Níveis de maturidade do PDP

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Transcrição da apresentação:

Níveis de maturidade do PDP (Capítulo 14) Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini Daniel Capaldo Amaral José Carlos Toledo Sergio Luis da Silva Dário Henrique Alliprandini Régis Kovacs Scalice

Objetivos do capítulo Entender os conceitos de níveis de maturidade de um processo de desenvolvimento de produto. Identificar os níveis de maturidade do processo de uma empresa específica. Entender como a transformação do processo de uma empresa está relacionada com os níveis de maturidade.

Sumário do capítulo D d

Sumário do capítulo – conceitos e ferramentas (quadros)

Uma empresa não consegue o atingir o nível mais maduro de uma vez Comentários sobre o Modelo Unificado – motivação para o modelo de maturidade O modelo apresentado é o mais completo possível e contém as melhores práticas É difícil encontrar uma empresa que já esteja nesse patamar de maturidade, ou seja, uma empresa que emprega todas essas práticas Uma empresa que pretende sistematizar o seu processo, precisa conhecer o nível em que se encontra e o nível que pretende atingir Uma empresa não consegue o atingir o nível mais maduro de uma vez

mudar Motivação e objetivo Conceitos sobre modelos de referência Sumário Motivação e objetivo Conceitos sobre modelos de referência Modelos de maturidade Modelo Unificado para Gestão do PDP Modelo de maturidade do Modelo Unificado Método de transformação do PDP Comentários finais mudar

Comentários sobre grau de maturidade O grau de maturidade indica: o quanto uma empresa aplica as melhores práticas qual a competência necessária para que as pessoas da organização agreguem essas práticas aos projetos O modelo unificado agrega melhores práticas nas descrições de fases, atividades, métodos etc. O conhecimento das melhores práticas é uma referência para transformação do PDP (capítulo 15) Serve de referência para avaliação da situação atual Abordagem do modelo diferente de uma norma, pois não serve para certificação

ISO 9000 e o modelo deste livro – quadro 14.1 Definição da norma é mais genérica para não engessar as empresas O processo descrito no livro é mais abrangente O modelo de referência deste livro pode ser documentado na forma de uma manual de procedimentos da ISO 9001 No Quadro 8.29, “Requisitos da ISO 9001 e as Atividades deste Modelo de Referência”, a ISO 9001 e o modelo deste livro são comparados

Equivalente aos adotados por outras abordagens Níveis de maturidade Nível 1: Básico: realiza as atividades Nível 2: Intermediário: utiliza padrões, métodos; gerencia atividades; é repetitivo Nível 3: Resultados são mensuráveis Nível 4: Existe controle e correções Nível 5: Melhoria contínua Mudar de nível de maturidade está inserido no ciclo incremental de evolução do processo Discuta com os alunos os outros modelos de maturidade existentes (veja rodapé) da página 483 Equivalente aos adotados por outras abordagens

Dimensões para se avaliar o grau de maturidade quais atividades propostas no modelo de referência são aplicadas (quais melhores práticas)? como são realizadas essas atividades (quais métodos e ferramentas empregados)? em que etapa do ciclo incremental de evolução citado ela se encontra?

Refinar os níveis de maturidade Nível 1: Básico: realiza as atividades Nível 2: Intermediário: utiliza padrões, métodos; gerencia atividades; é repetitivo Nível 3: Resultados são mensuráveis Nível 4: Existe controle e correções Nível 5: Melhoria contínua X Áreas de conhecimento (Conhecidas também por áreas de processo) Discuta com os alunos os outros modelos de maturidade existentes (veja rodapé) da página 483

Engenharia de processo Distribuição típica das atividades (esforço) por área de conhecimento nas fases do desenvolvimento Desenvolvimento Projeto Detalhado Conceitual Informacional Lançamento do Produto Preparação Produção Gestão de projetos Meio ambiente Marketing Engenharia de produto Engenharia de processo Suprimentos Qualidade Custos Áreas de conhecimento

Sub-níveis de maturidade por área de conhecimento 1.1: Engenharia de produto 1.2: Marketing e qualidade 1.3: Engenharia de processos, produção e suprimentos 1.4: Gestão de projetos e custos Nível 1: Básico: realiza as atividades Nível 2: Intermediário: utiliza padrões, métodos; gerencia atividades; é repetitivo Nível 3: Resultados são mensuráveis Nível 4: Existe controle e correções Nível 5: Melhoria contínua 1.1: Engenharia de produto 1.2: Marketing e qualidade 1.3: Engenharia de processos, produção e suprimentos 1.4: Gestão de projetos, custos e meio ambiente

Síntese dos níveis de maturidade Este slide é só ilustração. Indicar para consulta a tabela 14.1 da página 485. Discutir os níveis e subníveis descritos no capítulo 14 e pensar em criar slides descrevendo seus detalhes se necessário.