. Casa de show “La Bamba” Problema: Queda no lucro líquido Dar solução para todas as reclamações a seguir “
1-Qualidade do show-notas ao longo de meses
2-Acomodações-capacidade 200 pessoas notas No palco 9 Sentados 2 Pista de dança 3 No bar 8 No banheiro Na entrada 10
Lay out da casa de show Pista de dança ar banheiro mesas ar
notas para a qualidade da bebida = 2 Notas para o preço da bebida = 10 itaipava Skin cintra sol 3-Bebidas notas para a qualidade da bebida = 2 Notas para o preço da bebida = 10
4-Preço das entradas: Notas Qui/Sex/sab h=R$25,00 m=R$15,00 3 Domingo 9,5
5-Temperatura interna da casa ao longo das horas
6-Atendimento dos garçons gil lea cida Ana Nil Jim Ze Noe Su Kim Lia Ed BB L C B B – impecável L – atrapalhado C – ninguém merece
7-brigas quinta sexta sábado domingo Bate boca 2 7 23 Empurrão 9 Empurrão 9 Corporal polícia 1
8-Formas de pagamento – cartão de crédito VISA 77% 92%
Casa de repouso em construção 9-localização Casa de repouso em construção La bamba
10-Horário de abertura/fechamento Qui/sex/sab 19h 3h dom 15h 23h
11-Higiene e limpeza Maior reclamação: sem papel no banheiro 12-Promoções no bar????
Caso 1-”New Look” é um salão de beleza localizado dentro de um condomínio da zona sul. Em 2011 tinha público-alvo: senhoras de classe média alta. Vejamos a situação em 2012:
Pousada Areia Sedutora
caso 2 Areia Sedutora é uma pousada que nunca conseguiu 100% da lotação mesmo praticando os mesmos preços das concorrentes de padrão bem inferior. Em contrapartida as concorrentes sempre são preferidas pelas famílias.
Nossa pousada
Concorrência: MOTÉIS POUSADAS HOTÉIS
Diária : Suíte Individual simples – 70,00 reais Suíte Individual vip – 99,00 reais Suíte familiar simples – 160,00 reais Suíte familiar vip – 200,00 reais Obs: Café da Manhã e Jantar ( inclusos )
nossos hóspedes hoje Faixa Etária / Classe Classe A Classe B Classe C Jovens 147 125 13 Adultos 4 2 Idosos
Local p A ( piscina ) 10% B ( bar ) 5% C ( sauna ) 80% D ( restaurante )
Movimento mensal Areias Sedutoras Pousadas Hotéis Motéis Público Local 50% Público Visitante 10% 45% -+-
O que fazer para garantir a lotação máxima?
caso 3- Shopping Garden Mall Citar estratégias para elevar o faturamento do piso superior.
TICKET MÉDIO POR PISO
L = FREQUENTE E CONSOME ÀS VEZES ÁRVORE DE PRODUÇÃO B = FREQUENTA E CONSOME L = FREQUENTE E CONSOME ÀS VEZES C = FREQUENTA E NÃO CONSOME
CLASSE SOCIAL QUE FREQUENTA O SHOPPING
PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE O SHOPPING COMPRAS:54% PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:25%
PLANTA BAIXA DO TÉRREO Exposição de peças de decoração Área livre jardins Rest. âncora
PLANTA BAIXA DO PISO 1 Banheiros depósitos Loja ancora RENNER
Caso 4 CLINICA DE ESTÉTICA
2011 INAUGURAÇÃO 2012 PERDA DO PÚBLICO DE BOTOX .
2012
B L C 2011 50% 30% 20% 2012 1% 49% B- APLICOU E NÃO RECLAMOU L- APLICOU E VOLTOU PARA RETOCAR C- APLICOU E NÃO GOSTOU
LUCRO MENSAL OBTIDO COM BOTOX-MENSAL DP 2011 15.000 1.000 2012 5.000
PESQUISA Foi feito uma pesquisa com pessoas que fizeram a aplicação do botox e não ficaram satisfeitos com o resultado em 2012.
1)PORQUE VOCÊ NAO GOSTOU DA APLICAÇÃO DO BOTOX? -50% médico recém contratado -50% resultado ficou artificial 2) VOCÊ CONCORDOU COM A RECOMENDAÇÃO MÉDICA SOBRE A QUANTIDADE DE “ml” A APLICAR? -99% não
3)Vc aplicou mais ou menos quantidade recomendada? 4)QUAL MOTIVO FEZ VC DESCORDAR DA POSIÇÃO MÉDICA? -99% o resultado final iria promover pouco impacto visual.
O que fazer para retomar a aplicação com botox?
Caso 5 A Drop Surfing é barraca que oferece diversos produtos e serviços para os surfistas. O que fazer para tornar a Drop Surfing uma loja constantemente lucrativa, sem variações em seu lucro ao longo do ano?
ANO RETRASADO
ANO PASSADO
Análise da condição financeira da Drop Surfing: ESTE ANO
Produtos e serviços oferecidos pela Drop Surfing: Prancha nova R$ 600,00 Pintura de prancha R$ 130,00 Conserto de Prancha R$ 150,00 Inscrição em campeonatos R$ 40,00 Roupa de surf R$ 80,00 Parafina R$ 4,00 Strep R$ 25,00 Quilha R$ 50,00
Gasto por pessoa na loja Drop Surfing: Entre Outubro e Março: Entre Abril e Setembro: Média = R$ 88,00 DP = 20 IC = 68 à 102 Média = R$ 35,00 DP = 23 IC = 12 à 58
Número de pessoas na praia Cristal durante os meses de Outubro a Março: Limites (km) P 1 – 2 24,3% 2 – 3 25,3% 3 – 4 24,9% 4 - 5 25,6% A Drop Surfing está aqui: 1979 pessoas
Limites (km) P 1 – 2 24,7% 2 – 3 25,3% 3 – 4 24,5% 4 - 5 25,2% Número de pessoas na praia Cristal durante os meses de Abril a Setembro: Limites (km) P 1 – 2 24,7% 2 – 3 25,3% 3 – 4 24,5% 4 - 5 25,2% A Drop Surfing está aqui: 1989 pessoas
Análise das características macroambientais: Praia Cristal metros
Separatriz do tamanho das ondas da praia Cristal: 1° tri 2° tri 3° tri 4° tri |-------------------|---------------------|---------------------|--------| Média: 6,2 metros Média: 0,7 metros Média: 0,8 metros Média: 6,1 metros
Faixa etária do público da praia entre Outubro e Março: Idade P 0 – 5 0,6% 5 – 15 5,25% 15 – 20 34,05% 20 – 40 50,37% 40 – 70 9,7%
Faixa etária do público da praia entre Abril e Setembro: Idade P 0 – 5 4,57% 5 – 15 33,07% 15 – 20 12,06% 20 – 40 15,9% 40 – 70 34,33%
PESQUISA- período entre os meses de abril e setembro. Você é surfista? 2. Você realiza compras e utiliza os serviços da Drop Surfing? 3. Se você já comprou ou utilizou os serviços da Drop Surfing, gostou da qualidade dos produtos e serviços? 4% Sim 96% não mas gosto de surf 99%SIM
Pesquisa realizada entre OUTUBRO e MARÇO: 1. Você é surfista? 2. Você realiza compras e utiliza os serviços da Drop Surfing? 3. Se você já comprou ou utilizou os serviços da Drop Surfing, gostou da qualidade dos produtos e serviços? 98% Sim 95% Sim 92%SIM O que fazer?
CASO 6- Power Fitness Localizada em Botafogo queda no lucro em fevereiro de 2011.Pq?O que fazer?
Lucro 2010/2011
Young Fit Pesquisa (Janeiro 2011 ): Coloque em ordem os itens que mais lhe agrada na academia power fitness? -aparelhos (49% ) -professores(49%) -preço(1%) -localização(1%) - Young Fit
Young Fit Pq está cancelando a matrícula? Pesquisa (Fevereiro 2011 ): Pq está cancelando a matrícula? 100% indo para a academia nova Pq? Localização(45%) Preço(5%) Professores(25%) Aparelhos(25%) Young Fit
Localização Ponto vermelho=concorrente Ponto rosa = nós Terreno vazio
CASO 7 Rockstars é uma banda de rock que faz shows semanais em uma boate , ganhando uma porcentagem de 40% em cima dos ingressos vendidos. Eles assinaram um contrato para lançamento de venda de um CD em janeiro de 2010 – ficariam com 2% das vendas .Devido ao enorme sucesso nas vendas tiveram que modificar sua logo. Mudança da logo
Problema Depois de 3 meses, a banda foi demitida da boate por não ter ninguém para assistir aos shows - mesmo com o aumento expressivo das vendas dos CDs durante todo o tempo.
Lucro da banda
Espaço Físico dos shows tomados Dezembro 2009 90% Janeiro 2010 20%
Avaliação dos Integrantes VOCALISTA BATERISTA BAIXISTA GUITARRISTA Dezembro 2009 B L Janeiro 2010
INTERVALO DE CONFIANÇA Perfil do público MODA= 20 MÉDIA= 20.2 DP= 2,2 18 22,4 INTERVALO DE CONFIANÇA
INTERVALO DE CONFIANÇA Perfil do público MODA= 16 MÉDIA= 15,8 DP= 2,3 13,5 18,1 INTERVALO DE CONFIANÇA
A banda não consegue sobreviver só com o dinheiro da venda dos cds A banda não consegue sobreviver só com o dinheiro da venda dos cds. O que fazer?
Parque Sonho Radical
Em 2011, visando um lucro maior introduziu um novo serviço. Caso 8 Em 2010, o Parque foi inaugurado e funcionava perfeitamente, gerando o lucro esperado pelos proprietários. Em 2011, visando um lucro maior introduziu um novo serviço. Introduziu venda casada: gastando mais de R$20,00 no novo serviço pessoa ganharia 2 ingressos para um brinquedo radical a escolher .
Lucros em 2010/ 2011:
Frequência no Parque:
Frequência de Brinquedos Jan/2010 e jan/2011 500 1000 1500 2000 2500 3000 3500 2010 2011 Ano Montanha Russa Invertida Cabum Casa do Terror Tirolesa
Público Alvo MODA = 20 MÉDIA = 20,5 DP = 2,29
Tabela de Preços 2010 2011 5,00 7,00 85,00 5,00 10,00 85,00 Ingresso Preço (R$) Cartão por brinquedo comum individual 5,00 Cartão por brinquedo especial individual 7,00 Cartão de passe livre em todos os brinquedos 85,00 Ingresso Preço (R$) Cartão por brinquedo comum individual 5,00 Cartão por brinquedo especial individual 10,00 Cartão de passe livre em todos os brinquedos 85,00
Jan2010 jan2011 Nº de pessoas P Não radical 75% radical 85% 88% radical 1%
Qual foi o novo serviço introduzido que acabou com o lucro do parque em 2011?
caso 9-sex center
“Sex Center” inaugurada em agosto de 2012 venho com um novo diferencial .Além da loja de produtos agregou serviços para alavancar o lucro .
Lay out da loja -set Sexologa Sala de Pole Dance Sala de Massagem Loja Clientes funcionário Sexologa Sala de Pole Dance Sala de Massagem W.C W.C Loja
Lucro das clínicas Perfil dos consumidores da loja Moda: 25 anos
Nos 2 meses seguintes o movimento da loja foi mínimo. Sr Nos 2 meses seguintes o movimento da loja foi mínimo. Sr. Orosco Pinto ,proprietário do negócio, contratou nossa consultoria “Biruta”para solucionar os possíveis problemas da loja.
agosto Expectativa: R$80 mil Lucro real: Méida=R$12 mil Dp=R$2mil Ic=R$10mil até R$14 mil
Pesquisa 1:Notas dadas pelo público alvo para quesitos que poderiam estar afetado o lucro da loja-setembro
Na opinião da consultoria, das 6 variáveis estudadas 5 apresentam problemas.Apenas os serviços da Sexóloga são considerados de excelência.
Setembro Produto VENDAS Brinquedos / acessórios eróticos (Loja) excelente Óleo interno para abertura LUBS (Loja) pessimo Óleo externo para aroma LUBSIN (Loja) Óleo para brinquedos LUBSOL (Loja) Óleos interno para lubrificar LUBSUN (Loja) Roupas para aula de Pole Dance (Loja) Aula de Pole Dance Massagem erótica Sexóloga
Percebemos uma fraca venda de óleos de massagem. Sr. Pinto nos informou que o óleo é prescrito pela sexólogo e a massagista ensina o seu manuseio.
Massagista erótica
Usados pela massagista e vendidos na loja . Óleos de massagem LUBSUN LUBSOL LUBS LUBSIN Usados pela massagista e vendidos na loja .
Óleos na sala de massagem
Pesquisa 2:Feita com os funcionários da loja Pesquisa 2:Feita com os funcionários da loja. Pergunta: Cite o que as clientes comentam sobre a loja 30% Dificil acesso ao Gogo Boy 40% Fachada fora dos padrões 30 % Alergias
Pesquisa -set Setembro Gogo Boy L Fachada C Massagista Produtos da loja B Sexóloga Professora de Pole Dance B- Bom L - Ruim C- Péssimo
Panfletos distribuidos Professora Kelly Jane – Miss Air Professora formada em dança pela Universidade de Princeton e irmã da ilustre bailarina Ana Botafogo.
Nossa consultoria ficou bastante intrigada pois a professora era de excelente nível mesmo assim não conseguia captação de alunos. Decidimos então entrar na sala de aula da dança e ver a aula. Conhecemos a professora então.
O que fazer?
FENIX NIGHT CLUB
A boate Fenix sempre teve alta margem de lucro A boate Fenix sempre teve alta margem de lucro. Apesar de não ter havido alterações nos serviços oferecidos notou-se uma queda a partir de junho . Caso 10
Idade do Público Alvo Média: 20 anos Moda: 20 anos DP: 2 anos Intervalo de Confiança: 18 à 22 anos
Espaço físico da boate Antes do problema 3,5 PROPORÇÃO 75% Depois do problema 3,5 PROPORÇÃO 75%
Avaliação Geral Musica Bar Higiene Conforto Dezembro 2007 L B 2008
Antes do problema Folha Cerveja Refrigerante Shots Drinks OK Cerveja Refrigerante Shots Drinks Estacionamento Petiscos Entradas Combos
Depois do problema Cerveja Refrigerante Shots Drinks Estacionamento NÃO OK Cerveja OK Refrigerante NAOOK Shots Drinks VAZIO Estacionamento Petiscos Entradas Combos
Sobreo Alcoolizado Chegar na boate 95% 5% Sair da boate 3% 97%
O que fazer?
Caso 11 Problema: Queda do lucro líquido – o lucro é obtido por: locação do campo (70%), escolinha para crianças (20%) e bar(10%).
Pesquisa 1: Satisfação com o campo: B=aluga e volta sempre = 30% L = aluga e volta depois de 1 mês = 20% C= aluga não volta 50% Qualidade da grama: 20% bom 80% péssimo Pq péssimo? 92% chiclete na grama
2-fazer um campo novo e deixar o velho como está Alternativas para o campo de futebol: 1-só consertar o campo velho 2-fazer um campo novo e deixar o velho como está 3- as 2 hipóteses anteriores
Panorama da Escolinha
-Escolinha de Futebol- O professor ganha uma porcentagem nas mensalidades dos alunos em função da quantidade dos mesmos
Qual nota vc daria para a aula do professor onde dez é a nota máxima? Segunda pesquisa: Qual nota vc daria para a aula do professor onde dez é a nota máxima? Amostra: 307 crianças Intervalo de confiança: entre 9,4 até 10 Vc faria aula com outro professor? 100% = não
Pergunta-se: Cite todas as estratégias para tornar o lucro do negócio máximo e não acontecer nenhum problema futuro de reclamações de clientes