Conceitos importantes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Vantagens da Internet para as Relações Públicas:
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS
Pastoral da Comunicação
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Textos jornalísticos informativos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Linguagem verbal midiática
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Atualidades Entrevista de emprego.
Pastoral da Comunicação
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
I ENCONTRO AGENTES DE COMUNICAÇÃO INTERNA- ELOS 2011
PLANEJAMENTO #1 Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias Wallyson de Oliveira Sousa 1ºPP Manhã
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
O Uso Pedagógico do Blog
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
para a utilização do Portal
Rede Ligado Plano de mídia.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
MuralJornalRádioWeb Só não esqueça: Comunicar é relação Comunicar é relação.
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Como funciona a imprensa
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
EVANGELISMO PÚBLICO.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
REDES SOCIAIS.
COMUNICAÇÃO NAS ENS Marielza e Woodrow. A COMUNICAÇÃO EM SI A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Textos dos media Maria Serafina Roque
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
Estrutura da Reportagem
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Por que o jornal na escola?
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Foco da reunião SKYPE – 11 de setembro Mídia Social.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
É PRECISO CONHECER A REALIDADE A partir do processo pedagógico devemos assumir para nossa comunicação o método: VER - JULGAR - AGIR Se não fizermos isso,
Professor Jardson Brito
FICHAMENTO.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Componentes do Jornalismo Online
Diretora de Vendas Independente Mary Kay
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

Conceitos importantes Produção de texto Conceitos importantes Andréia Gripp

Jornal Jornal Jornal

O que queremos com o jornalismo na Igreja Ser construtores da comunhão pastoral. A sermos ponte entre a Igreja e o homem de hoje. Mas só se constrói comunhão e diálogo com humildade e paixão! Só com humildade e sentimento penetramos no coração do homem.

Missão Somos chamados a fazer uma evangelização inculturada, porém, sem complexo de inferioridade – não temos que ser igual aos meios de comunicação seculares. Temos que apresentar a novidade do Espírito para esse tempo histórico. Somos enviados aos cegos, aos paralíticos, aos coxos, às crianças – aos que estão fora da Igreja.

É PRECISO ESTAR ATENTO A TUDO! Notícia Pode-se dizer que é tudo o que os jornalistas escolhem para oferecer ao público. Dá trabalho descobrir notícias. A notícia pode estar no detalhe de uma história. A notícia pode estar no ambiente em que a um fato aconteceu. A notícia pode estar no silêncio do entrevistado. É PRECISO ESTAR ATENTO A TUDO!

Qualidade da notícia Novidade; Verossimilhança; Interesse público; Importância; Oportunidade jornalística. Uma notícia precisa ser bem apurada! Sua fonte tem que ser a mais segura possível. NUNCA AFIRME ALGO QUE NÃO TENHA CERTEZA E NÃO TENHA COMPROVADO A INFORMAÇÃO RECEBIDA! Na dúvida, não escreva! NUNCA!

Para jornais Notícia / Reportagem / Entrevista Notícia é o relato de um fato de maneira integral e sucinta. Reportagem é uma notícia ampliada. Traz informações apuradas em mais de uma fonte de informação, abordando diversos ângulos do assunto. A reportagem procura, além de informar, interpretar os fatos. Box – Texto curto associado a outro mais longo. Entrevista – representa uma das principais fontes de coleta de informação. Chamadas – resumos de 1ª página.

Para fazer um bom texto Leia, leia, leia Aprenda a filtrar Aprenda a resumir Aprenda a detalhar Aprenda a contextualizar Aprenda a desconfiar Aprenda a navegar

Por onde começamos? Pauta – Ponto de partida Definição do conteúdo/objetivo Orientação dada ao repórter para a realização de reportagens/notas/notícias

Matéria (o texto) Etapas 1. Apuração: Marcar entrevista ou apurar em outros meios ou no local Sempre mediante orientação da pauta Pequem pelo exagero. Apurem mais informações do que irão precisar para escrever a notícia. É melhor dispensar informações que descobrir que não as têm.

2. Redação do texto (matéria): A medida que apurarem, comecem a esboçar mentalmente o texto que escreverão depois. A importância de um fato é que determina a extensão de uma notícia. Mas mesmo uma notícia de 30 linhas, ganhará mais credibilidade se for contada em detalhes. Antes de terminar a apuração, pergunte TUDO sobre o fato.

O texto CARACTERÍSTICAS Claro – clareza X superficialidade Objetivo – o que você quer dizer? Simples – público heterogêneo Correto - normas formais da língua – coloquialismo x gírias

O texto jornalístico A frase jornalística tem que ser construída de tal forma que não só se entenda bem, mas que não se possa entender de outra forma. Íñigo Dominguez O texto jornalístico é feito para ser lido, entendido e, se possível, apreciado. O texto jornalístico deve estar focado no leitor: quem é ele?

Dicas para um bom texto jornalístico Prefira frases curtas e na ordem direta. Evite o gerúndio - subustitua por ponto. Livre-se do “já que” – evite, tb, o queísmo. Não faça períodos longos demais. Prefira dividi-los com ponto. Prefira as palavras mais curtas e simples. Utilize formas positivas. Prefira a voz ativa. Dê nome aos bois: utilize termos específicos. Evite adjetivos. Toda pessoa tem nome e sobrenome – escreva os nomes da forma correta.

Elementos de um texto Título – Maior parte dos leitores lê apenas o título. Síntese precisa das informações do texto. Lead (lide) – Síntese da notícia. Síntese precisa das informações do texto. Intertítulo – no meio de textos longos, serve para “arejar” a leitura. Olhos – destaca uma frase do texto. Legenda – completa a informação visual

Notícia/matéria ESTRUTURA Título Cabeça (lead) síntese da notícia (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que) Corpo da matéria

A fórmula do lead

FÓRMULA DE CONSTRUÇÃO DA NOTÍCIA Perguntas Elementos Respostas (dados) QUEM? Personagens Dom Raimundo Damasceno O QUE? Fato Eleito presidente daCNBB QUANDO? Data/hora Durante a Assembleia da CNBB, dia 9 de maio ONDE? Local No Santuário de Aparecida, no Centro de Convenções COMO? Modo Eleição direta POR QUÊ? Motivo Porque a presidência da CNBB se renova há cada 4 anos.

O Lead(lide)

IGREJA E CULTURA DIGITAL

Cultura de uso da internet Livre manifestação de ideias e opinião Formação de redes entre pessoas com mesmos interesses, apesar da distância geográfica Acesso a conteúdos gratuitos (influência do software livre)

A palavra é compartilhar Agentes de transformação do homem e das estruturas sociais Formação de redes e comunidades Orkut Facebook Youtube Blogs Twitter Tecnologia Informação

A palavra é conectar Redes sem fio: a expansão dos dispositivos móveis Venda de notebooks já ultrapassa a de computadores de mesa Smartphones: venda cresceu 800% no Brasil em 2008

http://pascomregionalleste1.blogspot.com

http://pascomregionalleste1.blogspot.com

Passado O poder da comunicação estava nas mãos de poucos Falta de acesso aos meios de produção Custo + Tempo Opinião de quem recebe a informação não era ouvida

Mídia tradiconal x Internet Mídias tradicionais – jornal / rádio / tv: Comunicação unidirecional, sem interação ou feedback Mídias sociais – internet: Comunicação multidirecional. As pessoas recebem, criam e compartilham conteúdo ilimitado entre si A internet amplifica a maneira como as pessoas se relacionam e transforma a expectativa dessas pessoas em relação às instituições As Igreja tem uma oportunidade única de estar mais próxima das pessoas.

O poder da Internet No Brasil, são mais de 70 milhões de usuários (35%) O internauta brasileiro é o que mais navega no mundo: 26,6 horas mensais contra 23,7 em média dos outros países O Brasil está no topo do ranking mundial de penetração de redes sociais (85% contra 75% dos estados unidos) Maior mercado internacional do Orkut e um dos que mais cresce no uso do Twitter e do Facebook O fenômeno não é exclusivo das classes A/B. Na classe C, a penetração chega a 35% e, nos próximos 10 anos deve se igualar às classes A/B.

O Brasil está no topo do ranking mundial de penetração de redes sociais (85% contra 75% dos estados unidos) Segundo em volume de acesso a blogs Maior mercado internacional do Orkut Um dos que mais cresce no uso do Twitter e do Facebook

Redes sociais? As pessoas buscam nas redes sociais o que têm nas relações pessoais: querem ser ouvidas, reconhecidas individualmente e prontamente atendidas Fazer o novo exige novos jeitos de pensar e agir. O digital não transforma só a relação entre a Igreja e o mundo exterior, mas também pode mudar a forma de se relacionar com a própria comunidade.

ATENÇÃO! Mídias sociais não funcionam como mídias tradicionais Se criou um perfil, mantenha atualizado Cuidado com o excesso de propaganda Prepare-se para o volume de interações com as pessoas O uso das redes sociais deve envolver toda a comunidade Planeje: o que vou divulgar? Para quem? Como? Em quais redes?

Faça bem feito Crie uma estratégia específica para cada rede Avalie resultados e mude o que for necessário Mantenha-se atualizado Ouça sua comunidade

Reflexão & AÇÃO Como posso estabelecer um planejamento de comunicação em minha comunidade? Quem é o meu público? Para quem eu falo? De que modo posso explorar os meios (jornais impressos, sites, TV, internet, murais, reuniões em grupo) para concretizar o processo comunicativo? A comunidade aceitaria a comunicação digital? Quem podemos mobilizar para criar perfis nas redes sociais?

O que nos diz o Papa Bento XVI? “Quero convidar os cristãos a unirem- se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana.” (Mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações)

Questões práticas Internet Festa da Padroeira Aviso Quadro de avisos na missa Quadro de avisos Mídias tradicionais Secretaria Internet

Festa da Padroeira – divulgação digital Matéria do jornal Cartaz Faixa História Site

Blog Novidades da programação Convite à participação Noticias Bastidores Blog

Atenção: reunião extra da equipe de animação da festa de Nossa Senhora no salão paroquial, hoje, às 20h. Confirmado show de @pefabio na festa de Nossa Senhora O hino da nossa padroeira já está disponível no MySpace... http://bit.ly/f3133

Criar comunidade da festa e tópicos sobre organização Incluir na programação de eventos. Linkar para site das atrações (ex. Pe. Fábio) Postar fotos da padroeira Postar comentários sobre a festa Agradecer às pessoas que ajudaram Postar fotos no Flickr e Vídeos no Youtube

“A comunicação, como ato social vital, nasce com o próprio homem” (Documento de Puebla) BOM TRABALHO!!! andreiagripp@radiocatedral.com.br