UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Blocos Econômicos.
Essa classificação remete às diversas etapas do desenvolvimento dos blocos econômicos que, em sua origem, pode ser associada ao estabelecimento da Comunidade.
Projeto de Geografia.
UNIÃO EUROPÉIA UNIÃO EUROPÉIA.
Uniões aduaneiras e áreas de comércio livre
Alargamento Vs Aprofundamento
UNIÃO EUROPÉIA.
A EUROPA DOS 27.
Europa – Aspectos Gerais
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
UNIÃO EUROPEIA.
Prof. Jeferson C. de Souza
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
UNIÃO EUROPEIA Existe um remédio que (...), em poucos anos, poderia tornar toda a Europa (...) livre e (...) feliz. Trata-se de reconstituir a família.
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
A formação da União Europeia
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
União Européia: Sonho ou Realidade
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Tratados da União Europeia
Sistemática de Importação e Exportação
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
A UNIÃO EUROPEIA.
UNIÃO EUROPÉIA.
União Européia.
União Européia.
União Europeia.
Histórico da União Européia
União Europeia: A Europa dos 28.
UNIÃO EUROPÉIA.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
União Europeia Sílvia Neto.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Integração Econômica.
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Professor: Jeferson Melo 2015
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA DA UNIÃO EUROPÉIA.

O CAMINHO DA UNIDADE EUROPÉIA APÓS A II GUERRA MUNDIAL, OS PAÍSES EUROPEUS ARRASADOS, TIVERAM SEU DECLÍNIO ECONÔMICO E POLÍTICO E VIRAM A ASCENSÃO DOS ESTADOS UNIDOS.

BENELUX E OECE -1948 EM 1948 INICIA-SE DUAS PRIMEIRAS ASSOCIAÇÕES ECONÔMICAS EUROPÉIA: BENELUX – UNIÃO ADUANEIRA COMPOSTA POR TRÊS PEQUENOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL – BÉLGICA , HOLANDA E LUXEMBURGO.

EM 1º DE ABRIL DE 1948 FOI CRIADA A ORGANIZAÇÃO EUROPÉIA DE COOPERAÇÃO ECONÔMICA (OECE) PARA ADMINISTRAR OS RECURSOS DO PLANO MARSHALL NA RECONSTRUÇÃO DOS PAÍSES DA EUROPA OCIDENTAL.

PLANO MARSHALL O Plano Marshall foi parte integrante da "Doutrina Truman", anunciada em março de 1947 pelo presidente dos Estados Unidos, Harry Truman. Tratou-se de um projeto de recuperação econômica dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial.

Anunciado também no ano de 1947, em 5 de junho, em Harvard, este plano deve seu nome ao seu criador, o General George Catlett Marshall, secretário-de-estado do governo Truman.

EM 1961 A OECE FOI SUBSTITUIDA PELO ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO –(OCDE) QUE TEM OBJETIVOS MAIS AMPLOS E REÚNE PAÍSES DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO.

A OCDE TAMBÉM CHAMADA DE “CLUBE DOS RICOS” TEM SEDE EM PARIS, MAS ABRIGA PAÍSES DE OUTROS CONTINENTES, COMO CANADÁ, JAPÃO, AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA,MÉXICO E CORÉIA DO SUL.

A OCDE SEU OBJETIVO É PROMOVER O BEM ESTAR ECONÔMICO E SOCIAL DOS PAÍSES MEMBROS, ALÉM DE ESTIMULAR INVESTIMENTOS EM PAÍSES DESENVOLVIDOS.OS PARTICIPANTES DESSA ORGANIZAÇÃO PRODUZEM, JUNTOS, DOIS TREÇOS DE TODOS OS BENS E SERVIÇOS DO MUNDO.

A CECA E O TRATADO DE ROMA – 1952-1957 DEPOIS DA CRIAÇÃO DA OECE, O PRÓXIMO PASSO PARA A UNIFICAÇÃO EUROPÉIA FOI A FORMAÇÃO DE UM MERCADO COMUM DE CARVÃO E AÇO, RESPECTIVAMENTE, IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA E MATÉRIA-PRIMA USADA NA REESTRUTURAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL EUROPEU, ARRASADO PELA GUERRA.

ESSE MERCADO COMUM FOI CHAMADO DE COMUNIDADE EUROPÉIA DO CARVÃO E DO AÇO (CECA)

MERCADO COMUM EUROPEU AO BENELUX, JUNTARAM-SE FRANÇA, ITÁLIA E ALEMANHA OCIDENTAL. ESSES PAÍSES CRIARAM TAMBÉM PELO TRATADO DE ROMA O MCE EM 1957. QUE INCLUIU TAMBÉM A FORMAÇÃO DA COMUNIDADE EUROPÉIA DE ENERGIA ATÔMICA (EURATON).

A EUROPA DOS SEIS, COMO FICOU CONHECIDA ESSA COMUNIDADE, INICIOU O PROCESSO DE UNIFICAÇÃO EUROPÉIA.

A AELC – 1959-1960 EM 1959 FOI CRIADO UM SEGUNDO BLOCO ECONÔMICO NA EUROPA, REUNINDO SETE PAÍSES DA OECE – ÁUSTRIA, DINAMARCA, NORUEGA, PORTUGAL,SUÉCIA, SUÍÇA E REINO UNIDO. A ASSOCIAÇÃO EUROPÉIA DE LIVRE COMÉRCIO – AELC COMEÇOU A VIGORAR EM 3 MAIO DE 1960.

A AELC – 1959-1960 TENDO COMO LÍDER O REINO UNIDO ESSE BLOCO PRETENDIA APENAS UM ESPAÇO PARA A LIVRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS.

EUROPA DOS NOVE E EUROPA DOS DOZE NA DÉCADA DE 1970 COMEÇOU O PROGRESSIVO ESVAZIAMENTO DA AELC OU EFTA (EUROPEAN FREE TRADE AGREEMENT). REINO UNIDO, IRLANDA E DINAMARCA INGRESSARAM NA CEE, TRANSFORMANDO A EUROPA DOS SEIS EM EUROPA DOS NOVE.

NA DÉCADA DE 1980, GRÉCIA, PORTUGAL E ESPANHA TORNARAM-SE OS MAIS NOVOS MEMBROS DA CEE.

O TRATADO DE MAASTRICHT EM DEZEMBRO DE 1991, FOI ASSINADO O TRATADO QUE CRIOU A UNIÃO EUROPÉIA, CONHECIDO COMO TRATADO DE MAASTRICHT, NOME DA CIDADE HOLANDESA ONDE FOI ASSINADO.

O TRATADO DE MAASTRICHT PREVIA A INTEGRAÇÃO MONETÁRIA E ECONÔMICA NA CEE E A COOPERAÇÃO POLÍTICA ENTRE OS PAÍSES MEMBROS. ENTROU EM VIGOR EM 1º DE JANEIRO DE 1993.

A CEE PASSOU A SER DENOMINADA UNIÃO EUROPÉIA. O TRATADO CRIOU A FIGURA DO CIDADÃO EUROPEU. OS EUROPEUS NATURAIS DOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO PODEM MORAR E TRABALHAR EM QUALQUER UM DESSES PAÍSES, ALÉM DE VOTAR E CANDIDATAR-SE AO PARLAMENTO EUROPEU.

EM 1995, A UE RECEBEU MAIS TRÊS PAÍSES (ÁUSTRIA, SUÉCIA E FINLÂNDIA) TOTALIZANDO QUINZE ASSOCIADOS. ESTAVA FORMADA A EUROPA DOS QUINZE.

MOEDA ÚNICA O BANCO CENTRAL ÚNICO E A MOEDA ÚNICA ESTAVAM PREVISTOS NA NOVA FASE DA UE. ONZE PAÍSES QUE APRESENTAVAM CONDIÇÕES PARA A ADOÇÃO DA MOEDA ÚNICA ADERIRAM AO EURO:

ALEMANHA ÁUSTRIA BÉLGICA ESPANHA FINLÂNDIA FRANÇA HOLANDA IRLANDA ITÁLIA LUXEMBURGO PORTUGAL

ASSIM, EM 1º DE JANEIRO DE 1999, NASCIA A PRIMEIRA UNIÃO MONETÁRIA DO MUNDO.

NA ÉPOCA, REINO UNIDO E DINAMARCA OPTARAM POR NÃO ADERIR Á MOEDA ÚNICA NA ÉPOCA, REINO UNIDO E DINAMARCA OPTARAM POR NÃO ADERIR Á MOEDA ÚNICA. A GRÉCIA NÃO PÔDE ADERIR, POR NÃO APRESENTAR AS CONDIÇÕES EXIGIDAS PELA UE. A SUÉCIA TAMBÉM NÃO, POR TER UM BANCO CENTRAL CUJA LEGISLAÇÃO ERA INCOMPATÍVEL COM O TRATADO DE MAASTRICHT E TAMBÉM PELO FATO DE SUA MOEDA, A COROA, NÃO TER A ESTABILIDADE EXIGIDA.

A GRÉCIA ADERIU AO EURO EM JANEIRO DE 2001 E É PREVISTA A ADESÃO DO REINO UNIDO, DA SUÉCIA E DA DINAMARCA.

CANDIDATOS À UNIÃO EUROPÉIA O DIA 1º DE MAIO DE 2004 JÁ PODE SER CONSIDERADO UMA DATA HISTÓRICA NA CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPÉIA EM UM DOS MAIORES BLOCOS ECONÔMICOS DO MUNDO. NESTE DIA A ORGANIZAÇÃO GANHOU MAIS 10 NOVOS MEMBROS E PASSOU A SER COMPOSTA POR 25 PAÍSES.