Agenda Bahia Infraestrutura

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Transcrição da apresentação:

Agenda Bahia Infraestrutura Marcello Spinelli – Diretor de Logística de Carga Geral Salvador-BA, 04/08/11

Logística da Vale na Bahia Bahia: Perfil Econômico e Infraestrutura Logística 2 2

Logística da Vale na Bahia Bahia: Perfil Econômico e Infraestrutura Logística 3 3

A Vale tem operações mineradoras, laboratórios de pesquisa, projetos e escritórios em mais de 30 países Participação na Receita de 2010 4

Sistema logístico formado por 10 mil km de malha ferroviária e 12 terminais portuários (8 para carga geral) Legenda Estrada de Ferro Carajás - EFC Ferrovia Norte Sul – FNS Ferrovia Norte Sul – FNS em construção Estrada de Ferro Vitória a Minas Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ALL – Direito de Passagem FCA MRS Terminais Marítimos Terminal Marítimo Ponta da Madeira Terminal Marítimo Inacio Barbosa Porto de Aratu Porto de Salvador Complexo Portuário de Tubarão Porto de Sepetiba Porto de Angra dos Reis Porto de Santos 1 2 3 4 5 6 7 8 TMPM, Berço 105 TMIB TPM, TPD3, TPD4, TGL, Pier MF Valesul, CPBS, TIG TUF 1 2 5 6 8 5

A Vale desenvolve a infraestrutura do País, apoiando o crescimento de segmentos-chave da economia Investiu US$ 9,6 bilhões em infraestrutura logística entre 2004 e 2010 e em 2011 serão investidos US$ 5 bilhões em logística 10 mil km de malha ferroviária, 12 terminais portuários, sendo 8 para carga geral, 44.853 vagões e 1.059 locomotivas 42% do volume de comércio exterior brasileiro foram movimentados nos portos da Vale em 2010 Os ativos ferroviários responderam por 58% do total de cargas transportadas por ferrovia no Brasil em 2009 Movimentou em 2010 cerca de 49% do carvão importado e 13% dos grãos (soja,farelo e milho) exportados Criou uma empresa especializada em transporte de contêiner na cabotagem do Brasil, a Log-In, e está investindo R$ 1 bilhão na construção de 7 navios Logística da Vale – A Vale já opera uma robusta plataforma logística com foco em cargas de terceiros 6

A Logística da Vale está estruturada em 5 corredores integrados, com foco em carga de terceiros 1 Norte: infraestrutura logística (ferrovias e portos) para suportar o crescimento das fronteiras agrícolas (MAPITO e parte do Mato Grosso) Porto Norte 105 Itaqui TEGRAM Vila do Conde EFC FNS 2 Nordeste: infraestrutura logística (ferrovia e portos) para suportar as exportações de commodities (grãos e minerais) TMIB (sub) Concessão vigente FNS TS Aratu* Term. Privativo Brownfield Term. Privativo Greenfield EFVM FCA Sudeste: investimentos em capacitação e produtividade para suportar o crescimento da demanda (ferrovias e portos) Contrato Vale TPD 3 Contrato 3º TPM Açu Oportunidades 5 Minas-Rio: novo corredor de alta capacidade (ferrovia) para suportar a exportação de commodities minerais Concessão Vigente Terminal CSA ValeSul Delegação Comercial TUF Direito de Passagem 4 Paulista: infraestrutura logística (ferrovia e porto) para ampliar a capacidade para grãos, açúcar e fertilizantes no Porto de Santos Oportunidades 7

Logística da Vale na Bahia Bahia: Perfil Econômico e Infraestrutura Logística 8 8

Movimentação anual de 1 milhão de toneladas de cargas A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) integra a Bahia a região Sudeste e acessa o porto de Aratu Malha de 1.769 km com foco na movimentação de matérias-primas minerais e commodities agrícolas Movimentação anual de 1 milhão de toneladas de cargas Principais Mercadorias: Minérios (Cromo, Cobre, Manganês) Magnesita Cal Escória Cimento Produtos Químicos Derivados de Petróleo Principais Clientes: 9

A FCA trabalha em projetos que poderão agregar um volume adicional de transporte de 7 Mta na Bahia Novos projetos de exploração mineral com escoamento via porto de Aratu Contrato Arc Alfa: 360 mil t/a, com potencial para 1 Mta Outros clientes: até 5 Mta de potencial Transporte de derivados de petróleo para Juazeiro com operação sustentável Aumento de movimentação de insumos para a Dow Química Incremento nos volumes movimentados para a Deten Aumento da movimentação de cargas para a Votorantim Cimentos Aumento do volume transportado para a Magnesita Início do transporte de toretes de madeira para a produção de celulose

A configuração de sistemas integrados terminal-ferrovia- porto é fundamental para alavancar esses volumes

Na Bahia, uma agenda positiva público-privada deve buscar esse modelo integrado FCA – Movimentação na Bahia Mil toneladas Portos (1) Restrição de acesso ferroviário (TPC, Salvador, Ilhéus) (2) Limitações de capacidade e integração ferroviária (Aratu) Ferrovias (3) Interferências urbanas na malha do Recôncavo Baiano >> Investimentos (DNIT): R$ 370 milhões (4) Criticidade ambiental para produtos perigosos Crise mundial

As alternativas para configuração desse sistema integrado estão mapeadas, mas requerem diligência FCA Aratu – acessado por ferrovia e apto para operar com granéis minerais, mas requer investimentos no aumento da capacidade portuária Cotegipe – terminal portuário eficiente, com foco em granéis agrícolas, mas sem ligação ferroviária (projeto em andamento)

Logística da Vale na Bahia Bahia: Perfil Econômico e Infraestrutura Logística 14 14

Bahia: economia concentrada e grande aptidão para a produção de commodities agrícolas e minerais 60% do PIB da Bahia é gerado no entorno da RM de Salvador Salvador S. F. do Conde (RLAM) Camaçari (Polo) Região do turismo e pólos de produção agroindustrial 90% dos investimentos privados previstos para 2007-2011 devem ocorrer nas regiões A e B Uma das principais fronteiras agrícolas do País (grãos) Polos de potencialidades minerais % PIB A D C 5% A 60% B C FCA B 12% D Indústria e Serviços A Agroindústria e Turismo B Grãos C Minerais D Fonte: Seplan-BA

A FCA está geograficamente bem posicionada para suportar o crescimento da produção mineral na Bahia Colomis Porto de Salvador 1 Porto de Aratu 2 2 FCA 1 FCA Ferro e Manganês Fosfato Cobre (Caraíba Metais) Cromo (Ferbasa) Magnesita (Magnesita) Urânio Rochas Ornamentais Ouro Fonte: DNPM

Na exportação de grãos do Oeste Baiano, a FCA se estrutura para ser alternativa ao escoamento rodoviário Opção Atual Regiões Produtoras Transporte Rodoviário (*) Porto de Aratu Alternativa FCA Transporte Rodoviário FCA Terminal (projeto) Investimentos Necessários: Construção de terminal Ligação ferroviária ao porto Capacitação da malha Material rodante 1 1 FCA 2 (*) Barreiras-Salvador=890km Barreiras-Ilhéus=990km

A FCA poderá complementar a FIOL, principalmente no escoamento da produção mineral Grãos Algodão 1 Colocação do terceiro trilho para bitola mista no trecho Brumado- Ilhéus oferecerá mais uma alternativa de logística para a economia baiana FIOL FCA 2 Minerais Grãos FNS 3 FIOL Minerais 4 Fonte: Valec

Outras Ações na Bahia Estudos do Banco Mundial e CODEVASF A FCA tem participado dos estudos que o Banco Mundial está desenvolvendo, em apoio aos Governos da Bahia e Pernambuco para desenvolvimento de corredores logísticos nos estados. Prezado Dr. Clementino Coelho, Presidente em exercício da CODEVASF Gostaria de convidá-los para uma série de reuniões com o Banco Mundial na próxima semana. O Banco pretende realizar um estudo sobre um corredor logístico multimodal interligando o Rio São Francisco às rodovias e ferrovias locais para dar mais eficiência ao transporte da produção da região. Antes de iniciar o estudo, o Banco fará uma série de visitas de campo e encontros com autoridades federais, estaduais e municipais, representantes de indústrias e operadores de infraestrutura de transporte na área de influência do projeto. Andréa Leal The World Bank Latin America and the Caribbean Region Sustainable Development Department Transport Cluster

Outras Ações na Bahia Trens Comemorativos: Transbaião A FCA realizou no último mês de junho/2011, 04 trens comemorativos na Bahia, denominados Transbaião. Esses trens fazem parte de projeto que propõe desenvolver estudos de viabilidade da implantação, a partir de 2012, de trens turísticos no eixo Cachoeira a Entre Rios.