MANUTENÇÃO DE SOFTWARE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
Evolução de Software.
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Análise e Projeto de Sistemas III
Manutenção em software Conceitos básicos
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Entendendo a Manutenção
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Qualidade de Produto de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Natanael (njsj) Thiago (tan2) Rodrigo (rml2)
Tipos de sistemas de Lehman
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Prof. Aruanda Simões - Análise e Projeto OO Processo de Desenvolvimento n As grandes fases: –Planejamento e elaboração –Construção –Implantação Sistema.
Manutenção de Software
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Qualidade de Software Aula 2
Engenharia Reversa É o processo de derivar as especificações lógicas dos componentes do sistema a partir de sua descrição física com auxílio de ferramentas.
Sistemas de Informação
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Engenharia de Software
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Configuração de manutenção
Gerência de Configuração de Software
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Engenharia de Software
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Fundamentos de Engenharia de SW
Gerenciamento de Configuração
Introdução a Computação Trabalho Final PUC Minas – São gabriel
Prof. Esp. Fernando Barreto
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Análise e Projeto de Sistemas
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Introdução à Qualidade
Qualidade Qualidade é um dos principais objetivos da Engenharia de Software. Muitos métodos, técnicas e ferramentas são desenvolvidas para apoiar a produção.
Modelos de Processo de Software
Gerência de Configuração - GC
Engenharia de Software
Marcio de Carvalho Victorino Processo Unificado. Unidade VI: Teste.
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Teste de Software Conceitos iniciais.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gestão de defeitos.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Equipe Prof. Henrique Freitas
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Engenharia de Software
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Engenharia de Software
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
QUALIDADE DE SOFTWARE Prof. Carlos Augusto da Costa Carvalho.
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Transcrição da apresentação:

MANUTENÇÃO DE SOFTWARE

corrigir defeitos de código, de projeto, de especificação, DEFINIÇÃO Processo geral de modificação de um sistema depois de ter sido colocado em uso. OBJETIVO corrigir defeitos de código, de projeto, de especificação, acrescentar funcionalidades ( normalmente não envolvem alteração da arquitetura do sistema)

CATEGORIAS DE MANUTENÇÃO 1) Identificar e Corrigir Erros - Manutenção Corretiva 2) Adaptar o Software ao Ambiente - Manutenção Adaptativa 3) Atender Pedidos do Usuário para Modificar Funções Existentes, Incluir Novas Funções e Efetuar Melhoramentos Gerais - Manutenção Perfectiva (ou aperfeiçoativa) 4) Melhorar a manutenibilidade ou confiabilidade futuras e fornecer uma base melhor para futuros melhoramentos - Manutenção Preventiva

Tipos de Manutenção

Manutenção Corretiva A manutenção corretiva corrige falhas e panes em equipamentos e sistemas onde nem sempre é possível prever paradas e defeitos de funcionamento. A manutenção corretiva é realizada em intervalos imprevisíveis, porque o tempo de um componente falhar não é conhecido. O objetivo da manutenção corretiva é restaurar o sistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível.

Manutençao Adaptativa A manutenção adaptativa é ocasionada quando o ambiente no qual o software opera sofre alguma modificação que exige adaptação do software. Exemplos clássicos são a criação de novas taxas ou alíquotas, forçando que um software seja ajustado para operar de acordo com as novas regras estabelecidas.

Manutenção Perfectiva Já a manutenção perfectiva é aquela em que o software é ajustado para incorporar novas funcionalidades ou se tornar mais eficiente. Esse tipo de manutenção normalmente é ocasionado pela competição no mercado, onde produtores de software semelhantes buscam a diferenciação de mercado que lhes permita manter seus clientes e conquistar novos. Esse tipo de manutenção se relaciona com o lançamento de novas versões do software, dando margem ao que é conhecido no mercado como upgrade.

Manutenção Preventiva A manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. É um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma planta industrial e que requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas, sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade, com base em procedimentos de confiabilidade.

Atividades Típicas do Mantenedor Estudar especificações e projetos do sistema; Interagir com os usuários Examinar programas e sua documentação Descobrir erros e deficiências nos programas Descobrir erros e deficiências nos programas fontes Projetar uma alteração em programa Modificar um programa Revalidar um programa Atualizar a documentação do programa

Motivo das numerosas manutenções e grande esforço Idade Média do SW de 10 a 15 anos Quando foram implementados, o tamanho do programa e espaço de armazenamento eram o principal interesse. Migração Para Novas Plataformas Sistemas mal estruturados

Custo da Manutenção Fatores que influenciam: Estabilidade da equipe Responsabilidade contratual Qualidade técnica da equipe Idade e estrutura do sistema

Funções Básicas na Alteração de Software Entender o software e a manutenção a ser feita(50%) Modificar o software para incorporar a mudança(25%) Revalidar o software(25%)

PROBLEMAS DA MANUTENÇÃO A maioria dos problemas com a manutenção do software é causada por deficiências na maneira como o software foi planejado e desenvolvido É muito difícil traçar a evolução do software através das várias versões. As alterações não são adequadamente documentadas (necessidade de histórico) É difícil ou impossível traçar o processo através do qual o software foi criado (necessidade de doc). É muito difícil entender programas "de outras pessoas". A dificuldade aumenta conforme o número de elementos na configuração(documentação) de software diminui.

"As outras pessoas" frequentemente não estão presentes para explicar. A documentação não existe, é incompreensível ou está desatualizada. A maioria dos softwares não foi projetado para suportar alterações. A manutenção não é vista como um trabalho “glamoroso”.

Alternativas para Reproduzir e Manutenção de Software Não fazer nada. Apenas continuar como está Adicionar mais pessoal para o desenvolvimento e manutenção para reduzir BackLog Planejar a manutenção de software focando novas tecnologias para gradativamente substituir os atuais. Adotar um plano agressivo para reescrever sistemas atuais o quanto possível Adotar ferramentas automatizadas para melhorar a manutenção e tecnologia dos sistemas atuais

Perguntas?