SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Advertisements

NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Lei Federal /2009, em base na lei, o Município de Sagrada Família solidifica a compra de produtos de agricultores para merenda escolar, o que.
Seminário Metropolitano sobre aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar – Porto Alegre/RS.
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Nome do Gestor: MDS/CONAB
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
da Agricultura Familiar
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Mercado Institucional para a Agricultura Familiar
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
Oficina de Capacitação Programa de Aquisição de Alimentos – 2013
Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional e Mercado Institucional 13 de Julho de 2010 Florianópolis - Santa Catarina CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA.
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
08/02/2013 FAMURS.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Inclusão Produtiva Rural
Passo-a-passo para compra e venda
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
29 janeiro de 2013.
A LEI GERAL DA ATER “PORQUE MUDAR” Setembro
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
CAE.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI /2011
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Clique aqui
PLANO DE TRABALHO FUTURO. Princípios da integração Pesquisa/ATER/AF Desenvolvimento Rural Sustentável; Gestão democrática e participativa ; Respeitar.
FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Lei /2009 Resolução CD/FNDE nº 38/2009 Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE CHAMADA.
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
 Cuiabá, 07/08/14 Agricultura Familiar na Alimentação Escolar: Diagnóstico e Desafios.
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – PNAE
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
ATER MARCO LEGAL.
1.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Legislação Lei /2011 Decreto /2012 Decreto /2014 Objetivos I - Fomentar a organização II - Estimular a produção da Agricultura Familiar.
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MS.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
Alimentação Escolar & Agricultura Familiar Lei n.º e Resolução 38 do FNDE: uma alternativa para agricultura familiar. Brasília, 03/03/2010 Maria.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
Convênio: Alimentação Escolar nas Mãos da Agricultura Familiar.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Alimentação Escolar -PNAE Eng. Agr. Renato de Lima Dias Março 2010.
Projetos Inovadores para Educação Básica – PICEB Lançamento do Curso de Capacitação dos Profissionais que elaboram Merenda Escolar 15 de junho de 2012.
Formação de Agentes de ATER. Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER: serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Aquisição dos Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para Alimentação Escolar, Lei n.º , de 16/06/2009. Maria.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar Programa de competência do FNDE implantado em 1955 Junho de 2009 é publicada a Lei 11.947 Art. 14 dispõe sobre a compra da AF

AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Art. 14- “Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas”.

poderão ser beneficiadas P N A E 47 milhões de alunos da educação básica da rede pública 250 mil famílias poderão ser beneficiadas (estimativa) Cerca de R$1 bilhão

QUEM VENDE Agricultores familiares e/ou sua organização econômica, detentores de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) física ou jurídica. QUEM COMPRA Secretarias de Estado da Educação Prefeituras via Secretaria de Educação ou Caixa Escolar

PRIORIDADE DA COMPRA Local/ município Região Território rural Estado País

GRANDE DESAFIO: AS GRANDES CIDADES Grande nº de alunos Alto valor de repasse FNDE Urbanização = menor nº de AF = Mercado de peso e produção insuficiente

PROJETO NUTRE Trata-se de metodologia de ATER atuando em duas frentes: - junto às organizações econômicas da agricultura familiar, para que estas se adequem às demandas das entidades executoras; - junto aos gestores dos municípios selecionados, para garantir a publicação das chamadas públicas.

ONDE HÁ NUTRE Projetos Nutre

AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Em 2010, 51% dos municípios compraram da AF para a AE. Região % municípios que compraram , por região Sul 77 Sudeste 41 Centro-Oeste 36 Nordeste 38 Norte 42 Em 2011, estima-se que 60% dos municípios Compraram da Agricultura Familiar (prestação de contas em aberto). Fonte: Prestação de contas ao FNDE

REDE BRASIL RURAL – redebrasilrural.mda.gov.br Agricultores cadastrados têm acesso às Chamadas Públicas de compra para a Alimentação Escolar e podem encaminhar projetos de venda e participar das chamadas de forma virtual.

PASSO A PASSO

Elaborado pelo agricultor familiar ou por sua organização econômica, de acordo com a Chamada Pública. Formaliza o interesse dos agricultores em vender para a alimentação escolar. Depois de pronto, deve ser entregue à Entidade Executora, acompanhado da documentação de habilitação exigida.

ACESSE: COMUNIDADE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR http://comunidades.mda.gov.br PÁGINA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR http://www.mda.gov.br/alimentacaoescolar

OBRIGADO! Contato E-mail: alimentacaoescolar@mda.gov.br Telefone: 55 (61) 2020 0788