ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
OS AMBIENTES PROTEGIDOS
O QUE SABER.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Propaganda Global Mkt Internacional Marketing Internacional
Analisar criticamente a ideologia, relacionando os conceitos de cultura de massa, indústria cultural e meios de comunicação de massa Questões: O que é.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Composição e Projeto Gráfico
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Campanha Publicitária
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
INDÚSTRIA CULTURAL.
Escola Superior de Guerra
Administração Geral - Aula 05
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
ESTÉTICA Arte e realidade
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Pontos fortes do produto
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cores: estímulo visual no PDV
Comunicação & Expressão
IMAGENS: INTENET. IMAGENS: INTENET SAIR.
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Carlos Martins Formação: Comunicação /Publicidade / Marketing
O processo de decisão de compra
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Competências e Habilidades
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Cara Brasileira A “CARA BRASILEIRA” DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS A “CARA BRASILEIRA” DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
A CULTURA Prof. Lucas Villar
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Curso: Superior de Tecnologia
Jornalismo empresarial Não é possível ser jornalista sem se entender a sociedade. I. F. Stone.
ARTE E CULTURA: A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA CULTURA
Professor Romildo Tavares
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
O VALOR DA BELEZA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Sense Girls ANOS SOFISTICADAS EXÓTICAS SIMPLES SENSIVEIS
Comunicação Organizacional Integrada
O que é a Indústria Cultural?
Comportamento do Consumidor Digital
Belo.
História da Arte Kitsch
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
Branding de uma Galeria de Arte Virtual
Colaboração: Drica Del Nero
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Comportamento de compra do consumidor
Estética.
CULTURA.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
M A R K E T I N G 1ºA PROJETO DE ENSINO BERNOULLI 2009 GRUPO DE MARKETING 1º ANO A FREDERICO ELOI MATHEUS BORGES PEDRO IVO THALES MAYA TIAGO TORRES.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO Cara Brasileira ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO

Escolhas fundamentais para a promoção O Brasil carece de uma imagem externa produzida pelos brasileiros: assim, uma simplificação de diferenças não será muito importante. Será útil associar a imagem unitária do Brasil a um dos mitos que fundamentam a brasilidade: a mistura de raças. Uma imagem unitária estará ligada à produção artesanal: uma vez que ela se faz presente em quase todo território brasileiro, revelará as características próprias de cada região. Equilíbrio entre tradição e inovação é uma característica do Brasil. Uma boa estratégia de promoção poderá valorizar um cotidiano brasileiro moderno, ainda que ligado a valores tradicionais.

As comunicações setoriais A natureza poderá ser usada de forma indireta em praticamente qualquer campanha ligada às MPEs. A imagem do Brasil será valorizada a partir das idéias de energia, de saúde, do corpo e da floresta como pulmão do mundo. A imagem da natureza poderá vir associada aos movimentos pós-modernos que falam de ecologia. A ênfase dada à beleza da natureza deverá estar associada à delicadeza de seu desfrute.

As manifestações artísticas contribuirão para fixar a idéia de um país pluralista, mas ao mesmo tempo com algumas características únicas. Será fácil associar fotografias, paisagens, obras de arte e música aos serviços e produtos brasileiros. A música popular brasileira representará uma condição sine qua non, um dos maiores trunfos. Essa poderá ser utilizada como instrumento de marketing graças à sua fácil divulgação no País e ao conhecimento que já se tem dela no exterior. As virtudes mais evidentes da música brasileira são: o modo de ser do músico brasileiro; a qualidade técnica e o refinamento; a criatividade (com o uso de uma linguagem própria); a sofisticação.

As manifestações populares serão um fortíssimo veículo para a promoção da imagem da “cara brasileira”. O fato de o povo brasileiro ser um povo alegre, com senso de humor e que sabe se divertir, deve ser associado às mensagens de promoção dos produtos de entretenimento, os quais devem se constituir em verdadeiras viagens experimentais para as pessoas. O marketing da produção artesanal das MPE refletirá o sincretismo brasileiro, traduzido na pluralidade cultural do País. As tecnologias e os métodos de trabalho, tanto os tradicionais como os mais recentes, representarão uma boa imagem para a promoção. A moda poderá valorizar a capacidade que o corpo dos brasileiros possui de atrair e vender. O vestuário, remetendo ao modo de vida brasileiro, poderá se caracterizar pela sensualidade e informalidade.

Cinco idéias vencedoras para a “cara brasileira” 1. Contagiar o visitante As pessoas que chegam ao Brasil devem ser contagiadas pelo espírito de hospitalidade. Para criar uma imagem externa será necessário criar primeiro uma imagem interna realista, evitando a falta de significado. As MPE aproveitarão a imagem de “país amigo”, estabelecendo contatos personalizados com os clientes.

3. Rejuvenescendo no Brasil 2. O Brasil exuberante No Brasil, tudo é abundante (sentimentos, cores, música): deve-se, portanto, evitar apresentações contidas. Pode-se, p.ex., afirmar que o Brasil realiza as maiores festas de todo o planeta. É importante também confrontar a extensão de parques e áreas de preservação com os territórios de outros países. 3. Rejuvenescendo no Brasil Estabelecer uma “estética brasileira”: um país jovem, inteligente, criativo. Serão imagens hiperbólicas, mas o mundo desejará consumir tais idéias. A divulgação usará algumas idéias-chave: no Brasil existe um espírito rejuvenescedor; percebe-se um ânimo diferente daquele que se vê na Europa; o brasileiro sabe compensar a falta de condições propícias.

4. Parentesco global O fato de o Brasil se caracterizar pela convivência pacífica de diferentes raças e culturas é um fator de promoção extremamente positivo. Essa característica poderá ser valorizada com o objetivo de gerar identificação, permitindo que se tire proveito da esfera emocional de quem compra, envolvendo-a por um senso de “parentesco” em relação ao produtor. 5. Beleza e encanto Sobretudo no campo do artesanato, será importante mostrar que a vida necessita de beleza. Devem-se apresentar os produtos como capazes de redesenhar o mundo a cada dia, trazendo de volta seu encanto. Os produtos deverão denotar, também, que são feitos com alegria e que se destinam a serem consumidos com alegria.