Http://www.youtube.com/watch?v=drtbbJ-niTc Música...4:20.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Advertisements

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Interação com os Alunos
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Pierre Bourdieu.
Prof. Ivan Claudio Guedes
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Música...4:02
Música...4:02
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Enem ... 5nov12...3:51
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
GÊNERO.
Trabalhando com Grupos
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
SUJEITO HISTÓRICO.
Programação – Quando é onde...
Pierre Bourdieu: habitus, racionalidade e o mercado linguístico
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
A Psicologia ou as Psicologias
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Introdução a Questão Social
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
Sociologia Clássica e Educação II
Karl Marx e as modos de produção social
IDEOLOGIA.
Anabolizantes.
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
• Manejo – Formação – Professor.
BOURDIEU E ELIAS &. O espaço social é, para Bourdieu, multidimensional se apresentando, pois, como um campo de forças em disputa. Isto é, o espaço social.
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
O Poder Simbólico Pierre Bourdieu.
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Ética.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Padrões de controle.
As bases do pensamento de Marx
Saberes docentes.
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Somos todos seres sociais
Música...4:02
Matriz de avaliação processual
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

http://www.youtube.com/watch?v=drtbbJ-niTc Música...4:20

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/medico-aponta-anabolizantes-usados-por-netinho-como-causa-de-complicacoes/2569621/ Netinho e complicações...7:34

http://www.brasilescola.com/biologia/anabolizantes.htm Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional (ñ é caso Netinho, mas...). Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas, acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as consequências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo.

(ENEM) Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de "bombas") por praticantes de musculação. Segundo o jornal, os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite. Um professor de musculação diz: "Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale-tudo, tenho que tomar". A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários:

I. O maior perigo da auto-medicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual. II. O crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as 8 horas diárias. III. Os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatório do professor de musculação, pois ele até ficou impotente. IV. Os anabolizantes são mais perigosos para os homens, pois as mulheres, além de não correrem o risco da impotência, são protegidas pelos hormônios femininos. Tomando como referência as informações da matéria do jornal e o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que estão corretos os comentários:  I, II, III e IV.  b) I, II e IV, apenas. c) III e IV, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III, apenas. resposta:D

Pesquisa... "Nós descobrimos que os usuários de esteroides são mais propensos a tornarem-se violentos", disse Kevin Beaver, da Universidade de Criminologia da Flórida, e líder da pesquisa. "Isso tende a sugerir que há alguma coisa nos esteroides que potencializa a violência". ... jovens que usam anabolizantes são duas vezes mais propensos a se tornarem violentos que aqueles que não utilizam drogas para aumentar os músculos... http://www.sidneyrezende.com/noticia/20680+uso+de+anabolizantes+estimula+a+violencia

Será que é isso que esta afetando as “escolas” SP? http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/quase-metade-dos-professores-de-sp-ja-sofreu-agressao-na-rede-publica/2569586/ Será que é isso que esta afetando as “escolas” SP? Quase metade dos professores de SP já sofreu agressão na rede pública...5:29

Para Pierre Bourdieu... Tais conflitos são resultado da “violência simbólica”... Há nas sociedades contemporâneas uma intensificação do culto ao corpo, entendida como consumo cultural. Tal prática coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde.

LUTA DE CLASSES ECONÔMICA: burguesia x proletariado Bourdieu ampliou o campo de análise da sociedade marxista, expressa pela LUTA DE CLASSES ECONÔMICA: burguesia x proletariado

para VIOLÊNCIA SIMBÓLICA => dominação de um “estilo de vida” sobre os demais. Tais estilos induzem o indivíduo a se enxergar e a avaliar o mundo de acordo com critérios e padrões pré-definidos. Para Bourdieu, o mundo social, deve ser compreendido à luz de três conceitos fundamentais:  CAMPO,  HABITUS E  CAPITAL.

“Violência simbólica” é dominação de um “estilo de vida” sobre os demais (e não de classes como no marxismo). Tais estilos induzem o indivíduo a se enxergar e a avaliar o mundo de acordo com critérios e padrões pré-definidos. Tal “violência simbólica” se dariam no “Campo”, espaço onde ocorre as relações sociais... Através de “Habitus”, incorporação de padrões se ser, pensar e agir... Além do “Capital”, acúmulo de forças que podem ser divididos em social, econômico, simbólico e cultural. 

http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/flagrantes-mostram-violencia-dentro-das-escolas/2504137/ Flagrantes Mais Vc...4:41

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/sp-quase-metade-dos-docentes-ja-sofreu-violencia-escolar Segundo Veja... Pesquisa em São Paulo, que ouviu 1.400 docentes, mostra que 84% conhecem algum caso de violência onde lecionam O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) divulgou nesta quinta-feira (8maio13) uma pesquisa sobre a violência praticada nas escolas estaduais de 167 municípios. Os índices mostram que 44% dos 1.400 professores ouvidos já sofreram algum tipo de violência na escola. A agressão verbal é a forma mais comum de ataque, tendo atingido 39% dos docentes, seguida de assédio moral (10%), bullying (6%), agressão física (5%), discriminação (5%) e furto (5%). No total, 84% dos profissionais ficaram sabendo, em 2012, de casos de agressão nas escolas onde lecionam e 57% as consideram violentas.

http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/psiquiatra-comenta-aumento-da-violencia-infantil-em-escolas-do-pais/1894922/ Violência combinada e em MS...até 8:12de20:00

(CIAARc)Quando se trata de classe, Pierre Bourdieu pretende superar as visões construídas pelos clássicos. Portanto, Pierre Bourdieu irá construir uma teoria própria sobre as classes. Marque a alternativa INCORRETA: A) A posição do sujeito dentro da hierarquia social depende do volume acumulado do capital cultural. B) Os sujeitos ocupam espaços mais próximos quanto mais similar for a quantidade e a espécie de capitais que detiverem. C) A posse de capital econômico é que determina a posição do sujeito dentro do campo (de dominante a dominado). D) A concepção de classe é dada pela determinação do volume de capital herdado e adquirido que corresponde a um feixe de trajetórias praticamente equiprováveis que levam a posições praticamente equivalentes.

(CIAARb)Pierre Bourdieu inaugura na sociologia crítica, a teoria do campo. A respeito desse conceito, marque a alternativa INCORRETA: A) Um campo é um microcosmo incluído no macrocosmo constituído pelo espaço social (nacional) global. B) Cada campo possui regras do jogo e desafios específicos, redutíveis às regras do jogo ou aos desafios dos outros campos. C) Um campo é um sistema ou um espaço estruturado de posições. D) Um campo é um espaço de lutas entre os diferentes agentes que ocupam as diversas posições.

http://www. ciaar. com. br/EAOT2009/Provas/MAGISTERIOSOCIOLOGIAVERSAOB http://www.ciaar.com.br/EAOT2009/Provas/MAGISTERIOSOCIOLOGIAVERSAOB.pdf (CIAARc) - É característico dos dominantes estarem prontos a fazer reconhecer sua maneira de ser particular como ser universal, desta forma institui-se legitimamente. Em relação às características relativas à “feminilidade” desenvolvidas nos estudos de Bourdieu, marque a que NÃO representa o ser feminino: A) Cuidado. B) Compreensão. C) Segurança. D) Elegância.

(CIAARd)Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus. Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA: A) Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes). B) O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano. C) Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados. D) O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.

C) Ela se exerce fundamentalmente pela violência simbólica. (CIAARa)Segundo Pierre Bourdieu, a “dominação masculina” se estabelece, se “naturaliza” e assim se eterniza. A respeito dessa teoria, marque a alternativa INCORRETA: A) A dominação masculina é um fenômeno passível de ser modificado a partir da tomada de consciência das classes dominadas. B) Este processo se constitui historicamente, opondo-se à visão naturalizada das desigualdades de sexos. C) Ela se exerce fundamentalmente pela violência simbólica. D) A naturalização da divisão entre os sexos é fruto da construção de um habitus. “Habitus”...0:45 Música...4:20