Meteorologia Sinótica –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Climas do Continente Americano
Advertisements

Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
SISTEMAS MÓVEIS HN Os sistemas móveis são as baixas quentes (BC) e as altas frias (AF). As BC têm sobre sua vertical, dentro da troposfera, uma alta ou.
O Planeta Terras.
Temperatura.
Meteorologia Sinótica
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
Alterações Climáticas
Licenciatura em Geociências
MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
Análise diferencial do escoamento (Equações de Navier-Stokes)
- Engenharia de Produção -
Hidrostática Prof. Luciano Mentz.
ZCIT.
Análises Meteorólogicas
EQUAÇÕES BÁSICAS Lecture 4.
AQUECIMENTO DIFERENCIAL
Ondas Atmosféricas e Estrutura Vertical dos Sistemas de Pressão
O que você deve saber sobre
A atmosfera em movimento: força e vento
HIDROSTÁTICA.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
Mudança GLOBAL 8º ano.
TEMPO E CLIMA.
Hidrostática.
Ventos Disciplina: Fundamentos de Meteorologia – EAM 10
Antes de falarmos sobre a pressão atmosférica vamos dizer o que é pressão.Temos um botija rígida de metal contendo um gás como aquele que usamos na cozinha.
Circulação Geral da Atmosfera
HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos.
Análise Sinótica de 22 de julho de 2013 – 12Z
O CLIMA DO BRASIL – JATO SUBTROPICAL E JATO POLAR
Frentes e Frontogênese
Movimento Circular Uniforme
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
HIDROSTÁTICA Mecânica dos Fluidos.
Análises altitude.
Variação da temperatura ao longo do dia
Queda Livre e Lançamento Vertical
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Meteorologia.
CENTRIFUGAÇÃO.
Cap. 3 – Estática dos fluidos
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Análise Sinótica de 22 de julho de 2013 – 12Z Laboratório de Sinótica (03)
Aula Teórica 8, 9 e 10 Capítulo 2: Forças sobre Fluidos. Pressão, Força de Pressão e Pressão Hidrostática.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio.
A GEOGRAFIA E A RELAÇÃO SOCIAL COM O CLÍMA PROF MARCIO GEO
CLIMATOLOGIA II.
Pressões: Mecânica, Hidrostática, Atmosférica e Absoluta. Empuxo
Análises altitude.
Licenciatura em Geociências
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
RADIAÇÃO SOLAR Representação do espectro eletromagnético
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Elasticidade.
Teoria Quase-Geostrófica
Teoria Quase-Geostrófica
Atrito Plano inclinado sem atrito Plano inclinado com atrito
Curso Fenômenos de Transporte
No equilíbrio.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Transcrição da apresentação:

Meteorologia Sinótica – Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)

Resultante é a força de gravidade Meteorologia Sinótica – Centrifuga Gravitacional Resultante Resultante é a força de gravidade

Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha as lacunas de cada termo com suas respectivas unidades de medida. Vetor posição do eixo de rotação Velocidade angular (rad/s) Força Gravitacional (m/s²) Gravidade (m/s²)

Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)

Defina o balanço hidrostático com o auxílio da figura ao lado. Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Defina o balanço hidrostático com o auxílio da figura ao lado. A força vertical na camada é a força devido o gradiente de pressão dirigido para cima, sendo equilibrada pela força peso que é dirigida para baixo.

Discuta o significado físico dessa equação. Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida. Variação de pressão (Pa) Densidade (kg/m³) Gravidade (m/s²) Variação de altura (m) Discuta o significado físico dessa equação. Devido a uma diferença de altura, a pressão e a densidade vão diminuindo com o aumento da altitude, ou seja, a pressão se equilibra com o peso e é diretamente proporcional a densidade.

Discuta o significado físico dessa equação. Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida. Variação de altura (m) Gravidade (m/s²) Variação geopotencial (J/kg) Discuta o significado físico dessa equação. Em um certo referencial, considera-se o trabalho para deslocar 1 Kg de massa a partir do nível do mar até um outro ponto, sendo que o trabalho é contra a força de gravidade.

Qual a fórmula da densidade e sua unidade? Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Qual a fórmula da densidade e sua unidade? p’ =m/v (kg/m³) * p’ = densidade § = variação “ sigma” Qual a fórmula do volume específico e sua unidade? a =v/m * a = alfa “volume específico Revise de que maneira se chegou na equação abaixo. Então, como ficaria a fórmula abaixo substituindo pelo volume específico? §p/§Z= -gp’ P/ substituir a densidade usamos p=p’.R.T isolando a densidade temos: p’ =p/ R.T §p/§Z= -RT/pg

Dê a definição da equação Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida. Geopotencial (J/ kg) aceleração da gravidade (m/s²) Altura geopotencial (m) Dê a definição da equação A altura geopotencial é a razão entre o geopotencial e a gravidade, sendo que a altura é inversamente proporcional em relacão a gravidade, isso porque a altura atua contra a gravidade.

Qual a temperatura da camada considerando H médio = 8 km? Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Se a unidade de R é dada em jaule por kelvin vezes kilograma, qual é a unidade do termo H? Demonstre sua resposta. H= J/K.Kg . K/ m/s² J/Kg= m²/s² Logo m²/s²/ ms² H= m Qual a temperatura da camada considerando H médio = 8 km? 8000=R.T/9,8 287.T=78400 T=78400/287 T=273,170K

Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Sendo H médio = 8 km e sabendo a temperatura da camada. Calcule o geopotencial de 1000 hPa se a pressão ao nível do mar é de 1014 hPa? Z2-Z1=H.Inp1/p2 Z2-0=8000.In(1014/1000) Z2= 8000.0,013 Z2= 111,2 metros

Discuta se o resultado é coerente. Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Calcule a espessura entre 1000 e 500 hPa para: (a) uma região tropical (Tv = 15 C) e (b) uma região polar (Tv = - 40 C). Rd= 287 J/K.kg Discuta se o resultado é coerente. 1-Tv=15°C=288K 2- Tv= -40°C=233K H=Rd.Tv/g H=Rd.Tv/g H=287.288/9,81 H=287.233/9,81 H=8425,68 metros H=6816,61metros Z2-Z1=H.In p1/p2 Z2-Z1=H.In p1/p2 Z2-Z1=8425,68.In(1000/500) Z2-Z1=6816,61.In(1000/500) Z2-Z1=8425,68. 0,69 Z2-Z1=6816,61.0,69 Z2-Z1=5813,71metros Z2-Z1=4706,46metros É coerente, porque quanto menor a temperatura menor a espessura.

Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Se a unidade de R é dada em jaule por kelvin vezes kilograma, qual é a unidade do termo H? Demonstre sua resposta. H= J/K.Kg . K/ m/s² J/Kg= m²/s² Logo m²/s²/ ms² H= m

Sem copiar do caderno de sinótica, descreva a figura abaixo. Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Sem copiar do caderno de sinótica, descreva a figura abaixo. A cor vermelha representa espessura maior, e a azul espessura menor. a- o ar próximo do centro de um furacão é mais quente que o ar vizinho.Os ventos em tal centro de baixa quente possuem maior intensidade próximo a superfície e diminuem com o aumento da altura. b- algumas baixas quentes não se formam até a superefície. Essas baixas vão possuir um centro frio próximo a superfície, onde alcançaram maior intensidade.

Observe as figuras a seguir e faça um boletim técnico com informações sinóticas. Considerando o nível de 500hPa, no mapa analisado encontra-se uma alta pressão, onde o geopotencial aumenta para o centro, diminuindo sua espessura e sua temperatura. Essa alta pressão gira no sentido anti-horário, levando ventos quentes tropicais para o sul. Já na região da Argentina, localiza-se um cavado, onde os valores do geopotencial são menores, e a temperatura e a espessura são maiores. Isso comparados com a alta pressão localizada na latitude 25°sul e o cavado a 45° sul. Na mesma latitude de 45°sul e longitude 30°oeste observamos uma crista influenciada devido a presença da alta pressão.

Observe as figuras a seguir e faça um boletim técnico com informações para leigos. No mapa analisado, encontra-se duas altas pressões, e uma baixa. A primeira alta se localiza na latitude 25°sul e 25°oeste, onde os valores do geopotencial aumentam para o centro, e a temperatura e espessura diminuem. Isso também ocorre na alta localizada na latitude 25°sul e longitude 70° oeste. Já a baixa pressão localizada na latitude 25° sul e longitude 45° oeste, o geopotencial diminui para o centro, e os valores de temperatura e espessura aumentam. Os três sistemas encontram-se alinhados na latitude 25°sul.

Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida. Altura geopotencial da estação Altura média da camada pressão ao nível da estação Pressão ao nível do mar unidade hPa Pra serve essa equação? Serve para reduzir os valores de pressão do nível da estação ao nível do mar. Isso para haver uma padronização de pressão para estações em diferentes níveis.

A B d F d d G d E dddd C dddd D dddd