Do Mar à Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Código estabelecimento
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
IV Encontro de Educação Ambiental da Baixada Santista Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
A Pesca Pesca Marítima: Pesca Fluvial: Pesca Lagunar:
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Máscaras Africanas.
AULA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
APRESENTAÇAO: SIRLENE S. GUIMARAES EDUCADORA EM SAUDE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Biblioteca Escolar (BE)
DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS FÍSICO-NATURAIS
EMPCRIANÇA Empreender no 1º ciclo (3º e 4º ano) EDIÇÃO 2013/2014.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
S EMPRE a Ler Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário.
Actividades mais significativas Ano lectivo
OS TRÊS PORQUINHOS.
Centro de Saúde Agrupamento de Escolas. Situado no Alentejo Central, Arraiolos apresenta características típicas de um concelho do interior sul do País.
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Uma Aventura…Literária 2013
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Sr. MegaWatt DMAU – DAEV - DESA. Trata-se de um projecto da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Oferta Educativa da DESA, que visa envolver a comunidade.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
1. Sistema de produção agrícola Estruturas de produção agrícola
Vivência de Orientação com Surdos
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Uma Aventura…Literária 2013
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre; para todos os anos); * Crítica (1 página; Crítica a qualquer dos.
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
GPS GABINETE DE PROMOÇÃO PARA A SAÚDE
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
O Ecomuseu do Mondego será um espaço físico, a construir de raiz, na Escola Secundária D. Duarte. Terá uma localização privilegiada numa área muito visitada.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Como utilizar o Programa Nutriamigos
Serra da Boa Viagem, entre Vale de Anta e Miradouro da Bandeira
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
II Concurso de Fotografia Escola Secundária de Vilela Tema: A Água.
Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Natal
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Autarquias no meio urbano
Uma Aventura…Literária 2013 Modalidades: * Texto original (1 a 2 páginas; tema livre); * Crítica (1 página; crítica a qualquer dos livros a concurso);
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico - Ciências de Natureza Marly Ap. Giraldelli Marsulo - PCNP Biologia Luciana Maria Victória -
Transcrição da apresentação:

Do Mar à Escola

Objetivo: Dinamizadores: Promover o Mar e divulgar as suas potencialidades junto dos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Concelho de Viana do Castelo. Dinamizadores: Departamento de Dinamização Cultural - Arqueologia; Divisão de Biblioteca e Documentação; Divisão de Desporto e Lazer; Divisão de Educação; Divisão de Museus; Divisão de Promoção de Saúde; Divisão de Recursos Naturais – CMIA.

Departamento de Dinamização Cultural - Arqueologia Sessões/aulas com atividades lúdico-pedagógicas sobre o património arqueológico costeiro do concelho de Viana do Castelo; Ateliê de produção de sal nas salinas de época romana da praia do Canto Marinho; Ateliê de criação de miniaturas de pesos de rede de pesca em barro na Casa dos Nichos ou nas Escolas. Conto com História- Caturo o Pequeno Guerreiro- em colaboração com a Biblioteca Municipal, que explora a ligação dos povos “castrejos” da Idade do Ferro com o Mar.

Divisão de Biblioteca e Documentação A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA - com a temática “Do Mar à Escola” Itinerância de obras infanto/juvenis relacionadas com “o mar, o rio e a água” de forma articulada e regular, por todas as Escolas do 1º Ciclo da Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, com o objetivo de estimular hábitos de leitura através de atividades de promoção do livro. De Outubro a Maio – manhãs de terça e quinta-feira (por marcação)

Divisão de Desporto e Lazer Iniciação aos desportos náuticos; Turmas do 3º e 4º Ano Dinamizada pelos professores das AEC’S 4 aulas de 90 minutos 1 aula prática de canoagem Janeiro a Março.

Divisão de Educação Do Mar à Escola – A fauna e a flora marítima na alimentação; Promover o conhecimento da fauna e da flora marítima e o seu impacto na alimentação e na saúde Ações nas escolas com os alunos na preparação e confeção de peixe e produtos do mar com informação do valor nutricional e benefícios para a saúde.

Divisão de Museus Museu de Artes Decorativas O Mar e o Porto sempre foram fundamentais na História de Viana do Castelo e por isso, muitas das peças do Museu têm barcos representados e contam-nos histórias de outros continentes, pelo que se propõe uma visita centrada nestas peças e uma atividade de construção de barcos. Museu do Traje Alguns dos Trajes relacionam-se diretamente com atividades marítimas, como é o caso dos Sargaceiros e das Marisqueiras de Afife. Núcleo Museológico do Sargaço – Castelo de Neiva A apanha das algas foi uma atividade fundamental na vida agrícola tradicional. Nesta visita ficamos a conhecer as técnicas e as possibilidades de novos usos para as algas, como é o caso da gastronomia. Núcleo Museológico da Atividades Agro Marítimas – Carreço Nesta visita pode ficar a conhecer as atividades da agricultura tradicional, em que os agricultores faziam a apanha de algas, de mariscos e até a pesca. Pode ainda percorrer os percursos marcados, que passam pelo Moinho de vento e pelos mais interessantes locais arqueológicos, etnográficos e paisagísticos de Montedor.

Divisão de Promoção de Saúde No Mar com Saúde - Descobrir os benefícios do mar para a nossa saúde 1ª parte alunos têm acesso à informação sobre a matéria                     2ª parte: testar conhecimentos através de atividade lúdica. Período temporal: Fevereiro a Abril 2013 Turmas do 3º e 4º Ano

Divisão de Recursos Naturais – CMIA Dinamização de atividades experimentais sobre os ecossistemas marinhos com duração máxima de 90 min. Turmas do 3º e 4º e 5º Ano Produção de um filme de 1 minuto sobre temas relacionados com o mar. Realização de concurso para atribuição de prémios e menções honrosas aos melhores filmes. Turmas do 9º Ano

Contactos: Departamento de Dinamização Cultural – Arqueologia Telefone:  +351 258 809 337 E-mail: arqueologia@cm-viana-castelo.pt Divisão de Museus Telefone:  +351 258 809 305 E-mail: museus.viana@cm-viana-castelo.pt Divisão de Biblioteca e Documentação Telefone:  +351 258 840 010 E-mail: biblioteca@cm-viana-castelo.pt Site: http://www.biblioteca.cm-viana-castelo.pt/ Divisão de Desporto e Lazer Telefone: +351 258 809 364 E-mail: desporto@cm-viana-castelo.pt Divisão de Educação Telefone: +351 258 809 363 E-mail : diveducacao@cm-viana-castelo.pt Divisão de Recursos Naturais – CMIA Telefone:  +351 258 809 362 E-mail: cmia@cm-viana-castelo.pt Site: http://www.cmia-viana-castelo.pt/ Divisão de Promoção de Saúde Telefone:  +351 258 258809 377 E-mail: dps@@cm-viana-castelo.pt