Formação de Mensageiro(a)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Vivencial do GED Niteroi
Advertisements

Escola Vivencial do GED
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
A VOCAÇÃO.
encontro pessoal e comunitário com Jesus
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
CURSILHO 2 DIAS.
PREPARAR A CATEQUESE.
Teologia Vocacional e Princípios da Pastoral Vocacional – CNBB
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
Formador: Waldiney Oliveira
Encaminhamento para o AGIR
CATECUMENATO.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVIII EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
O Anjo e Maria.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Escola Vivencial do GED
Espiritualidade do Catequista
CULTO CULTO CRISTÃO.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO
COORDENADORES DE COMUNIDADE
4º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, º DOMINGO DO TEMPO COMUM Marcos 1, de janeiro de de janeiro de 2012 Aprofundando os textos bíblicos:
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
ORAÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O JUBILEU DE OURO.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra e.
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia deste domingo coloca no centro da nossa reflexão a Palavra de Deus: ela é, verdadeiramente, o centro.
ASSEMBLÉIA DO MCC DE ARAÇATUBA CASA SÃO PAULO 15/11/2015
UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

Formação de Mensageiro(a) Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade: No capítulo III – O Movimento de Cursilhos de Cristandade na Ação Pastoral da Igreja. Item 3 – três grandes ministérios – são interrelacinados uns com os outros – para realização da missão de Cristo.

Formação de Mensageiro(a) O MCC participa dessa missão: - Ministério Profético (o serviço da Palavra, anúncio da Boa Nova). - Ministério Sacerdotal (o serviço do Culto ao Senhor – celebração pascal do culto da Nova Aliança nos Sacramentos, na Eucaristia e no louvor a Deus) - Ministério Real (o serviço da Caridade – é a atenção solícita e respeitosa às comunidades para promover sua unidade, harmonia e dinamismo como Corpo de Cristo e Povo de Deus: organizá-las e dirigi-las de maneira que nelas se consiga a plena realização humano-cristã da pessoa e que desta possibilidade gozem todos os homens).

Formação de Mensageiro(a) Movimento de Cursilhos – AGENTE DO MINISTÉRIO PROFÉTICO MCC – finalidade: evangelizar os ambientes / método querigmático – proclamação da Palavra de Deus, da Boa Nova, da Palavra que converte e salva.

Formação de Mensageiro(a) “Não se trata de palavras que ilustram, explicam ou desenvolvem uma doutrina, mas da Palavra que fala e age, da Palavra que interpela, que inquieta, que descobre... até conseguir que aconteça alguma coisa a quem escuta.” “Busca direta da fé de conversão, que posteriormente deverá ser ilustrada pela Catequese (Formação/Escola Vivencial) e culminará no Batismo, na Eucaristia e nos demais atos cultuais da comunidade cristã (Oração).” “Proclamada pelos mensageiros que, acreditados por Deus e acompanhados de sinais, deem testemunho (Ação).”

Formação de Mensageiro(a) Mensagem: é o elemento básico, fundamental e imprescindível da evangelização querigmática – o MCC está sempre em busca da Palavra de Deus, para conseguir plena fidelidade à notícia que a Igreja – Cristo mesmo – lhe encomendou transmitir: - fidelidade a Deus, de quem procede; - fidelidade ao homem, a quem é destinada.

Formação de Mensageiro(a) Em seu estilo próprio (método), o MCC transmite a Mensagem, como sinal, pelo testemunho e pela palavra, caracterizada esta por notas muito peculiares: - palavra simples, inteligível para todos. Como foi a Palavra de Cristo; - palavra contundente, segura, porque não é ele, o arauto, mas é Deus quem fala, e diante da Palavra de Deus somente cabe o “sim” ou o “não”;

Formação de Mensageiro(a) - palavra alegre, porque transmite notícias de vida, de luz e de esperança; - palavra adaptada, atualizada; - palavra esperançosa, porque Deus chama sempre ao perdão e à salvação; - e, sobretudo, palavra encarnada, que faça presente e experimentável aquilo mesmo que se proclama.

Formação de Mensageiro(a) Os mensageiros, convictos de que foram chamados e enviados a anunciar a Palavra de Deus (não suas próprias palavras, e muito menos seus próprios interesses): Aceitam com simplicidade a confiança de Deus e da Igreja, e o compromisso que supõe ser arautos e sinais vivos, transparentes e convincentes no testemunho pessoal e comunitário;

Formação de Mensageiro(a) Não se deixam esmagar com soberbo despeito ou rebeldia por suas limitações, defeitos e características humanas; Esforçam-se por ser ouvintes fiéis, conhecedores entusiastas e profundos, pessoas possuídas pela Palavra que devem proclamar; Comprometem-se seriamente em fazer vida da sua própria vida, a Vida que anunciam; Confiam plenamente em Deus que os envia e lhes disse: porei minhas palavras em sua boca.

Formação de Mensageiro(a) Visão Global do Cursilho: O mensageiro deverá ter uma visão global do cursilho. Ninguém ama aquilo que não conhece. Portanto, o mensageiro deve se preparar bem, estudar o enfoque que o MCC dá à Evangelização dos Ambientes. O cursilho tem uma única mensagem, que gira em torno do eixo: o Plano de Deus (=a Graça), o Reino de Deus (valores) e o Seguimento de Jesus de Nazaré (experiência).

Formação de Mensageiro(a) Todas as mensagens do cursilho constituem em uma única mensagem. E são apresentadas mediante: uma sequência pedagógica (mensagem doutrinário-vivenciais e mensagens de compromisso/inserção na comunidade) e uma dinâmica da conversão (encontro consigo mesmo, encontro com Cristo e encontro com a comunidade).

Formação de Mensageiro(a) Embora as mensagens sejam fundamentadas na Bíblia e na Teologia, não poderão ser discursos teológicos ou catequese. No cursilho, a proclamação da mensagem deve ser querigmática: anuncia o fundamental humano e cristão, com vistas a um conversão integral da pessoa (conversão pessoal e social). Conversão voltada para Deus, para o irmão, para as realidades terrestres, para a história.

Formação de Mensageiro(a) O Cursilho por Dentro traz tópicos importantes, que devemos conhecer para que a mensagem seja adequada. Se todos atenderem ao que está orientado no livro, o cursilho realmente será uma única mensagem, e não muitas mensagens individuais... Tópicos: Objetivos da Mensagem, Ideias Centrais, Carisma e Espiritualidade, Estilo da Proclamação, Duração, Testemunho – Coerência e Pertinência.

Formação de Mensageiro(a) Os esquemas, sob a forma de sinopses (sínteses, resumos), são os “ossos” que necessitam da “carne” do mensageiro (sua mensagem, sua vida). Características do testemunho: simplicidade, seriedade, sinceridade...

PONTO DE PARTIDA PARA UMA NOVA ETAPA E agora MCC do Brasil? Do Jubileu para um novo Pentecostes: PONTO DE PARTIDA PARA UMA NOVA ETAPA