Www.anvisa.gov.br GPROP Diagnóstico Situacional da Promoção de Medicamentos em Unidades de Saúde do Sistema único de Saúde (SUS) Brasília, 22 de abril.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GPROP LEGISLAÇÃO DE PROPAGANDA DECRETO N.º DE SETEMBRO DE 1931.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Acesso para VISA.
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Saúde Mental e RD no SUS PEAD e Plano Crack
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
CONASEMS -
PERSPECTIVA CONCEITUAL
Aspectos gerenciais de hospitais filantrópicos no Brasil
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Preparado exclusivamente para: QUERO COMPRAR - A relevância dos meios de informação no processo de compra. PARTE II - DECISORES Outubro/2003.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SCNES –Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde
XVIII Reunião do SPIN - CAMPINAS Tema: Estratégias para Implantação de Sistemas de Qualidade e Discussão sobre Implementação de Requisitos Local: Motorola.
Questionário de Avaliação Institucional
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Patrícia Ferreira Abreu Sociedade Brasileira de Nefrologia
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Sistema Estadual de Meio Ambiente
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Fórum de Secretários Executivos
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de Abril de 2006 Fortaleza – CE.
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
O Pacto pela Saúde e seu Financiamento
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Logística de Transportes: como superar gargalos e reduzir custos
Rio Verde - Goiás - Brasil
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária EP avalia a capacidade do laboratório em: Desempenhar os ensaios de forma competente.  Auto.
Avaliação de Desempenho Individual O que mudou?
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação.
PESQUISA ATRIBUIÇÕES DO PESSOAL DE NÍVEL MÉDIO QUE ATUA NA ÁREA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, AMBIENTAL E SANITÁRIA Ministério da Saúde Estação de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

GPROP Diagnóstico Situacional da Promoção de Medicamentos em Unidades de Saúde do Sistema único de Saúde (SUS) Brasília, 22 de abril de 2006 Projeto UBSHistórico

GPROP 2003 Projeto de monitoração 1. Captação de propaganda de medicamentos 2. Diferentes veículos monitorados

GPROP Projeto de monitoração 3.Diferentes locais Hospitais Consultórios Clínicas 4.Em todas as regiões do país

GPROP Durante a captação, foi identificada propaganda de um medicamento de venda sob prescrição médica, sujeito a retenção de receita, a base de isotretinoína......Afixada num armário de vidro na farmácia de uma das unidades básicas, às vistas do público leigo Venda sob prescrição médica, Com retenção de receita

GPROP Desrespeito a todos os requisitos da RDC 102/ Abertura de Processo Administrativo : autuação e discussão Reflexão Questionamento Dúvida

GPROP Qual a influência da indústria farmacêutica tanto no público dos hospitais e clínicas do Sistema Único de Saúde, quanto no processo de compra dos medicamentos por essas unidades de Saúde?

GPROP Em maio de 2006, representantes da Anvisa, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde dos 19 municípios escolhidos e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Conasems, reuniram-se, em São Paulo, para definir estratégias de implementação do projeto. Ficou acordado que na próxima reunião, prevista para 19 de julho 2007, cada município encaminhará à Anvisa uma lista de todas as Unidades Básicas de Saúde e clínicas de especialidade do município. Cada representante também enviará termo de anuência com a aprovação do projeto pela respectiva Secretaria Municipal de Saúde.

GPROP. Diagnóstico Situacional da Promoção de Medicamentos em Unidades de Saúde do Sistema único de Saúde (SUS) - Aprovado pela DICOL, conforme item 33, da ata de 07/11/ Projeto executado com financiamento do Fundo Nacional de Saúde (FNS), do Ministério da Saúde, conforme Portaria do MS 587/2005 (dezembro), Processo N.º / Financeiro liberado em 14 de fevereiro de 2006.

GPROP Método Seleção da Amostra: –1ª Etapa: Seleção de Estados e Cidades: Método de seleção - Sorteio.

GPROP Belém Belo Horizonte Brasilia Curitiba Florianopolis Goiania João Pessoa Juiz de Fora Londrina Manaus Natal Niteroi Porto Alegre Rio de Janeiro Salvador São Luis São Paulo Teresina Uberaba

GPROP 2ª Etapa: Levantamento do número de Unidades Básicas, PSF, Unidades Especializadas e Hospitais Públicos.

GPROP EstadoMunicípios Unidades Básicas Unidades Especializadas PSFHospital Geral ParáBelém Minas GeraisBelo Horizonte Distrito FederalBrasília ParanáCuritiba Santa CatarinaFlorianópolis GoiásGoiânia ParaíbaJoão Pessoa Minas GeraisJuiz de Fora ParanáLondrina AmazonasManaus Rio Grande do NorteNatal Rio de JaneiroNiterói Rio Grande do SulPorto Alegre Rio de Janeiro BahiaSalvador MaranhãoSão Luis São Paulo PiauíTeresina Minas GeraisUberaba Total

GPROP 3ª Etapa: a)Utilizando a técnica de amostragem estratificada proporcional, foram selecionadas: a) Unidades Básicas, Unidades Especializadas, PSF e Hospitais por cidade; b)Em cada Unidade Básica selecionada serão entrevistados 4 médicos de cada uma das seguintes áreas: Clinico Geral, Gineco-obstetricia e Pediatria. c) Em cada Unidade Especializada selecionada serão entrevistados 2 médicos de cada uma das seguintes áreas: Gastroenterologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologia, Dermatologia e Psiquiatria.

GPROP EstadoMunicípio Unidades Básicas Básica%AmostraMédicos ParáBelém543, Minas GeraisBelo Horizonte1418, Distrito FederalBrasília1177, ParanáCuritiba704, Santa CatarinaFlorianópolis472, GoiásGoiânia553, ParaíbaJoão Pessoa533, Minas GeraisJuiz de Fora181, ParanáLondrina543, AmazonasManaus694, Rio Grande do NorteNatal452, Rio de JaneiroNiterói171, Rio Grande do SulPorto Alegre1318, Rio de Janeiro 1056, BahiaSalvador684, MaranhãoSão Luis452, São Paulo 40125, PiauíTeresina573, Minas GeraisUberaba301, Total

GPROP EstadoMunicípio U. Especializada %AmostraMédicos ParáBelém105 27,73123,6715de cada especialidade Minas GeraisBelo Horizonte ,00272,0734de cada especialidade Distrito FederalBrasília ,41838,58105de cada especialidade ParanáCuritiba ,06416,9352de cada especialidade Santa CatarinaFlorianópolis123 29,05144,8718de cada especialidade GoiásGoiânia ,32213,1827de cada especialidade ParaíbaJoão Pessoa ,88206,1126de cada especialidade Minas GeraisJuiz de Fora135 39,94159,0020de cada especialidade ParanáLondrina110 28,10129,5616de cada especialidade AmazonasManaus48 13,5356,537de cada especialidade Rio Grande do NorteNatal ,06224,9628de cada especialidade Rio de JaneiroNiterói108 27,95127,2016de cada especialidade Rio Grande do SulPorto Alegre ,40214,3627de cada especialidade Rio de Janeiro ,05528,8266de cada especialidade BahiaSalvador ,59393,3849de cada especialidade MaranhãoSão Luis85 26,26100,1113de cada especialidade São Paulo ,941663,02208de cada especialidade PiauíTeresina77 25,6790,6911de cada especialidade Minas GeraisUberaba28 12,0632,984de cada especialidade Total

GPROP Hospital Geral EstadoCidade%Amostra ParáBelém 1225 Minas GeraisBelo Horizonte Distrito FederalBrasilia ParanáCuritiba Santa CatarinaFlorianopolis 924 GoiasGoiania ParaibaJoão Pessoa 1426 Minas GeraisJuiz de Fora 1225 ParanáLondrina 612 AmazonasManaus 1737 Rio Grande do NorteNatal 1636 Rio de JaneiroNiteroi 1536 Rio Grande do SulPorto Alegre 1636 Rio de Janeiro BahiaSalvador MaranhãoSão Luis 1837 São Paulo PiauiTeresina 1536 Minas GeraisUberaba

GPROP Foram elaborados dois instrumentos para Monitoramento do impacto das campanhas publicitárias nas atividades de prescrição e gestão INSTRUMENTOS

GPROP Os questionários serão entregues aos médicos e gestores (individualmente) por alunos das Universidades parceiras da ANVISA. O aluno deverá aguardar o preenchimento do instrumento pelo profissional. Não haverá qualquer tipo de identificação do profissional. Os resultados serão analisados e publicados nacionalmente PROCEDIMENTOS

GPROP Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária – GPROP