APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Entendendo o tema: Educação Financeira
Advertisements

Renaldo A. Gonsalves Economia Doméstica
Orçamento Pessoal Jul 2012.
Regulação dos Investimentos
CÁLCULOS FINANCEIROS:
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
Produtos Financeiros Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas.
Análise de investimentos versus momento econômico: Com avaliar?
Este material é de uso exclusivamente interno, não devendo ser encaminhado a qualquer destinatário externo a essa instituição. 1 1.
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
Juros.
MERCADO FINANCEIRO.
Produtos de Investimentos Disciplina: Economia e Negócios (8)
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Prof. Elisson de Andrade
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Diagrama de Investimentos
Empreendedorismo Prof° Carlos Augusto
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
Educação Financeira EMPREENDEDORISMO e ALANNI BARBOSA
Mudança de hábitos de consumo Prof. Elisson de Andrade.
1 Conhecendo os Investimentos dos recursos financeiros da CELPOS.
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
PRINCÍPIOS DE INVESTIMENTOS
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
QUAL O RISCO DA RENDA FIXA?
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FAMILIAR
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
SWAP.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
AULA 2 – Mercados Financeiros
CURSO: DE GRADUAÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
COMO LIDAR COM O DINHEIRO, ORGANIZAR SUAS FINANÇAS & REALIZAR SONHOS?
PENSAMENTO Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano Coloque um pouco dele Na sua frente e diga “Isso.
AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO. AS CINCO LIÇÕES SOBRE O DINHEIRO.
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Finanças Pessoais Curso de Ciências Contábeis
POUPAR Aumenta a capacidade de enfrentar situações imprevistas Permite a satisfação de necessidades de longo prazo Prescindir de consumir no presente para.
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Fundos de investimentos Condomínio de aplicadores financeiros; organização do pool de recursos através de fundo de investimentos permitem diversificação.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Conceitos Financeiros
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 11.
AUTONOMIA FINANCEIRA Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência.
Rentabilidade de Títulos Públicos GRUPO Priscila Zitelli Leidiane Sardinha Dyana Anselmo.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Transcrição da apresentação:

APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES PRÁTICA DE FORMAÇÃO APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕES PROF. JOSÉ MILTON SANCHES

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA COMEÇAR A INVESTIR Cinco passos Para começar a Investir 2

NÃO É PARA MIM! CRENÇAS?

POR QUE SE DEVE INVESTIR? Para acumular recursos com a expectativa de obter algum retorno futuro.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER INVESTIDOR? Adotar uma estratégia para gerar uma reserva de recursos.

COMO GERAR ESSES RECURSOS? 1. Organizando o seu orçamento pessoal; 2. Realocando ativos e passivos; 3. Criando um plano de Poupança; 4. Cuidando do valor do dinheiro no tempo; 5. Escolhendo o melhor investimento.

Para que serve? É mesmo necessário? ORÇAMENTO PESSOAL! Para que serve? É mesmo necessário? É um instrumento fundamental para compreender os hábitos financeiros e controlar os gastos. Quanto mais simples for o orçamento, maior a possibilidade de você controlá-lo.

Receitas Salário(os): R$ Despesas Moradia Aluguel Condomínio Conta luz/água/ gás Telefone Celular Conserto/manutenção Alimentação Supermercado Feira/sacolão

Transporte Prestação carro Seguro Combustível Estacionamento Imposto Transporte público Saúde Plano de saúde Médicos/ dentistas Farmácia Educação Mensalidades Curso extras Transporte escolar

Lazer/informação Academia Programas culturais Jornais/ Revistas Internet Tv assinatura R$ Outros Gastos Vestuário Cuidados pessoais Reservas Subtotal Saldo

ORÇAMENTO PESSOAL QUAIS SÃO OS VILÕES? GASTOS ARBITRÁRIOS! CINEMA RESTAURANTE ROUPAS VIAGENS SHOPPING

RealocaR ativos e passivos O QUE SIGNIFICA? 1. Transferir recursos de uma aplicação para outra, buscando a melhor rentabilidade; 2. Se desfazer de “falsos” ativos cuja despesa de manutenção é elevada e de valorização duvidosa. 3. No caso de dívidas contraídas, buscar uma realocação com taxas de juros menores.

Plano de Poupança Como fazê-lo? 1. Rever prioridades no consumo; 2. Criar regras básicas para cortar gastos; 3. Adequar os gastos a condições pré-estabelecidas; 4. Envolver a “família” no processo;

Quanto se deve poupar? ⇨ Menos de 30 anos = 6% ⇨ Entre 30 e 40 anos = 8% ⇨ Mais de 40 anos = 12 a 15%

VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO O valor do dinheiro se perde a medida que o tempo passa.

Cuide do seu dinheiro para que ele valorize com o passar do tempo.

O QUE SÃO JUROS? É o preço que se paga para receber o dinheiro antecipadamente. Uso antecipado do dinheiro (paga juros) X Emprestar o dinheiro (recebe juros)

VOCÊ ESCOLHE O QUE QUER SER? Devedor OU Credor

QUAL INVESTIMENTO ESCOLHER? DEPENDE? 1. Do seu perfil de investidor; 2. Do risco que pretende correr; 3. Do seu conhecimento sobre o mercado; 4. Do capital disponível; 5. Da disponibilidade de tempo.

Qual é o seu perfil de investidor? ⇨ OUSADO: busca resultados no curto prazo. (alta relação entre retorno e risco) ⇨ PRUDENTE: busca resultados em prazos maiores. (menos tolerante ao risco) ⇨ CONSERVADOR: busca preservar o capital no longo prazo. (aversão ao risco)

TIPOS DE INVESTIMENTO Imóveis 1. Proporcionam segurança e visualização paro o investidor; 2. Normalmente tem baixa liquidez; 3. Também pode ser considerado renda variável, pois pode valorizar ou desvalorizar; 4. Tem custo de manutenção, impostos e taxas; 5. Quando alugado proporciona renda máxima de 1%;

RENDA FIXA / TÍTULOS PÚBLICOS São papéis emitidos pelo Tesouro Federal negociados no mercado financeiro com o objetivo de captação de recursos. ⇨ LFT (Letra Financeira do Tesouro): tem rentabilidade diária com base na taxa SELIC; ⇨ LTN (Letra do Tesouro Nacional): tem rentabilidade definida no momento da compra (pré-fixada); ⇨ NTN-C (Nota do Tesouro Nacional – série C): tem rentabilidade vinculada ao IGP-M + juros definidos na compra; ⇨ NTN-B (Nota do Tesouro Nacional – série B): tem rentabilidade vinculada ao IPCA + juros definidos na compra; ⇨ NTN-F (Nota do Tesouro Nacional – série F): tem rentabilidade definida na compra + juros pagos semestralmente.

RENDA FIXA / TÍTULOS PRIVADOS São papéis emitidos por Instituições Financeiras privadas, de economia mista ou pública e também por empresas de capital aberto (debêntures) ⇨ Caderneta de poupança: é a aplicação mais conservadora. É um investimento de pouco risco e por isso o retorno também é muito pequeno. O rendimento é de 0,5%+TR ao mês; ⇨ CDB: Certificados de Depósito Bancário. São títulos emitidos por bancos com o objetivo de captar recursos em troca de uma taxa de juros que pode ser pré ou pós-fixada. No CDB pré-fixado você sabe antecipadamente qual taxa de juros que vai receber no vencimento deste papel. No CDB pós-fixado só é possível determinar o valor do ganho no final do período. Neste caso as taxas de juros têm como referência os juros praticados entre os bancos - CDI (Certificados de Depósitos Interbancários); ⇨DEBÊNTURES: são títulos emitidos pelas empresas com prazo certo e remuneração certa, que têm como garantia os ativos das empresas.

RENDA VARIÁVEL / MERCADO DE AÇÕES PARA OPERAR NESSE MERCADO É NECESSÁRIO ESTAR ATENTO A TRÊS ASPECTOS: 1. LIQUIDEZ; 2. RETORNO; 3. RISCO.

IBOVESPA DE 2000 A 2009

FIQUE ATENTO ! ⇨ Você é o único responsável pela decisão, tipo e valor a ser investido; ⇨ Nunca invista em algo que não tem conhecimento; Não siga conselho dos outros. ⇨ Não faça alavancagem; ⇨ Opere pequeno enquanto estiver aprendendo.

"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário." Albert Einstein