Crescimento e Desenvolvimento Segundo a Teoria Desenvolvimentista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nutrição materno-infantil
Advertisements

PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NA INFÂNCIA
Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
Gustavo Emídio dos Santos Microcefalia. Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão.
O QUE É A OBSIDADE INFANTIL? A OBESIDADE E UMA DOENCA EM QUE EXISTE A OBESIDADE E UMA DOENCA EM QUE EXISTE EXCESSO DE GORDURA CORPORAL ACUMULADA, EXCESSO.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
EZIO NOVAIS DIAS Por que o câncer de mama tornou-se um problema tão sério de saúde pública?
Objetivos do Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
XII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE TOXICOLOGIA Santiago de Chile, 2006 Bióloga Maria Helena Roquetti Setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO.
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #3 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 1| A GENÉTICA Objetivo: Analisar a relação entre a complexidade do ser humano e o seu inacabamento.
Acompanhamento do desenvolvimento infantil – instrumentos e estratégias.
IMC = Peso (Kg)/ (Altura(m))².
O Efeito dos Fatores Sociais, Económicos e Políticos na Saúde Infantil em Portugal Cristina Padez Centro Investigação em Antropologia e Saúde Universidade.
DIABETES MELLITUS GESTACIONAL: EFEITOS NO FETO COM REPERCUSSÕES NA INFÂNCIA E VIDA ADULTA.
Meu filho não cresce.
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Reflexão sobre a epidemia mundial de obesidade
A primeira consulta: Criando laços com a família
Universidade Federal de Pelotas
O TABAGISMO E OS RISCOS PARA A MULHER E A CRIANÇA
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Síndrome Alcoólica Fetal
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
História Natural da Doença
A criança e o Fumo CRIANÇA: UM FUMANTE PASSIVO? Desde o período gestacional e durante as demais fases de sua vida, a criança, quando exposta a.
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
ASSOCIAÇÃO E CAUSALIDADE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Cristina Beatriz Stein Langaro
Grupo de apoio às gestantes com diabetes
Especializando: Dra. Yusleydis Torres Gonzalez Pelotas 2015
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Desequilíbrio Hidroeletrolítico
Trabalho de Conclusão do Curso Especialização em Saúde Família Implantação da Puericultura na ESF São Bernardo – Santa Bárbara, MG Aluna: Maria Dulcilene.
INDICADORES DE SAÚDE.
Obesidade Infantil em Portugal
ADOLESCÊNCIA Prof.ª LIDIANA ENFERMAGEM 6º SEMESTRE/NOTURNO 2009
GRAVIDEZ E PARTO Colégio MV – Ciências Profª. Adriana.
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
World Health Organization
Sejam Bem vindas. UNIDADE DE SAÚDE “URSULINO COSTA” Equipe de Saúde da Família Setembro/2017.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
SUB-NUTRIÇÃO FETAL - FENÓTIPO ECONÔMICO
CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PIRAÚBA- MINAS GERAIS Daniela.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Neoplasia.
História Natural da Doença

A ASSOCIAÇÃO ENTRE SÍNDROME METABÓLICA E OS TRANSTORNOS MENTAIS
Pastoral Estudantil/APV
Saúde da Criança.
Indicadores epidemiológicos
Diabetes.
Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Distrito Federal
Alcoolismo e suas consequências... Dra. Mônica Amélia Medeiros – CRM/Al
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Treinamento físico.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
Transcrição da apresentação:

Crescimento e Desenvolvimento Segundo a Teoria Desenvolvimentista

Crescimento e Desenvolvimento Teoria Desenvolvimentista: influência de fatores ambientais do inicio da vida provocam alterações na expressão da carga genética do indivíduo, determinando um padrão peculiar de saúde-doença

Crescimento e Desenvolvimento Em 1970, Ravelli na Holanda POPULAÇÃO DE 300.000 homens, cujas mães passaram fome no primeiro trimestre da gestação , durante o período da fome holandesa, na Segunda Guerra Mundial MAIOR risco obesidade na vida adulta Ravelli,et alli:Obesity in young men after famine exposure in utero and in early infancy.N Engl Med.1976;295:349-53

Crescimento e Desenvolvimento Em 1989, David Barker, Inglaterra Relacionou o Baixo Peso ao Nascer à Doença Isquêmica Coronariana da Vida Adulta Barker et alli:Weight in infancy and death from isquemic heart disease. Lancet;2:577-80,1989

Crescimento e Desenvolvimento 1989 2017 Barker Série de estudos epidemiológicos relacionando: Perturbação do ambiente intraútero  e maior risco: > Risco para Síndrome Metabólica na Vida Adulta Hipertensão Resistência à insulina Obesidade Redução da densidade óssea Artérias menos elásticas Maior incidência de depressão

Crescimento e Desenvolvimento Quais os mecanismos envolvidos? Porque ? Quais os mecanismos envolvidos?

Crescimento e Desenvolvimento Mecanismos Moleculares; Metabólicos; Neuroendócrinos; Epigenéticos Provocam alterações no padrão de desenvolvimento da proliferação celular Alterações na diferenciação de tecidos específicos e, portanto, de sistemas orgânicos Consequências Patológicas na Vida Adulta

Crescimento e Desenvolvimento Mecanismos Envolvidos Moleculares Celulares Metabólicos Neuroendócrinos Fisiológicos Epigenéticos

A NOVA PUERICULTURA O crescimento do ser humano é um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida, considerando-se os fenômenos de substituição e regeneração de tecidos e órgãos como parte do crescimento. No entanto, é no embrião, no feto, na criança pequena e no adolescente, que o crescimento se dá com maior intensidade, representando também o período mais exposto às influências do meio ambiente.

REVISITANDO A PUERICULTURA 9x30 = 270 + 365 + 365 1000 DIAS

PRIMEIROS 1000 DIAS Lancet, 2008: série sobre Desnutrição materna e infantil apresentou o conceito dos primeiros 1000 dias como período onde a nutrição e o desenvolvimento teriam benefícios que se prolongariam por toda vida Lancet, 2013: nova série que apresenta quadro conceitual sobre como alcançar um ótimo crescimento e desenvolvimento fetal e infantil

Quadro de ações para alcançar uma ótima nutrição e desenvolvimento fetal e infantil modificado de The Lancet ; disponível em: http://thousanddays.org/2013

PRIMEIROS 1000 DIAS

Desenvolvimento Neurológico na Infância Linguagem Funções Cognitivas Sentidos (Visão, Audição) PRIMEIRO ANO -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 (Nascimento) (Meses) (Anos) FONTE: C.A. Nelson (2000)

Domínios do desenvolvimento infantil PRIMEIROS 1000 DIAS Domínios do desenvolvimento infantil Modificada de Naudeau et al.: The World Bank, 2010

PRIMEIROS 1000 DIAS Intervenções segundo o domínio do desenvolvimento infantil Modificada de Naudeau et al.: The World Bank, 2010

PRIMEIROS 1000 DIAS ....... ao focalizar suas ações nesse período o Pediatra poderá aumentar as chances da criança ter uma vida saudável e produtiva no futuro, fortalecer famílias e comunidades e contribuir para quebrar o ciclo intergeracional da pobreza. Da Cunha AJ et al. , 2015

Crescimento e Desenvolvimento A visão da Puericultura através da Teoria Desenvolvimentista contribui para sua prática no consultório? Como? Quais principais doenças crônicas do adulto podem ser evitadas através da Puericultura? Como? De que maneira a Puericultura pode promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional?