As noções de número, numeral e algarismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Advertisements

2008/01- Pólo de São Leopoldo.
Teoria da Computação MÁQUINA DE TURING (Continuação) Fabrício Dias
Números Naturais O conjunto dos números naturais é representado pela letra maiúscula N e estes números são construídos com os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4,
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO Extra 7 O ARTIGO E O NUMERAL
Avaliação Psicomotora
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Classe gramatical variável
Noções de Estrutura de Dados Logica de Programação
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
Sistema de numeração decimal
Estatística – Aula 04 IMES – Fafica Cursos de Licenciaturas
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 03
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
Prática de Ensino em Matemática I Aula 01
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
Numeral é a palavra que quantifica entes ou conceitos ou indica a posição que ocupam numa determinada ordem. Quando apenas nomeia o número de entes, o.
Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Classificação das estruturas cognitivas
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 09
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 12
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
NÚMEROS: A LINGUAGEM DO UNIVERSO
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
Trabalho do curso de pedagogia -UPE
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 10
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
Estatística – Aula 06 IMES – Fafica Curso de Licenciatura em História Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Sistema de numeração decimal
Prática de Ensino em Matemática I Aula 13
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 13
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Estatística – Aula 08 IMES – Fafica Curso de Publicidade e Propaganda Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Prática de Ensino em Matemática I Aula 08
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
Estatística – Aula 06 IMES – Fafica Curso de Publicidade e Propaganda
A história dos números.
CLASSES DE PALAVRAS I SÃO 10, AS CLASSES DE PALAVRAS:
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 10
Edição: Site da Educação – SEDUC
História da Matemática
Partida Curso de Chefes de Equipa Circulo Oeste 17 e 18 de Novembro de 2007.
Utilização de Software no Ensino/Aprendizagem de Matemática Eduardo Lucchesi Susana Seidel L i c e n c i a t u r a e m M a t e m á t i c a n a U F R G.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 11
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Transcrição da apresentação:

As noções de número, numeral e algarismo IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 2º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

Práticas tradicionais passar o lápis sobre o pontilhado; colar bolinhas de papel crepom; escrita repetida de um numeral e/ou sequências numéricas; enfeitar numerais dando-lhes aspectos de animais ou objetos.

Concreto X Abstrato A matemática é uma “ciência” abstrata. Antigamente pesquisas afirmavam que antes dos 7 anos de idade as crianças não possuíam recursos para abstrair qualquer conceito. Atualmente é aceito o desenvolvimento da abstração em todas as etapas do desenvolvimento, desde que as ações do mundo físico (concreto) tenham algum significado na representação formal (abstrato).

Algarismo, numeral e número Algarismos: são símbolos usados na representação de números. Numeral: é um substantivo que significa classe de palavras que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas, ou que indica o lugar que ocupam numa série. Número: é um substantivo que significa palavra ou símbolo que expressa uma quantidade.

Como trabalhar esses conceitos? As representações utilizadas pelos alunos variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada um. No início os alunos podem representar as quantidades através de traços ou pequenos círculos para representar, por exemplo, as quantidades de pontos numa brincadeira. As intervenções do professor devem ter como objetivo final a transposição dessas representações para a utilização dos algarismos indo-arábicos. Para isto o professor deve valer-se do cotidiano em que o aluno está inserido apresentando as diversas formas em que tais algarismos aparecem no dia-a-dia

Mural dos Números

Os Números e Nós Nome Altura Peso Aniversário Casa Telefone João 1,20 35 11/11/2008 21 35731001 Laís 1,15 32 13/08/2008 141 35732020 Lucas 1,22 36 16/10/2008 201 35730303 Márcia 1,18 34 26/01/2008 50 35730440 Sérgio 1,30 38 12/01/2008 340 35735005

Cardinal X Ordinal Durante a aprendizagem da notação dos algarismos o professor deve explicitar a utilização dos mesmos para contagens (cardinal) e para ordenação dos elementos de um conjunto (ordinal). Para isto o professor pode desenvolver as atividades: Coleção de tampinhas de garrafa (cardinal); Utilização da fita métrica (ordinal).

Atividades auxiliares Utilização de cartazes para diferenciar a posição dos algarismos em numerais diferentes. Ditado de numerais para identificar regularidades e noções de sucessor e antecessor. Pesquisa entre o maior e o menor número conhecido pelo aluno e sobre curiosidades. Bingo dos numerais para identificar as dificuldades apresentadas durante o processo.