo: a temperatura do refrigerante em uma central térmica depois que este deixou o recipiente de pressão;

Documentos de Medição Documenta a medição executada em um ponto de medição.Os documentos de medição contém os seguintes grupos de dados: Dados do resultado da medição Informações adicionais opcionais

Contadores Um contador é utilizado para representar um desgaste, consumo ou redução da vida útil de um objeto técnico. No Sistema R/3 do SAP, os contadores são administra- dos como uma forma especial de pontos de medição. Exemplos: o hodômetro de um veículo medidor de eletricidade de um sistema elétrico.

Pontos de Medição e Contadores Utilização de Contadores Controle do Objeto Utilização de Contadores 12.500 Km Temperatura Horas de Operação Pressão Espessura Decolagens

Manutenção Corretiva SAP R/3 - MANUTENÇÃO

Manutenção Corretiva É toda manutenção não previsível, para corrigir falhas ou defeitos, que deve ser atendida rapidamente pelo departamento . A anormalidade pode ser identificada por uma reclamação, notificação das equipes de campo , dos órgãos de engenharia ou inspeção ocorrida na manutenção preventiva. Iniciar Planejar Encerrar Gerador de Notas Programador de Serviços Adm. Cadastro Criar Nota Analisar Notas Criar Ordem de Serviço Planejar Datas Estimar Recursos Manter Dados Cadastrais Programador de Serviços Executar Programador de Serviços Programador de Serviços Programar Validar Operações Verificar Capacidades Despachar Turmas Fiscalizar a Execução Registrar HH Registrar Material Encerrar Ordem

Notas de Manutenção A Nota reporta todo o histórico técnico do reparo da falha ocorrida. Ela não só registra a necessidade de uma ação corretiva , como relata as causas que a originaram , as ações e medidas tomadas e os dados relativos à disponi- bilidade do sistema antes e depois da intervenção. Apresentam-se no sistema SAP sob 03 tipos: Nota de Avaria,Ação e Solicitação de Manutenção.

Tipos de Notas de Manutenção Para descrever o estado do objeto de manutenção e um mal funcionamento em particular. Nota de Avaria Para descrever uma atividade de manutenção já executada – é uma simples documentação técnica. Nota de Ação È uma solicitação de manutenção para atividades ou tarefas Solicitação de Manutenção

Estrutura de Notas de Manutenção data/tempo/executado por descrição objeto técnico dados de custo dados de avaria e disponibilidade NOTA Itens de Nota parte do objeto descrição do dano causa do dano operações / execução executado por Atividades Tarefas de Manutenção datas descrição de tarefas

Status da Nota de Manutenção Status do sitema na nota Status Geral Status do sistema Status do usuário Seleção de transações Status do sitema na nota Aberta Em processo Alocada em ordem Encerrada Tecnicamente Encerrada

Catálogos Os catálogos são utilizados para administrar,definir de maneira uniforme e padronizar informações. Podem ajudar a registrar e, em seguida, analisar dados qua- litativos ,e descrever problemas.

Tipos de Catálogos Em manutenção temos 05 catálogos standard definidos pelo sistema SAP R/3. Causas Ações Parte do Objeto Sintoma do Dano 5 8 B C Medidas 2

Estrutura de Catálogos Catálogos para Exemplo: Estrutura de Catálogos: Catálogos Grupo de codes Codes Parte do Objeto Sintoma do dano Causa Atividade Ações Catálogos de Danos Mal funcionamento Mecânico Code 010 Corrosão 020 Ruptura 030 Trinca

Hierarquia dos Catálogos Os Grupos de Codes são utilizados para combinar e estruturar os Codes em um Tipo de Catálogo. Tipo de Catálogo Grupo de Code 1 Mecânico Grupo de Code 2 Elétrico Grupo de Code 3 Civil Code 1- Desgaste Code 1 - Sobrecarga Code 1 – Lâmpada Queimada Code 2 - Trinca Code 2 – Curto Circuito Code 2 – Janela Quebrada Code 3 – Botão Emperrado

Ordem de Manutenção A ordem registra e contabiliza todos os elementos de custos envolvidos em um reparo, como : materiais utilizados, mão-de-obra interna e externa, rateios de transporte, rateios admi nistrativos , ou seja, focaliza a intervenção sob o aspecto financeiro.

Ordem de Manutenção Órdenes de Mantenimiento Ordem de PM é : um elemento de integração operacional utilizada para planejar e executar tarefas de manutenção

Criar Ordem de Manutenção c/ Nota Aviso de manutenção “ em espera” (aberta) Nota de manutenção “ em Processo ” Ordem de manutenção

Funções de Ordem de Manutenção Descreve as operações de manutenção a serem realizadas; Descreve os objetos técnicos e materiais que serão consumidos; Atribui custos planejados e realizados a ordem; Administra dados históricos Verifica cargas de capacidade e programação;

Tipos de Ordem de Manutenção Ponto de Medição de Manutenção Geração automática de ordem de manutenção a partir de um ponto de medição de manutenção. Ponto de Medição de Manutenção Ordem de Manutenção Criação de uma ordem baseada em um Nota de manutenção. Nota de manutenção Ordem de Manutenção Nota de manutenção Combinando várias notas de manutenção com a criação de uma ordem de manutenção. Nota de Manutenção Ordem de Manutenção Nota de Manutenção Criação direta de uma ordem de manutenção. Ordem de Manutenção Criar uma nota de manutenção vinculada a uma ordem de manutenção. Nota de manutenção Ordem de Manutenção

Elementos de Ordem de Manutenção Custos (planejado/atual) Geração automática de ordem de manutenção de uma ordem de manutenção apartir de uma posición de manutenção Elementos de uma ordem de manutenção Cabeçalho da ordem Por exemplo: Tipo de ordem, centro, objeto de referencia, prioridade, descrição. Lista de objetos Por exemplo: Equipamento,local de instalação,notas de manutenção. Por exemplo: centro de trabalho, chave de controle, descrição,trabalho base, tipo de atividade,chave de cálculo. Operações Por exemplo: materiais, quantidades, unidade de medida, categoria do item, lote, disponibilidade. Lista de materiais Norma de liquidação Custos (planejado/atual)

Funções de Ordem de Manutenção Objeto/lista de objetos Centro de trabalho Operações Planejamento de capacidade Materiais/BOM/Lista de Tarefas Custos/Processamento externo Planejamento Ordem de compra Alocação horas/homem Confirmação completa das operações Recebimento de materiais Alocação de materiais na ordem Execução Tarefas de Manutenção Centro de custo Projeto Ordem Ativo Conta Razão

Carga e Planejamento de Capacidades Dados Básicos Manut. do Centro Ordens PM Material Roteiro Estr.de Prod. Necessidades de Capacidade Dados Mestres Avaliação da Capacidade Capacidade Disponível 4 Calendário Capacidade do Centro de Trabalho

Custos nas Ordens de Manutenção ORDEM DE MANUTENÇÃO Custos Estimados Custos Planejados Custos Reais Custos Reais Carga de Capacidade Confirmação Completa Operações Internas Reserva de material Saída de mercadoria Material Estocado Pedido de Compra Entrada mercadoria Entrada Fatura Material não estocado Requisição de compra Pedido de Compra Operações Externas Custos Planejados Custos reais

Manutenção Preventiva SAP R/3 - MANUTENÇÃO

Manutenção Preventiva É toda manutenção efetuada antes da ocorrência do problema, através dos Planos de Manutenção que são elaborados em função das características de cada equipamento. Planejador de Manutenção Emitir Relatórios de Custos Estimar Recursos Criar Requisições de Compras Programador de Serviços Fiscalizar a Execução Registrar HH Registrar Material Iniciar Executar Plano Criar Plano de Manutenção Validar Operações Verificar Capacidades Despachar Turmas Programar Encerrar Plano Encerrar Adm. Cadastro Encerrador Manter Dados Cadastrais

Razões para se efetuar Manutenção Preventiva Exigências legais (inspeções). Regras internas do cliente (ex.: ind. automobilística). Redução da frequência de mal funcionamento de ativos. Redução de relançamento de custos. Aumento da produtividade. Aumento do ciclo de vida do ativo. Melhor controle da utilização da capacidade. Redução dos custos de manutenção.

Plano de Manutenção Preventiva Movimentação de material Programação Ordem de Manutenção Dados de Planejamento Material Capacidade interna Contratar fornecedor Movimentação de material Encerramento Recebimento Relatórios Técnicos Histórico

Cadastros de Manutenção Preventiva Durante a criação de um Plano de Manutenção é necessário definir critérios e sequências de ca- dastros conforme descrito abaixo : Estratégias e Pacotes de Manutenção Lista de Tarefas - Roteiros Itens de Manutenção Programação – Planos de Manutenção

Cadastros de Manutenção Preventiva Estratégia - define regras para a sequência de trabalho de manutenção regular.Contém informações gerais de programação e pode ser atribuída ao número de lista de tarefas PM e planos de manutenção. Pacote – faz a combinação de datas para o momento específico da execução das medidas de manutenção pré-definidas.

Estratégias de Manutenção Estrategia A P1 Mensal P2 Semestral P3 A cada 2 anos

Estratégias e Pacotes Estratégia A 1 6 12 18 24 Ciclo Total Pacote 01

Estratégias baseada no tempo 1 6 12 18 24 Ciclo Total

Estratégia e Plano de Manutenção Estratégia XYZ Plano de Manutenção Estratégia XYZ Pacote 01 6 Meses Item ... ... ... Pacote 02 12 Meses Lista de Operações Inspeções de rotina Checar Pressão do Equipamento Inspeção geral –minuciosa Pacote 03 24 Meses

Itens de Manutenção e Lista de Tarefas Dados de posição Dados de Planejamento Tipo: A Grupo de roteiros: 200 174 1M 4M 6M Dados do Plano de manutenção Item de Manutenção Lista de Tarefas Dados gerais Tipo: A Dados de operação: Operação 10: 1M 4M Operação 20: 1M 4M Operação 30: 6M Operação 40: 1M 4M

Planos de Manutenção Plano de Manutenção Outros objetos Centro de Localização Localização Local Área operacional Centro de Trabalho Dados do plano de Manutenção Dados do objeto Local instalação Equipamento ConjuntoPM /Componente Dados de Planejamento Determinação de roteiros Norma de liquidação para serviços de manutenção Determinação de roteiro/Roteiro criado e selecionado

Estrutura do Plano de Manutenção Estratégia de Manutenção Previsão de datas para Manutenção 05.12.2001 05.01.2002 05.02.2002 Programação de Manutenção Itens de manutenção Ordens de Manutenção Lista de Tarefas

Fluxo de Manutenção Preventiva Estrategia Lista de tarefas Item de Manutenção Plano de Manutenção Ordens de Manutenção Estratégia 1M6M Plano de Manutenção Equipo 1 Roteiro A Posição 1 Lista tarefa A Op. 1 Op. 2 Calendário P1 Início de ciclo Op. 1 Op. 2 Ordem 1 Op. 1 Op. 2 Ordem2 Lista Tarefa B Mensal Posição 1 P2 Posição 2 Op. 1 Op. 1 Op. 2 Ordem 3 Op. 1 Op. 2 Ordem 3 U. Técnica 2 Op. 2 Posição 2 Semestral Roteiro B Op. 3

Relatórios SAP R/3 - MANUTENÇÃO

Relatórios Objetos Técnicos – Locais Instalação e Equipamentos Lista de Notas de Manutenção; Lista de Ordens de manutenção; Lista de Pontos-de-Medição; Análise de Capacidades; Análise de custos por ordem de manutenção; Análise de Avarias;

Histórico SAP R/3 - MANUTENÇÃO

Histórico Ao administrar sistemas técnicos, além de documentar e apoiar o planejamento do processamento de produção, também deve-se ter comprovantes a longo prazo sob a for- ma de um histórico de manutenção.

Histórico O histórico PM é importante pelas seguintes razões: Registro das atividades de manutenção - Por razões de segurança, deve ser possível provar que a manutenção preventiva e as inspeções requisitadas no passado foram realizadas. Investimento em reposição – contém informações sobre o comportamento de paradas e a freqüência de danos que podem ter uma influência considerável sobre as decisões relativas a novos investimentos. Planejamento repetitivo - Um histórico detalhado é muito útil para futuros planejamentos de manutenção.