Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Os projetos.
Visão Global do Projecto
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering)
Rational Unified Process
Engenharia de Software
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
Engenharia de Software
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Garantia de Qualidade do software
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
José Melo N.º Rodrigo Moretti N.º 10966
Profissão: Engenheiro Informático
FUNÇÕES E PERFIS DOS ENGENHEIROS INFORMÁTICOS António Pedro Oliveira 16 de Dezembro de 2003.
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
Curso de Engenharia de Computação
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
Comentários sobre os Cursos de Licenciatura em Computação. No slide a seguir, foram computados todos os cursos de formação de professores para a área.
Reutilização de Software
Análise e Projeto de Sistemas
Fundamento à Informática
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Engenharia de Software Conceitos
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Mestrado em Engenharia de Concepção I ST - Setembro de 2003 Mestrado em Engenharia de Concepção 1ª edição, l Alguma considerações gerais sobre.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Segurança e auditoria de sistemas
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Pedro Costa. Descrição Geral do Curso O Operador de Informática é o profissional que, de forma autónoma de acordo com as orientações técnicas, instala,
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Direcção de Tecnologias e Sistemas de Informação Departamento de Sistemas de Informação 15/01/2004 NOVOS SERVIÇOS E.
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Introdução à Qualidade
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
Importância das TIC para o Curso de Técnico de Manutenção Industrial e Electromecânica Trabalho Elaborado por: Tiago Fernandes.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Relvas e Relvas Sistema de Getão de Economato
Picking A solução “Chave na Mão” Para a gestão do seu Armazém.
A solução “Chave na Mão” Para a gestão da sua Distribuição.
Engenharia de Software
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Enterprise Architecture Design and the Integrated Architecture Framework Grupo – João Ferreira – Rodrigo Correia – Sérgio Magalhães.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
Instrutor: Objetivos:.
Engenharia de Requisitos
Ferramentas CASE Aula 22.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos Profa. Ana Karina Barbosa.
Sistemas de Informação
Testes (verificação e validação)
Escola Secundária de Monserrate
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
W agner Honorato A dmerson Viana R aul Maia E duardo Vecci.
8 de Janeiro de 2016 Um Percurso Profissional Sob Influência da LEIC Por António Silva Antigo Aluno.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
@eltec Consultoria em Software. Produtos Consultoria em Software Análise Desenvolvimento de Software Manutenção de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Apresentação Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT

O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Objectivo Geral Objectivo Geral O Ciclo de Estudos de Licenciatura tem por objectivo formar engenheiros habilitados a exercer actividades no domínio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), designadamente, de Produção de Aplicações Informáticas, de Especificação, Instalação e Manutenção de Infra-estruturas Informáticas, de Gestão de Sistemas de Informação e de Projectos de TIC.

Objectivos Específicos (Áreas de Competências) O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Objectivos Específicos Objectivos Específicos (Áreas de Competências) Competências em Produção de Aplicações Informáticas Competências em Especificação, Instalação e Manutenção de Infra-estruturas Competências em Gestão de Sistemas de Informação Competências em Projectos de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)

Competências em Produção de Aplicações Informáticas O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências Competências em Produção de Aplicações Informáticas Desenvolvimento de Relatórios de Análise dos Requisitos e das Soluções; Modelação de Dados e de Interfaces com os Utilizadores; Modelação dos Objectos que implementam os Requisitos e as Soluções; Definição da Estrutura das diferentes Camadas Aplicacionais de um Sistema e respectivos Subsistemas; Concepção, Desenvolvimento, Teste e Implementação de Software para novas Aplicações; Concepção, Desenvolvimento, Teste e Implementação de Middleware para Integração entre Subsistemas.

O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências Competências em Especificação, Instalação e Manutenção de Infra-estruturas Especificação e Dimensionamento de Infra-estruturas de Sistemas Informáticos, incluindo, Tipologia dos Computadores, Equipamentos Periféricos, Software de Base e Redes de Comunicação; Instalação, Configuração e Teste de Infra-estruturas de Sistemas Informáticos, incluindo, Tipologia dos Computadores, Equipamentos Periféricos, Software de Base e Redes de Comunicação; Manutenção e Gestão de Infra-estruturas de Sistemas Informáticos, incluindo, Tipologia dos Computadores, Equipamentos Periféricos, Software de Base e Redes de Comunicação.

Competências em Gestão de Sistemas de Informação O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências Competências em Gestão de Sistemas de Informação Monitorização de Sistemas de Informação já desenvolvidos, incluindo manutenção de versões e testes de verificação de requisitos e de carga, ao nível dos Dados e das Transacções; Monitorização Funcional de Sistemas de Informação, incluindo Reconfigurações, Cópias de Segurança e Optimização de Parâmetros de Funcionamento; Especificação, Desenho e Implementação de novas Funcionalidades ou Serviços para evolução dos Sistemas de Informação; Especificação, Desenho e Implementação de Reconfigurações evolutivas das Infra-estruturas de suporte aos Sistemas de Informação; Gestão da Segurança da Informação, incluindo Privacidade, Autenticação, Integridade, Autenticidade e Disponibilidade; Optimização de Sistemas de Informação;

O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências Competências em Projectos de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) Elaboração da Documentação Técnica para um Projecto de TIC; Aconselhamento de Clientes para a Especificação de Requisitos para TIC; Elaboração de Cadernos de Encargos para a produção ou aquisição de Soluções de TIC; Estudo e Escolha das TIC disponíveis ou oferecidas, em função dos Requisitos especificados; Validação das funcionalidades de Sistemas de Informação, face aos Requisitos especificados nos Cadernos de Encargos;

Competências Básicas, Fundamentais e Introdutórias O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências/Unidades Curriculares Competências Básicas, Fundamentais e Introdutórias

O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências/Unidades Curriculares Competências em Especificação, Instalação e Manutenção de Infra-estruturas

Produção de Aplicações Informáticas + Gestão de Sistemas de Informação O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências/Unidades Curriculares Competências em Produção de Aplicações Informáticas + Gestão de Sistemas de Informação

Competências em Projectos de TIC O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Competências/Unidades Curriculares Competências em Projectos de TIC

O Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT Conclusão Conclusão: 67% (3.300 horas) do tempo total de formação (4.900 horas) é ocupado na formação de competências profissionais, validadas e confirmadas em 500 horas de Projectos Profissionais.