Brasília, 17 de setembro de 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

Oportunidades do segmento para o Brasil
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Consulta Virtual. Temas abertos para debate na Consulta Virtual Eixo estratégico 1: Prevenção ao Tráfico 1) Disseminar mais informação é suficiente.
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
CORREGEDORIA-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
  Interação entre Consumidor & Concorrência Ana Paula Martinez Diretora, Departamento de Proteção e Defesa Econômica Secretaria de Direito.
Combate a Cartéis em Licitações Fernanda Garcia Machado, MJ/SDE
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
Audiência Pública: Fertilizantes
Conjuntura do Milho e Mecanismos de Sustentação de Preços
Brasília, 27 de setembro de 2012
SBDC: o papel da Secretaria de Direito Econômico
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
Desequilíbrio Concorrencial Tributário e a Constituição Brasileira: Incentivos Fiscais e Financeiros como Infração à Ordem Econômica Mariana Tavares de.
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
vítimas no mundo vítimas fatais (2010) e vítimas no Brasil (SUS) DPVAT indenizações = Vítimas no Brasil 30 bilhões.
Cenário da Construção Civil
Portal Copa 2014.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
A ameaça do Crime Organizado à Segurança Pública no Brasil Fórum Centro de Liderança Política Junho de 2010 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações.
PACOTE ANTI-VIOLÊNCIA PACOTE ANTI-VIOLÊNCIA. Fonte: DataSenado – mar/abr 2007 Senador Valter Pereira – PMDB – MS. Senador Valter Pereira – PMDB – MS.
Controladoria-Geral da União
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
A nova lei antitruste brasileira: alguns pontos para reflexão*
A ética da Siemens no caso
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
Mauro Zaque de Jesus Promotor de Justiça
08 de Novembro de 2013.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Cpadsi Centro de Pesquisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Cobranças e recuperação de créditos tributários
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
Estado, Governo e Responsabilidade Socioambiental
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
CT - Tecnologia e Inovação. Embasamento Legal Lei Complementar 123/2006  Facilita a abertura e fechamento da MPE;  Simplifica o pagamento de impostos;
Diretrizes Clínicas Nacionais
II Encontro Lusófono da Concorrência Concorrência e Desenvolvimento Econômico Balanço apos o I Encontro Lusófono Patricia Agra Araujo Lisboa, 29 de maio.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Conferência - Lei da Empresa Limpa
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
Consocial METODOLOGIA.
CASE BODYTECH - VENKI Realização Organização e patrocínio: Patrocínio:
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Ricardo Andrade Saadi. A partir da década de 90; Aumento da facilidade aos Mercados Internacionais; Liberalização do mercado de capitais; Desenvolvimento.
Diminuímos as desigualdades sociais e regionais, retomamos o desenvolvimento em bases sustentáveis e com respeito às instituições democráticas BRASIL.
Acordo de Leniência e Cooperação Vinicius Marques de Carvalho Presidente do Cade São Paulo, novembro de 2014.
Educação básica de qualidade para todos
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
P OLÍTICA A NTICORRUPÇÃO NO B RASIL R EFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE E NO MEIO EMPRESARIAL Mário Vinícius Spinelli Controlador-Geral do Município.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Expositor: Leandro Navega. INCREMENTAR O COMBATE AS INFRAÇÕES CONTRA ORDEM ECONÔMICA OBJETIVO ESTRATÉGICO Convênio celebrado pelo MP/RJ e Secretaria de.
ATUAÇÃO INTEGRADA COM A ÁREA CRIMINAL. CONTEXTUALIZAÇÃO ASPECTOS PRÁTICOS REFLEXÕES COMPARTILHADAS.
Os Novos Desdobramentos da Política Nacional Antitruste e suas Consequências Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – Câmara dos Deputados.
Transcrição da apresentação:

Brasília, 17 de setembro de 2010 Copa 2014 e Olimpíadas 2016: Prevenção e repressão contra os cartéis nas licitações dos próximos anos Mariana Tavares de Araujo Secretária de Direito Econômico (SDE/MJ) Brasília, 17 de setembro de 2010

1. Por que é Prioridade o Combate a Cartéis? Aumento de preço (média de 10% acima do preço competitivo, segundo a OCDE) Redução da oferta (média de 20% de redução, segundo OCDE) Menos inovação, variedade de produtos e qualidade no mercado Prejuízos de bilhões ao ano à economia 2 2

2. Interface com criminal Lei n. 8.137/90: Cartel é crime; pena de reclusão de 2 a 5 anos ou multa Aproximação das esferas administrativa e criminal, com a proteção efetiva do Beneficiário da Leniência também no campo penal Rede de Inteligência com a Polícia Federal, Civil, MP (Estadual e Federal) e a AGU, cujos objetivos são: Intercâmbio “expertise antitruste” x “técnicas de investigação”; Uso de busca e apreensão, escutas telefônicas e a extensão de proteção criminal à leniência assinada na esfera administrativa 3 3

3. Dez anos a mil... Pesquisa realizada pela International Competition Network (ICN) com 46 países indica: 4

4. ... O ritmo frenético contra cartéis Multas aplicadas pela Comissão Européia em 4 anos > € 9.75 bi 5

5. ... O ritmo frenético contra cartéis EUA 6

6. O Brasil faz parte dessa empreitada Crescimento exponencial de multas impostas / acordos realizados pelo CADE Arrecadação do Fundo Federal de Direitos Difusos (1994 – 2009) (em mil) 7

7. Outros dados eloqüentes De 2003 a 2006 De 2007 e 2010 Até hoje registro de ao menos 250 pessoas investigadas criminalmente 30 mandados de busca 2 pessoas presas temporariamente ação concentrada em SP, RJ e RS 265 mandados de busca > 100 pessoas presas temporariamente ação em diversas regiões (NE, S, CO) 8 laboratórios forenses (NE, N, S, SE) Foco em cartéis em licitação

8. Copa 2014 e Olimpíadas 2016 http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/copa2014 9

9. Copa e Olimpíadas: Por que se preocupar com cartéis? 10

10. Copa e Olimpíadas: Por que se preocupar com cartéis?

11. Notícias recentes

12. Ações Preventivas Treinamento Secretarias de obras e Comissões Licitações: Como desenhar licitações mais competitivas e detectar conluios Troca de expertise com os órgãos de controle Distribuição de material sobre prevenção e repressão a cartéis em licitações: cartilhas, Diretrizes OCDE, Sinais de Alerta Campanha “Jogando Limpo” Declaração de Elaboração Independente Propostas

13. Ações Preventivas 14

13. Prevenir é melhor que remediar! 15

OBRIGADA!