ESPAÇO DÚVIDAS.

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Transcrição da apresentação:

ESPAÇO DÚVIDAS

1) QUANDO A RN 259, QUE INSTITUI O PRAZO PARA AGENDAMENTO DE CONSULTA, IRÁ VIGORAR? O QUE DIZ ESTA NORMA? RESPOSTA: RN: REGULAMENTAÇÃO NORMATIVA. IRIA VIGORAR EM 18/09/11, MAS, FOI PRORROGADA PARA 19/12/11 (RN 268). ESTIPULA O PRAZO PARA AGENDAMENTO DE CONSULTAS E PROCEDIMENTOS DENTRO DE CADA ESPECIALIDADE, BEM COMO REEMBOLSO E TRANSPORTE.

2) O QUE É UMA NIP (NORMA DE INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR)? RESPOSTA: UTILIZADA PELA ANS QUANDO HÁ RECLAMAÇÃO DE CLIENTES SOBRE NÃO ATENDIMENTO OU SUSPEITA DE DESCUMPRIMENTO DE DIREITOS, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS COBERTURAS DE PLANO DE SAÚDE. CADA NIP QUE A OPERADORA RECEBE, CONTA PONTO DESFAVORÁVEL PARA ELA.

3) O QUE OCORRE QUANDO UM CLIENTE REGISTRA UMA RECLAMAÇÃO NO SAC (SERVIÇO ATENDIMENTO AO CLIENTE)? RESPOSTA: O 0800 DA UNIMED LINS É: 0800-7706855 E FICA NA FEDERAÇÃO EM BAURU. OS ATENDENTES REGISTRAM A OCORRÊNCIA ON-LINE E A UNIMED LINS CONSEGUE ENXERGAR. A ÁREA DESTINADA TEM 48 HS PARA RESPONDER A SOLICITAÇÃO, SENDO QUE SE ESTE PRAZO NÃO FOR CUMPRIDO, PODE ACARRETAR MULTA À OPERADORA DE ATÉ R$ 100.000,00.

4) SE EU ENTREGAR A MOVIMENTAÇÃO DO CONSULTÓRIO NO CONTAS MÉDICAS EM 25/10, O MÉDICO RECEBE EM 15/11? RESPOSTA: AS SECRETÁRIAS ENTREGAM A MOVIMENTAÇÃO SEMANALMENTE E ESTA É ANALISADA NO PERÍODO DE 21 A 20 (EX: 21/08/2011 À 20/09/11; O MÉDICO RECEBE EM 15/10). SE POR EXEMPLO, ENVIAR O MOVIMENTO DE OUTUBRO AO CONTAS EM 25/10, O MÉDICO SÓ RECEBERÁ EM 15/12 (ENTRARÁ NO MOVIMENTO DE 21/10/11 À 20/11/11).

5) PORQUE TENHO QUE PEDIR PARA O CLIENTE ME FALAR A DATA DE VALIDADE DO CARTÃO, ABRANGÊNCIA E CARÊNCIA? RESPOSTA: DATA DE VALIDADE: PARA VERIFICAR SE O MESMO ESTÁ ATIVO OU NÃO (MUITAS VEZES, O CLIENTE PODE ESTAR ATIVO, MAS, COM O CARTÃO VENCIDO; NESTE CASO, A SECRETÁRIA DEVE CONTATAR A UNIMED LINS); ABRANGÊNCIA: PARA CONFIRMAR A ÁREA DE AÇÃO (ÁREA DE ATENDIMENTO); CARÊNCIA: VERIFICADO NO VERSO DO CARTÃO (PARA SABER SE O ATENDIMENTO ESTÁ OU NÃO LIBERADO).

RESPOSTA: NÃO, O CLIENTE DEVE SER ORIENTADO A PROCURAR O P.A. 6) O CLIENTE LIGA, DIZENDO QUE TEM UM PROBLEMA E PRECISA URGENTE PASSAR PELO MÉDICO NAQUELE DIA. É CORRETO PEDIR PARA IR DIRETO NO CONSULTÓRIO DO MÉDICO QUE ESTÁ DE PLANTÃO NAQUELE DIA? RESPOSTA: NÃO, O CLIENTE DEVE SER ORIENTADO A PROCURAR O P.A.

7) QUANDO ATENDO UM CLIENTE UNIMED/OUTRAS EM MEU CONSULTÓRIO, QUAL O PROCEDIMENTO PARA O ATENDIMENTO? RESPOSTA: PEDIR O CARTÃO; VERIFICAR DATA DE VALIDADE; ABRANGÊNCIA; CARÊNCIAS E SOLICITAR LIBERAÇÃO JUNTO AO ATENDIMENTO DA UNIMED LINS. OBS.: SE O ATENDIMENTO FOR AOS SÁBADOS, A SECRETÁRIA ANOTA OS DADOS DO CLIENTE E NO PRIMEIRO DIA ÚTIL, PEDE AUTORIZAÇÃO AO ATENDIMENTO DA UNIMED LINS.

8) A UNIMED LINS AUTORIZA O CLIENTE UNIMED OUTRAS A REALIZAR CONSULTAS/EXAMES SEM VER O PEDIDO MÉDICO? SIM, NÃO, POR QUÊ? RESPOSTA: NÃO, O PEDIDO DE EXAME DEVE CONSTAR VIA SISTEMA OU NO PAPEL. POR QUÊ? PRIMEIRO: GARANTIA DE QUE O MÉDICO REALMENTE PEDIU O EXAME - CÓDIGO PROCEDIMENTO ADEQUADO (CONTROLE E GARANTIA DE ESTAR PRESTANDO O SERVIÇO ADEQUADO ) - CITAR A QUESTÃO DOS PLANOS COM CO-PARTICIPAÇÃO; SEGUNDO: PARA QUE O MÉDICO POSSA RECEBER PELOS SERVIÇOS PRESTADOS. TERCEIRO: GARANTIR O ATENDIMENTO PARA O CLIENTE ATIVO, DIMINUINDO RISCOS/ PERDAS.

RESPOSTA: PERMANECE NO SISTEMA ATÉ A CONCLUSÃO DO EXAME. 9) QUANDO FAÇO UM PEDIDO ON-LINE, QUANTO TEMPO ELE PERMANECE NO SISTEMA? RESPOSTA: PERMANECE NO SISTEMA ATÉ A CONCLUSÃO DO EXAME.

10) QUAIS SÃO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE A UNIMED LINS DISPONIBILIZA PARA INTERAGIR COM OS SEUS CLIENTES? RESPOSTA: CONSULTOR VIRTUAL; E-MAIL: OUVIDORIA@UNIMEDLINS.COM.BR; SAC: 0800-7706855.

11) PORQUE DEVO UTILIZAR O SISTEMA UNITISS 11) PORQUE DEVO UTILIZAR O SISTEMA UNITISS? QUAIS EXAMES PODEM SER SOLICITADOS PELO SISTEMA UNITISS? SE NÃO LANÇAR OS EXAMES NO SISTEMA, NEM NA GUIA, O MÉDICO IRÁ RECEBER? RESPOSTA: O SISTEMA UNITISS É UMA EXIGÊNCIA DA ANS, PARA FACILITAR OS PROCESSOS PARA OS MÉDICOS E PRESTADORES. ESTE SISTEMA TEM COMO PRINCIPAL FUNCIONALIDADE A EMISSÃO, SOLICITAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES. OS PEDIDOS DE EXAMES LABORATORIAIS, RAIO-X E ULTRASSON, DEVEM SER SOLICITADOS ON-LINE. SE OS PEDIDOS NÃO FOREM LANÇADOS NO SISTEMA, NEM NA GUIA, O MÉDICO NÃO RECEBE PELO SERVIÇO PRESTADO.

12) O QUE SIGNIFICA DUT E PARA QUE DEVE SER USADA? RESPOSTA: DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO (VALE APENAS PARA PLANOS REGULAMENTADOS); PARÂMETRO UTILIZADO PELA ANS, PARA UTILIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS COBERTOS NO ROL .

13) QUAL A DIFERENÇA DE UM PLANO COM CO-PARTICIPAÇÃO E UM PLANO SEM CO-PARTICIPAÇÃO? RESPOSTA: PLANO COM CO-PARTICIPAÇÃO: O CLIENTE PAGA A MENSALIDADE E PARTICIPA PARA EFETIVAÇÃO DE CONSULTAS/EXAMES. PLANO SEM CO-PARTICIPAÇÃO: O CLIENTE PAGA A MENSALIDADE; NÃO PARTICIPA DO CUSTO PARA CONSULTAS E EXAMES.

14) VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA DE PLANO NÃO REGULAMENTADO E PLANO REGULAMENTADO? RESPOSTA: PLANO NÃO REGULAMENTADO: EM VIGOR ANTES DE 01/01/1999 (COBERTURAS DE ACORDO COM O CONTRATO); PLANO NÃO REGULAMENTADO: EM VIGOR DESDE 01/01/1999 (COBERTURAS DE ACORDO COM O ROL ESTIPULADO PELA ANS)

RESPOSTA: SIM, PARA DIMINUIR O RISCO DE FRAUDE 15) É VERDADE QUE A APM (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA), FARÁ UMA ALTERAÇÃO NO MODELO DOS ATESTADOS MÉDICOS? SIM, NÃO? POR QUÊ? RESPOSTA: SIM, PARA DIMINUIR O RISCO DE FRAUDE