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Comunicação Organizacional Integrada

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Apresentação em tema: "Comunicação Organizacional Integrada"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Organizacional Integrada

2 Com a evolução e a sofisticação da área de comunicação, sobretudo nas grandes empresas, a comunicação assumiu definitivamente um caráter estratégico. As mais diferentes terminologias passaram a ser usadas para designar essa área, que era caracterizada indistintamente por adjetivos como social, empresarial, organizacional, corporativa, institucional, mercadológica, quando não se caía no simples reducionismo de considerar tão somente a comunicação interna e externa. Com a evolução e a sofisticação da área de comunicação, sobretudo nas grandes empresas, a comunicação assumiu definitivamente um caráter estratégico. As mais diferentes terminologias passaram a ser usadas para designar essa área, que era caracterizada indistintamente por adjetivos como social, empresarial, organizacional, corporativa, institucional, mercadológica, quando não se caía no simples reducionismo de considerar tão somente a comunicação interna e externa. Com a evolução e a sofisticação da área de comunicação, sobretudo nas grandes empresas, a comunicação assumiu definitivamente um caráter estratégico. As mais diferentes terminologias passaram a ser usadas para designar essa área, que era caracterizada indistintamente por adjetivos como social, empresarial, organizacional, corporativa, institucional, mercadológica, quando não se caía no simples reducionismo de considerar tão somente a comunicação interna e externa. Com a evolução e a sofisticação da área de comunicação, sobretudo nas grandes empresas, a comunicação assumiu definitivamente um caráter estratégico. As mais diferentes terminologias passaram a ser usadas para designar essa área, que era caracterizada indistintamente por adjetivos como social, empresarial, organizacional, corporativa, institucional, mercadológica, quando não se caía no simples reducionismo de considerar tão somente a comunicação interna e externa.

3 Independente da terminologia básica que se adote, existem diversas formas das organizações se manifestarem por meio de sua comunicação, de seu comportamento institucional. O conceito de comunicação “organizacional” que trabalharem inclui as modalidades que consideramos determinantes para as organizações estabelecerem relações confiantes com seus públicos.

4 Definimos comunicação organizacional como um composto que integra todas as áreas da comunicação. Ou seja, comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional.

5 Portanto, a comunicação integrada constituir uma unidade harmoniosa, apesar das diferenças e das peculiaridades de cada área e das respectivas subáreas. A convergência de todas as atividades, com base numa política global, claramente definida, e nos objetivos gerais da organização, possibilitará ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas com vistas na eficácia.

6 Comunicação Integrada Composto da Comunicação
Comunicação Interna Comunicação administrativa Fluxos Redes formal e informal Veículos Comunicação Institucional Relações Públicas Jornalismo Empresarial Assessoria de Imprensa Editoração Multimídia Imagem Corporativa Propaganda Institucional Marketing Social Marketing Cultural Comunicação Organizacional Comunicação Mercadológica Marketing Propaganda Promoção de Vendas Feiras e Exposições Marketing Direto Merchandising Venda Pessoal

7 Comunicação Interna - Visa a interação entre a organização e os empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno).

8 Comunicação Institucional - Designa o conjunto de procedimentos destinados a difundir informações de interesse público sobre as filosofias, as políticas, as práticas e os objetivos das organizações, de modo a tornar compreensíveis essas propostas, para tanto, utiliza também as ferramentas jornalísticas.

9 Jornalismo empresarial – Tendo começado um dia como simples boletins e passando às sofisticadas revistas produzidas por muitas organizações na atualidade, com abordagens diversificadas e mesmo especializadas, as publicações empresariais constituem hoje ferramentas de primeira grandeza das organizações. Na verdade, o jornalismo empresarial se apropria da teoria e dos modelos do jornalismo como área de conhecimento e do mercado profissional.


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