Richardson (2009) cap 1: (p. 1-10)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Informática na Educação
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline.
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
ALEXANDRA ALINE VERA.
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Educação à Distância e suas Tecnologias
Treinamento para Professores
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Profa. Reane Franco Goulart
Jornal como Recurso Didático
BLOGS, WIKIS, PODCASTS, AND OTHER POWERFUL WEB TOOLS FOR CLASSROOMS W ILL R ICHARDSON T HE R EAD / W RITE W EB.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Atividade complementar 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Web e suas Ferramentas.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Richardson (2009) cap 1: (p. 1-10) CEFET – MG Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Professora: Raquel Bambirra Aluna: Rita Andrade Apresentação 04 A Web da Autoria (The read/write Web) Richardson (2009) cap 1: (p. 1-10)

1989 Inicio do desenvolvimento da WWW. Internet: rede de computadores usada por pesquisadores e membros do governo para compartilhar textos e dados. Objetivo de Tim Berners Lee: criar uma ampla “teia” de compartilhamento de informações, construída por pessoas de todo o mundo de forma colaborativa.

1993 Desenvolvimento do browser Mosaic Web: a internet passa de uma ferramenta de pesquisa, de acesso restrito, baseada em textos e números, para um mundo de informações gráficas, coloridas, disponível para as massas.

Final Século XX Internet: rede essencial de pesquisa e comunicação que conecta pessoas ao redor do mundo. Início da escrita digital: conhecimento dos códigos HTML para fazer as páginas funcionarem; conhecimento dos protocolos para colocarem as páginas funcionando na internet.

Século XXI: Mudanças extraordinárias A Web da Autoria (Read/Write Web) apresenta ferramentas mais simples de publicação na internet que corroboram para a concretização da proposta de Lee: a criação de um ambiente onde todos possam interagir de forma colaborativa.

2003 – Pew Internet & American Life Project mais de 53 milhões de americanos adultos OU 44% dos adultos usuários da internet usam a internet para publicar pensamentos, comunicar-se, postar fotos, compartilhar documentos, etc. 2005 – Another Pew study 57% de todos os adolescentes que usam a internet podem ser considerados ‘criadores de conteúdos’. 2008 - Technorati.com - primeira ferramenta (Web da Autoria) de fácil publicação amplamente adotada mais de 110 milhões de (we)blogs são usados para criar diários pessoais; construir sites de recursos de forma colaborativa; filtrar notícias para audiências específicas.

Internet hoje Apesar das novas tecnologias, fornecerem inúmeras ferramentas para o desenvolvimento educacional, elas têm sido pouco exploradas neste âmbito. Pessoas que têm interesses em comum podem se conectar e trocar experiências globalmente. Mudança na definição de privacidade.

Estaremos escrevendo a história humana juntos, em tempo real. Douglas Rushkoff: “Sociedade de autoria”: todos terão a habilidade de contribuir com ideias e experiências para o corpo maior de conhecimento que é a Internet. Estaremos escrevendo a história humana juntos, em tempo real.

A WEB da Autoria na Educação Rápida adaptação dos jovens aprendizes à evolução tecnológica; ausência de direcionamento/guia. Lenta adaptação da educação à evolução tecnológica: a grande maioria dos docentes e das instituições educacionais tem pouco conteúdo para promover as mudanças necessárias. Atual acesso à informação: força-nos a repensar o processo de ensino e aprendizagem.

Para se pensar: O que necessita mudar na nossa grade curricular, uma vez que nossos estudantes têm a habilidade de alcançar audiências muito além das paredes das salas de aula? Quais as mudanças necessárias na nossa maneira de ensinar, para que se torne mais fácil trazer fontes primárias para nossos estudantes?

Como devemos repensar nossas ideias de alfabetização/letramento, uma vez que temos que preparar nossos estudantes para tornarem-se não somente leitores e escritores, mas também editores, colaboradores e publicadores? Como, enquanto aprendizes, podemos começar a tirar vantagens das oportunidades dessas ferramentas disponíveis, de forma que possamos entender mais claramente as pedagogias de como usá-las na sala de aula?

Social Learning “Essa vida online é muito mais do que apenas a Internet. Ela tornou-se uma estratégia inteira de como viver, sobreviver e prosperar no século XXI, onde o ciberespaço é uma parte da vida diária”. Marc Prensky (2004)

National Technology Plan (2005): os estudantes de hoje, de quase qualquer idade, são bem mais letrados em computadores do que seus professores, os quais, na sua grande maioria, só tiveram contato com a tecnologia após a maturidade. William D Winn: anos de uso do computador cria crianças que “pensam diferente de nós”; elas desenvolvem mentes hipertextuais. Dificuldade de adaptação dos estudantes de hoje à progressão linear de ensino que a maioria dos sistemas educacionais adota.

Apesar das dificuldades, tanto pessoais como institucionais, na implantação dessas novas tecnologias educacionais, as mudanças vêm acontecendo. As ferramentas estão se tornando mais fáceis de usar e as vantagens são inúmeras. Além disso, há um bom número de docentes que buscam se atualizar e utilizar as ferramentas na sua prática didática.

Estudantes como professores O educador tem que fazer parte das redes sociais para aprender a trabalhar com os estudantes. Nesse ambiente, aprender significa construir, desenvolver, sustentar e participar de redes globais que têm conferido cada vez menos relevância ao tempo e ao local.

Os educadores têm que: tirar proveito das potencialidades oferecidas por essas ferramentas ao aprendizado acadêmico e pessoal; descobrir como as mudanças e as novas ferramentas modificam a natureza do aprendizado e as implicações dessas transformações para a educação.

Pergunte a si mesmo: Quais são suas paixões? Quem são seus professores? Eles estão todos em ambientes presenciais? Como você está construindo suas próprias redes de aprendizado usando essas ferramentas? Nesse novo ambiente, como você está modelando seu aprendizado para seus estudantes?

TOOLBOX Disponível em: < http://learninternetbusinesstoday.com/7-things-you-should-have-to-start-an-online-business/>. Acesso em 09.08.2011.

(We)blogs: permitem a um autor (ou autores) publicar instantaneamente na internet de qualquer conexão ; são facilmente criados e atualizados; podem ser interativos; são as ferramenta mais adotadas na Web da Autoria até agora. A Wiki é um espaço colaborativo na Web onde qualquer pessoa pode acrescentar conteúdos e/ou editar algo que já foi publicado.

Aggregators reúnem e organizam o conteúdo gerado via RSS feed. RSS é uma tecnologia que proporciona a oportunidade de se subscrever a ‘feeds’ (‘alimentadores’) de conteúdos criados na Internet, sejam eles escritos em blogs ou em espaços mais tradicionais como jornais ou revistas. Aggregators reúnem e organizam o conteúdo gerado via RSS feed.

Social Bookmarking Permite aos usuários salvar e arquivar páginas inteiras de conteúdos da Web, produzindo uma espécie de Internet pessoal. Permite a professores e estudantes construir listas de recursos sobre assuntos específicos que podem ser compartilhadas.

Online photo galleries proporcionam o compartilhamento de ideias e experiências e o uso de imagens digitais em sala de aula. Audio/video-casting facilita a produção, publicação e distribuição de arquivos de áudio e vídeo, ampliando as possibilidades de criação e desenvolvimento educacional.

Videos Read/Write Web with WILL RICHARDSON Pt1 Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=JFbDEBNS7AE>. Acessado em 09.08.2011. Read/Write Web with Will Richardson Pt2 Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=3cZDYz1hmi0&feature=related>. Acessado em 09.08.2011.