REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO ÁGUA CERTA Capacitação de agricultores e trabalhadores rurais para o uso conservativo da água na agricultura irrigada.
Advertisements

Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
Água Aula n.º8 (45 minutos).
CONSTRUÇÃO DA CASA-DE-VEGETAÇÃO
Redução do Desperdício de Água
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Construção de Cisternas de Placa
Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais
Alternativa “B”: Rebaixamento do Lençol
Aproveitamento de Água de Chuva
SELEÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
Consumo e Gestão de Água
Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó
Gestão Sustentável da Construção Civil Tishman Speyer Properties
OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO
Instalações Hidráulicas
Jardim vertical Canguru
ABASTECIMENTO URBANO DE ÁGUA –
Instalações Prediais EXERCÍCIO.
Água Júlia Rêgo nº13 Marina Bernardini nº17 Mário Caine nº19
Água de chuva em instalações prediais
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
Reaproveitamento da Água de Chuva
Instalações Hidráulicas – Água fria
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Sistema Ecoesgoto de Reciclagem de Água e Nutrientes
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE MACAÉ
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
«Pela sede aprendemos a água.» Emily Dickinson
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Engenheiro civil Plinio Tomaz
alguns aspectos gerais
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
CIDADES Solo altamente permeável
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Uso de SiDS para melhoria da qualidade e reserva da agua, e diminuição do potencial erosivo e de assoreamento na APA Guandu.
SUA SEDE PRÓPRIA TODO EM CONCRETO E VIDRO, O PROJETO UNE AS ESPECIALIDADES DE ARQUITETURA, TECNOLOGIA DO CONCRETO E GESTÃO PARA OFERECER INSTALAÇÕES DE.
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
Recursos Hídricos e Poluição das Águas
junho 2014 Ariel Gui Cesinha agosto assinaturas petição.
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA
Filtros caseiros.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
SISTEMAS DE ESGOTOS SISTEMAS DE ESGOTO E DRENAGEM URBANA
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Reservatório de água da chuva
GRUPO COMUNA.
APRESENTA.
Eng. Agr. João Manuel Linck Feijó
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
Limpeza de Caixa d’água
Soluções Sustentáveis
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL NAS EDIFICAÇÕES Aplicações e estratégias projetuais na conservação de água Aproveitamento de Água Pluvial Prof. Daniel Sant’Ana.
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
RESERVATÓRIO DE MADEIRA TRATADA PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA CLODOALDO FORNARI’ 1 Professor da Química *Escola de Educação Básica Professor Mansueto.
Aproveitamento de Água da chuva em Zonas Rurais: Captação e Reservação. CARLOS EDUARDO KOZERSKI FABIO ALEXANDRE REGELMEIER TAIS DUMKE.
CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM ZONA RURAL: ESTUDO DE CASO XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas.
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM AGRICULTURA FAMILIAR Marcio A. Nicknig Dieter Wartchow XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16.
Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.
Censo Escolar Cadastro de Escola Local de funcionamento da escola Prédio escolar Edifício construído dentro dos padrões mínimos, destinado à realização.
Aproveitamento da Água de Chuva Objetivos : Avaliar o potencial aproveitamento de água de chuva em edificações utilizando alguns métodos de armazenamentos.
Transcrição da apresentação:

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Em conformidade com o plano de gestão e logística sustentável para o CETEM, no que tange a redução dos custos com o consumo de água tratada, poderemos adotar sistemas de captação e reservação de águas de chuva, já que temos áreas de captação bem definas nas coberturas que compõem o complexo do CETEM, com investimentos de pequeno porte utilizando as drenagens existentes, canalizando essas águas para reservatórios a serem definidos dentro das alternativas elencadas a seguir.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA FINALIDADES: Alimentação de bacias sanitárias e mictórios. Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos. Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos. Reserva de incêndio. Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento. Espelhos e fontes d’água. Recarga de aquíferos. O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação A instalação precisa respeitar plenamente a NBR 15.527/2007 - Água de chuva: Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Sugestão 1 – Utilização de 2 lagos existentes atrás do prédio da administração, como reservatórios de captação da água da chuva. Os dois lagos que serão transformados em dois reservatórios, cobertos com uma tampa e com acabamento paisagístico, com a nova finalidade de captação de água pluvial para abastecer a 100% o lago principal e a rega de plantas no jardim.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Utilização de 02 lagos existentes atrás do prédio da administração. Captação das águas pluviais existentes nas descidas da cobertura do edifício do CETEM

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA FILTRO PARA SER INSTALADO NAS TOMADAS DE ÁGUA

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA - CANALIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA PARA O LAGO.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA LAGO PRINCIPAL É abastecido por água da CEDAE duas vezes por semana.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Com um balde graduado com 20 litros, medimos a vazão da água da mangueira que é colocada no lago duas vezes por semana por 3 horas. Vazão da água = 1,1l/s 6,6l/m 3960/m 11.880/h em 3 horas, ou seja, 11.800l/dia de abastecimento. Volume de água da CEDAE adicionada ao lago por semana: 11.800l x 2 = 23.600l/semana. 23.600l x 4 = 94.400l/ mês. CAPACIDADE DOS LAGOS, AGORA TRANSFORMADOS EM RESERVATÓRIOS, NA PARTE DE TRÁS DO PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO RESERVATÓRIO 1 (LAGO 1) – 112.000 litros RESERVATÓRIO 2 (LAGO 2) – 135.000 litros TOTAL RESERVATÓRIOS - 247.000litros LAGO PRINCIPAL (frente do prédio) – 750.000 litros

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Sugestão 2 – Divisão da cisterna atual do CETEM em duas câmaras com capacidade de 250.000 litros cada, sendo uma para água tratada e outra para armazenamento de águas de chuva, com captação em outras descidas da cobertura do edifício. Instalação de uma caixa d’água com capacidade de 2.000 litros, no terço médio do castelo d’água para utilização por queda livre para regar as plantas, limpeza e lavagem de pisos, utilização nas bacias sanitárias e etc.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Câmara 2 Câmara 1

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Sugestão 3 – Instalação de tanques com capacidade de 20.000 litros nas proximidades das tomadas de águas pluviais, que poderão ser enterradas ou simplesmente apoiadas no solo.

Pluviometria de 2012 para Ilha do Governador (mm) REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Pluviometria de 2012 para Ilha do Governador (mm) Jan 199 Mai 91 Set Fev 76 Jun 64 Out 34 Mar 96 Jul 26 Nov 89 Abr 68 Ago 13 Dez 35 Total (precipitação em 2012): 883 mm Fonte: Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro (http://www0.rio.rj.gov.br/alertario/?page_id=1454)

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Ao se tratar de um sistema de reaproveitamento da água de chuva, faz-se necessário a construção de um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. Para fazer a captação da água de chuva, podemos usar qualquer superfície que tenha como condensar o escoamento da água para uma vertente, como por exemplo, os telhados das casas, lajes ou pátios construídos especialmente para esse fim, onde não terá tráfego de pessoas, animais ou automóveis. Fonte: www.sempresustentavel.com.br www.planetasustentavel.abril.com.br

Fonte: www.sempresustentavel.com.br