Bases de dados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa no catálogo digital da BE
Advertisements

Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
Apresentação do software
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
T I  C Módulo 2 Base de dados
Escola Secundária da Ramada
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
Folha de Cálculo TIC 10.
O Gestor de Frota da Alsa City acede através de um browser ao site da empresa na web. A página principal deste site está acessível a todos, e é composta.
Fernanda Barroso Abril,2006
Com a ajuda do GOOGLE: O que é uma Base de Dados?!
Bases de dados TIC - Lourdes Cruz.
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Web: criação de páginas
Professora: Vanda Pereira
Através do Painel de Tarefas existente na versão 2003 do pacote Office, é possível escolher modelos de apresentações prédefinidos.
Microsoft Access Carlos Sebastião.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Base de Dados para a Gestão de Informação de Natureza Pedagógica
Bases de Dados da exploração à construção Sessão de trabalho no Agrupamento de Ribamar 28 Junho 2006.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Usando Microsoft Access 2010
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Para aprenderes a pesquisar A Biblioteca te irá ajudar
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
ACESSO A BASE DE DADOS.
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Windows Sistema operacional da Microsoft
MICROSOFT Windows XP.
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
ADVOCA Solução Jurídica
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Curso Técnico em Mineração
Curso Técnico em Mineração
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Introdução ao Microsoft Word 2007
Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo
Introdução Neste trabalho vamos falar sobre os elementos de uma base de dados, aprofundando mais as tabelas, que é o nosso tema.
Microsoft Office Publisher 2007
Introdução a Banco de Dados
Introdução ao MS Access
INICIO RECEPÇÃO.
Apresentação do Sistema
Aspectos físicos de Portugal
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Gestão de Bases de Dados
Formulário forma de entrada em uma tabela no banco de dados utilizado para preencher tabelas feitos a partir de uma consulta com o mesmo nome do formulário.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
E-portfólio Blog em Wordpress.com Isabel Lopes AP 2010.
Sistemas de Gestão de Bases de Dados Educação e Formação de Adultos (EFA) Operador de Informática Arcozelo 2009/2010 Curso Co-Financiado por:
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
FLUXO DE CAIXA PROGRAMADO EM MACRO
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Folha de Cálculo Excel.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Guia de pesquisa para resolução de problemas de informação Biblioteca da Escola Secundária 2, 3 Oliveira Júnior Guia de pesquisa para resolução de problemas.
Base de dados Iniciantes APOIO VOLUNTARIO PARTILHADO Orientador- Victor Passos.
CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS Plataforma Moodle. Construção da Disciplina Depois de feita a inscrição, pedir aos administradores da Plataforma Moodle (professores:
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Software Aplicativo IV Consultas em ACCESS Prof. Nécio de Lima Veras.
2-Jun-16TIC – 10ºAno – 2006/2007 Criação e manipulação de tabelas no MS Access Criação de tabelas Antes de se criar a estrutura de uma tabela, deve ter-se.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Transcrição da apresentação:

Bases de dados

O que é uma base de dados? … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… … é INFORMAÇÃO … ou em suporte digital… em papel, …

Lembra-te de algumas razões para informatizar uma base de dados! maior rapidez de consulta mais variedade na combinação dos dados – mais informação menos repetições de dados – maior fiabilidade … e ainda muitas outras razões de que te lembraste!

Existem no mercado muitas ferramentas para informatizar uma base de dados: sbase – OpenOffice 3 Microsoft Access FileMaker Microsoft SQL Oracle Informix DB2 etc. Estes são alguns dos produtos que permitem criar, utilizar e manter bases de dados.

Base de dados No nosso caso iremos trabalhar com o Microsoft Office Access 2010, um dos mais divulgados para o ambiente Windows.

Para construíres uma base de dados… … terás que reflectir sobre alguns aspectos: Qual o “tema” que eleges para a tua BD? a tua agenda de moradas, as tuas músicas, os desafios e os golos do teu clube, os tempos e classificações do campeonato de F1, as tuas receitas, etc., Que “perguntas” queres fazer à tua BD? quantos…, quais…, que…, desde quando, etc., Onde “coleccionar os dados“ para introduzir na tua BD? na internet, nos teus arquivos, em revistas, etc. Uma vez discutidas as questões anteriores, mãos à obra!

Começamos por definir as Tabelas, isto é, … … as “gavetas” dos dados… arrumamos melhor os dados se os distribuirmos, segundo um critério, por várias “gavetas”…

Na base de dados da alimentação… … temos a tabela Receitas, onde guardamos os dados próprios de cada receita: o nome, o tipo de receita, a elaboração, a foto…

Na base de dados da alimentação… … a dos ingredientes Ing_R, onde guardamos os dados de cada ingrediente… a quantidade, a unidade de medida…

O tipo de campo… … deve ser escolhido de acordo com as caraterísticas dos dados que queremos que ele guarde A escolha acertada do tipo de campo facilita a sua utilização posterior: se quisermos comparar datas, convém que o campo esteja definido como Data/hora, se quisermos fazer cálculos, temos que o definir como numérico, se for muito extenso deve ser definido como Memo, etc.

Há tabelas com outras funções… … que não se destinam a armazenar dados… é o caso da tabela R_tipo… … que serve para “validar” o tipo de receita: bacalhau, arroz, sopas, vegetais, etc., … permite também restringir as pesquisas e… utiliza-se interativamente…

… tabela R_tipo utiliza-se interativamente… … desta forma…

Organização da informação … mas o que é isto?… Isto é um Formulário … mas já lá vamos!

Entrada de dados na BD Agora que definimos os dados – os campos – de cada tabela, podemos começar a preenchê-los… se clicarmos 2 vezes sobre o nome da tabela Receitas… … aparecem os campos vazios para preenchermos, mas…

… os formulários são… simpáticos… … não é simpático ter que escrever os dados da receita nas diferentes tabelas (a das receitas, a dos ingredientes, etc.)! … é muito mais simples escrever todos os dados da mesma receita de uma vez só! É aí que entram os Formulários!

… os formulários são… “janelas”… … para ver os dados de forma organizada, isto é, para aceder à informação. mas então?!…

… várias tabelas no mesmo formulário!... … estando os dados da receita numa tabela e os dados dos ingredientes noutra tabela… como é que o Access sabia quais os ingredientes que devia associar àquela receita?...

é o esquema de Relações... … que informa o Access … sobre a gaveta em que deve procurar os ingredientes daquela receita!

o esquema de Relações... aponta ao sbase, os campos que servem de “âncora” de uma tabela para outra! o campo que contém o nome da receita – R_nome – faz a ligação entre a tabela das Receitas e a dos ingredientes Ing_R a consulta aos tipos de receita faz-se através desta relação o nome do ingrediente – I_nome - relaciona a tabela de ingredientes – Ing_R - com a tabela dos nutrientes – Ing_N

Há formulários com funções diferentes… … como os Formulários de navegação… … este, por exemplo, que só apresenta Botões … botões? Será isto?...

desenrola-se uma ação… ... ao clicar num botão… desenrola-se uma ação… … essa ação resulta da execução de uma Macro (ou de um Módulo)

… as Macros e os Módulos são pequenos programas… … que executam várias tarefas: abrir ou fechar um formulário, calcular um valor, consultar uma tabela, imprimir um Relatório, etc.

… Relatório? … o que é isso? Relatório é como o Access designa a impressão da informação

The End … e agora, ao trabalho! Bases de dados UAU!!!!