(Re)Construir olhares 2009-2011 Apresentação do Projecto TEIP2
(Re)Construir olhares 2009-2011 Agrupamento de Escolas de Marrazes
A génese do Projecto Identificação das principais situações problema Definição de objectivos e prioridades Elaboração de propostas de intervenção, metodologias e plano de acção Identificação dos recursos humanos , materiais e equipamentos necessários Definição de um Plano de Actividades, especificando as metas, forma de acompanhamento e avaliação
Situações Problema Dimensão do Agrupamento Comportamentos de risco Projecção da imagem das escolas na comunidade Degradação do equipamento escolar Meio socioeconómico e cultural desfavorecido Número significativo de alunos com PLNM Indisciplina e violência Insucesso escolar e qualidade do sucesso educativo
Objectivos do Projecto Reduzir o insucesso educativo Promover a qualidade do sucesso Minimizar ocorrências de indisciplina e violência Reduzir o absentismo e o abandono escolar precoce Fomentar a aceitação das diferenças e a integração plena de todos os alunos
Objectivos do Projecto Promover o desenvolvimento vocacional e orientação escolar e profissional dos alunos Criar condições facilitadoras para a prevenção e redução de comportamentos de risco Promover a participação e colaboração dos pais e encarregados de educação e da comunidade educativa no desenvolvimento socioeducativo dos alunos Enriquecer as opções formativas do Agrupamento Criar respostas no âmbito da Educação e Formação para Adultos
Objectivos do Projecto Eliminar situações de insegurança na escola Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Criar mecanismos funcionais de informação e comunicação escola – família – comunidade Projectar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade Melhorar a qualidade dos serviços prestados
Potencialidades do Projecto melhoria das condições de ensino aprendizagem desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular melhoria da qualidade do percurso educativo
Potencialidades do Projecto diminuição de comportamentos e situações de risco envolvimento dos pais e encarregados de educação no processo educativo envolvimento da comunidade no processo educativo
Potencialidades do Projecto criar e manter uma Bolsa de Mediadores Escolares rentabilizar recursos humanos, espaços e equipamentos projectar positivamente na comunidade projectos desenvolvidos no Agrupamento
35% de insucesso a LP no 3º Ciclo Acções a desenvolver Combate ao insucesso na disciplina de Língua Portuguesa Desenvolvimento das técnicas de leitura e escrita, pelo prof. de LP da turma, aproveitando 45 min da Área de Projecto (7-º ano ) Apoio aos alunos, pelo prof. de LP, durante o Estudo Acompanhado no 7.º e 8.º anos, juntamente c/ o prof. de Matemática Oficina de Leitura/Escrita Apoio a grupos de alunos de duas turmas, do 7.º e 8.º anos, pelos seus prof de LP em 45 min da componente não lectiva 35% de insucesso a LP no 3º Ciclo Actividade(s) Situação problema Atingir 28% de insucesso no final do projecto Meta
Existência de 28 alunos com PLNM Acções a desenvolver Reorganização da resposta educativa para alunos com PLNM Apoio específico em Língua Portuguesa Existência de 28 alunos com PLNM - níveis de prof.A1,A2 e B1 1º CEB Actividade(s) Situação problema Meta Domínio da Língua Portuguesa
Diversidade de alunos com PLNM Acções a desenvolver Reorganização da resposta educativa para alunos com PLNM Centralização dos alunos com PLNM nas turmas de acordo com o seu nível de proficiência, para facilitar o apoio com o professor especializado durante as horas de Estudo Acompanhado Diversidade de alunos com PLNM EB Actividade(s) Situação problema Proporcionar apoio adequado à aprendizagem da Língua Portuguesa Meta
Insucesso nas Línguas Estrangeiras Acções a desenvolver Combate ao insucesso nas Línguas Estrangeiras Desdobramento do Inglês e do Francês (ambos com 3h), no bloco de 90 min, no 7.º ano Insucesso nas Línguas Estrangeiras Actividade(s) Situação problema Reduzir o insucesso no 7º ano a Inglês (de 33% para 20%) Reduzir o insucesso no 8º ano a Francês (de 39% para 25%) Metas
Acções a desenvolver Metas Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Trabalho em par pedagógico no 3º e 4º ano de escolaridade das escolas referenciadas (3,5horas semanais) Cooperação entre professores titulares das diferentes turmas Insucesso no 1º CEB de Marrazes (12,5% retenções no 2º ano e 18,4% nas provas de aferição) Actividade(s) Situação problema Reduzir para 6,5% o insucesso no final do projecto em Marrazes Metas
Acções a desenvolver Metas Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Trabalho em par pedagógico no 3º e 4º ano de escolaridade das escolas referenciadas (3,5horas semanais) Cooperação entre professores titulares das diferentes turmas Insucesso no 1º CEB de Regueira de Pontes (44,4 % nas provas de aferição) Actividade(s) Situação problema Reduzir para 11,1 % o insucesso nas provas de aferição em Regueira de Pontes Reduzir para 11,1 % o insucesso no final do projecto em Marrazes Metas
14% de insucesso a Matemática no 2º Ciclo Acções a desenvolver Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Desdobramento das aulas de Matemática no 5º ano no bloco de 90 min. com a disciplina de CN Par pedagógico no 6º ano ( 45 min.) em 5 turmas a indicar pela escola 14% de insucesso a Matemática no 2º Ciclo Actividade(s) Situação problema Atingir 10% de insucesso no final do projecto Metas
41% de insucesso a Matemática no 3º Ciclo Acções a desenvolver Combate ao insucesso na disciplina de Matemática Utilização dos 45 min. da oferta de escola para consolidação e sistematização de conteúdos Par pedagógico no 7º e 8º anos a Matemática (45 min.) Estudo Acompanhado do 7º e 8º ano (dado pelo prof. de LP e de Matemática da turma) Clube da Matemática 41% de insucesso a Matemática no 3º Ciclo Actividade(s) Situação problema Atingir 30% de insucesso no final do projecto Metas
Fragilidade nas competências educativas familiares e relação Acções a desenvolver Cooperar para melhor educar Mensagem na Hora: envio de SMS ou email imediatamente a seguir a comportamentos inadequados ou faltas Acções formativas sobre Acompanhamento Educativo Familiar e Escolar Fragilidade nas competências educativas familiares e relação Escola/Família Actividade(s) Situação problema Prevenir e combater - indisciplina e violência - insucesso escolar e absentismo Melhorar as relações de cooperação Escola-Família Objectivos
Multiculturali-dade dos alunos Acções a desenvolver Escola Sem Fronteiras Dinamização de actividades de educação intercultural Projecto Capoeira Multiculturali-dade dos alunos Actividade(s) Situação Estimular comportamentos e atitudes de tolerância e de partilha; Promover o conhecimento do outro; Objectivos
Fraca qualificação escolar e profissional dos pais e EE Acções a desenvolver Cursos de Educação e Formação de Adultos Promoção de Curso EFA; Articulação com Centros RVCC Fraca qualificação escolar e profissional dos pais e EE Actividade(s) Situação problema Melhorar as habilitações escolares e as competências profissionais Promover a inserção/progressão no mercado de trabalho Objectivos
Reduzir a indisciplina e a violência Acções a desenvolver Viver Saudável dentro e fora da Escola Promover a criação de clubes temáticos: Clube Jardins d’Àgua Clube do Ambiente EducArte Falta de actividades lúdico pedagógicas para ocupação dos tempos livres Actividade(s) Situação problema Reduzir a indisciplina e a violência Objectivo
Indisciplina e Violência Acções a desenvolver Viver Saudável dentro e fora da Escola Criação de Clube para Mediação de Conflitos na Escola Indisciplina e Violência Actividade(s) Situação problema Reduzir a violência escolar, as faltas disciplinares e o número de castigos e suspensões Objectivos
Meio sociocultural desfavorecido Acções a desenvolver Viver Saudável dentro e fora da Escola Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família Meio sociocultural desfavorecido Actividade(s) Situação problema Diminuir problemas de indisciplina e agressividade interpessoal Objectivo
Ausência de competências e hábitos de leitura. Acções a desenvolver Reorganização da Biblioteca Escolar Dinamização e animação do serviço de biblioteca itinerante Formação para alunos e professores Ausência de competências e hábitos de leitura. Dispersão geográfica com implicação ao nível do acesso aos recursos da BE. Actividade(s) – 1º Ciclo Situação problema Desenvolver as competências de leitura e escrita Objectivo
Ausência de competências e hábitos de leitura. Acções a desenvolver Reorganização da Biblioteca Escolar Reorganização dos espaços, equipamentos e recursos documentais Promoção da leitura e da literacia centrado nas ACND. Formação para utilizadores destinada a alunos e professores Ausência de competências e hábitos de leitura. Dispersão geográfica com implicação ao nível do acesso aos recursos da BE. Actividade(s) – 2º e 3º Ciclos Situação problema Desenvolver as competências de leitura e escrita Objectivo
Projecção deficiente das actividades do Agrupamento na comunidade Acções a desenvolver A Minha Escola Criar um Laboratório Multimédia Criar o Jornal on-line do agrupamento Estabelecer parceria com jornal local para divulgação de actividades do agrupamento Projecção deficiente das actividades do Agrupamento na comunidade Actividade(s) Situação problema Melhorar a imagem da escola junto da comunidade Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Objectivos
Deficiência nos equipamentos escolares e recursos didácticos Acções a desenvolver A Minha Escola Apetrechar as salas de aula com carteiras adequadas à estatura e idade dos alunos. Colocar persianas adequadas nas janelas (criar condições de projecção). Investir nas condições de trabalho/estudo da Sala de Estudo Acompanhado. Deficiência nos equipamentos escolares e recursos didácticos Actividade(s) Situação problema Melhorar as condições de estudo e trabalho Facilitar a concentração nas tarefas educativas Objectivos
Fraco envolvimento dos pais e da comunidade na vida da Escola Acções a desenvolver Escola Aberta Desporto na Escola (numa perspectiva de envolvimento parental) Abertura do espaço escolar para a realização de iniciativas da comunidade educativa Fraco envolvimento dos pais e da comunidade na vida da Escola Actividade(s) Situação problema Estimular a participação dos pais e da comunidade educativa na vida da escola Potenciar a utilização de materiais e equipamentos da escola Objectivos
Divulgação de Boas Práticas Acções a desenvolver Promover Boas Práticas TEIP Criação de Portfólio online das Boas Práticas Divulgação de Boas Práticas Actividade(s) Situação Analisar e Reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2 na escola e na comunidade Promover a partilha de saberes e experiências Objectivos
Divulgação de Boas Práticas Acções a desenvolver Promover Boas Práticas TEIP Promoção da imagem do Projecto TEIP 2 na comunidade escolar e extra escolar Divulgação de Boas Práticas Actividade(s) Situação Promover o Agrupamento junto da comunidade Criar uma representação positiva do TEIP Objectivos
Divulgação de Boas Práticas Acções a desenvolver Promover Boas Práticas TEIP Organização das Jornadas TEIP Marrazes (Maio 2011) Intercâmbio com outras escolas TEIP 2 Divulgação de Boas Práticas Actividade(s) Situação Analisar e reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2; Promover a partilha de saberes e experiências; Objectivos
Acções a desenvolver Monitorização do Projecto Objectivos Avaliação e monitorização do Projecto com acompanhamento de perito externo Avaliação Actividade(s) Situação Planear e tomar de decisões Reflectir e regular as práticas Efectuar recomendações e reorientação da acção. Analisar e reflectir sobre o impacto do projecto TEIP2. Promover a partilha de saberes e experiências. Objectivos
Recursos atribuídos ao TEIP2 Docentes 2 Prof. Língua Portuguesa (PLNM) - 1º ciclo 1/2 Prof. Língua Portuguesa (PLNM) - 2º e 3º ciclos 1 Prof. Matemática - (Variante) 1º e 2º ciclos 1 Professor TIC - 8h-Horário 300 LP - 11h Prof. PLNM - 2º e 3º ciclos - 4h-Horário 320 + 4h horário 330 - 7h-Horário 230 - Matemática e CN - 6º ano - 16h-Horário 230 - Matemática e CN - 5º ano
Recursos atribuídos ao TEIP2 Técnicos 1 Técnico Serviço Social 2 Animadores Culturais
Recursos atribuídos ao TEIP2 Serviços a contratar 1 Monitor de Capoeira Monitores do ambiente Monitores de actividades desportivas Formador em Mediação de Conflitos Perito externo (Professora Doutora Antónia Barreto)
Acompanhamento e avaliação Equipa TEIP2 Titular do órgão de direcção executiva do agrupamento Psicólogo do SPO Coordenador do Projecto Representante do conselho pedagógico Três docentes e um representante de uma instituição local de referência
Acompanhamento e avaliação Instrumentos Análise dos resultados da avaliação dos alunos Relatórios de Prof. e Técnicos Grelhas de participação e assiduidade Grelhas de avaliação da satisfação Questionários Fichas de recolha de informação Listas de verificação Análise dos resultados da avaliação dos alunos
(Re)Construir olhares 2009-2011 Marrazes 10.09.09